Caros amigos, chegou aquele dia. O dia em que não são só os torcedores do Golden State Warriors estão felizes, mas em que toda a NBA se junta para SONHAR um futuro novo. Alguns fãs se empolgam com o novo jovem jogador, outros se desesperam pela oportunidade perdida e uns tantos falam “quem é esse cara do SEILAQUISTÃO que meu time pegou na segunda rodada?” e correm para o YouTube para chegar a conclusão que ele é o novo Dirk Nowitzki. Sim, essa é a magia do Draft! Um evento onde vemos o futuro da NBA ser desenhado… mas sem perceber exatamente como.
Para quem caiu de paraquedas neste amado blog, duas coisas: (1) assine o Bola Presa! e (2) o Draft é o evento onde os times da NBA podem selecionar os jovens jogadores que ainda não são profissionais, em geral atletas universitários, mas também uns gringos sub-22 que se inscrevem com o sonho de ir para a melhor liga do mundo. A ordem das escolhas é definida num sorteio (que explicamos aqui) que em geral favorece os PIORES times, para que eles tenham a chance de se recuperar pegando os destaques da grande Copa São Paulo de Juniores que é a NCAA.
O Draft será transmitido pela ESPN a partir das 20h desta quinta-feira (22)!
Nós vamos falar a fundo de cada jogador APÓS o Draft. Nossa tradicional análise com os infames ~selos de qualidade~ virá com as características de cada jogador, com o que os especialistas em basquete universitário (não é nosso caso) falam sobre eles e especialmente sobre o possível encaixe com suas novas equipes. Hoje, por outro lado, é dia de destacar quais são as principais coisas para se observar, as HISTORINHAS, deste dia de Draft 2017:
O sonho da família Ball
Poucas pessoas, talvez só LeBron James e Kevin Durant, receberam tanta atenção da mídia basqueteira americana nos últimos meses quanto Lavar Ball. Por que? Porque o pai de Lonzo Ball, cotado para ser a 2ª escolha nesta noite, é um MESTRE em criar histórias absurdas.
Ele pediu ZILHÕES de dólares e muito poder e acabou tomou nãos de Nike, Adidas e Under Armour, que queriam patrocinar seu filho. Ele então criou a Big Baller Brand, uma marca própria, e fez um tênis CARÍSSIMO que virou piada na internet. Ele foi na TV e disse mil vezes que seu filho só jogaria no Lakers, que o resto da NBA nem precisava se importar em pedir um treino com ele. E isso ANTES do Lakers ser sorteado com a segunda escolha! Sem contar quando ele falou que Lonzo é melhor que Steph Curry, claro. Bom, as histórias são muitas e ridículas. Os canais de TV se apaixonaram por ele pela garantia de frases de efeito, audiência e, depois, cliques.
.@Lavarbigballer explains how he made “the 3 most dominating basketball players ever to be raised” (his sons). pic.twitter.com/Am0aAtPEGp
— GQ Magazine (@GQMagazine) June 21, 2017
Mas todo esse circo pode acabar do jeito que ele sempre sonhou desde que começou essa linhagem de três garotos com o potencial de NBA: colocar um Ball para jogar no Los Angeles Lakers. Será que acontece? Será que uma troca de última hora por Paul George faz o mundo rir de Lavar Ball?
LaVar Ball just exited the NBA's player/media hotel surrounded by body guards and cameramen who seemed to be filming a documentary. ??
— Alex Kennedy (@AlexKennedyNBA) June 22, 2017
Armadores, armadores, armadores
Todos dizem que vivemos a ERA DE OURO dos armadores na NBA, certo? Só ver como Mike Conley e Damian Lillard não vão para o All-Star Game porque NÃO CABEM tantos armadores no elenco. Pois é, e vem mais aí: além de Markelle Fultz, provável 1ª escolha para o Philadelphia 76ers, temos o citado Lonzo Ball, Dennis Smith Jr., De’Aaron Fox, Frank Ntilikina e ainda o “combo” Malik Monk, todos cotados para ir no Top 10!
