#BTPH_14

Pergunta da Rodada

Lucas Aquino
Criei um modo de calcular o desempenho de um jogador por meio de estatísticas (exatas ou estimativas), tentativas, QI de basquete, interesse em jogar e treinar, tempo de treino e na importância do jogador para o time, transformando-as em números entre 1 e 10, coisas que obtenho devido a minha habilidade de cálculo e de associar números a jogadores.
Ele é centrado em cinco pontos básicos do basquete:
• Arremessos em geral
• Passes
• Rebotes
• Roubos
• Tocos
Eu utilizei esse novo modo de calcular (que batizei de Taxa de Desempenho Atlético, ou TDA) nos jogadores do meu time do colégio, para testa-lo e ver se daria certo. Não testei em um time profissional porque queria ver como se saiam os jogadores do meu time, e já que eu só tenho 14 anos, eu não poderia jogar em um time profissional. Esses foram os resultados:
ARMADORES:
Henrique – 7,24
Davi B. – 8,28
Gabriel – 6,56
ALAS:
Bruno – 7,08
Diego – 5,16
Samuel – 2,12
PIVÔS:
Luís – 7,76
Davi D. – 6,96
Lucas (eu) – 7,30
Arthur – 6,68
Joaquim – 1

Gostaria de saber se o TDA está completo ou eu preciso adicionar mais alguma coisa, para que ele possa ser aplicado em times profissionais.
Gostaria de saber se o nome está muito entediante. Se sim, aqui vão algumas opções:
Análise técnica do jogador (ATJ)
• Desempenho e Habilidade (DH)
• O Modo Mais Complicado de Calcular o Desempenho de um Jogador (MMCCDJ)
• O Modo Complicado de Calcular o Desempenho de um Jogador, Que Nem Jeremy Lin Consegue Resolver (MCCDJQNJLCR)
• O Jeito de Calcular do Lucas Fodão

Denis: Por onde começo a responder essa pergunta? Bom, talvez comece por dizer que você conseguiu criar o jeito mais subjetivo da história para ranquear jogadores de basquete. Você, só você, dá notas de 1 a 10 de acordo com um critério que só sua cabeça sabe qual e é. E o faz em coisas super fáceis de medir como “interesse em jogar” e “importância para o time”. E não entendi, depois desses critérios iniciais você dá notas mais notas de 1 a 10 em todos esses outros aspectos do jogo como o curioso “arremessos em geral”? Como você mede isso? Se for pelo TrueShooting Percentage, parabéns. Senão, não. E sinto dizer, mas toco não é tão central no basquete assim, pelo menos não para ser igualado com os arremessos em geral!

Passado isso, parabéns ao Davi B. Melhor jogador da equipe! Quando ele for tentar entrar em um time ele pode colocar no currículo que teve nota altíssima em TDA. Por outro lado, o que o pobre Joaquim fez que você o puniu com notas horríveis?! Ele pegou a mina que você tava afim, né? Certeza que foi isso! Mas o mais legal foi que você fez isso no seu colégio para “ver se o sistema dava certo”. Pô, se é você que dá todas as notas tem que dar certo pra você, né? Meu novo argumento para dizer que o Kobe Bryant é melhor que o Michael Jordan vai ser que eu mesmo dei nota 10 pra ele em Arremessos em Geral enquanto o Jordan tirou só 9,5. Fim de discussão!

Por fim, minha proposta é que o sistema é algo tão revolucionário e único que receba o nome de Cálculo Universal, ou simplesmente CU.

 

RICARDO NEVES
O que impede que o bilionário russo que comanda o Brooklyn Nets na tentativa de montar um super time, assinar com estrelas no papel com um salário baixo, para burlar o teto salarial, e pagar por fora o restante do salário por fora. Teoricamente é possível fazer isso e fugir do controle da NBA.

 Denis: A regra de NBA impede isso e pune pesado caso descubra alguma coisa. Para se ter uma ideia em 1999 o Joe Smith foi para o Wolves recebendo uma mixaria, um absurdo já que na época ele era considerado um bom jogador. Foi descoberto que eles tinham assinado por baixo dos panos um acordo para que na temporada seguinte ele recebesse um contrato enorme e lucrativo, a ideia era manter o teto salarial baixo quando Smith chegou para poder contratar outros jogadores. Quando a NBA descobriu esse contrato secreto, puniu o Wolves em 3.5 milhões de dólares e com a perda de 5 escolhas de 1ª rodada de Draft (embora no fim das contas eles tenham perdido “apenas” 3).

