🔒Filtro Bola Presa #110 – Mascotes Power Ranking

O Filtro Bola Presa derradeiro da temporada 2020-21 foi publicado na semana passada, mas ele ficou tão grande que achamos que ficaria demais colocar o Mascotes Power Ranking nele. Não só as sete mil palavras do texto já estavam de bom tamanho como há muito o que ver sobre mascotes também! Não que esse tenha sido um grande ano para as pelúcias, muito pelo contrário, mas os meses acumulados renderam um material maior do que os dois ou três vídeos que estamos acostumados a publicar por edição. Bora descobrir quem levou o Power Ranking de MASCOTE DO ANO?!


Começo com uma dica de leitura antiga, mas que só caiu na minha mão há algumas semanas. A SportsIllustrated publicou, ainda em 2020, um texto sobre como os mascotes da NBA estavam lidando com a pandemia. A reportagem conta com aspas de diversos ex-mascotes e alguns atuais, embora estes permaneçam anônimos como manda a tradição da arte. O texto fala do cancelamento dos jogos e especialmente da falta de perspectiva de retorno do público, algo que realmente só foi acontecer em larga escala nos Playoffs de 2021. O clima do texto é de dúvida, mas com o otimismo de que eles “sempre dão um jeito” de manter entretendo o público. E a maioria deu mesmo, especialmente aqueles que investem pesado em redes sociais.

Nesse aspecto, ninguém superou o Coyote do San Antonio Spurs. Com os ginásios vazios, ao invés de ficar só reprisando coisas antigas o telão como uns e outros, estava o tempo inteiro soltando vídeos divertidos nas redes sociais para nos entreter entre um tuíte e outro sobre as desgraças do nosso mundo. Um exemplo é esse aqui em que ele se promove como ADVOGADO: “Patas da Jutiça”. E tudo sem vestir calças, claro, senão não seria o Coyote!

Não sei se é exatamente ele ou fã que merece pontos por isso, mas olha o COYOTE FAKE que apareceu na torcida do Spurs! Já dá pra vestir essa no próximo carnaval e conquistar todos os corações. Se bem que é como diz o próprio Coyote, não há nada como o original: “Você vs. o cara que ela diz para você não se preocupar”:

Mas talvez o grande momento do Coyote tenha sido esse PEDIDO DE CASAMENTO! O mascote foi personagem principal deste momento marcante na vida do jovem casal. Se for assim até eu quero casamento formal. Na soma de tudo, acho que podemos dar uns VINTE PONTOS para o Coyote, né?!


Uma das ações mais legais dessa temporada veio da lenda Benny The Bull! Ele se juntou ao Tommy Hawk, mascote do Chicago Blackhawks da NHL, e decidiram TROCAR DE LUGAR! Benny seria mascote em um jogo de hockey, Tommy em um jogo da NBA. Tudo inspirado, claro, pelo clássico “Operação Cupido”, com a jovem Lindsay Lohan:

Rolou até preparação para Benny agarrar lá da arquibancada o PUCK atirado pela estrela local Patrick Kane

…mas na hora não deu tãaaaao certo assim. Destaque para o BICO falso usado para Benny se travestir de Tommy:

E apesar disso ter aparecido na aula, Benny se confundiu com o fato do hockey ter DOIS intervalos e três tempos!

Do outro lado o aprendizado não foi fácil também. Tommy demorou para descobrir que pipoca não é feita para comer, mas para CELEBRAR! Mas ele se dedicou na montagem da quadra (embora não seja tão divertido quanto dirigir o nivelador de gelo)…

Na hora DA VERDADE ele usou a pipoca direitinho! E logo depois se aposentou da NBA cobrando pensão do Adam Silver:

Se o Benny não merece os seus VINTE E CINCO PONTOS por isso, ninguém merece!


Vou dar 10 pontinhos também para o CAMPEÃO DA NBA Bango, do Milwaukee Bucks. Ele não aceitou ser feito de trouxa por Robin Lopez e terminou a relação com ele ao vivo, em rede nacional! Depois de uma temporada em que fizeram as pazes e se tornaram amigos, RoLo saiu do time rumo ao Washington Wizards. Bango não aceitou ser deixado para trás…


Uma parte importante do trabalho de um mascote é a atenção e cuidado com quem visita o ginásio. Veja o caso do Jazz Bear, que se preparou com todo o carinho para receber o Thomas Blakey, produtor de conteúdo para o San Antonio Spurs, para os jogos da Summer League de Salt Lake City. Teve plaquinha dizendo “Coyote mandou avisar que você precisa tirar a tampa da lente”, outra com “reservado para alunos de Duke” (Blakey se formou na rival Carolina do Norte), um quadro comparativo apontando a falta de cabelo do rapaz e uma outra placa dizendo “se você solta muito pum, fique aqui”. Por fim, o mascote até ENCEROU a careca do pobre Thomas. É SOBRE ISSO! DEZ PONTOS PRA ELE!


