Confesso que não sei bem o que dizer sobre o Jogo 2 entre Cleveland Cavaliers e Boston Celtics. A gente sabia que o Cavs poderia ser muito melhor do que o que mostraram ao longo da temporada regular, sabia que LeBron James vinha fazendo sua melhor pós-temporada, ao menos em números, da carreira e que o Boston Celtics estava na história como um dos piores primeiros colocados da história da Conferência Leste (em total de vitórias, saldo de pontos, etc.). Tudo bem, tudo isso era de conhecimento geral, mas OLHA ISSO:
O primeiro tempo acabou com vantagem de QUARENTA E UM PONTOS. Em Boston. Isaiah Thomas acabou o jogo com DOIS PONTOS, os dois em lances-livres. É impensável e inaceitável um time sofrer uma derrota assim nessa altura do campeonato, especialmente após já ter sido surrado monstruosamente no Jogo 1. Não há análise tática a ser feita de um jogo assim, o Celtics estava inseguro, entregue, lento, envergonhado e só rezando para a partida acabar. Enquanto isso olha com o LeBron tava desconfortável…
?Tip toe, thru the tulips ? pic.twitter.com/AP9hJvcqmh
— BBALLBREAKDOWN (@bballbreakdown) May 20, 2017
Aliás, falando em confiança, existe lance mais desmoralizante do que o Chasedown-Block-Do-LeBron™?
LeBron James turns on the boosters for the chasedown block! #NBABreakdown pic.twitter.com/tTUGM70sXG
— NBA (@NBA) May 20, 2017
Se algo valeu a pena nessa partida foi acompanhar o Twitter, que se dividiu em fazer piadas, reverenciar LeBron James, dar risada do Boston Celtics e apontar em como esses Playoffs não estão lá muito disputados. Vamos então aos melhores momentos da partida!
RECORDES E MAIS RECORDES
A conta do ESPN Stats & Info teve trabalho compilando tudo o que rolou na partida de ontem:
Foi a maior vantagem no placar no intervalo NA HISTÓRIA DOS PLAYOFFS!
The @cavs 41-point lead is the largest halftime lead in NBA postseason history
— ESPN Stats & Info (@ESPNStatsInfo) May 20, 2017
O que nos lembra uma obviedade que fica engraçada quando a gente pensa assim: o Celtics poderia ter começado o segundo tempo em uma sequência de 40-0 e ainda assim estaria perdendo! Novamente, ÓBVIO, mas aproveite quando você pode escrever essa frase.
Celtics could open the second half on a 40-0 run and still be losing
— Tom Haberstroh (@tomhaberstroh) May 20, 2017
Mas não é impossível, já vimos uma virada parecida em um jogo bem famoso:
— NBA on ESPN (@ESPNNBA) May 20, 2017
Não à toa quem, como eu, assistiu ao jogo na reprise ficou se questionando se valeria a pena ver ao segundo tempo:
Assistindo com atraso. Estou no intervalo. Existe alguma razão para assistir ao segundo tempo? NOTA: Já aceitei LeBron como meu senhor e salvador
Watching on delay. I'm at halftime. Is there any reason to watch the 2nd half?
NOTE: I have already accepted LeBron as my lord and savior.
— Tom Ziller (@teamziller) May 20, 2017
Voltando aos recordes, essa derrota foi a pior de toda a história por um time classificado em primeiro lugar na história dos Playoffs:
The Celtics' 44-point loss is the largest margin of defeat for a No. 1 seed in NBA playoff history.
— ESPN Stats & Info (@ESPNStatsInfo) May 20, 2017
E foi o maior saldo de pontos de LeBron James em qualquer jogo da sua vida, seja em temporada regular ou Playoffs. Assustadores +46 em 32 minutos de jogo. Ainda não me conformo que ele conseguiu 30 pontos, 7 assistências e 4 roubos em só 32 minutos! Ah, com esses 4 roubos ele se tornou o segundo maior ladrão de bolas da história dos Playoffs, tirando o lugar de Michael Jordan e ficando atrás apenas de Scottie Pippen:
LeBron James finished +46, the highest +/- in any game in his career (regular season or playoffs)
— ESPN Stats & Info (@ESPNStatsInfo) May 20, 2017
With his 4th steal, LeBron James has passed Michael Jordan for the 2nd-most in NBA playoff history
— ESPN Stats & Info (@ESPNStatsInfo) May 20, 2017
POBRE CONFERÊNCIA LESTE
Nosso amigo Fábio Balassiano fez uma boa indagação ontem:
vamos a um exercício de imaginação aqui. Se LeBron jogasse em qualquer outro dos 14 times do Leste, quantos chegariam à final da nba?