Anônimo
Fala Bola Presa ou Denis. Eu sou aquele apaixonado de 17 anos que conheceu uma menina que gostava de basquete e queria casar, lembra? A gente até tirou uma foto pra mandar para o blog (sério mesmo), mas eu não tenho a menor ideia de como colocar essa foto aqui. Pois é, não pedi a menina em casamento (não pretendo pedir tão cedo), mas a gente tá namorando bem firme.

Tão firme que no fim do ano vou para Jaraguá do Sul com a familia dela pra conhecer a avó! É, tô muito apaixonado. Mas até aí nada errado,o problema é que na semana que a gente vai pra lá é a semana do aniversário do pai dela(cilada). Eu tenho que pensar em um presente decente pro cara, ainda mais porque ela deu um presentaço pra minha mãe no aniversario dela. E ainda tem o fato dele não ser muito meu fã e medir quase 2m. Não acho que vai acontecer nada grave caso eu dê uma caneta pro cara, mas quero puxar um saco de boa.Tentando resumir uma pergunta gigante: Ele gosta de bossa nova, Celtics, motos, Juventude (incrivelmente, o time) e assustar os namorados da filha dele. Ainda tá bem longe, mas que presente eu posso dar pra ele?

E não é que a menina acompanhava o blog mesmo? Ela morreu de rir com a pergunta que eu fiz e embora eu não curta admitir, ela sabe mais que eu de basquete. Vou tentar impedir que ela leia o blog até o aniversario.

 Denis: Que merda, enrolo tanto para responder o BTPH que se duvidar o aniversário já passou! Mas aqui vai minha dica: Dê uma camiseta do Celtics ou do Juventude para o cara. Nada conquista mais um homem do que apelar para o lado emocional e, vamos admitir, a gente só é emotivo com coisas importantes como futebol. Homem que é homem, hétero de raiz, só chora por causa de futebol. Outra coisa que conquista pais de namorada é dar atenção pra ele e deixar a namorada meio de lado. Um dia comece a falar de basquete com ele e deixe a namorada no outro canto da casa, quando ela chegar só solte um “pega um refri pra mim, môr”. O cara já vai ver que você não tá agarrando a filha dele a qualquer custo o tempo todo, que não é um adolescente tarado (embora você deva ser, porque todos somos) e que é um homem de respeito. Parece ridículo, mas funciona. E tente concordar com as opiniões dele de basquete também, não vai falar mal do Kevin Garnett pro cara.

Agora, sem essa de enrolar a foto! Manda para bolapresa@gmail.com e vocês serão oficialmente o casal oficial do Bola Presa. Deixando eu e a Alinne em segundo lugar porque ela se recusa a tornar pública nossa relação. Outra coisa, faça esse questionário com sua namorada para ter uma ideia do quanto ela entende de basquete e o quanto ela merece ser sua esposa no futuro.

 

fake1993
Qual é a pergunta mais comum da história do both teams played hard? O que é MILF, como faz ponte-aérea no NBA 2k ou se o Danilo morreu?

 Denis: São fases. O começo do Both Teams Played Hard era marcado pelas pessoas pedindo uma explicação do nome da coluna. Depois veio a fase da ponte aérea no 2k. Na Era Formspring a pergunta do momento foi as de MILF. Agora na nova fase de volta ao blog a morte trágica do Danilo em um acidente de pirocóptero é a pergunta mais comum. Aguardo ansiosamente (mas nem tanto) a próxima modinha.

Curioso
Cara, acompanho o bola presa a pouco tempo, e seja em comentários ou no BTPH sempre tem alguem perguntando do “Danilo” e a resposta sempre é uma diferente à outra, isso me leva a crer que vc não quer falar do assunto, mas como sou curioso: 1 – Quem é o Danilo? 2- Por que ele sumiu?

 Denis: Opa, olha aí de novo. Mas essa é nova, o cara nem sabe quem é o Danilo! É uma nova geração de leitores. É o seguinte, quando o blog foi criado ele era um bola presa entre dois autores, eu (Denis) e o Danilo. Mas há alguns meses ele parou de escrever no blog, quando ele foi abduzido por alienígenas, e aí passei a tocar o blog sozinho. Com uma só voz o blog fica mais pobre em opiniões, mas está sobrevivendo.

