Bem amigos assinantes, mais um Filtro Bola Presa no ar! Nesta semana temos técnico se comunicando por imagens de ex-atletas, Monocelha recordista, jogadores fantasiados de Coringa, briga de pivôs, apelidos gerados por computador e muito mais!
PLAQUINHA DA SEMANA
Alguém viu isso no jogo do Brooklyn Nets contra o Houston Rockets e não ficou terrivelmente confuso?!
Kenny Atkinson holding the no Dennis Scott sign pic.twitter.com/BfXugCHOLZ
— GoatWorldSports (@GoatWorldSport1) November 2, 2019
A explicação de Kenny Atkinson é que esse foi um jeito bem humorado de abordar o problema de comunicação defensiva nos finais das partidas. Segundo ele, é uma questão que atinge o elenco desde a temporada passada e que custou algumas vitórias. Ele não explicou o significado específico da placa, mas dá pra deduzir: o pobre jogador na placa é o ex-jogador Dennis Scott, cujo apelido é 3D. Dá pra ler a placa então como “No-3-D” ou “Defesa para evitar arremessos de 3 pontos”.
FANTASIAS DA SEMANA
Todo ano a mesma coisa: semana de Halloween e os jogadores da NBA desfilam por corredores de ginásios ou festas regadas a muito gatorade caras e bem trabalhadas fantasias. Começamos com Dwight Howard, que encontrou uma maneira de voltar a ter chance de ir para o All-Star Game: acabar com metade dos jogadores da NBA…
Dwight is dressed as Thanos for Halloween 😂
(via @DwightHoward) pic.twitter.com/a6JMQ5ROqG
— Bleacher Report (@BleacherReport) October 28, 2019
Já John Wall, que não vai jogar nesta temporada por lesão, resolveu mostrar que está ao menos saudável o bastante para dançar. Enquanto está vestido de Coringa Enfermeira, claro:
When Teach Me How To Dougie comes on, clear the dance floor for John Wall 🔥
(via kayla_jasmin_/IG) pic.twitter.com/bM1WXGY58G
— Hoop District (@HoopDistrictDC) October 29, 2019
Companheiro de Wall, Bradley Beal TAMBÉM SE VESTIU DE CORINGA. Aliás, Karl-Anthony Towns e Spencer Dinwiddie também não foram lá tão criativos assim:
i cant stop thinking about bradley beal’s joker costume pic.twitter.com/Ks12JjzXs6
— whitney medworth (@its_whitney) October 29, 2019
A lição no Washington Wizards foi bem dada, e Rui Hachimura uniu uma fantasia clássica de esqueleto com uma camiseta do Washington Nationals, campeão do ano no beisebol, segundo título da cidade no ano após o troféu da WNBA pelo Washington Mystics.
Rui arriving in a Halloween costume AND his @Nationals jersey! 😂👻 #BeatHouston | @rui_8mura pic.twitter.com/X2zTyzEfsk
— Washington Wizards (@WashWizards) October 30, 2019
Na Philadelphia, um torcedor apareceu vestido da cabeça aos pés como o novato Matisse Thybulle, herói CULT da Twitter e desde já um dos líderes da NBA em roubos por jogo:
He pulled up to the game in a full Matisse Thybulle uniform 😂
(via @sixers)pic.twitter.com/YSA4FpRk7h
— Bleacher Report (@BleacherReport) October 30, 2019
Fã assumido do Halloween, LeBron James foi lá no poço da nostalgia buscar uma fantasia de Eduardo Mãos de Tesoura, ou LeDward Scissorhands, como ele se chamou no Instagram:
LeBron James is LeDward Scissorhands#halloween2019 pic.twitter.com/PjWpeppLgn
— Ballislife.com (@Ballislife) October 31, 2019
O campeão da semana, porém, foi a versão Lego de JJ Redick. Simplesmente impecável!
