Entenda o sorteio do Draft da NBA

O Draft da NBA começa hoje. Mas calma, você não dormiu tempo demais, os Playoffs ainda estão rolando e a noite de gala onde jogadores jovens demais usam ternos descolados demais ainda irá demorar mais de um mês pra chegar. Mas esta terça-feira (16) nos reserva um evento importantíssimo: é hoje que saberemos a ORDEM das escolhas! Às 21h tem Draft Lottery!

Para os novatos de plantão, explico como funciona a brincadeira. Todo ano a NBA realiza o Draft, um evento onde todos os times tem a oportunidade de selecionar jovens jogadores que ainda não estão na liga, sejam eles atletas universitários ou gringos que atuam em diversas ligas do mundo.

Mas como é definida a ordem das escolhas? Quem é o primeiro a escolher que novato trazer para o mundo dos profissionais? É aí que entra o evento de hoje. O Draft Lottery é o sorteio que decide quem escolhe primeiro, quem escolhe depois, é um daqueles dias que define a vida de muita franquia. Como está hoje o universo paralelo onde o Lakers conseguiu a primeira posição há dois anos para ter Karl-Anthony Towns? Não sei, mas queria viver lá!

O sistema de sorteio da NBA busca beneficiar os piores times para que eles tenham, ao escolher esses jovens talentos antes dos outros, maior chance de voltar ao topo. É uma forma de igualar as coisas e tentar dar chances para todo mundo ser bom.

Mas esse lado COMUNISTA da NBA não é tão extremo ao jogar a meritocracia no lixo: o pior time da NBA não tem automaticamente a primeira escolha para selecionar os pirralhos, ao invés disso eles tem a MAIOR CHANCE de, em um sorteio, cair com essa primeira escolha e poder pegar o melhor novinho da balada. É a charmosa pitada de sorte que faz com que o emprego e o planejamento de muitas pessoas que movem milhões de dólares seja decidido pelo puro e caótico ACASO.

nba-draft-lottery-(1)

Deu pra sacar? Bora responder algumas perguntas então:

Por que não dar direto a primeira escolha para o pior time?
Bom, se hoje já tem time montando time ruim de propósito (alô Sixers!) para simplesmente aumentar a chance de ser sorteado em primeiro, imagina o que não fariam pela CERTEZA de ter essa desejada primeira posição. O recado que a NBA tenta passar, que não é imune a muitas críticas e propostas de reformas nos últimos anos, é: se você for ruim nós até ajudamos, mas não exagere!

Todos participam do sorteio?
Não, só estão no sorteio os 14 times que não se classificaram para os Playoffs. Os outros 16 ficam com as escolhas seguintes, com ordem baseada na campanha que cada um teve na temporada regular. Playoffs não entram na conta!

As 14 posições serão sorteadas hoje?
Não, o sorteio serve para definir apenas o Top 3. Após o sorteio para as primeiras posições, as outras, da 4 até a 14, são definidas de acordo com a ordem de classificação da temporada regular.

Como funciona o sorteio?
Cada time recebe um certo número de combinações de 4 dígitos. O time com o maior número de chances de ficar no topo (o time de pior campanha) recebe 250 combinações de números, o segundo pior recebe 199 combinações, o terceiro fica com 156 e assim até o 14º, que tem míseras 5 combinações. Depois disso, uma simples máquina daquelas que suga bolinhas de ping pong decide o futuro da NBA.

BOLINHAS DE PING PONG?!?!?!
Pessoal, bolinhas de ping pong definem o FUTURO DA NBA

E nós vamos poder assistir isso?
Não, o sorteio das bolinhas é fechado e conta apenas com a presença de alguns membros da NBA, uma empresa de auditoria, alguns poucos jornalistas e representantes de todos os times. Eles não falam o resultado do sorteio para ninguém!

O resultado do sorteio é então enviado para um estúdio, onde o programa que vamos assistir na TV está sendo apresentado. Lá os times tem outras pessoas, que vão saber do resultado na nossa frente, para representá-los. Cada time leva quem quiser, podem ser jogadores, ex-jogadores, General Managers, filhos de managers, fãs sorteados numa promoção, qualquer coisa.

Quais as chances de cada time?

A tabela abaixo mostra as chances de todos os times de conseguir cada escolha neste ano. A coluna ‘C’ mostra a quantidade de combinações de bolinhas que cada time tem.

C 10º 11º 12º 13º 14º
BKN 250 25,0% 21,5% 17,8% 35,7%
PHO 199 19,9% 18,8% 17,1% 31,9% 12,3%
LAL 156 15,6% 15,7% 15,6% 22,6% 26,5% 4,0%
PHI 119 11,9% 12,6% 13,4% 9,9% 35,0% 16,1% 1,3%
ORL 88 8,8% 9,7% 10,7% 26,1% 36,0% 8,4% 0,4%
MIN 63 6,3% 7,1% 8,1% 44,0% 30,4% 0,4% 0,1%
NYK 43 4,3% 4,9% 5,8% 59.9% 23,2% 1,8% 0,0%
SAC 19 1,9% 2,2% 2,7% 72,4% 19,7% 1,1% 0,0%
DAL 19 1,9% 2,2% 2,7% 78,4% 14,3% 0,5% 0,0%
NOP 18 1,8% 2,1% 2,5% 84,6% 8,7% 0,2% 0,0%
CHA 8 0,8% 0,9% 1,2% 90,7% 6,3% 0,1% 0,0%
DET 7 0,7% 0,8% 1,0% 93,5% 3,9% 0,0%
DEN 6 0,6% 0,7% 0,9% 96,0% 1,8%
MIA 5 0,5% 0,6% 0,7% 98,2%