 

Luke Skywalker
Cara, acompanho vocês há cerca de um ano e ainda não sei quem é quem. Eu sei, Denis, que você já explicou antes, mas eu não consigo achar. Então, humildemente, se puder me ajudar (e a vários outros), pode explicar quem é quem? (o gordo, o magro, o negro, o branco, o da filosofia, o do jornalismo, o do Lakers, o do Rockets…) Séééério, responde sem zoeira haha

 Denis: Encerra-se acabada o fim do final da trinca de perguntas envolvendo o Danilo. Mas vamos lá: Denis (Jornalismo, Lakers, Corinthians, gordo, barbudo, amante tórrido na cama). Danilo (Filosofia, professor, Rockets, São Paulo, vegetariano, magrelo, viciado em video games sempre ganha de mim nos NBA 2k).

 

Ricardo
O vosso blog tem muitos leitores em Portugal!!! Por isso pergunto: qual é a mulher portuguesa mais bonita que vocês conhecem? Se houver link de foto, é melhor :)

 Denis: Putz, respondo que não sei e perco os leitores portugueses? Ou procuro no Google e pareço antenado no assunto das gostosas do velho mundo? A portuguesa mais linda que eu conheci é uma garota que estudava comigo no Chipre, ela tinha o sorriso maior que o da Julia Roberts e era uma graça! Dei uma olhada na interwebs e descobri algumas belezas famosas como a Vanessa Oliveira, Diana Chaves e Jessica Gomes. Daora! Mas tenho que me render a história de Carla Matadinho. Não só sua força nominal é fora do comum, mas ela ficou famosa depois que mandou arrumar o computador e espalharam na internet fotos íntimas dela. Segundo a Wikipédia tem fotos de masturbação e sexo anal com o namorado. Depois disso ainda foi a primeira Playmate portuguesa da história e virou apresentadora de televisão.

Ricardo Alberto
Boas… Podiam fazer uma lista da força nominal mas de treinadores e dirigentes?

 Denis: Entre os General Managers as melhores forças nominais estão com John Paxson, Lon Babby e RC Buford. Com os técnicos voto em Vinny Del Negro e nos donos o melhor é Wyc Grousbeck.

Mugsy Boges
Fala Lindos! Eu moro fora do Brasil então não acompanho novela, mas vi no ultimo BTPH que aguem perguntou oque voces acham de Avenida Brasil. Já que voces tem mais ou menos a mesma idade que eu (24, 25) queria saber se vcs eram do tipo de assistir novela com a mãe (na época em que a novela das 8 começava as 8). Se sim, assistiram O rei do Gado? Aquela foi uma das melhores que eu ja vi! Os Mezenga com a rixa com os Berdinazzi, Antonio Fagundes e Raul Cortes Monstros!

 Denis: Eu acompanhei Rei do Gado, mas não muito de perto. Reconheço que foi uma boa novela, mas não me conquistou. De qualquer forma, Antônio Fagundes é sempre foda. Quando era mais novo eu gostava mais das novelas da 7 metidas a engraçadinha com Quatro por Quatro, comecei a gostar de novela das 8 com Por Amor.

[youtube width=”600″ height=”335″]http://www.youtube.com/watch?v=2TyhcN3cqQc[/youtube]

 

Martin Sugar
Denis, qual é o valor máximo que um técnico pode receber na NBA? Interfere no Salary Cap?

 Denis: O salário de um treinador não tem limite e nem interfere no teto salarial.

 

Alcindo Oliveira
Eu vejo umas idéias que mandam pra vocês e vocês sempre apontam um buraco nela, então lá vai: O que vocês acham da NBA com 20 times apenas, todo mundo joga com todo mundo 4 vezes (pra grandes distâncias tipo quando o Lakers vai pra Boston, rola 2 jogos seguidos entre ambos por exemplo) Dando um total de 76 jogos (muito parecido com agora) e uma NBA-2 ou algo com nome melhor que fosse uma segunda divisão do negócio, também com 12 ou 14 times (não mudaria muito a quantidade que tem hoje), onde por exemplo os 3 últimos da NBA caiam e os 3 primeiros da NBA-2 subissem e ficassem com as 3 chances mais altas do draft, (com essa formula a pós temporada seria mais longa para alguns times, como os semifinalistas derrotados da NBA-2 ainda ganhando ingresso, mídia e cota de TV por ainda estarem disputando o terceiro lugar e por consequência, jogar na NBA).

