Bem amigos ASSINANTES do Bola Presa, o Filtro está oficialmente de volta. Na semana passada fizemos um apanhado sobre a offseason e a pré-temporada, mas agora a coisa é pra valer. Temos jogadas de Trapalhões pra valer, recordes inúteis pra valer, decisões fashions questionáveis em jogos de verdade e mascotes usando toda sua criatividade em partidas que têm algum valor. Bora lá começar a acompanhar as histórias mais tolas do ano?
LIÇÃO DE VIDA DA SEMANA
Aposentado do basquete há uns bons anos, Ray Allen segue nas quadras de basquete. Mas seu papel agora é ficar na beira da quadra do quintal vendo os filhos se enfrentando em desafios de arremessos. Do lado de fora ele analisa o comportamento de cada um dos pequenos, fala do valor da frustração no aprendizado das crianças e incentiva os filhos a seguirem competindo mesmo após as derrotas:
A teaching moment brought to you by Ray Allen aka dad…. this one is for the parents who think kids should be given what they want and get a participation medal just for playing… learn to lose and get better pic.twitter.com/h2oYfelDQ0
— ᴍᴇɢʜᴀɴ ᴍᴄᴘᴇᴀᴋ (@meghanmcpeak) July 23, 2019
PITIS DA SEMANA
Não sei se a gíria é usada no Brasil inteiro, mas aqui em São Paulo um piti é um ataque de nervos nem sempre de maneira justificada e muitas vezes ridículo. Nesta semana tivemos D’Angelo Russell perdendo a cabeça e basicamente IMPLORANDO para ser expulso e não continuar em quadra passando humilhação ao lado dos seus companheiros de time:
DLo just wanted to go home and … who could blame him pic.twitter.com/lNO3Lj0PYF
— Yahoo Sports (@YahooSports) October 27, 2019
Mas não foi melhor que o técnico Erik Spoelstra ATRAVESSANDO A QUADRA enquanto o jogo corria para pedir um tempo aos árbitros. E o melhor é que o seu time perdeu a bola antes dele conseguir a atenção dos juízes e ele precisou jogar um FROGGER da vida real no meio do contra-ataque do Milwaukee Bucks:
Erik Spoelstra running across the floor👀 pic.twitter.com/9iZWGklXNG
— Off the Glass (@otgbasketball) October 26, 2019
DICAS DE LEITURA
- O New York Times fala sobre a história de Maya Moore, estrela da WNBA que deixou o basquete com apenas 30 anos, no auge de uma carreira vitoriosa, para se dedicar à família, à religião e à reforma do sistema judiciário americano.
- A NBA.com conta sobre como Gregg Popovich fazia questionários para motivar os atletas da seleção americana durante a Copa do Mundo. Por um acerto sobre a TABELA PERIÓDICA Brook Lopez chegou a ganhar um CARRO… de brinquedo.
- A Jackie McMullan fala na ESPN sobre como as constantes mudanças de humor de Kyrie Irving estão assustando membros do Brooklyn Nets que passaram anos refazendo a tal da CULTURA do time.
- Na SportsIllustrated conhecemos a incrível história da Red Panda, a famosa “Chinesinha dos Pratos” que encanta os intervalos dos jogos da NBA após anos de treinamento pesado com o pai.
