8 ou 80 – A briga interna do Oeste

>

Marc Gasol descobre que estaria nos playoffs se estivesse no Leste

O Oeste é, pelo trocentésimo ano seguido, a conferência mais interessante e divertida da NBA. O Leste tem Cavs e Magic sobrando e com grandes chances de título, mas somando todos os times é uma conferência fraca e com times entre os oito primeiros que nem sonhariam com playoffs se estivessem do outro lado.

Atualmente a diferença entre o segundo colocado do Oeste, o Jazz, para o oitavo, o Blazers, é de apenas 4 vitórias. Do segundo para o quinto é de apenas uma! Isso quer dizer que essas últimas partidas da temporada regular vão ser uma batalha para decidir quem pega quem e quem vai ter mando de quadra nos playoffs.
O que vamos fazer nesse post é descobrir para qual confronto cada time precisa torcer, com quem cada time se deu melhor e pior durante a temporada e para quem é mais decisivo ter o mando de quadra. Sem mais enrolações porque o trabalho é grande!
Los Angeles Lakers
O time já está garantido no primeiro lugar, mas pra quem eles devem torcer para ficar com a oitava vaga? E quem é melhor pegar na semi ou na final de conferência? Nada que o Lakers tenha poder de controlar, mas é importante ficar atento.
Jazz: 2 vitórias, 1 derrota (o último jogo é hoje, em Los Angeles)
Mavs: 2 vitórias, 2 derrotas
Suns: 3 vitórias, 1 derrota
Nuggets: 1 vitória, 2 derrotas
Thunder: 3 vitórias, 1 derrota
Spurs: 2 vitórias, 1 derrota
Blazers: 1 vitória, 1 derrota
O Lakers, mesmo sobrando na classificação geral, não varreu ninguém. A série mais fácil foi a contra o Suns, com 3 a 1. Mesmo a do Thunder, que teve o mesmo placar, teve jogos difíceis e uma derrota humilhante. Apesar de não dominar, também quase não perdeu, a única série ainda negativa é a contra o Nuggets. O Denver atualmente está em quinto lugar e pegaria o Lakers em uma semi-final de conferência, péssimo para o time do Kobe.
Para a primeira rodada a coisa parece tranquila, nem Spurs e nem Blazers deram muito trabalho nessa temporada. O Spurs perdeu dois jogos de maneira exemplar depois de roubar uma vitória e o Blazers perdeu em casa naquela época em que o Lakers estava jogando sem Kobe.
Ao contrário do ano passado, o Lakers tem tido muito mais dificuldades fora de casa. Das 21 derrotas do time, 16 foram longe de LA. A liderança da conferência existe porque o Lakers é quase imbátivel no Staples Center, o que deixa o time ainda como favorito para o tri-campeonato do Oeste.
Utah Jazz
Com 32 vitórias e 12 derrotas desde janeiro, é um dos melhores times de toda a NBA nesse período, ressurgiram das cinzas depois de começar a temporada com um modesto recorde de 17 vitórias e 13 derrotas. Mas será que as vitórias vieram contra os times que eles vão pegar nos playoffs?
Lakers: 1 vitória, 2 derrotas (último jogo hoje à noite em Los Angeles)
Mavs: 2 vitórias, 1 derrota
Suns:2 vitórias, 1 derrota
Nuggets: 1 vitória, 3 derrotas
Thunder 0 vitórias, 3 derrotas
Spurs: 4 vitórias, 0 derrotas
Blazers: 4 vitórias, 0 derrotas
Seguindo o pensamento da temporada regular o Jazz precisa muito acabar em segundo lugar. E do jeito que está hoje a classificação é o melhor jeito. Na primeira rodada eles pegam o Spurs, que venceram todas as vezes! Na segunda rodada tem grandes chances de pegar o Mavs, que derrotaram 2 vezes e perderam só uma e aí só na final de conferência correriam o risco de pegar Lakers, Nuggets ou Thunder, os três times que mais trouxeram dificuldade para o time do Jerry Sloan.
O Jazz tem o assustador número de 19 vitórias e 18 derrotas fora de casa, ficar nesse limite dos 50% de aproveitamento é muito pouco para um time que quer ser campeão, mas se levar a segunda vaga no Oeste só teria que lidar com a falta de mando de quadra nas finais de conferência e se o Lakers sobreviver até lá.
Dallas Mavericks
No Leste aquela sequência de 13 vitória do Mavs significaria pular umas 40 posições na tabela, no Oeste serviu apenas para ganhar umas duas posições e não abrir distância de ninguém. Como em toda sequência de vitória tem uns chatos que vão pentelhar dizendo que no caminho só pegaram time ruim, então bora ver como o Mavs se saiu contra seus adversários de playoff.