Isso evitaria o tanking por exemplo e essa cultura de passar anos perdendo, os jogadores bons ficariam na NBA, enquanto o jovem que pode virar alguma coisa jogaria na NBA-2. Tem partida então de alto nível e partida pra quem quer ver jovens, além de veteranos realmente sem mercado querendo provar que podem voltar pra NBA, (mas não em uma D-League e sim em uma liga profissional com ligação realmente direta com a NBA).

Caso tivesse um astro em time que foi “rebaixado” com certeza forçaria a troca pra ficar na NBA (o time rebaixado com a redução de ganhos teria que se livrar do grande contrato) que nunca teria um nível baixo, ou uma formula parecida mas que poderia ter um playoff entre o 4º da NBA-2 e o 17º da NBA pra ver quem continuaria na NBA (5 e 16 idem), e uma última variação seria 2 playoffs na NBA, um do primeiro ao oitavo pelo titulo e outro entre vigésimo e décimo terceiro , (13×20, 14×19 etc e mesmo não tendo o “glamour” de disputar o titulo, teria toda a tensão de lutar pela manutenção na elite) , em que os 4 times que perderiam a série iriam pra NBA-2, e um playoff na NBA-2 em que os 4 semifinalistas subiriam (ainda playoffando os perdedores da semi-final, pela posição no draft) isso deixaria um limbo muito pequeno na NBA (apenas do décimo segundo ao nono ficariam sem pós temporada) e com somente 20 times na NBA poderiam ter uma terceira e quarta rodada do Draft que os times da NBA-2 começariam a draftar (passando o numero de draftados de 60 para 64 ou 68, nem mudaria tanto), dependendo de quanto as pessoas comprassem a ideia da NBA-2, o teto poderia ter uma disparidade baixa (50 milhoes NBA e 30 NBA-2 por exemplo), pronto, apontem os erros por favor.

 Denis: O primeiro problema seria a fórmula complicada e os diversos mata-matas rolando ao mesmo tempo e valendo coisas tão distintas. O público está acostumado com um formato quase igual há tantos anos e certamente existiria uma resistência. Na parte prática eu duvido que os times votassem por uma segunda divisão, e são eles que definem tudo. A ideia ficaria só na imaginação mesmo.

Não acho ruim a ideia de uma liga menor para jogadores se desenvolverem e veteranos provarem que podem jogar na NBA. Mas isso é a D-League! A D-League é comandada pela NBA, os times da NBA tem filiais na liga inferior e podem chamar atletas de lá a qualquer momento sem nenhuma burocracia. Se a liga não pegou é porque ninguém quer ficar nessa liga de baixo e nem assistir a jogos de lá. Também a temporada regular de 82 jogos já é maçante com uma variedade maior de jogos, ter quase o mesmo número de partidas mas com vários confrontos repetidos só deixaria a liga mais desinteressante.

Também não vejo como diminuir o número de times e baixar o teto salarial ao mesmo tempo. Todas as estrelas iriam querer ficar na liga principal e isso causaria uma inflação de salários, não o contrário. Como ter um salary cap de 50 milhões para 20 times e tentar encaixar todas as estrelas? Elas teriam que concordar com uma queda enorme de salários e isso não vai acontecer tão cedo.

[youtube width=”600″ height=”335″]http://www.youtube.com/watch?v=TaMoObPT62E[/youtube]

arara
já viram isso?

 Denis: Magina… você acha que eu lia isso e tinha todas as fotos guardadas no meu computador? Jamais!

Nicolas Miau
Voce acha idiota a comparação entre Kobe e Jordan? Qual seu top 10 no basquete?

 Denis: Olá, Sr. Miau. Sim, acho bem idiota a comparação entre qualquer jogador. Considero que é rebaixar de maneira simplista uma discussão bastante complexa. É apenas uma necessidade/mania nossa de querer fazer listinha para tudo, o que é uma falta de capacidade de organizar pensamentos complexos. Sendo assim, preciso responder qual é meu Top 10 no basquete?

