O que está em jogo

Faltam cerca de 10 dias para o fim da temporada regular da NBA. Isso quer dizer que alguns times já tem sua posição definida para a pós-temporada, uma porrada de equipes já estão oficialmente eliminadas e outras até estão descansando seus melhores jogadores para perder em nome do Draft. No meio disso tudo, porém, existem duelos que podem decidir quem pega quem nos Playoffs. Analisaremos aqui a quantas anda as disputas mais importantes desse fim de temporada regular.

O TOPO DO OESTE

O San Antonio Spurs chegou a liderar a conferência há pouco tempo, mas a alegria dos anti-Warriors não durou muito tempo. Mesmo sem Kevin Durant, o atual bi-campeão do Oeste embalou uma sequência absurda de vitórias desde que… bem, desde que Klay Thompson deu um autógrafo numa torradeira:

Klay

A foto já está velha e o Warriors está com 11 vitórias seguidas, sendo uma contra o próprio Spurs. Embora o time texano tenha a vantagem em caso de empate, o Warriors já está com 3 vitórias de frente. Os 5 jogos que restam para o Warriors são contra mamatas do tipo Wolves, Suns, Pelicans e Lakers. O único time que eles enfrentam que realmente deve jogar sério e completo é o Utah Jazz. Mesmo se descansar uma galera o Warriors não perde o primeiro lugar. Legal vai ser ver o retorno de Kevin Durant, que pode voltar para ganhar ritmo antes da pós-temporada.

Palpite Bola Presa: essa é fácil, Warriors em 1º


MANDO DE QUADRA NA PRIMEIRA RODADA

O Los Angeles Clippers e o Utah Jazz estão praticamente confirmados na posição 4 e 5 do Oeste, definindo assim um confronto entre eles logo na primeira rodada do mata-mata. A briga agora é pra ver quem vai ter mando de quadra.

O Jazz é um freguês do Clippers, tendo vencido apenas dois dos últimos VINTE duelos entre as equipes. Jogar mais partidas em casa nos Playoffs parece ser uma chance de pelo menos tentar mudar isso. Atualmente a equipe está com MEIO JOGO de vantagem sobre o Clippers: o time de LA tem um jogo a mais e uma derrota a mais.

A vida do Clippers não é das mais simples, mas também não é de perder a cabeça. São três jogos em casa (Mavs, Rockets e Kings) e só um fora, contra o Spurs. O Mavs tem jogado pra valer mesmo já não tendo chances de classificação, então não dá pra vacilar. Spurs e Rockets serão jogos difíceis, mas James Harden poderá ser poupado por sua lesão no punho. O Jazz terá vida dura porque enfrenta o Portland Trail Blazers DUAS vezes –uma em casa e uma fora– que briga pela última vaga do Oeste. E eles fecham o ano contra Warriors e Spurs, só não sabemos se a versão completa ou a versão James McAdoo e David Bertans.

Pelas projeções da ESPN.com, o Jazz tem 53% de chance de bater o Clippers se for o 4º colocado, mas só 43% se ficar em 5º e não tiver mando de quadra. Manter essa magra vantagem pode valer bastante.

Palpite Bola Presa: acho que rola empate, portanto Clippers em 4º


A CHANCE DE PERDER DO WARRIORS NA PRIMEIRA RODADA

Pra gente, Nuggets e Blazers competem para ver quem perde do Warriors no começo dos Playoffs, mas para os jogadores que estão lá vivendo disso é uma questão de honra se classificar e ao menos VER NO QUE DÁ. Especialmente para o Blazers, não ir para a pós-temporada seria uma vergonha depois de tanta expectativa.

O Blazers venceu o jogo mais importante do mês ao bater o próprio Nuggets, em casa, no REVENGE GAME de Jusuf Nurkic. Serviu para consolidar o time de Damian Lillard na oitava colocação e ainda garantir a vantagem em caso de empate. Hoje o Blazers tem duas vitórias de frente sobre o Nuggets e só uma tragédia os tira da pós-temporada. Ou será que não?

Não vai ser fácil: o Blazers perdeu o citado Nurkic com uma lesão no joelho, e o pivô era a principal razão para o time ter embalado desde a parada do All-Star Weekend. Com ele o time ganhou mais um pontuador e até uma inesperada presença defensiva que pega seus rebotes. Sem o pivô, tendo que confiar até demais em Ed David e Meyers Leonard, o Blazers enfrentará duas vezes o Utah Jazz e duas vezes o Minnesota Timberwolves. O Jazz, como citamos acima, precisa ganhar desesperadamente, e o Wolves não descansa ninguém e nem coloca caras ruins em quadra, Tom Thibodeau não deixa. Eles ainda fecham a temporada contra Spurs e Pelicans.