Lego JJ Redick 🥰#Halloween2019 #NbaTipopic.twitter.com/WYPL8Jd2Qp
— Marco A. Munno (@MarcoAMunno) November 1, 2019
Se querem mais, essa galeria do HoopsHype ainda traz Isaiah Thomas como Oompa Loompa, Steph Curry de Buzz Lightyear, Patrick Patterson de Professor Aloprado, Andrew Wiggins de faraó e muito mais cenas que você não quer ver. Só não tem a foto desse cara aqui que, talvez sem querer, tenha ido a um jogo do Lakers vestido de Anthony Davis dos pobres:
Rest Anthony Davis and play this guy pic.twitter.com/agE8TCKwZc
— Lakers Empire (@LakersEmpire) October 30, 2019
BOA AÇÃO DA SEMANA
Depois de assinar um contrato colossal de 180 milhões por 5 anos com o Philadelphia 76ers, Tobias Harris decidiu que era hora de dar um pouco dessa grana toda para a comunidade. Ele doou UM MILHÃO de dólares para nove diferentes instituições (seis delas na própria Philadelphia) focadas em educação em regiões periféricas:
"We have to empower our city and kids, young kids who look up to us as athletes."
Tobias Harris is donating $1 million to assist underserved communities in Philly 👏
(📍@DoveMenCare) pic.twitter.com/qdZvYMWgLY
— ESPN (@espn) October 24, 2019
Do outro lado dos EUA, LeBron James levou um food truck para distribuir tacos para os bombeiros que lutavam contra os incêndios florestais que atingem a Califórnia. Como dissemos no Filtro da semana passada, o jogador foi um dos que precisou deixar sua casa por causa da fumaça que tomou conta de partes da cidade:
Bron sent a taco truck to feed the first responders fighting the Getty fire: "It’s an amazing job what they do and their commitment with what’s going on right now,” per @mcten pic.twitter.com/UIPBo3Wnr4
— Bleacher Report (@BleacherReport) October 29, 2019
E claro que LeBron James também liderou os gritos de “Taco Tuesday” durante a vitória do Los Angeles Lakers sobre o Memphis Grizzlies. O time dá tacos de graça para todos os torcedores quando o adversário marca menos de 111 pontos:
Lakers’ LeBron James leads the “Taco! Tuesday!” chants at Staples Center during garbage time vs. Grizzlies pic.twitter.com/SZn7IURFoE
— Ben Golliver (@BenGolliver) October 30, 2019
APELIDO DA SEMANA
O Utah Jazz foi publicar um vídeo de Bojan Bogdanovic no YouTube mas foi vítima do AUTOCORRECT: ao invés de chamar o croata de “the croatian“, saiu “the creation“. Todo mundo gostou e agora o ala é A Criação! Já que não levamos os apelidos tão a sério hoje em dia, que a inteligência artificial faça o trabalho pra gente.
All in favor of the nickname "The Creation" for Bojan Bogdanovic? I will also accept "The Croatian Creation"
(from @Reddit_Jazz) pic.twitter.com/Z4xqut0X0s
— Andy Larsen (@andyblarsen) October 29, 2019
Aliás, estatística essencial sobre The Creation: ele já deu três tocos nessa temporada. Parece pouco? É o TRIPLO do que ele conseguiu na temporada passada com o Indiana Pacers: 3 a 1.
MÚSICA DA SEMANA
Estou muito envergonhado de só descobrir isso agora, mas antes tarde do que nunca. Vocês sabiam que em 1994 foi lançado o álbum B-Ball’s Best Kept Secret contendo simplesmente dezesseis faixas de hip hop cantadas exclusivamente por jogadores da NBA?!
Tem Gary Payton, JR Rider, Dennis Scott, Jason Kidd, Shaquille O’Neal e até dueto entre Dana Barros e Cedric Ceballos!
No YouTube tem tudo para quem gosta daquelas músicas que gritam “ANOS 90” a cada batida!