Lucas Aquino
Á um tempo atrás (principalmente após certas declarações), muitos blogs, sites, páginas do Facebook, comentaristas de TV, twitteros, adoradores do basquete e até certos leigos vem se perguntando: Qual é o melhor armador da NBA? Surgiram algumas opções, que eu gostaria q vocês analisassem e apontassem qual deles é o melhor. Bem, as opções são: Jeremy Lin, Kyle Lowry, Ricky Rubio, Ty Lawson, John Wall, Brandon Jennings, Kyrie Irving, Stephen Curry, Steve Nash, Tony Parker, Russell Westbrook, Deron Williams, Rajon Rondo, Derrick Rose e Chris Paul

 Denis: Você de novo, Lucas? Como disse linhas atrás, não gosto de listar jogadores. Mas você pode se sentir livre para usar o seu TDA (ou CU) e mandar pra gente as suas impressões sobre esse assunto.

 

Arthur Malaspina
Caras, tem 2 sites gringos de MMA que são praticamente vocês em inglês e com outro esporte (tá, isso não fez sentido). O Cage Potato e o Fightlinker. É o mesmíssimo bom humor. Já viraram meus favoritos da área! (e isso não foi uma pergunta, eu sei)

 Denis: Maldade você fazer isso com a gente. Trocentos anos atrás o Danilo começou a acompanhar MMA e tentou me levar para esse mundo. Não fui, mas me arrependo. Imagina se ao invés da gente ter ficado viciado em NBA, tivéssemos investido nosso tempo com o UFC? O blog teria 10 vezes mais acessos, não teriam tantos jogos para gente postar, já estaríamos ganhando dinheiro em um grande portal e comentando lutas ao lado do Galvão Bueno. Escolhemos NBA e estamos aqui mendigando clique.

O cara do curso
Se o bola presa fosse um blog de refrigerante seria parecido como esse ? podcast sai?

 Denis: Porra, Bola Presa revolucionou os formatos de blog mesmo sem ninguém nos conhecer. MMA e até refrigerante… mas pô, bem legal esse sommelier de refrigerantes.

 

Homem-Aranha
O que é a “lose ball foul”?

 Denis: São as faltas feitas quando nenhum dos jogadores está com a posse de bola.

Guilherme Domeneghini
O que caracteriza uma boa defesa? E um bom ataque?

 Denis: Existem dezenas de tipos de defesa e dezenas de tipos de ataque. Uma defesa por ser por zona, individual, agressiva, cautelosa, pode gostar de roubar a bola ou só contestar arremessos. Um ataque pode ser veloz, lento, centrado em um armador ou onde a bola não para na mão de ninguém. Todos esses podem ser bons ou ruins, depende da qualidade com que isso é feito. No fim das contas é uma questão numérica: Ataques que fazem muitos pontos são bons, defesas que sofrem poucos pontos são boas.

Anônimo
Como faço pra ter League Pass no celular? Só os norte-americanos tem acesso a esse serviço?
tento comprar e não consigo.

 Denis: Você só precisa assinar o League Pass internacional e baixar o aplicativo. Tem pra Android e pra iOS.

 

João Francisco
Oque exatamente o Stern é na NBA? E aquela história dele vetando o Chirs Paul ir para o Lakers, ele pode simplesmente vetar uma troca assim sem um motivo específico?

 Denis: Se você lia o blog na época que a troca aconteceu nós estamos de mal de você, porque explicamos isso direitinho no dia seguinte. O David Stern é o chamado comissário da NBA, é um presidente eleito pelos donos das equipes. Ele só sai de sua posição se pedir pra sair, se morrer ou se os 30 donos obrigarem ele a dar o fora. Porém durante o período de alguns meses, por questões financeiras, o New Orleans Hornets ficou sem dono nenhum e a própria NBA passou a comandar o time até que um comprador aparecesse. A troca do Chris Paul aconteceu nessa época e o David Stern vetou o negócio na posição de dono do Hornets, não na de comissário da NBA. Ele nunca poderia se intrometer na troca de qualquer outro time.

Anônimo
o royce white nao vai disputar o training camp por causa dos disturbios que ele tem de andar de aviao?

