>Wild Wild West

>

Quem disse que a boca é tua, rapá?

Você sabe quando um time está bom das pernas quando ele lidera o Oeste. Liderar o Leste não é fácil, claro, mas lá não tem o mesmo valor; pra vocês terem uma idéia, o Houston do nosso glorioso Danilo está em décimo no Oeste, e no Leste eles estariam com a quarta melhor campanha, atrás de Boston, Detroit, Orlando e empatados com o Toronto. Sem contar que no Leste você só enfrenta times como Dallas, Spurs, Suns, Hornets e cia. duas vez por temporada, os do Oeste se pegam quatro.

Então com isso sabemos que o Hornets tá com moral! Líder do Oeste, 16 vitórias nos últimos 18 jogos e vitórias bem folgadas. Mas como o Lakers sabe bem, no Oeste de hoje em dia você é líder num dia e duas derrotas depois você já está em sexto. Com esse embolamento todo na conferência, o leitor Eduardo Ferreira sugeriu que eu falasse sobre essa muvuca que está a briga para playoffs.

Hoje são 10 times que aparecem nessa briga: New Orleans, Phoenix, Dallas, Denver, San Antonio, LA Lakers, Portland, Golden State, Utah e Houston. Coloquei na ordem da tabela mesmo, e pra ver como o bicho tá pegando, o Hornets está apenas 6 jogos na frente do Houston. Considerando que a cada semana os times jogam uns 3 jogos, daqui a duas semanas o Hornets pode ser décimo e o Houston pode alcançar as posições mais altas. Claro que o mais provável é que isso não aconteça, pelo menos não tão drasticamente, mas é uma possibilidade. No Leste, por outro lado, a diferença entre o primeiro colocado, Boston, e o décimo, Chicago, é de 17 vitórias.

Agora fica uma dúvida: quanto disso é realmente verdade? Será que os playoffs vão ser disputados assim em todas as séries? Será que Dallas, San Antonio e Phoenix ainda são os times a serem batidos? Ou os três só estão pegando leve porque é temporada regular?

A resposta para a terceira pergunta só será descoberta mais pro final da temporada. Se de repente os três times arrancarem para trocentas vitórias seguidas e roubarem os três primeiros lugares, é porque antes estavam pegando leve, se não, é porque estão embolados com todo mundo mesmo como a classificação indica.
Para as outras perguntas resolvi procurar a resposta nos números, decidi ver como esses dez times do Oeste estão se saindo uns contra os outros. Porque afinal, um time pode conseguir um recorde razoável batendo todo mundo no Leste e as porcarias do Oeste e na hora de pegar quem interessa, pode amarelar, muita gente diz que o Suns é assim. Para tirar as dúvidas e os mitos, vamos ver os números:

New Orleans Hornets (30-12)
Jogos contra os outros 9 oponentes: 17
Vitórias: 10
Derrotas: 7
Em casa: 4-2
Fora de casa: 6-5
58,8% de aproveitamento

Das 12 derrotas do time, 7 foram contra as forças do Oeste, sinal de que perdem pouco para os concorrentes fracos e fazem sua parte quando têm que fazer. Com a vitória esmagadora sobre o Spurs, o Hornets se tornou o único time a ter mais vitórias que derrotas nos jogos fora de casa. Não é à toa que é o líder.

Phoenix Suns (32-13)
Jogos contra os outros 9 oponentes: 13
Vitórias: 5
Derrotas: 8
Em casa: 2-3
Fora de casa: 3-5
38,5% de aproveitamento

A lenda se confirma. O Suns tem muita dificuldade em ter bons resultados contra os outros grandes times do Oeste. Contra o Leste foram apenas duas derrotas, no geral é o segundo melhor time da conferência, mas na hora de jogar com quem importa eles ainda precisam de três vitórias para conseguir os 50% de aproveitamento. Precisam abrir o olho pra não morrer de novo na praia.
Como lado bom da estatística, o Suns é o time que menos jogou em casa contra os outro 9 oponentes do Oeste.

Dallas Mavericks (31-13)
Jogos contra os outros 9 oponentes: 17
Vitórias: 12
Derrotas: 5
Em casa: 8-1
Fora de casa: 3-4
70,5% de aproveitamento

Esses números mostram exatamente o que queremos dizer quando falamos que o Dallas não tá nem aí pra temporada regular. Volta e meia eles perdem um jogo, não estão disparados na liderança da divisão e muito menos da conferência, mas na hora que interessa eles vão lá e ganham. Tá aí um time que eu aposto que vai crescer nos playoffs.

Denver Nuggets (26-18)
Jogos contra os outros 9 oponentes: 18
Vitórias: 7
Derrotas: 11
Em casa: 5-4
Fora de casa: 2-7
38,8% de aproveitamento

Um caso parecido com o do Suns. Volta e meia eles dão espetáculo e você acha que o time é pra valer e que esse é o ano deles. Mas os espetáculos são contra Bobcats, Bucks, Sonics e coisas do tipo. Na hora dos jogos importantes eles simplesmente não são a mesma coisa, é o típico time que é bom demais pra ficar fora dos playoffs mas ruim demais pra lutar por título.

Precisam pelo menos voltar a dominar os jogos em casa como faziam há duas temporadas atrás.

San Antonio Spurs (28-14)
Jogos contra os outros 9 oponentes: 18
Vitórias: 9
Derrotas: 9
Em casa: 8-2
Fora de casa: 1-7
50% de aproveitamento

Por essa eu não esperava. Nem antes da temporada e nem agora, tinha a impressão que o Spurs estava melhor contra os grandes do que realmente estão. Tudo bem que pelo menos umas três derrotas foram naquela fase cheia de contusões, mas mesmo assim isso não é típico do Spurs.
Será que estão guardando pros playoffs, sofreram com as contusões, ou simplesmente não conseguem ganhar títulos em sequência?