O mesmo Pelicans, que só joga para tentar ver no que dá misturar semi-jogadores de NBA com Anthony Davis e DeMarcus Cousins, ainda enfrenta DUAS VEZES o Nuggets. O time de Nikola Jokic também tem jornada dupla contra o OKC Thunder, que está na batalha para fazer Russell Westbrook terminar a temporada com média de triple-double. Não sei ao certo ainda se isso ajuda ou atrapalha o Nuggets. Jogos contra Rockets e Mavericks fecham a temporada. Um detalhe cruel: dos 6 jogos restantes, só dois deles (Pelicans e Thunder) serão em casa =/

Se o Nuggets vencer os dois duelos em casa e arrancar duas vitórias nos quatro jogos fora, ainda precisará torcer para o Blazers perder metade da meia dúzia de jogos que irá fazer. Combinação difícil.

Palpite Bola Presa: o Blazers leva sua enorme folha salarial para os Playoffs


QUEM VENCE A CONFERÊNCIA LESTE?

Aqui o duelo é legal porque não só define o mando de quadra em uma possível final de conferência, mas também pelo lado simbólico de finalmente levarmos a sério o Boston Celtics como legítimo candidato ao título. Se uma equipe tem um All-Star que faz 30 pontos por jogo e acaba uma temporada de OITENTA E DOIS jogos em primeiro da sua conferência, o que mais eles precisam fazer?

Talvez falte vencer o maior jogo da temporada até agora. Com apenas meio jogo de vantagem sobre o Cleveland Cavaliers, o Celtics irá receber LeBron James em Boston nesta próxima quarta-feira. Se o Cavs vencer, deve não só assumir o primeiro lugar, como ficar com o desempate, já que lidera a série da temporada por 2 a 1. Se o Celtics abrir frente, não deve ter problemas em se firmar no topo ao fechar os últimos jogos contra o pior time da temporada (o Brooklyn Nets), o pior time na zona de Playoffs na atualidade (Atlanta Hawks) e um provavelmente-recém-eliminado Charlotte Hornets. Desafio mesmo pode ser o Milwaukee Bucks na última rodada.

O Cleveland Cavaliers, além do confronto direto, tem jogos contra dois fregueses de carteirinha e um nêmesis: eles pegam Magic, Hawks (duas vezes!) e Raptors, todos de quem já enjoaram de bater nos últimos anos. Mas também pegam o Miami Heat, que precisa vencer e que já derrotou LeBron e cia. duas vezes nesta temporada.

Palpite Bola Presa: o Celtics vence o Cavs na quarta e fica no topo da conferência


FUGIR OU NÃO FUGIR

Temos uma batalha bem interessante entre o Toronto Raptors, que de repente é uma defesa espetacular que não perde, e o Washington Wizards, que deu uma pequena esfriada e foi muito mal em sua viagem para a Costa Oeste. A disputa é legal porque, afinal, é melhor ficar em terceiro ou quarto lugar?

Se você está pensando em evitar o Cleveland Cavaliers enquanto for possível, seja para torcer para uma eliminação deles ou para o Kyle Lowry melhorar seu físico pós-lesão, em que posição você deve ficar? Com a indefinição da posição do Cavs em relação do Celtics, só na última rodada você vai saber mesmo quando deve cruzar com o cara que ganha o Leste desde 2011 todo santo ano. E será que o Wizards está torcendo para cruzar com o ODIADO Celtics para mais um “funeral game” com todos os jogadores usando preto ao chegar no ginásio?

Por outro lado, uma coisa ajuda a tomar a decisão: quem ficar em terceiro pode pegar o Atlanta Hawks, que está jogando um basquete HORRIPILANTE. Mas nem isso é certeza no Leste: eles estão tão mal que ainda dá tempo deles serem ultrapassados pelo Chicago Bulls, que de repente começou a ganhar jogos desde que Dwyane Wade deixou o time. Esse finalzinho do Leste é o CAOS! Mas já chegaremos lá, antes, esta disputa BREGA entre dinossauros e magos:

O Wizards, além de pegar o NY Knicks, tem QUATRO jogos contra times que brigam pela oitava posição do Leste: Heat (duas vezes), Hornets e Pistons. Estes dois últimos não devem ter muita chance, mas ainda existe o risco de um jogo complicado. Só os jogos contra Hornets e Heat –um deles– são em casa. Já o Raptors joga QUATRO dos últimos CINCO jogos fora do Canadá: curiosamente eles também enfrentam Hornets, Heat, Pistons e Knicks. O jogo diferente é contra o Cavs. Funhé.