 Denis: O Royce White tem crises de ansiedade e pânico, mas o que foi divulgado pelo Houston Rockets é que antes dele começar o training camp eles iriam negociar e planejar direitinho como seria a temporada do jogador. Que percursos ele poderia fazer de ônibus, quando andaria de avião e como iriam proceder em diferentes momentos da temporada. Eu acho que a ausência dele nos primeiros dias foi para evitar um mal maior. O cara mal conseguiu assistir o Draft, imagina como ele iria se sentir no primeiro dia de treinos como profissional, conhecendo o novo time e justamente no chamado “Media Day“, quando centenas de jornalistas estão no local. Melhor deixar a estreia dele para um dia menos movimentado.

 

aNDRÉ
como eu me cadastro no fantasy?? por favor responde eu quero muito jogar

 Denis: O fantasy do Bola Presa já alcançou o número máximo de participantes. Mas você pode entrar na lista de espera mandando um email para bolapresa@gmail.com

 

Vitor Griesang
Se a NBA é a liga nacional dos EUA, por que nas imagens dos títulos seguido eu encontro “world champion”? Não é um pouco de egocentrismo se auto-considerar um campeonato mundial (e ainda permitir somente a participação de times americanos)?

 Denis: Achei algumas pessoas comentando que isso foi criado quando somente nos EUA existiam campeonatos grandes de alguns esportes como Futebol Americano, Basquete e Beisebol. Mas certamente eles são pedantes e não estão nem aí com o resto do mundo. Eles já usam a expressão a tanto tempo que não acreditam que eles pensem tanto assim no significado quando saem gritando que são campeões mundiais. E se é que compensa, times canadenses participam das ligas de lá também…

Jacinto Leite Aquino Rego
Achou o que da contratação do PH Ganso? Você acha que ele se encaixaria bem no esquema de Ney Franco?

 Denis: Comentar o Ganso é comentar o Andrew Bogut. Você lembra que ele é muito bom, mas esquece que ele não joga há uns 2 anos.

Reginaldo Gotz
Meus caros, me revelem um dos grandes segredos da humanidade: por que os filmes pornôs japoneses tem censura nos órgãos genitais?

 Denis: Mostrar uma mulher sendo fodida por polvos? Ok. Mostrar um pintinho? ABSURDO! Mas o que eu ouvi dizer uma vez é que existia uma lei no Japão que proibia venda ou publicação de material obsceno e que mostrar a genitália era considerado obsceno. Para driblar o texto dessa lei, borravam a imagem onde apareciam o pênis ou a vagina. Não sei se é exatamente assim ou se a lei ainda é a mesma, agradeço se alguém puder comentar com fontes.

Uma vez li um fã de pornografia japonesa dizendo que os diretores japoneses cresceram muito com a censura, porque tiveram que ser mais criativos e inovadores para fazer bons filmes enquanto os americanos geralmente só dão close na penetração. É verdade, embora a criatividade japonesa às vezes seja um pouco assustadora.

 

A. Barros
Senhores, por que raios a bandeira do Nepal não é retangular?

 Denis: As bandeiras em formato triangular, as flâmulas, eram bem comuns na idade média. Em alguns lugares continuaram presentes por mais tempo e o Nepal foi um deles. As duas flâmulas que formam a bandeira do Nepal representavam territórios diferentes do Nepal que, depois de algum tempo, se uniram para formar o que é hoje o pequeno país do Monte Everest.

Guizão
Denis, eu acredito que não, mas por acaso algum jogador já conseguiu fazer um quadri-double (sei lá se seria esse o termo correto)? Quem já chegou mais perto disso? Creio que teria que ser alguém naipe Magic Johnson ou Oscar Robertson em algum dia que eles estivessem distribuindo toco a rodo.
Aproveito para parabenizar seu trabalho no blog, muito legal. Abraço

 Denis: Sim, já aconteceu. 5 vezes por 4 jogadores diferentes. Detalhes aqui.

 

sou banana igual tony romo
caras, a mina é linda, tem uma personalidade supimpa, porem minha habilidade em conquistar mulheres é equivalente ao arremesso de três pontos do shaq. E agora? chuto de três mesmo e que se foda?

 Denis: Você vai perder alguma coisa se errar o arremesso? Vai nessa, mano!

Juninho
Denis, meu pai disse que te viu no ginásio cutucando o nariz. Que feio, vc não tem vergonha? rs

 Denis: Vergonha seria cutucar o nariz dos outros.