— Fábio Balassiano (@balanacesta) May 20, 2017
Pense que aqui a questão é dupla. Não só LeBron James estaria elevando outro time a um patamar espetacular como o Cleveland Cavaliers se tornaria um time mais comum e a conferência ficaria aberta. De verdade, até o New York Knicks pode virar um candidato ao título da conferência com o King James por lá. Ele tem jogado tudo isso mesmo e o Leste tem falhado há alguns anos em revelar times espetaculares.
LeBron vs. Eastern Conference pic.twitter.com/szTp9Uxz3w
— CBS Sports (@CBSSports) May 20, 2017
Até o Moondog, mascote do Cavs, tirou uma com a cara do Celtics na festa que eles fizeram no ginásio em Cleveland para assistir ao jogo no telão. Pensando bem, essa foto é um melhor resumo do jogo do que jamais poderíamos fazer aqui.
Game 2 @cavs Watch Party photos. I think this says everything… https://t.co/jhQGD5jwF4 pic.twitter.com/6ydLTzn6Vm
— Moondog (@CavsMoondog) May 20, 2017
Para quem é fã de flow charts, este aqui explica se você tem chance de chegar a uma final da NBA:
All the people who thought the Celtics/wizards were a legitimate threat in the east forgot the simple math equation of the NBA pic.twitter.com/D3onBQxIPt
— WizDaddy (@WizKayy) May 20, 2017
O engraçado é que o Boston Celtics não é um time ruim, muito longe disso. Ele tem mais falhas (e mais derrotas para outros bons times) do que nos acostumamos a ver em times que lideram sua conferência, mas é uma equipe bem treinada, com talentos em diversas posições e um elenco grande, com diversas opções em muitas posições, isso sem contar um ótimo técnico em Brad Stevens. O Washington Wizards também é bom, assim como o Toronto Raptors tem diversas qualidades. A minha pergunta é: o quanto desse domínio é que o Leste é ruim, o quanto é que este Cleveland Cavaliers é um time muito acima da média para qualquer época?
Na dúvida, porém, poderíamos ter deixado o Wizards jogar o segundo tempo ontem só pra ver se eles teriam mais chance né?
Do the Wizards get to tag in for the second half and try their luck?
— Zach Harper (@talkhoops) May 20, 2017
Mas falando sério, acho que é um pouco dos dois. O Cavs conseguiu colocar o elenco que mais combina com LeBron James, um dos melhores jogadores de todos os tempos, em toda sua carreira. É uma combinação que, ao longo da história, sempre foi sinônimo de dominância no basquete. Junte-se a isso o fato de que nos últimos anos o Leste tem revelado vários bons times, mas todos eles têm falhado naquele próximo e difícil passo de realmente se tornar um candidato ao título. São basicamente três anos contando os mesmos defeitos do Raptors, por exemplo. O Indiana Pacers, o time que mais fez o Miami Heat de LeBron suar, desmontou de uma hora para a outra. O Chicago Bulls se perdeu em lesões e, depois, em conflitos internos. O Atlanta Hawks jogou em nível altíssimo por uma única temporada, depois só deu passos para trás.
O Boston Celtics só é o próximo da lista. A sua reconstrução tem sido eficiente e veloz até, mas ainda não terminou. Além de todos os ativos e jovens jogadores que a equipe possui, o time ainda ganhou na loteria em trocas improváveis por Jae Crowder e Isaiah Thomas e conseguiu atrair Al Horford como Free Agent. Chegaram ao pontos que os outros chegaram –apanhar de LeBron– precisam mostrar se vão ser os primeiros a conseguir vencê-lo.
De qualquer forma, não tem sido legal para a NBA a quantidade de pessoas discutindo se estes são os Playoffs mais sem graça dos últimos tempos. Justamente depois de uma das temporadas regulares mais legais da HISTÓRIA. Torcemos para que, daqui um mês, a gente lembre disso apenas como o preço de uma final inesquecível. Até lá…
Hello Darkness my old friend… pic.twitter.com/jkpyvEZopa
— Zach Harper (@talkhoops) May 20, 2017