TROLLAGEM DA SEMANA
O Minnesota Timberwolves botou o estagiário pra ralar no Photoshop só pra garantir a piada. Antes da partida contra o Brooklyn Nets em Nova York, a primeira do time em casa na temporada, o Bleacher Report publicou no Twitter que “uma nova era” começava naquele dia, com uma foto de Kyrie Irving estilizada num muro do bairro. Pois o Wolves foi por cima e colocou a cara de Josh Okogie após a vitória na prorrogação:
A new era began in Brooklyn tonight 👑 https://t.co/Mhp1PHeLjB pic.twitter.com/F8jrxE3QK0
— Minnesota Timberwolves (@Timberwolves) October 24, 2019
Não podemos esquecer do SOCIAL MEDIA do Sacramento Kings, que ignorou a má fase, as três derrotas para começar o ano e usou o meme do CIRILO para dizer que o time ainda podia vencer 79 jogos na temporada:
Okay, hear us out… pic.twitter.com/6zwasIIniE
— Sacramento Kings (@SacramentoKings) October 27, 2019
Bom, perderam o jogo seguinte também. Agora o máximo de vitórias que eles podem alcançar é 78…
FERNANDA MONTENEGRO DA SEMANA
Damian Lillard participou daqueles clássicos comerciais da ESPN na redação do SportsCenter. Aqui ele usa sua capacidade de ser decisivo para conseguir mandar aquele e-mail urgente nos segundos finais:
Se saiu melhor na firma do que na quadra, onde seu arremesso para o empate no último segundo contra o San Antonio Spurs caprichosamente rodou em todos os cantos do aro antes de ir para fora. Melhor uso da super câmera lenta na primeira semana da temporada:
Quase que Lillard recriava o lançamento de Kawhi no jogo 7 contra os Sixers! pic.twitter.com/eqBA7AWHKx
— NBA Portugal (@nbaportugalcom) October 29, 2019
FOTO DA SEMANA
Os jogadores do Cleveland Cavaliers deram para John Beilein a bola do jogo e um banho de água gelada após a primeira vitória do treinador de 66 anos na NBA. Bela imagem:
Look at someone the way @JohnBeilein looks at the game ball from his first NBA win 😢♥ pic.twitter.com/5mULzO3Agn
— Cleveland Cavaliers (@cavs) October 27, 2019
O primeiro jogo do Cleveland Cavaliers em casa foi cheio de homenagens também a Fred McLeod, narrador dos jogos do time que morreu durante a offseason. Muitos foram para o ginásio com uma gravata que homenageava o amigo e Kevin Love a usou até durante o aquecimento. Anderson Varejão também esteve presente no ginásio e prestou sua homenagem!
Kevin Love wearing tie to honor Fred McLeod.#Cavs pic.twitter.com/ce15OsehNB
— Tom Withers (@twithersAP) October 26, 2019
Outra bonita homenagem aconteceu em Minneapolis, onde os jogadores do Wolves dedicaram a vitória sobre o Charlotte Hornets ao técnico Ryan Saunders, filho do ex-técnico e presidente do time Flip Saunders, que tinha morrido há exatos quatro anos:
Ontem completou 4 anos que Flip Saunders, pai de Ryan Saunders, atual treinador do Timberwolves, faleceu.
Flip treinou o Wolves por 11 anos.Por isso, Karl Anthony-Towns deixou claro que a intenção do time era vencer por Ryan e sua família.
Nós traduzimos pra vocês!
Respect 🙏 pic.twitter.com/f3j1mxothm
— 4theWin (@_4thewin) October 26, 2019
CASAL DA SEMANA
Poderia ser a gente mas você não ajuda:
☠️☠️☠️☠️☠️ pic.twitter.com/6pCADGjZMV
— J.E. Skeets (@jeskeets) October 25, 2019
Poderia ser a gente, mas você não é o Kristaps Porzingis finalizando uma ponte aérea:
— NBA GIFZ 🏀 (@NBAGifz) October 24, 2019
RECORDES DA SEMANA
O LA Lakers perdeu a Batalha de Los Angeles para o LA Clippers na estreia da temporada, mas saiu de quadra com um novo recordista, o jogador que estreou com mais pontos pelo Lakers na HISTÓRIA da franquia. Não estamos falando de Anthony Davis, mas de Danny Green, que marcou 28 pontos e superou as estreias de Kareem Abdul-Jabbar (27) e LeBron James (26):
Danny Green has 28 points so far tonight, the most in a player's Lakers debut in franchise history.