Palpite Bola Presa: com vantagem de um jogo e o desempate, o Raptors deve ficar em 3º


O CAOS

O Bucks deslanchou e abriu vantagem, o Hawks cai pelas tabelas, o Bulls está ganhando bastante, o Heat segue sua ascensão e o Pacers tem Paul George carregando o time nas costas para tentar salvar sua reputação. Atrás deles, Hornets e Pistons, times de Playoff no ano passado, creem nas famigeradas ~chances matemáticas~ para seguir jogando.

East

Embora o Hawks esteja ainda numa aparentemente confortável sexta colocação, o time só tem duas vitórias de frente sobre o nono e não está jogando N-A-D-A há algumas semanas. Depois de SETE derrotas seguidas eles se salvaram com vitórias quase que obrigatórias contra Suns e Sixers, mas ontem já estavam perdendo para o NETS de novo. Eles fecham a temporada enfrentando Celtics, Cavs (duas vezes!), Hornets e Pacers. Não ficaria surpreso se saíssem dessa com apenas uma vitória.

O Bulls, por outro lado, venceu seus últimos quatro jogos e tem o final de temporada mais fácil do planeta, como lembramos em um podcast: Knicks, Sixers, Nets, Magic e Nets de novo. São três jogos contra times que QUEREM perder e dois contra a pior equipe da temporada. O Bulls pode muito bem pular para a sexta colocação do Leste depois dessa temporada caótica!

O Heat está jogando muito bem, falamos disso há pouco tempo, mas este fim de temporada não vai ser fácil. Será, basicamente, uma sequência de jogos contra o topo do Leste: dois jogos contra o Wizards, um contra o Cavs e um contra um adversário direto, o Hornets. Se eles ao menos tivessem Dion Waiters

O Pacers precisa sobreviver a dois jogos difíceis contra Raptors e Bucks (os dois em casa, pelo menos) para depois pegar as mamatas Magic e Sixers (fora!) antes de tentar fechar a classificação contra o Atlanta Hawks, em Indianápolis. O time está empatado com o Heat e tem um calendário mais fácil, é hora de esquecer as SEIS derrotas nos últimos SETE jogos e só lembrar que o time jogou bem na prorrogação dupla contra o Cavs.

Por fim, o Hornets ainda tem chance, mas passar por Wizards, Heat, Celtics, Bucks e Hawks nas últimas rodadas não será nada fácil. E ainda precisam contar com tropeços de ao menos dois times, já que estão em DÉCIMO. O lado positivo? Nos últimos jogos eles bateram Raptors e Thunder FORA DE CASA e o Nuggets, um dos melhores ataques da liga.

Palpite Bola Presa: o Bulls deve garantir a posição, com Pacers em e Heat em


QUEM QUER PERDER?

A luta pelo tanking também está acirrada!

No Leste, Knicks (29 vitórias), Sixers (28) e Magic (27) estão se matando para ver quem “descansa mais veteranos” a ponto de ser o segundo pior time da conferência atrás do Nets, que por acaso é obrigado a dar sua escolha para o atua LÍDER do Leste. No Oeste, o LA Lakers inventou de ganhar dois MALDITOS jogos na última semana e passou o Phoenix Suns! Os dois times têm 22 vitórias, mas o Lakers fica na frente (ou atrás, depende o lado para onde estão correndo) no desempate.

São sete times brigando por aumentar suas chances na Draft Lottery, onde derrotas estratégicas podem significar um aumento considerável na porcentagem de chance de ter uma melhor escolha no já badalado Draft 2017. O caso mais dramático é o do Lakers, que será obrigado a mandar sua seleção para o Philadelphia 76ers se não ficar entre os três primeiros colocados no sorteio: se a temporada acabasse hoje, o time teria a terceira pior campanha e, portanto, estaria no limite da sorte para manter sua escolha.

Palpite Bola Presa: o Suns não ganha mais jogo nessa temporada nem se o Devin Booker marcar 82 pontos

Tank

 

Torcedor do Lakers e defensor de 87,4% das estatísticas.

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.