TRETA ANTIGA DA SEMANA
Lembram quando o Derek Fisher começou a namorar com a ex-mulher do Matt Barnes e este foi até a casa do antigo companheiro de time pra tirar satisfação? Aparentemente já são águas passadas e eles se dão bem, mas o também ex-jogador e encrenqueiro profissional Stephen Jackson fez questão de deixar claro que nunca vai receber Fisher no seu podcast. “Quem vai ser a próxima vítima?”, disse. E ainda sobrou para Tony Parker, parceiro de Jackson no San Antonio Spurs que também já foi acusado de ficar com a mulher de um companheiro de time:
Stephen Jackson is STILL not messing with Derek Fisher and Tony Parker 😂 *NSFW*https://t.co/tzZ1L0N7fp
— Dunk Bait (@DunkBait) October 25, 2019
E como vocês cansaram de ver em todos os lugares, teve treta nova também. Karl-Anthony Towns saiu no soco com Joel Embiid e Ben Simmons apareceu para separar os dois com… uma GRAVATA! A cena ainda teve árbitro fugindo da briga, Mike Scott rindo, Al Horford olhando tudo de longe e muito mais.
Enquete: quem é você na briga?
a) árbitro que tenta parar a treta, desiste e aí anda pra trás
b) Teague tentando parar Embiid sem perceber que ele já tava de boas rachando o bico
c) Mike Scott rindo com Embiid, meio constrangido mas querendo agradar o amigo
d) Embiid socando o ar https://t.co/yfEFT3l0DE— Bola Presa (@bolapresa) October 31, 2019
A quinta série ainda seguiu nas redes sociais. Embiid cutucou primeiro e disse que é dono de parte da cabeça do rival, Towns respondeu ironizando a frase de que o camaronês “criado com leões”. O pivô do Sixers ainda foi nos comentários para ter a última palavra. Cadê a diretora da escola nessas horas?!
Great team win!!! I was raised around lions and a cat pulled on me tonight lmao.. Got his mama giving middle fingers left and right. That’s some SERIOUS REAL ESTATE #FightNight #IAintNoBitch pic.twitter.com/MWc9p0jy7u
— Joel “Do a 180” Embiid??? (@JoelEmbiid) October 31, 2019
I aIN’t nO BiTcH
RaiSeD ARoUnD LiOnS
🧢🧢🧢🧢🧢🧢
🤡🤡🤡🤡🤡🤡#BitchTalk pic.twitter.com/5ujFmRXh9Q— Karl-Anthony Towns (@KarlTowns) October 31, 2019
O mais engraçado disso tudo é que os dois já não se bicam desde a temporada passada e ambos garantiram que nada ia acontecer nesse duelo. Embiid tinha prometido que não ia brincar de trash talk. Towns disse logo antes do jogo que não comentaria sobre picuinha de adversário porque “não estava nessa vida para fazer dinheiro para a imprensa”. Horas depois ele estava lá dando likes, views e cliques para todos nós!
DICAS DE LEITURA
- O Cainã Lima traduziu o bonito (e triste) texto que o Ricky Rubio fez sobre sua carreira na NBA e a relação com sua mãe e o técnico Flip Saunders, duas vítimas do câncer.
- O The Athletic fala sobre Landry Shamet e como desde os 9 anos de idade o ala do LA Clippers fala e age como um adulto.
- A Lexi Pandell fez um texto ligeiramente apressado mas já relevante sobre como a mudança de Oakland para San Francisco mexeu com a identidade do Golden State Warriors.
- Acha que tem pouco conteúdo sobre NBA na internet? Saca só essa análise detalhada sobre as tomadas de decisão de Justin Holiday dentro de quadra. Todo assunto é assunto.
NOSTALGIA DA SEMANA
Não sei se eu quero saber a razão que levou Steve Nash a jogar basquete de terno e gravata em Venice Beach. Tem coisa que fica mais charmosa no mistério:
Steve Nash hooping at Venice Beach in a full suit and tie 👔
(via evan_naka/IG) pic.twitter.com/hq4fd42T3c
— Bleacher Report (@BleacherReport) October 29, 2019
Parceiro e amigo pessoal do canadense, Dirk Nowitzki também foi notícia nesta semana ao virar NOME DE RUA em Dallas. A Dirk Nowitzki Way passa ao lado do ginásio do Mavericks e o veterano ficou emocionado na cerimônia que celebrou a mudança:
Dirk gets emotional unveiling Nowitzki Way: ‘This is about my relationship with this city’
MORE📲: https://t.co/fHGqZpqXmW
📽️: @BenjaminMack / @dallasnewsphoto #MFFL pic.twitter.com/r9RPlBnzbv
— SportsDay Mavs (@dmn_mavericks) October 30, 2019
RECORDES DA SEMANA
Na última semana Anthony Davis teve um dos jogos mais dominantes de sua já dominante carreira: 40 pontos e 20 rebotes em apenas 31 minutos de quadra contra o Memphis Grizzlies! Foi o primeiro jogador na história da NBA a conseguir tantos pontos e rebotes com 32 minutos ou menos de quadra. Ele também se igualou a Elgin Baylor, Wilt Chamberlain, Shaquille O’Neal, Kareem Abdul-Jabbar e George Mikan como únicos jogadores da história do Lakers a somar 40 pontos e 20 rebotes numa partida.
