8 ou 80 – O auge dos pontuadores

>

Allen Iverson atingiu o seu topo quando já era um trintão

A lenda diz que o auge de um jogador de basquete é lá pelos seus 28, 29 anos. Mas quando será que é o auge de um pontuador? Dentre os grandes marcadores de pontos da história da NBA, quando eles atingiram sua maior marca? Para isso o Hardwood Paroxysm fez uma lista analisando os números dos 60 jogadores da história da liga que possuem média de pelo menos 20 pontos na carreira. 

O resultado indica que na média um jogador atinge o seu auge de pontuação com apenas 25.7 anos de idade e com 5.3 temporadas de experiência na NBA. O site indica algumas curiosidades interessantes da pesquisa:

LeBron James e Spencer Haywood são os únicos a terem seu melhor ano de pontuação com menos de 22 anos de idade.

– O jogador com maior variação entre sua melhor marca e a média geral é Wilt Chamberlain. Isso graças a seus 50 pontos de média em 1962, 67% maior que a média da carreira de 30 pontos por jogo.

– Apenas 8 dos 60 jogadores atingiram o seu auge após os 30 anos de idade, sendo que 6 foram depois de 1986. A preparação física começou a dar resultado desde então.

– O jogador que atingiu o seu auge mais velho foi Hakeem Olajuwon, com 27.8 pontos por jogo aos 32 anos de idade.

– Outros que atingiram o auge após os 30 são conhecidos por serem excelentes arremessadores de longa distância: Ray Allen (26ppj aos 31 anos), Mitch Richmond (25.9ppj aos 31 anos), Larry Bird (29.9ppj aos 31 anos), Alex English (29.8ppj aos 32 anos)

Allen Iverson, com seus 33 pontos de média aos 30 anos de idade em 2006, completa a lista dos balzaquianos. Ele não é um arremessador como os outros que atingiram o auge tarde, e é até consenso que ele nem vivia o melhor momento de sua carreira nessa época. Iverson é uma exceção ambulante.

– O The Answer é um dos 9 jogadores da lista de 60 a atingir o seu auge em pontuação nos anos de 2006 ou 2007. 


Toda a pesquisa, números detalhados e texto original podem ser lidos no Hardwood Paroxysm.

Não tem tanto a ver com números, mas com uma observação por cima mesmo. A maioria desses grandes pontuadores não atingiu o seu auge durante uma temporada que eles tenham sido campeões ou que tenham chegado muito perto disso. Larry Bird, por exemplo, dominou a NBA nos anos 80 para fazer mais pontos nos 90. Kobe Bryant teve seus melhores anos na pontuação quando o Lakers estava na pior. Ray Allen brilhou quando o Sonics só tinha ele para pontuar, assim como Iverson no Sixers ou mesmo Michael Jordan no Bulls do fim dos anos 80.

Claro que existem as exceções, como Hakeem Olajuwon que se sagrou campeão no ano que teve sua melhor marca, mas é pouco. O que dá para entender é que o auge da pontuação tem mais a ver com a situação do atleta do que com sua idade, especialmente depois da metade dos anos 80 quando o preparo físico manteve os atletas em forma por mais tempo. Mais novos eles estão em times ruins (por culpa do Draft) e fazem muitos pontos, depois se encontram em times mais equilibrados e diminuem um pouco os números. Os que fizeram o caminho inverso é porque já começaram a carreira em times formados, como os citados Ray Allen e Kobe Bryant.


8 ou 80 Diário

Kobe Bryant começou bem mal o ano do fim do mundo. No jogo contra o Denver Nuggets ele acertou apenas 6 dos 28 arremessos que tentou e cometeu 6 turnovers. Em todo o ano de 2011 ele não não havia tido nenhum jogo com mais desperdícios de bola do que arremessos feitos ou uma partida com mais de 20 arremessos errados.

– Nessa primeira semana de temporada Kobe é o jogador que mais tem tentado arremessos na NBA. São 22 tentados a cada 36 minutos jogados por ele. Em segundo aparece Blake Griffin (20.3), Al Jefferson (19.6), Danny Granger (18.9) e LeBron James (18.8). Curioso que LeBron James e Blake Griffin são os únicos dos 5 cestinhas da temporada presentes no Top 20 de jogadores que mais tem arremessado. Kevin Durant, Kevin Love e Carmelo Anthony tem marcado seus pontos tentando bem menos chutes que a maioria.

Kevin Love é o segundo jogador nos últimos 12 anos a conseguir começar uma temporada com 4 jogos seguidos de pelo menos 20 pontos e 12 rebotes. O outro foi um ex-Wolves, Kevin Garnett, nos seus primeiros 4 jogos com o Boston Celtics em 2007.

– Ontem Jason Kidd tentou 5 arremessos no jogo contra o Wolves, todos de 3 pontos. Até agora na temporada ele tentou 30 arremessos de quadra, 28 desses da linha de 3 pontos.

– As 5 assistências de Jimmer Fredette no jogo do Kings de ontem foi o máximo de um jogador do time até agora na temporada.

Torcedor do Lakers e defensor de 87,4% das estatísticas.

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.