Entenda o sorteio do Draft da NBA [versão 2019]

O Draft da NBA começa hoje. Mas calma, você não dormiu tempo demais, os Playoffs ainda estão rolando e a noite de gala onde jogadores jovens demais usam ternos descolados demais ainda irá demorar mais de um mês pra chegar. Mas esta terça-feira (14) nos reserva um evento importantíssimo: é hoje que saberemos a ORDEM das escolhas! Às 21h tem Draft Lottery!

Para os novatos de plantão, explico como funciona a brincadeira. Todo ano a NBA realiza o Draft, um evento onde todos os times tem a oportunidade de selecionar jovens jogadores que ainda não estão na liga, sejam eles atletas universitários ou gringos que atuam em diversas ligas do mundo.

Mas como é definida a ordem das escolhas? Quem é o primeiro a escolher que novato trazer para o mundo dos profissionais? É aí que entra o evento de hoje. O Draft Lottery é o sorteio que decide quem escolhe primeiro, quem escolhe depois, é um daqueles dias que define a vida de muita franquia. Como está hoje o universo paralelo onde o Lakers conseguiu a primeira posição há três anos para ter Karl-Anthony Towns? Não sei, mas gostaria de viver lá!

O sistema de sorteio da NBA busca beneficiar os piores times para que eles tenham, ao escolher esses jovens talentos antes dos outros, maior chance de voltar ao topo. É uma forma de igualar as coisas e tentar dar chances para todo mundo ser bom.

Mas esse lado COMUNISTA da NBA não é tão extremo ao jogar a meritocracia no lixo: o pior time da NBA não tem automaticamente a primeira escolha para selecionar os pirralhos, ao invés disso eles tem a MAIOR CHANCE de, em um sorteio, cair com essa primeira escolha e poder pegar o melhor novinho. É a charmosa pitada de sorte que faz com que o emprego e o planejamento de muitas pessoas que movem milhões de dólares seja decidido pelo puro e caótico ACASO.

nba-draft-lottery-(1)

A regra ainda mudou um pouco para essa versão 2019. Até o ano passado o time de pior campanha tinha sozinho 25% de chance de ter a primeira escolha, mas a NBA achou que isso estava incentivando times a perderem de propósito nas últimas semanas da temporada. A partir desta temporada, os três últimos colocados ganham todos 14% de chance de terem a primeira escolha.

A decisão deu certo: nesta temporada não vimos times ruins colocando times reservas nas últimas semanas para ganhar uma ou outra derrota a mais que poderia ser decisiva.


FAQ DO DRAFT LOTTERY

Por que não dar direto a primeira escolha para o pior time?
Bom, se hoje já tem time montando time ruim de propósito para simplesmente aumentar a chance de ser sorteado em primeiro, imagina o que não fariam pela CERTEZA de ter essa desejada primeira posição. O recado que a NBA: se você for ruim nós até ajudamos, mas não exagere!

Todos participam do sorteio?
Não, só estão no sorteio os 14 times que não se classificaram para os Playoffs. Os outros 16 ficam com as escolhas seguintes, com ordem baseada na campanha que cada um teve na temporada regular. Playoffs não entram na conta!

As 14 posições serão sorteadas hoje?
Não, o sorteio serve para definir apenas o Top 4. Após o sorteio para as primeiras posições, as outras, da 5 até a 14, são definidas de acordo com a ordem de classificação da temporada regular.

Como funciona o sorteio?
Cada time recebe um certo número de combinações de 4 dígitos. Os três times com o maior número de chances de ficar no topo (o time de pior campanha) recebem 140 combinações de números, o quarto recebe 125, o quinto 105 e assim até o 14º, que tem míseras 10 combinações. Depois disso, uma simples máquina daquelas que suga bolinhas de pingue-pongue decide o futuro da NBA.

BOLINHAS DE PINGUE-PONGUE?!?!?!
Pessoal, bolinhas de ping pong definem o FUTURO DA NBA:

E nós vamos poder assistir isso?
Não, o sorteio das bolinhas é fechado e conta apenas com a presença de alguns membros da NBA, uma empresa de auditoria, alguns poucos jornalistas e representantes de todos os times. Eles não podem contar o resultado do sorteio para ninguém por cerca de uma hora.

O resultado do sorteio é então enviado para um estúdio, onde o programa que vamos assistir na TV está sendo apresentado. Lá os times tem outras pessoas, que vão saber do resultado na nossa frente, para representá-los. Cada time leva quem quiser, podem ser jogadores, ex-jogadores, General Managers, filhos de managers, fãs sorteados numa promoção, qualquer coisa. Nesse ano, esses são os escolhidos:

E funciona mais ou menos assim…

Quais as chances de cada time?

A tabela abaixo tem a lista com os 14 times que vão participar do sorteio, os times que podem receber suas escolhas devido a alguma troca, a porcentagem de chance desse time conseguir ficar no Top 3 e, finalmente, a porcentagem de chance do time ganhar a PRIMEIRA escolha do Draft.

Captura de Tela 2019-05-14 às 11.22.24 AM

Torcedor do Lakers e defensor de 87,4% das estatísticas.

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro e texto do FilmRoom.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões + Vídeo ao vivo para discutir Clube do Livro e FilmRoom.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro e texto do FilmRoom.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões + Vídeo ao vivo para discutir Clube do Livro e FilmRoom.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas podem ser feitas pelo Aplicativo PicPay. Baixe, cadastre-se, busque o Bola Presa e escolha seu plano de assinaturas. Você pode pagar com cartão de crédito ou carregar sua Carteira PicPay com boleto ou depósito bancário. Depois de assinar, escreva para bolapresa@gmail.com para mais detalhes de como ter acesso ao conteúdo exclusivo.

DÚVIDAS SOBRE AS ASSINATURAS? Nos escreva: bolapresa@gmail.com

Assine já!