The previous mark of 27 was set by Kareem Abdul-Jabbar in 1975. h/t @EliasSports
LeBron James had 26 in his Lakers debut last season. pic.twitter.com/CJEzbPHLBh
— ESPN Stats & Info (@ESPNStatsInfo) October 23, 2019
A título de curiosidade fui atrás de outras estreias de jogadores famosos pelo Lakers. Dwight Howard estreou em 2012 com 19 pontos; Pau Gasol fez 24 pontos em sua estreia em 2008; Shaquille O’Neal marcou 23 em 1996 e Kobe Bryant estreou ainda adolescente com ZERO no mesmo ano.
A estreia especificamente de Anthony Davis teve um recorde esquisito: suas 17 jogadas de post-up, aqueles lances de costas para a cesta, foram um recorde de toda sua carreira:
Your eyes weren't deceiving you. Anthony Davis registered 17 post-up plays last night, per NBA/Synergy tracking. That's a career-high for the 8-year pro.
— Tom Haberstroh (@tomhaberstroh) October 23, 2019
Em Houston, na estreia do Rockets contra o Milwaukee Bucks, dois dos times que mais chutam de 3 pontos na NBA não decepcionaram: foram NOVENTA E QUATRO bolas disparadas de longa distância! Isso dá um arremesso de longe a cada 30,6 segundos. E quer mais insanidade? O jogo teve 189 arremessos no total, então METADE dos chutes do jogo foram de 3 pontos.
Bucks and Rockets combined to take 94 3s tonight. That’s one per 30.6 seconds of gameplay.
— Kirk Goldsberry (@kirkgoldsberry) October 25, 2019
Mais do que só a vontade de atirar a bola de muito longe, o Houston Rockets mostrou nessa partida uma vontade de voltar a ser veloz. O time que já foi um dos mais rápidos da NBA adotou um estilo de jogo mais lento nos últimos anos e agora tenta voltar ao topo com Russell Westbrook. Na estreia as posses de bola do time duraram, em média, 12 segundos. É mais rápido que o time mais rápido da temporada passada, o OKC Thunder do próprio Westbrook, que tinha 13 segundos de marca:
Houston averaged 12 seconds per possession last night. For context:
Last year, OKC played at the league's fastest pace at just a little under 13 seconds, while the Rockets were bottom-10 at a little under 15.
Last year, Houston's fastest game was 12.8.https://t.co/rfXlYFTYsS pic.twitter.com/AD3NuP7jmI
— Positive Residual (@presidual) October 25, 2019
Famoso pelo seu estilo que pregava posses de bola de “sete segundos ou menos” no Phoenix Suns dos anos 2000, o técnico Mike D’Antoni agora quer ainda mais velocidade: “Six seconds or less, baby”, disse em entrevista.
Por entrar em quadra em 2019-20, Vince Carter se tornou o PRIMEIRO JOGADOR DA HISTÓRIA a atuar por 22 temporadas diferentes da NBA. E o vovô quase mandou a bola da vitória do Atlanta Hawks sobre o Philadelphia 76ers nesta segunda…
Congrats to @mrvincecarter15 of the @ATLHawks… no one has played more seasons in @NBAHistory! #TrueToAtlanta pic.twitter.com/FRsLEstNzZ
— NBA (@NBA) October 24, 2019
Ainda no Hawks, Trae Young se tornou o primeiro jogador da NBA a começar uma temporada com ao menos 38 pontos, 9 assistências e 7 rebotes em seus dois primeiros jogos. Foi o bastante para ganhar aplausos do amigo, rival e parceiro de troca Luka Doncic:
Trae Young is the first player in NBA history to total at least 38 points, nine assists and seven rebounds in each of his team’s first two games of the season.