 

Valdo
O que determina o contrato de um cara ser restrito ou irrestrito? Isso já é combinado antes de assinarem o contrato? :S

 Denis: A maioria dos Free Agents são irrestritos, ou seja, podem assinar com qualquer equipe. Os restritos são apenas os jogadores que acabaram de sair do seu contrato de novato (aquele feito logo depois do Draft) ou jogadores que entraram na NBA sem ser via Draft mas que estão saindo de seu primeiro contrato na liga.

 

João
Vocês sabem de jogadores na NBA que batem bola, driblam com a mão esquerda e arremessam com a direita ou ao contrário? Porque eu bato bola muito melhor com a esquerda mas na hora de arremesso e bandeja eu acho melhor com a direita.

 Denis: Não consigo lembrar de nenhum jogador assim, mas é um talento especial. Tome cuidado e use seus poderes apenas para o bem.

Claiton
Jah faz uns quatro anos q acesso o site de vcs e olha q o mais perto q eu cheguei de uma bola de basquete foi no NBA 2K do DreamCast, mas eh impressionante a disciplina e o entusiasmo de vcs q continuam heroicamente divertindo a todos seus leitores. Sou fã de NFL e vcs naum sabem a falta q faz um site com a linguagem de vcs sobre futebol americano em português. Não subestimem o talento de vcs… dito isso, vamos à pergunta: Cara pq eh tão dificil a seleção brasileira q já teve um dos maiores pontuadores da história do basquete, conseguir atacar de forma decente? E será q algum dia teremos um cestinha brazuca na NBA? Sucesso a todos!!

 Denis: Não usaria a palavra disciplina para nos definir, é o primeiro BTPH depois de mais de um mês! Mas valeu pelos elogios. O brasileiro que foi um dos maiores pontuadores da história não atacava de maneira decente, a diferença era que ele era um arremessador fora de série. Jogadores do estilo do Oscar não são mais bem vindos no basquete de hoje em dia e para sobreviver com o estilo dele só com um talento fora de série para colocar a bola na cesta. É bem raro e ninguém deveria ser treinado para ser como ele.

Vitor Griesang
Não sei o quão idiota é a minha pergunta (não sou fã de futebol), mas aí vai: Por que no futebol não se usa marcação individual assim como no basket? Quero dizer, isso seria algo possível do ponto de vista teórico? E no prático? Sempre que passo pela sala e vejo meu pai olhando futebol eu penso “se eu grudasse no pescoço (ui) de um desses carinhas de moicano oxigenado aposto que ele não encostaria na bola o jogo inteiro”

 Denis: Marcação individual no Neymar e você já era. De verdade. Futebol tem muitas bolas em profundidade, difíceis de marcar individualmente.

curioso
pq q memphis é considerado costa oeste sendo q o tennessee esta mais proximo de estados como geogia e florida???? me explique este mapa bizarro americano…..tbm, espero qlq bizarrice geografica de um país em que vários estados são simplismente quadrados hahaha

 Denis: O Grizzlies já era do Oeste quando ficava em Vancouver. Quando mudou para Memphis a NBA achou melhor não mexer na estrutura das conferências.

 

jean lucas
Dênis, já te falaram q vc parece o Lars Von Trier (diretor de dancer in the dark e anticrhist)?

 Denis: Não, nunca falaram e acho que nunca vão falar de novo. Mas valeu! Dançando no Escuro é do caralho.

 

Carlucio
Agora que o site é de uma pessoa só, não é melhor colocar o nome dele no singular e chamá-lo de Bola Presa?

 Denis: Mas… mas… ah, deixa pra lá. Encerro por aqui.

Torcedor do Lakers e defensor de 87,4% das estatísticas.

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro e texto do FilmRoom.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões + Vídeo ao vivo para discutir Clube do Livro e FilmRoom.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro e texto do FilmRoom.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões + Vídeo ao vivo para discutir Clube do Livro e FilmRoom.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas podem ser feitas pelo Aplicativo PicPay. Baixe, cadastre-se, busque o Bola Presa e escolha seu plano de assinaturas. Você pode pagar com cartão de crédito ou carregar sua Carteira PicPay com boleto ou depósito bancário. Depois de assinar, escreva para bolapresa@gmail.com para mais detalhes de como ter acesso ao conteúdo exclusivo.

DÚVIDAS SOBRE AS ASSINATURAS? Nos escreva: bolapresa@gmail.com

Assine já!