Lakers: 2 vitórias, 2 derrotas
Jazz:1 vitória, 2 derrotas
Suns:2 vitórias, 1 derrota
Nuggets: 2 vitórias, 1 derrota
Thunder 2 vitórias, 1 derrota
Spurs: 2 vitórias, 1 derrota
Blazers: 0 vitória, 3 derrotas
A única varrida foi sofrida para o oitavo colocado Blazers, se o Portland passar o Spurs é melhor para o Mavs fugir e ficar em terceiro mesmo, por incrível que pareça pra eles parece ser melhor enfrentar o Thunder do que ver o Andre Miller marcando 52 pontos na fuça deles de novo.
O time não se destacou muito contra ninguém, mas ganhou a maioria das disputas, além do Blazers, perdeu apenas para o Nuggets, time que já eliminou o Mavs dos playoffs do ano passado. Esses números não dizem toda a verdade sobre o Mavs porque o time está no grupo dos que mudou muito durante a temporada, é outra equipe desde que chegaram Caron Butler e Brendan Haywood, a análise fica prejudicada porque vários dos confrontos foram feitos antes da troca.
O Mavs estranhamente tem quase o mesmo recorde em casa e fora: 26 vitórias e 12 derrotas em casa, 24 vitórias e 14 derrotas fora.
Phoenix Suns
Eles podem chegar a qualquer momento à segunda melhor campanha do Oeste e a terceira melhor de toda a liga e mesmo assim ninguém aposta um centavo neles. Eu não aposto e meu motivo é porque eu não acredito que eles jogam seu melhor basquete contra os melhores times, vamos ver se eu estou certo.
Lakers: 1 vitória, 3 derrotas
Jazz: 1 vitória, 2 derrotas
Mavs: 1 vitória, 2 derrotas
Nuggets: 2 vitórias, 1 derrota
Thunder 1 vitória, 1 derrota
Spurs: 1 vitória, 1 derrota
Blazers: 1 vitória, 2 derrotas
E não é que dos 7 confrontos o Suns só está vencendo um em toda a temporada? Para a sorte deles é bem contra o Nuggets, o time que eles enfrentariam na primeira rodada se a temporada regular acabasse hoje.
Com o melhor ataque (115 pontos a cada 100 posses de bola) e apenas a 24ª melhor defesa (110 pontos sofridos a cada 100 posses de bola) o Suns é o mesmo de antes e tem tudo pra morrer na praia como antes. Com 29 vitórias e apenas 9 derrotas em casa o time é, porém, um time difícil de ser batido em Phoenix, garantindo o mando de quadra talvez até passem da primeira rodada.
Denver Nuggets
Passou boa parte da temporada como segundo colocado do Oeste e para muita gente, eu inclusive, ainda é o segundo melhor time quando tem Kenyon Martin em quadra. Com a contusão do K-Mart o time ficou mais exposto na defesa, perdeu alguns jogos que não deveria ter perdido e no Oeste qualquer vacilo significa perda de várias posições.
Lakers: 2 vitórias, 1 derrota
Jazz:3 vitórias, 1 derrota
Mavs: 1 vitória, 2 derrotas
Suns: 1 vitória, 2 derrotas
Thunder 2 vitórias, 1 derrota
Spurs: 2 vitórias, 1 derrota
Blazers: 3 vitórias, 1 derrota
Até essa semana eles só tinham um recorde negativo contra o Suns, com quem tentam impôr um jogo veloz (até mais veloz do que o Suns está jogando nessa temporada) e se dão mal. Mas depois de perder para o Mavs, estão atrás no duelo contra eles também. Não dá pra esquecer que o Nowitzki destruiu com o Nuggets nesse jogo e que era o K-Mart quem deveria estar marcando o alemão.
O Nuggets tem mais time que todo mundo no Oeste e talento pra pegar o Lakers de igual pra igual numa série de 7 jogos, mas sem o K-Mart eles ficam com a defesa de garrafão muito fragilizada e isso num confronto contra Gasol, Boozer ou Nowitzki pode ser fatal.
Oklahoma City Thunder
Ver o Thunder jogar impressiona pela velocidade dos seus jovens jogadores se movimentando, parece que eles estão sempre pegando a defesa adversária desprevenida. Mas sabe que isso acontece por causa da defesa deles, não do ataque! Os Ladrões de Franquia tem apenas o 14º melhor ataque da NBA mas a 7ª melhor defesa, um feito impressionante para um time com um garrafão tão baixo.
Lakers: 1 vitória, 3 derrotas
Jazz:3 vitórias, 0 derrotas
Mavs:1 vitória, 2 derrotas
Suns:1 vitória, 1 derrota
Nuggets: 1 vitória, 2 derrotas
Spurs: 1 vitória, 3 derrotas
Blazers: 1 vitória, 1 derrotas