— Hawks PR (@HawksPR) October 27, 2019
go off @TheTraeYoung 🔥🔥🔥🤷🏼♂️
— Luka Doncic (@luka7doncic) October 27, 2019
SUSTO DA SEMANA
Os incêndios da Califórnia são tão famosos quanto preocupantes, e LeBron James viveu agora o lado ruim de morar em Los Angeles. No meio da noite ele precisou sair de casa e rodar pela cidade para encontrar um lugar para a família ficar:
Man these LA 🔥 aren’t no joke. Had to emergency evacuate my house and I’ve been driving around with my family trying to get rooms. No luck so far! 🤦🏾♂️
— LeBron James (@KingJames) October 28, 2019
Finally found a place to accommodate us! Crazy night man!
— LeBron James (@KingJames) October 28, 2019
I 🙏🏾 for all the families in the area that could be affected by these 🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥 now! Pretty please get to safety ASAP
— LeBron James (@KingJames) October 28, 2019
ASTRONOMIA DA SEMANA
Este último domingo foi especial para os esportes americanos: foi apenas a 21ª vez na HISTÓRIA que tivemos jogos de NBA, NFL, MLB e NHL acontecendo no MESMO DIA! Lá eles chamam esse raro dia de Equinócio do Esporte. Algo raro já que algumas ligas se coincidem por pouco tempo no ano e nem todos os esportes tem partidas todos os dias como a NBA.
The #SportsEquinox is upon us, and there is a A LOT happening today!
Is today the best sports day of the year? pic.twitter.com/Wfyri0GyOG
— NBC Sports (@NBCSports) October 27, 2019
FOFOCA DA SEMANA
Descobri apenas nessa semana um submundo da NBA que talvez já seja conhecido pelos torcedores do Utah Jazz e do Boston Celtics há muito mais tempo: o culto de ÓDIO a Robyn Hayward, a esposa de Gordon Hayward. Primeiro vi a repercussão de uma frase de Hayward, que disse que TOMAVA BRONCA da mulher quando tirava sonecas ao longo do dia:
Gordon Hayward says he tries to take naps as much as he can… "I get yelled at for taking naps though"
— John Karalis 🇬🇷 (@RedsArmy_John) October 18, 2019
Fuçando mais descobri vídeos como esse aqui e outras histórias que dizem que Robyn não dá bronca em Gordon só pelas sonecas, mas especialmente pelo tempo que ele gasta jogando videogame. Depois vi que a própria Robyn postou no Instagram um vídeo em que se defende como ótima esposa. Ela diz que não está sempre pedindo para ele sair do videogame e que a prova disso é que ela encheu a sala de jogos do marido com comidinhas e uma pequena geladeira:
E ontem mesmo ela postou um RESMUNGO sobre um dia longo, semana longa, compromissos, bebê doente e contas, e finalizou dizendo que “a temporada de basquete definitivamente voltou”. Ela odeia a profissão do ESPOSO, coitado:
Robyn Hayward truly hates her 100+ million dollar life lmao pic.twitter.com/sx5G4paOva
— it's me, pete dodd, from the internet (@atPeteDodd) October 28, 2019
COMÉDIA PASTELÃO DA SEMANA
E aí Donovan Mitchell, como foi sua primeira semana no trabalho?
Donovan Mitchell jumps out of bound and steps on a spectator in the 1st row. pic.twitter.com/WVmK9ppbgw
— The Render (@TheRenderNBA) October 26, 2019
— Rob Perez (@WorldWideWob) October 27, 2019
JOGADA BOLA PRESA DA SEMANA
O que a gente faz quando a Jogada Bola Presa da Semana já é a favorita para Jogada Bola Presa DO ANO? A sequência de James Harden jogando a bola no chão, ela voltando na cara dele e a reação inconformada de Josh Hart é algo que nem o melhor diretor de cinema conseguiria reproduzir:
😂😂😂😂😂😂 pic.twitter.com/CujaOB8qBo
— Keith Smith (@KeithSmithNBA) October 27, 2019
Perguntado se a bolada no queixo (risos) doeu, Harden disse que a barba amorteceu o impacto:
James Harden, on the ball he bounced and hit his own face at the end of the 2nd quarter:
Reporter: “Did it hurt?”