Dos 40 pontos, 26 foram conquistados na linha dos lances-livres. Ele se tornou apenas o QUARTO jogador na história a acertar ao menos 26 lances-livres em um jogo, se juntando a Michael Jordan, Adrian Dantley (duas vezes!) e Wilt Chamberlain, que fez 28 lances-livres na histórica noite em que marcou 100 pontos:
E como o pessoal do Reddit não perdoa, logo lembraram que 26 lances-livres é mais do que o Lonzo Ball acertou na temporada inteira passada!
Wow.
NBA Reddit pointed out AD hit 6 more FTs TONIGHT (26/27) than Lonzo made ALL of last season (20/48).
— Brian (@RunTheJules) October 30, 2019
O Brady Klopfer trouxe um jeito interessante de olhar para recordes: quem é o jogador com mais minutos na temporada a ainda estar ZERADO em pontos? E em rebotes? A lista abaixo mostra que Marc Gasol, por exemplo, está há 155 minutos sem conseguir um roubo sequer. Luke Kennard já soma 253 minutos de temporada sem um toco!
No stats leaders through 11/4:
0 points: Rodney McGruder (37 minutes)
0 rebounds: Juancho Hernangomez (18 minutes)
0 assists: Dwight Powell (66 minutes)
0 steals: Marc Gasol (155 minutes)
0 blocks: Luke Kennard (253 minutes)— Brady Klopfer (@BradyKlopferNBA) November 5, 2019
Em Miami, Kendrick Nunn se tornou o primeiro novato a conseguir marcar 100 pontos em seus primeiros 5 jogos como profissional desde Kevin Durant lá na temporada 2007-08. E se você quer entender melhor o caso de agressão do qual Nunn foi condenado durante a faculdade, essa matéria da Detroit Free Press é essencial.
Kendrick Nunn is the first player with 100 points in his first 5 career games since Kevin Durant in 2007-08 (113).
Durant was drafted 2nd overall in 2007. Nunn was undrafted. pic.twitter.com/B2Wx2RzH4u
— ESPN Stats & Info (@ESPNStatsInfo) November 1, 2019
Em um duelo incrível na última semana, o Los Angeles Lakers bateu o Dallas Mavericks na prorrogação com direito a triple-doubles de LeBron James e Luka Doncic. A dupla, além do show, quebrou recordes ao mesmo tempo: LeBron se tornou o jogador mais velho da história a conseguir um jogo de ao menos 30 pontos, 10 rebotes e 15 assistências e Luka se tornou o MAIS JOVEM a atingir a mesma marca!
I just looked this up & check this out…
Luka Doncic & LeBron James just simultaneously became the youngest & oldest players in league history to put up a 30-10-15, and they did it in the same game.
Very cool. pic.twitter.com/ARpO7iFwbj
— nick wright (@getnickwright) November 2, 2019
A dupla ainda se tornou só a TERCEIRA da história da NBA a fazer triple-doubles de 30 pontos na mesma partida, se juntando a Giannis Antetokounmpo e Nikola Jokic em 2018 e Richie Guerin e Oscar Robertson em 1961.
Número sobre os números: as camisetas mais usadas nesta temporada são as número 0 e 5, com 20 jogadores cada.
According to the NBA the most-worn jersey #s in the league this season are 0 and 5 with 20 players each.
The University of Kentucky has the most players on NBA rosters with 28.