E o que está em jogo hoje para cada time?
Falar de todos é difícil, alguns apenas buscam a melhor chance possível, mas existem algumas boas histórias a serem acompanhadas:

Boston Celtics – O que o time que acabou a temporada regular na liderança do Leste faz aqui? Eles estão na final da conferência!!! Pois é, aquela troca envolvendo Paul Pierce e Kevin Garnett (os dois já APOSENTADOS!) ainda não terminou de dar frutos. Os verdinhos têm o direito de trocar de posição com o Brooklyn Nets se quiser, o que é óbvio que eles vão fazer, já que o Nets não ficará abaixo da 4ª posição. O Celtics, no luxo de estar lá no topo, só vai precisar ver em que posição cai e decidir se adota um dos grandes novatos deste ano ou se troca a escolha por um veterano. Vida dura…


Los Angeles Lakers – O grande rival do Celtics, por outro lado, vive um dos dias mais decisivos para o seu futuro. No limite da sorte, o Lakers terá as suas escolhas pelos próximos TRÊS ANOS decididas hoje! Vamos ver passo a passo? Uma troca envolve o negócio feito por Steve Nash anos e anos atrás, cuja escolha o Suns recebeu e depois mandou para o Philadelphia 76ers. A outra envolve o Orlando Magic, quando o Lakers enviou uma escolha futura no pacote por Dwight Howard.

Se o Lakers é sorteado dentro do Top 3: fica com a escolha de 2017; manda a de 2018 para o Sixers; fica com a de 2019 e é obrigado a mandar duas escolhas de 2ª rodada para o Magic.

Se o Lakers NÃO é sorteado dentro do Top 3: perde a escolha de 2017; fica com a de 2018; manda a de 2019 para o Magic

São 46,9% de chance do Lakers ficar no Top 3, quase um cara ou coroa. Não precisa nem dizer de como todas as MANDINGAS imagináveis estão sendo feitas em Los Angeles no momento. Que Magic Johnson, representante do time no estúdio, honre o nome.


Philadelphia 76ers – O time já tem a sua base de pirralhos com Ben Simmons, Joel Embiid e Dario Saric. A franquia também tem bastante espaço para contratar Free Agents e finalmente já parece mais atraente ao pensar em vitórias e não só em perder para aumentar sua chance no Draft. Mas isso não quer dizer que os caras não possam tirar proveito de onde ainda estão.

Se as bolinhas caírem do jeito certo, o Sixers pode sair como o grande vencedor da noite, com a 1ª escolha (deles) e a (Lakers). Seria o caminho mais veloz e sortudo para uma reconstrução que tem sido sofrida, mas que parece agora ir pelo caminho certo.


Sacramento Kings – A troca de DeMarcus Cousins saiu barata, lembra? Mas veio com uma escolha do New Orleans Pelicans junto, para aliviar a dor. O time, porém, não pode torcer muito para as bolinhas dos pelicanos. Se por algum motivo ela for sorteada no Top 3, ela FICA COM O PELICANS! Por que? Porque o Kings é incompetente e não sabe negociar. De qualquer forma, a chance é mínima e o mais provável é que o time californiano tente acelerar sua reconstrução com as escolhas 8 e 10.


Não entendi nada dessas trocas, o que está acontecendo?
Um time pode trocar uma escolha de Draft (como se fosse um ~jogador futuro~) em uma negociação com outro time. Eu te mando Fulano Smith e Sicrano Johnson, você me manda a sua escolha de Draft do ano que vem.

Essas trocas, porém, podem envolver PROTEÇÕES. Eu te mando Fulano e Sicrano e você me manda a sua escolha… mas caso ela seja sorteada no número 1, 2 ou 3, eu fico com ela e te mando a do ano que vem no lugar. Deu pra entender?

A escolha do LA Lakers, por exemplo, fica com o time se cair no Top 3, mas abaixo disso vai para o Philadelphia 76ers. É uma maneira do time se precaver e tentar não ceder demais numa negociação. Foi exatamente o que o Brooklyn Nets NÃO FEZ ao negociar com o Boston Celtics anos atrás. Se tivessem protegido suas escolhas, poderiam estar tirando algum proveito da atual má fase.


UPDATE!

E assim ficou o sorteio:

Draft

-O Celtics, que tinha a escolha do Nets, confirmou a primeira posição. Números que representavam o time foram sorteados TRÊS VEZES seguidas durante o processo. A sorte estava do lado deles mesmo! Vai vir troca ou Markelle Fultz?

– O LA Lakers se SAFOU! Ao ficar no Top 3 escapou de mandar a escolha para o Sixers. O time ainda subiu de posição e ficará com a Pick 2 pelo 3º ano seguido. Será o início da ERA BALL em LA? Quem quer Lonzo leva Lavar…

– O Kings, que era o 8º com mais chances de entrar no Top 3 tirou a sorte grande… e aí lembramos que eles deram ao Sixers o direito de inverter a ordem!!! Há dois anos eles fizeram uma das PIORES TROCAS da história e perderam essa escolha basicamente por nada… mais uma vitória do falecido Sam Hinkie! #TrustTheProcess

– O Sixers não roubou a escolha do Lakers (ficará com a de 2018), mas entrou no Top 3 graças ao Kings e ainda tem 4 escolhas na segunda rodada. Estão bem na fita!

– O Suns foi um dos derrotados. Com a segunda pior campanha, foi “ultrapassado” por Lakers e Kings/Sixers na hora do sorteio. Ficará com a 4ª escolha pelo 2º ano seguido

Torcedor do Lakers e defensor de 87,4% das estatísticas.

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.