O Thunder é um time que daria tudo para mudar de conferência. Eles estão crescendo, estão jogando bem, assustando todo mundo, mas ainda não conseguem ter grandes resultados contra os grandes. Da zona dos playoffs tem domínio apenas sobre o Jazz, do resto perde de todo mundo. Os que deveriam ser o Sonics tem 24 vitórias e 20 derrotas contra times do Oeste e 22 vitórias e 8 derrotas contra times do Leste! Deveriam ter roubado a franquia e levado para o outro lado do país!
Com 24 vitórias e 13 derrotas em casa e 22 vitórias e 15 derrotas fora, não parece fazer muita diferença pra eles onde jogar, mas aposto que nos playoffs um time tão novo vai acabar jogando dez vezes melhor em casa. Lembram do Hornets dois anos atrás? Um monte de pivete que não conseguia jogar nada fora de casa na pós-temporada, vejo o Thunder do mesmo jeito.
San Antonio Spurs
Outro dia me convenceram que o Spurs é um time legal! Como chamar eles de previsíveis e mecânicos se na mesma semana conseguem vencer o Celtics, o Cavs e depois perder do Nets? Viva, o Spurs virou um time comum e imprevisível!
Lakers: 1 vitória, 2 derrotas
Jazz: 0 vitórias, 4 derrotas
Mavs: 1 vitória, 2 derrotas
Suns: 1 vitória, 1 derrota
Nuggets: 1 vitória, 2 derrotas
Thunder 3 vitórias, 1 derrota
Blazers: 0 vitórias, 3 derrotas
Que surra! 7 vitórias e 15 derrotas contra os futuros adversários de playoff! E 3 das 7 são contra o mesmo time, o Thunder, que por algum motivo ainda não pegou o jeito de enfrentar o Spurs. É, por mais que o Ginobili tenha sido um dos melhores jogadores de toda a liga nas últimas semanas ainda é muito pouco para o Spurs conseguir alguma coisa na pós-temporada.
Pra falar a verdade eles só estão na zona dos playoffs porque ainda são muito bons em explorar os defeitos daqueles times bem mais fracos. Sabia que o Spurs detinha até essa semana as duas maiores sequências de vitórias sobre um time na NBA? Eram 14 vitórias seguidas contra o Nets e 16 contra o Clippers, eles não dão sopa para esses timecos e garantem sua boa colocação assim. A derrota para o Nets foi uma pequena aberração mas até tem a desculpa do time estar sem Parker e sem Manu.
Portland Trail Blazers
O time teve 31 vitórias e 24 derrotas antes do All-Star Game e 15 vitórias e 6 derrotas depois, não por acaso foi nessa época que eles pegaram o Marcus Camby naquela troca com o Clippers. O Blazers entra na mesma categoria do Mavs, os números aqui até são importantes, mas não são tão confiáveis assim porque muitos dos jogos não foram contra o Blazers de hoje, com Brandon Roy recuperado de contusão e Camby como força defensiva no garrafão.
Lakers: 1 vitória, 1 derrota
Jazz:0 vitórias, 4 derrotas
Mavs: 3 vitórias, 0 derrotas
Suns: 2 vitórias, 1 derrota
Nuggets: 1 vitória, 3 derrotas
Thunder 1 vitória, 1 derrota
Spurs: 3 vitórias, 0 derrotas
Tirando aquela derrota em casa para o Lakers sem Kobe, que quebrou uma série de uns 4 anos de invencibilidade contra o Lakers em Portland, e essa lavada descomunal de 4 a 0 para o Jazz, os outros resultados estão mais do que bons para um time que está em oitavo lugar! São 11 vitórias e 10 derrotas contra esses adversários.
O Blazers tem uma média de pontos maior fora de casa do que dentro do Rose Garden, mas a defesa sofre um colapso difícil de explicar. Acho que eles tem time para passar da primeira rodada, mas pra isso precisam de duas coisas: roubar o sétimo lugar do Spurs para fugir do Lakers e torcer para o Jazz sair da segunda colocação. Contra qualquer um dos outros seis times eles tem condição de jogar de igual pra igual.
….
Claro que tudo isso são só números, nada impede e nunca impediu que nos playoffs tudo fique diferente. Tem times (Lakers!) que começam a jogar com mais vontade e concentração nos playoffs, outros mais jovens sentem a pressão, outros mais experientes sabem como roubar um jogo fora de casa. E ainda tem contusões, suspensões, muitas variáveis.
Mas não dá também para ignorar esses números, lembro sempre do caso do Warriors contra o Mavericks em 2007. Muita gente ficou surpresa de ver o oitavo colocado eliminar o primeiro, mas quem viu os jogos daquele ano viu que o Mavs não teve resposta para o estilo de jogo insano do Don Nelson em nenhuma das partidas que jogaram na temporada regular, foi um desastre anunciado.

Torcedor do Lakers e defensor de 87,4% das estatísticas.

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.