Eu não sei EXATAMENTE o que o Burnie tentou aqui nesse intervalo de jogo do Miami Heat, mas dou 5 pontos para ele pelo esforço e originalidade, duas coisas que são louváveis mas que nunca resolvem nada sozinhas:


A gente sabe que os negócios de mascote estão ficando sérios quando as empresas aparecem despejando dinheiro em cima. Pois nessa temporada o Gorilla do Phoenix Suns se tornou o primeiro mascote a ter patrocínio para tênis, roupas e acessórios. Agora o Gorila só usa peças da Guest List, uma empresa de moda baseada em Phoenix. DEZ PONTOS pra ele!


Ainda não sei quantos pontos dar para esse mascote, afinal nos conhecemos há tão pouco tempo e eu simplesmente não saquei qual é o seu apelo. Sou velho demais para Mavrello Ballovic? A história é BIZARRA: o Dallas Mavericks passou dias e mais dias dando teasers de que iria apresentar algo novo. O dia chegou e eles nos presentearam com um novo mascote que não é um mascote. Segundo eles contam, essa bola bizarra com barba, dente de ouro e dedo de espuma é um dos donos originais do Mavs, um dos fundadores do time em 1980 que acidentalmente se trancou debaixo do ginásio em 1988, saindo só agora para brigar com Mark Cuban pelo posto de dono real da franquia. Ok…

Aqui a sua história completa: “Mavrello nasceu em 1932 e logo se tornou um fã de basquete. Ele fez fortuna com uma empresa de borracha chamada Ballovic Rubber e decidiu ir para Dallas perseguir o sonho americano. E ele o alcançou! Mavrello cofundou o Dallas Mavericks em 1980. Seu sucesso o fez tentar muitos outros negócios, mas eles foram ignorados pelo público. Mavrello não soube lidar com a rejeição e se isolou em um bunker debaixo do ginásio. Ele ficou preso lá e só recentemente conseguiu escapar. Mavrello agora que desafiar Mark Cuban e ganhar de volta o controle do seu time”.

A rotina do Mavrello nas redes sociais envolve interagir com os jogadores do Mavs…

…fazer reposts de feitos dos jogadores da franquia e postar eventuais conversas com Cuban, como essa aqui onde eme conta que vendeu os dados pessoais do dono do time como uma NFT:

Parece que a ideia é ~conversar com a Geração Z~ e ter um personagem virtual que pode aparecer em qualquer mídia e qualquer rede. É Cuban querendo sua Lu da Magalu, em resumo. O problema, claro, é que parece que ninguém se importa com mascotes que não exibam um traço sequer de PELÚCIA. Quer saber? Acho que vou dar 5 pontinhos só pra não dizer que não estou de mente aberta. Mas duvido que Mavrello reapareça no nosso Power Ranking tão cedo…


Quem leva 15 pontos de uma vez só é nosso amigo Clutch, mascote do Houston Rockets. Olha só o SHOW que ele dá nos arremessos! E isso que tem a mão peluda, visão prejudicada, não está em forma (nosso gordinho favorito!) e tinha a pressão de dezenas de crianças ao seu redor. E ainda fez questão de terminar com uma piada pastelão, para honrar a categoria. Que performance!


Para finalizar quero dar mais 15 pontos…  NEGATIVOS! Eles vão para o senhor Chuck The Condor, mascote do LA Clippers. Adoro o esforço dele de ser o único mascote nas duas grandes metrópoles americanas, e também adoro a Hannah Cormier, divertida host dos jogos do time. Mas isso aqui é só muito, mas muito perturbador. Como já disse no Twitter, gosto de 99% das coisas feitas por mascotes. Esse é o 1%:


RESULTADO FINAL DO MASCOTES POWER RANKING

RANKING
Coyote – 55 (Campeão!)
Bango – 32,5
Benny – 30
Gorilla e Clutch – 20
Jazz Bear – 10
Franklin – 7,5
Hugo, Boomer e Rumble – 5
Burnie e Mavrello – 5
Chuck – -15

Torcedor do Lakers e defensor de 87,4% das estatísticas.

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.