Detalhe que tanto Houston quanto o Golden State venceram o Spurs duas vezes e nenhum nunca teve grande fama de sempre vencer o Spurs.
Mas o que chama a atenção mesmo é o aproveitamento fora de casa, a única vitória foi contra o Hornets no comecinho da temporada. E é por números como esse que eu acho que, se é que o Spurs está se guardando, eles vão deixar de se guardar bem antes de começar os playoffs, pra conseguir garantir mando de quadra.

Los Angeles Lakers (27-16)
Jogos contra os outros 9 oponentes: 19
Vitórias: 11
Derrotas: 8
Em casa: 6-3
Fora de casa: 5-5
57,8% de aproveitamento

Como torcedor do Lakers, foi um prazer fazer esses números. O time realmente estava jogando bem demais e esse era o ano pro Lakers ter mando de quadra nos playoffs e ir bem longe. Mas a contusão do Bynum ferrou com tudo. Antes da contusão o recorde era de 11-4, depois da contusão é de 1-3. A única vitória foi contra o Denver, que é freguês do Lakers com três derrotas em três jogos. Agora resta para o Lakers se manter na luta até o Bynum voltar, aí arranjar uma vaga ns playoffs e lá, mesmo sem mando de quadra, voltar a jogar bem como há algumas semanas.

Portland Trail Blazers (27-18)
Jogos contra os outros 9 oponentes: 19
Vitórias: 10
Derrotas: 9
Em casa: 8-1
Fora de casa: 2-8
52,2% de aproveitamento

Para o Blazers não faz diferença se os times são do topo do Oeste ou não, não importa se os times são fracos, do Leste ou de Marte. O que importa pra eles é jogar em casa ou não. Praticamente todas as derrotas dessas 9 contra os nove times fortes do Oeste foram fora de casa, e quase todas as vitórias, com pouquíssimas exceções, foram em casa. Como são metade dos jogos em casa e metade fora, esse quase 50% de aproveitamente deve continuar.

Utah Jazz (27-18)
Jogos contra os outros 9 oponentes: 19
Vitórias: 9
Derrotas: 10
Em casa: 7-1
Fora de casa: 2-9
47,3% de aproveitamento

Isso é assustador. Se o Blazers parece se importar com isso, para o Jazz é quase uma religião. O Houston faz grande parte das exceções, já que foi o time do Yao e do Danilo que conseguiu a façanha de vencer o Jazz em Salt Lake City e ontem conseguiu ser, junto com o Golden State, os únicos times desses 9 a perderem pra eles em casa. Outra curiosidade é que tanto a vitória sobre o Warriors quanto a derrota em casa para o Houston foram nos dois primeiros jogos da temporada.

Golden State Warriors (26-18)
Jogos contra os outros 9 oponentes: 14
Vitórias: 6
Derrotas: 8
Em casa: 4-3
Fora de casa: 2-5
42,8% de aproveitamento

Aí, outro time que depende bastante de seu mando de quadra. Foram 3 derrotas em casa mas duas delas na primeira semana, quando Stephen Jackson estava suspenso. Desde que Captain Jack voltou ao time, eles tem um dos melhores recordes da NBA e só perderam em casa para o Hornets. Quanto às vitórias fora de casa, foram só duas, mas pelo menos foram recentes, contra Denver e Houston. Talvez seja um sinal de evolução.

Houston Rockets (24-21)
Jogos contra os outros 9 oponentes: 19
Vitórias: 8
Derrotas: 11
Em casa: 4-7
Fora de casa: 4-4
42,1% de aproveitamento

O Houston tem um ótimo recorde fora de casa com 50% de aproveitamento, isso contra grandes times é impressionante. Mas as sete derrotas dentro de casa machucam demais! Também é importante dizer que a maioria das vitórias veio no começo muito bom do Houston na temporada, ultimamente eles vêm jogando bem mal. Se o Houston tivesse um aproveitamento inverso em casa, com sete vitórias e quatro derrotas, estaria agora com um recorde de 27 vitórias e 18 derrotas, dentro dos oito classificados.

A briga pelas vagas no Oeste tem tudo pra ser uma das coisas mais legais dos últimos anos na NBA, pelo menos dentro da temporada regular. São 10 times muito parelhos, com números de vitórias e derrotas parecidos e que penam muito para ganhar um do outro. Mas o que eu acho que os times estão mais preocupados, afinal técnico nenhum é bobo e já tem esses números em mão, é não só classificar, mas classificar bem, com mando de quadra. Dos recordes fora de casa entre esses 10 times, apenas o Hornets tem mais vitórias que derrotas, e Lakers e Houston são os únicos com mesmo número de triunfos e fracassos, ou seja, quanto menos se jogar fora de casa, melhor! Essa segunda metade da temporada vai ser uma disputa diária pra conseguir mando de quadra nos playoffs. Vamos ficar de olho!

Aqui, o ranking final de aproveitamento, em porcentagem, nos confrontos entre os 10 melhores times do Oeste:

  1. Dallas, 70,5
  2. New Orleans, 58,8
  3. LA Lakers, 57,8
  4. Portland, 52,6
  5. San Antonio, 50
  6. Utah, 47,3
  7. Golden State, 42,8
  8. Houston, 42,1
  9. Denver, 38,8
  10. Phoenix, 38,5

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.