Esse atual momento faz com que os times tenham menos paciência com os jovens jogadores. O Denver Nuggets parece já ter desistido de Emmanuel Mudiay, o Lakers já chutou D’Angelo Russell e se Dante Exum não mostrar a que veio neste ano, provavelmente já roda e perde o lugar para algum novinho esfomeado em Utah. São poucos os times que não tem um bom armador, mas TODOS querem um upgrade na posição. Ver onde esses nomes caem será interessante não só para imaginar o futuro dos atletas, mas das equipes e até dos Free Agents que começam a ser negociados daqui alguns dias. Exemplo? O Sixers era muito cotado para contratar Kyle Lowry, mas provavelmente não vão mais por terem conseguido colocar as mãos em Fultz. É tudo um grande dominó.
Top 10 point guards in 2017 @NBADraft
1. Lonzo Ball
2. Markelle Fultz
3. De'Aaron Fox
4-10. https://t.co/l3hDzaFsou (via @daldridgetnt) pic.twitter.com/1b0KneyiVU— NBA.com (@NBAcom) June 17, 2017
O Boston Celtics tem algo na manga?
O General Manager Danny Ainge disse que fez a troca da 1ª escolha com o Sixers por ter certeza que poderia escolher o jogador que queria na posição 3 (ou seja, ele não queria Fultz) e por ter medo de que a proposta não estivesse mais na mesa depois. Pode até ser, mas não sei se acredito!
Ainda acho que o Celtics fez a troca cedo porque queria arquitetar outras coisas depois. A imprensa americana especula que eles vão tentar algo por Jimmy Butler hoje à noite ou que podem tentar se aproveitar da INSANIDADE de Phil Jackson com esse papo de trocar Kristaps Porzingis. Existe ainda a chance de trocar a escolha 3 por uma mais baixa, mirando o armador Dennis Smith Jr e alguma lembrancinha de retorno.
Tudo especulação, mas o Celtics é fortíssimo candidato para CAUSAR e estragar o Top 5 que quase todos estão prevendo, com Fultz, Ball, Jayson Tatum, Josh Jackson e De’Aaron Fox, nessa ordem.
O Blazers tem que fazer alguma coisa
Sabiam que o Portland Trail Blazers estava lá em cima rivalizando com o Cleveland Cavaliers para ter A MAIOR FOLHA SALARIAL da NBA? Pois é, só que ao invés de perder para o Warriors na Final da NBA, eles perderam na primeira rodada do Oeste. O time decidiu no ano passado que iria manter todo mundo do seu elenco que estava em fim de contrato, até o Allen Crabbe, que tinha recebido uma proposta SURREAL do Brooklyn Nets e que foi logo igualada por eles. Some aí o contrato dado ao machucado Festus Ezeli e o caminhão de dinheiro para trazer Evan Turner e o estrago está feito. A melhora esperada para um time jovem e com contratos renovados nunca veio =/
One last look before the Draft. pic.twitter.com/qr5az6zea4
— Trail Blazers (@trailblazers) June 19, 2017
Para se livrar de alguns desses contratos ruins é bem provável o time tenha que colocar uma de suas escolhas de Draft como isca, assim como o Lakers usou D’Angelo Russell de isca para o Nets como compensação por eles terem topado assumir o contrato TENEBROSO de Timofey Mozgov. O Blazers tem as escolhas 15, 20 e 26 e nenhum interesse em assumir mais três contratos sem deixar de pagar alguém no processo.
Que loucura esperar do Sacramento Kings?
O time mais desastrado da NBA tem sido imprevisível nos últimos anos, escolhendo caras que ninguém apostaria, fazendo trocas horríveis e depois dizendo que tinham opções melhores antes. A versão General Manager do grande Vlade Divac não é lá grande coisa, enfim. Neste Draft a equipe tem as escolhas 5 e 10 em um ano onde todos dizem que o talento é bastante nivelado no Top 10 e despenca depois. Não devem faltar propostas no ouvido de Divac e sua mão deve coçar para oferecer as duas escolhas para algum time lá de cima e entrar no Top 3. O Celtics toparia?