Harden: “It hit the beard, so I had protection.”
— Stefano Fusaro (@FusaroESPN) October 27, 2019
Tem Jogada Bola Presa que dá certo também, tipo esse SNAP de futebol americano do Joel Embiid para o Ben Simmons:
hut hut hike pic.twitter.com/xCBySochuk
— Rob Perez (@WorldWideWob) October 28, 2019
E no mesmo jogo tivemos Trae Young errando um lance-livre decisivo mas depois apontando para a cabeça para tentar nos convencer de que tinha sido de propósito. Aham…
TRAE TAPPING HIS TEMPLE LIKE HE REALLY MISSED ON PURPOSE 😂pic.twitter.com/XZObF5JQeh
— Dunk Bait (@DunkBait) October 29, 2019
PIADA PRONTA DA SEMANA
O pivô Tacko Fall enfrentou o protocolo de concussão nesta semana: o jogador de 2,26m BATEU A CABEÇA NO TETO do centro de treinamento do Boston Celtics. Claro.
#UCF product Tacko Fall in concussion protocol after hitting his head on the ceiling at the #Celtics practice facilityhttps://t.co/tcUERasNoh
— Daren Stoltzfus (@DarenStoltzfus) October 25, 2019
CRISE INFINITA
A primeira semana da temporada da NBA foi marcada por protestos pró-Hong Kong nas arquibancadas da liga. Enquanto times e jogadores só querem fugir do assunto impossível de ser vencido, a torcida aparece para se posicionar contra o governo chinês. Teve protesto no jogo do Houston Rockets de Daryl Morey…
More protesters at halftime. pic.twitter.com/oY8TojltvV
— Jonathan Feigen (@Jonathan_Feigen) October 25, 2019
…teve esse discreto apoio no Staples Center no jogo entre Clippers e Lakers…
Anyone else see this guy showing his support for #hongkong in the front row of the #Lakers be #Clippers game? Looked like they were tryna block it from the camera pic.twitter.com/MhUzoaLSt2
— Decline (@Declinetc) October 23, 2019
…e ainda um simpático garoto que LUDIBRIOU E CONFUNDIU o câmera que achou que só ia mostrar mais um garotinho dançando as coreografias do Fortnite:
the best clip to start the NBA season is this kid baiting the broadcast into flashing a "Fight for freedom stand with Hong Kong" sign on TV and then the cameraman pans away pic.twitter.com/B30ubY63CX
— Rod Breslau (@Slasher) October 23, 2019
SEMANA DE MODA DA NBA
Chris Paul apareceu para seu primeiro jogo de volta em Houston desde a troca para o OKC Thunder com um terno curiosamente VERDE demais. Como mostra o Pérolas da NBA, ele não foi o primeiro jogador a imitar o trágico Véio da Havan:
Jogadores da nba imitando o veio da havan
a thread⬇ pic.twitter.com/NSqxou0ICn— Pérolas da NBA 🇧🇷 (@PerolasdaNBA) October 28, 2019
No mesmo jogo, Russell Westbrook foi enfrentar seu ex-time como se estivesse fantasiado para um festival de música onde ele não conhece nenhuma banda mas quer tirar fotos legais para o Instagram:
Russell Westbrook has no sense of irony so I have no idea what to make of this outfit. pic.twitter.com/yemmSlGa3Z
— Nathaniel Friedman (@freedarko) October 28, 2019
Outra escolha ousada foi a da namorada de Luka Doncic, que usou um cinto com as estatísticas do primeiro ano do parceiro na NBA:
Essa é Ana, primeira dama, namorida de Luka Doncic
sim, o look dela hoje tem um cinto com as stats do Doncic em seu ano de ROY pic.twitter.com/4oRZpuSlLE
— Café Belgrado (@ocafebelgrado) October 27, 2019
Em Toronto, o Raptors fez sua NOITE RETRÔ com direito a uniforme e quadra no estilo anos 1990, com o dinossauro no peito dos jogadores e no centro da quadra:
This is exactly how a Toronto #Raptors game should look like… it just feels right.
