A 12 de Bowen é aposentada no Spurs

>O San Antonio Spurs anunciou hoje que irá aposentar a camiseta de número 12 de Bruce Bowen. É justo? Não é justo? Por que fizeram isso? Tentaremos analisar tudo.

Cada franquia tem seus valores e tenta passar isso quando decide que camisas aposentar. O Celtics, por exemplo, aposenta de qualquer um que tenha sido relevante em seus grandes times. Pode não ser craque, mas se fez história no clube de alguma forma está lá. Por isso eles tem 19 números aposentados para jogadores. Já o Lakers só o faz com quem foi realmente fora de série, ganhou títulos e foi um dos melhores da história. Por isso só tem 7 números aposentados apesar de ter quase o mesmo número de conquistas do Celtics. Em outras palavras, o Celtics valoriza trabalho em equipe e dá importância para todas as peças, o Lakers dá notoriedade a suas estrelas. Um terceiro exemplo diferente é o Miami Heat, que aposentou o 23 do Michael Jordan mesmo ele nunca tendo jogado por lá. Foi uma homenagem ao basquete, outro valor.

O San Antonio Spurs começou a ter mais notoriedade na metade dos anos 90 e ganhou uma identidade de verdade sob a tutela de Greg Popovich. O que eles tentam fazer nos últimos anos e confirmam agora é perpetuar essa maneira do Pop comandar como uma imagem da franquia como um todo. Eles já tinham aposentado os números de George Gervin, James Silas e de Johnny Moore, e de uns anos para cá começaram a fazer o mesmo com os atletas que foram campeões com eles em 1999, 2003, 2005 e 2007. Começaram pelo David Robinson e passaram por Sean Elliot e Avery Johnson.

O que esses caras tem em comum, além do título, é que eram sérios, trabalhavam pesado, não reclamavam e jogavam em equipe. Jogavam Spursball, Popovichball. Elliot e Johnson eram muito bons, claro, mas nada fora de série como Robinson. Ou seja, estão valorizando os caras que marcaram uma geração e conquistaram coisas. Não estão premiando talento puro como faz, por exemplo, o Hall da Fama do Basquete.

Pensando nesse aspecto isso tudo faz sentido. O Bruce Bowen nunca saía do script do Spurs, era pago para defender e acertar bolas de 3 e fazia isso quase à perfeição. Era bom dentro do grupo, um líder, e foi decisivo na conquista de seus 3 títulos com a franquia. Acaba também sendo um recado para a nova geração do Spurs que chega para a era pós-Duncan: Trabalhem como malucos e sejam obedientes ao esquema que nós valorizamos isso.

Ele como jogador é outra história. Nunca fomos fãs do estilo de jogo dele aqui no Bola Presa e a melhor explicação para o motivo está no texto que o Danilo escreveu quando ele se aposentou. De um lado um cara que escapou de uma vida de merda num lar fodido, de outro um cara que era violento e às vezes desleal em nome do resultado. Vale reler. Abaixo algumas de suas jogadas marcantes:

Como quando chutou Chris Paul

Ou quando deu uma voadora em Wally Szczerbiak

Tem também a joelhada no Steve Nash

Sem contar as vezes em que ele já brigou com Carmelo Anthony, Ray Allen, Steve Francis… um amor de pessoa.

Torcedor do Lakers e defensor de 87,4% das estatísticas.

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro e texto do FilmRoom.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões + Vídeo ao vivo para discutir Clube do Livro e Film Room.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro e Vídeo do Film Room.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões + Vídeo ao vivo para discutir Clube do Livro e Film Room.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas podem ser feitas pelo Aplicativo PicPay. Baixe, cadastre-se, busque o Bola Presa e escolha seu plano de assinaturas. Você pode pagar com cartão de crédito ou carregar sua Carteira PicPay com boleto ou depósito bancário. Depois de assinar, escreva para bolapresa@gmail.com para mais detalhes de como ter acesso ao conteúdo exclusivo.

DÚVIDAS SOBRE AS ASSINATURAS? Nos escreva: bolapresa@gmail.com

Assine já!