De qualquer forma, só espero que eles acabem com o Da’Aaron Fox. Não só porque o armador parece bom e eles precisam de alguém na posição, mas porque o garoto é o primeiro cara na última DÉCADA a falar “eu QUERO jogar em Sacramento”. Quando você é feio e uma garota bonitinha te dá mole, você não para para se perguntar onde está a pegadinha, apenas aproveita a chance.
Os Brazucas
Os jovens do Paulistano, que acabou de ser vice-campeão do NBB com um elenco que tinha média de idade para disputar a Liga de Desenvolvimento Sub-23, estarão lá nos EUA em busca de uma vaga na NBA. O ala Mogi até deixou o time no meio dos Playoffs para ir para os EUA e fazer uma porrada de testes por lá. O Giancarlo Giampietro contou sobre isso hoje, na Folha. Alguns sites gringos acreditam que ele tem chance de ser chamado na metade da segunda rodada. É estranho que ele, ainda com 20 anos, já queira ter arriscado entrar no Draft. O mais lógico seria ficar no Brasil mais um ano, tentar ter mais minutos em quadra aqui e então partir. Pode ser indício de que algum time demonstrou interesse em pegar o absurdamente atlético menino para criar.
Working out for the #LakeShow today, Brazilian forward Wesley Alves da Silva pic.twitter.com/Lnb8mHucAj
— Los Angeles Lakers (@Lakers) June 11, 2017
Já o Georginho, que foi muito mais importante, melhor e decisivo para o Paulistano na temporada, não teve tempo de fazer toda essa turnê pelos EUA. Por um lado é ruim, já que muitos times poderiam conhecê-lo melhor com tempo para treinar, por outro ele já é conhecido dos olheiros gringos há tempos e diversos deles vieram até o Brasil ao longo da temporada para observá-lo, como contou o Jumper. Embora o físico do armador impressione, será que tem espaço para mais um dessa posição na NBA? Como dissemos acima, a concorrência é braba e não sei se ele está pronto para entrar num time e ganhar minutos logo de cara. Sem um drible muito confiável e com arremesso de lua, é o seu físico e altura impressionante que mais tem impressionado. A evolução da última temporada para essa, porém, pode empolgar: no Paulistano ele teve mais tempo de quadra, mais responsabilidade e respondeu errando menos e mostrando melhor visão de jogo.
New on DX: @BasqPaulistano PG George De Paula NBA Draft Scouting Report and @NBB Playoff Finals Video Analysis https://t.co/ORU3tZ2uOt pic.twitter.com/Su4EcL1pte
— Jonathan Givony (@DraftExpress) June 20, 2017
Outro com chances é Lucas Dias, também do Paulistano, que está inscrito de forma automática por alcançar a idade-limite de 22 anos. Ele teve uma temporada de altos e baixos, mas foi MUITO bem nos Playoffs do NBB. Como bem disse o Fábio Balassiano, o mais provável é que ele não seja draftado e siga o caminho de Cristiano Felício, buscando uma vaga na Liga de Verão da NBA e tentando algo de lá. Ele é talentoso, inteligente e tem uma envergadura enorme, mas falta arremesso consistente e alguma agilidade.
Alguma previsão?
Eu sempre fui péssimo com os Mock Drafts, então nem fiz nesse ano. Mas esse aqui parece bem PRECISO:
It's here one day early…
MOCK DRAFT. pic.twitter.com/qpCGf1G8km
— Yaya Dubin (@JADubin5) June 21, 2017
Realmente alguém ficaria surpreso de ver o Phoenix Suns pegar mais um adolescente, que o Sacramento Kings vai pegar um cara só para trocá-lo em breve e que o Milwaukee Bucks vai selecionar alguém de braços muito longos que tem o mesmo agente do técnico Jason Kidd? O futuro está aí, pessoal.