Screencaps of tonight's throwback uniforms and court. pic.twitter.com/uCdMrGixqx
— Chris Creamer – SportsLogos.Net (@sportslogosnet) October 29, 2019
E na torcida do OKC Thunder já vimos um torcedor celebrando a grande aquisição do time na última offseason, as Draft Picks:
Thunder fan ready for the future 😅
(via pjdonatucci/IG) pic.twitter.com/JNDgz4ySyb
— Bleacher Report NBA (@BR_NBA) October 26, 2019
Mas nem tudo são flores e glamour no mundo fashion da NBA. Nesta offseason a NBA e a Nike decidiram BANIR da liga aquela faixinha ninja que tanto virou moda na temporada passada, especialmente no Philadelphia 76ers de Joel Embiid, Jimmy Butler e Mike Scott. A faixa até acabou sendo adotada por Neymar, parça de Butler, nos seus jogos pelo PSG. Dizem que a NBA considerou que a faixa “não tem uma aparência profissional”, o que é irônico já que na mesma semana da decisão o tenista Rafael Nadal ganhava seu 20º Grand Slam lá mesmo em Nova York usando sua já clássica faixa na testa:
According to @mikescott, @Nike and @NBA have banned the ninja-style tied headbands that became so popular last year. According to Scott, Nike said they appeared “unprofessional”. 🏀 Bad move IMO, as players and fans loved this new style #NBA pic.twitter.com/PCJic2n446
— "Crazy" Jay Larrananga (@ZakBagu) September 7, 2019
E devo dizer que Montrezl Harrell perdeu alguns pontos de ESTILO ao ficar sem sua faixa. Agora parece que ele tem um machucado na cabeça:
MASCOTES POWER RANKING
O GERENTE ESTÁ MALUCO! Primeira semana com o dobro de prêmios! Apenas nesta semana! Aproveite! Não compre carro hoje! São dois vencedores de 10 pontos e dois vencedores de 5 pontos no nosso concurso anual de pelúcias. Os primeiros 10 pontos da semana vão para o clássico Benny The Bull, que FICOU AZUL para poder participar de uma apresentação do Blue Man Group na abertura da temporada do Chicago Bulls:
You can’t throw popcorn into the crowd with the @bluemangroup…and not also be blue 😂
Right, @bennythebull?! pic.twitter.com/zg02Y2laUi
— Chicago Bulls (@chicagobulls) October 27, 2019
The Blue Man Group de visita en la casa de los Bulls y Benny the Bull #YodeportesChicago #Bulls @bluemangroup pic.twitter.com/wyd2KUgQZn
— Yodeportes (@Yodeportescom) October 27, 2019
Quem também recebe 10 pontos é Rocky, o mascote do Denver Nuggets que subiu na escada mais alta do mundo só para levantar o menor sinal de “façam barulho” do mundo:
@nuggets pic.twitter.com/e64bunCEb5
— Rob Perez (@WorldWideWob) October 26, 2019
O primeiro dos DOIS PACOTES de 5 pontos da semana vai para o Blaze, mascote do Portland Trail Blazers que resolveu refazer, melhorar e SALVAR aquele perturbador trailer do filme Cats:
Hello, we fixed the Cats trailer. pic.twitter.com/Cq7La3COF1
— Portland Trail Blazers (@trailblazers) August 5, 2019
Depois para Clutch, o mascote do Houston Rockets que resolveu se inspirar no ensaio de Chris Paul para a Sports Illustrated. Já viram um mascote NU E SENSUAL? Agora é a hora:
BEAR naked. #espn #BodyIssue pic.twitter.com/lVxpPLsXtN
— Clutch the Bear (@clutchthebear) September 5, 2019
RANKING
Benny e Rocky – 10
Clutch e Blaze – 5