— Keith Smith (@KeithSmithNBA) November 1, 2019
Quem brilhou nos recordes nessa semana foi o Houston Rockets: primeiro na vitória sobre o Washington Wizards por incríveis 159 a 158. Os 317 pontos somados pelos times são o máximo já marcados em uma partida decidida por apenas um ponto na história da NBA, número que até rendeu crítica da imprensa não-especializada:
trezentos pontos ao todo na porra do jogo e os rockets ganham por UM PONTO de vantagem. pra que trezentos então. o basquete enquanto esporte é acima de tudo redundante. não adianta responder que eu não entendo o basquete eu não entendo mesmo. o problema é esse. eu não entendi
— laurinha lero (@laurinhalero) October 31, 2019
Este foi só o terceiro jogo nos últimos 25 anos a ter os dois times passando de 150 pontos. Uma enxurrada de marcas sensacionais alcançadas só com muito esforço, pontaria e preguiça de defender:
Rockets e Wizards acabaram de somar 317 pontos! É o oitavo maior placar da história da NBA e o terceiro maior a não ter ido para uma prorrogação. É daqueles momentos históricos que a gente fica feliz de acompanhar ao vivo, mas que dá um tanto de vergonha pelas defesas envolvidas.
— Bola Presa (@bolapresa) October 31, 2019
Dias depois o Rockets foi enfrentar o Miami Heat e tomou uma SACOLADA de 46 a 14 no primeiro quarto. Foi o primeiro período com mais pontos da história do Heat! Muita gente apontou que talvez o motivo do começo fraco tenha sido a RESSACA, já que a partida foi na tarde de domingo após o time ter passado o sábado à noite de folga na cidade conhecida por sua vida noturna. Não é por nada não, mas o Heat tem 70% de aproveitamento em jogos no domingo nos últimos dez anos…
The Miami Heat are 39-16, in Sunday home games, the past decade.#SouthBeachFever #HeatTwitter
— 𝕿𝖊𝖘𝖙 🔬 𝕿𝖗𝖆𝖈𝖊 🔍 & 𝕴𝖘𝖔𝖑𝖆𝖙𝖊 🤒 (@xandergomez) November 6, 2019
JOGADA BOLA PRESA DA SEMANA
Tudo bem o Giannis Antetokounmpo não acertar tantas bolas de 3 pontos assim, mas o lance-livre precisa ser minimamente confiável, né amigão? E se for errar, que pelo menos não seja dois AIRBALLS seguidos em um jogo fora de casa:
YIKES 😬
Giannis air balled back to back free throwspic.twitter.com/wPyWXOHJ24
— Dunk Bait (@DunkBait) October 31, 2019
Lembram da AUTOBOLADA do James Harden na semana passada? Josh Hart, que viu de perto a cena mais marcante da temporada, brincou de repetir a trapalhada:
Josh Hart pulled a Harden 😅 pic.twitter.com/H7JSl1cVsW
— Bleacher Report (@BleacherReport) November 3, 2019
A gente sabe que marcar andadas na velocidade da NBA não é fácil, mas isso aqui foi tão absurdo que o Bradley Beal ABANDONOU A JOGADA para começar a reclamar:
Alguien sabe cómo se llama este deporte? 🤦♂️ pic.twitter.com/f6RAaLAXg0
— Carlos Altamirano (@altamirano45) October 31, 2019
Já essa do Cam Reddish é simplesmente inexplicável:
Cam Reddish put himself through the spin cycle 🌀😂🌀#Shaqtin pic.twitter.com/IpAuaFkULe
— Shaqtin' a Fool (@shaqtin) November 1, 2019
MASCOTES POWER RANKING
Os 10 pontos dessa semana vão para o Coyote, que foi malandro e faturou em cima da celebridade alheia. O Snoop Dogg foi até San Antonio assistir seu amado Los Angeles Lakers e ganhou camiseta personalizada do rival das mãos do mascote, que ainda fez vídeo dançando um clássico:
Spurs gave Snoop Dogg his own Spurs jersey. He was gracious, but the black and silver definitely are not his colors. pic.twitter.com/buPpR4QqGV
— Raul Dominguez Jr. (@Abrjsdad) November 4, 2019
A equipe de transmissão do Spurs também tirou uns minutinhos com Snoop e Matt Bonner descobriu que ele era a ARMA SECRETA do rapper no NBA Live. Que momento!
Snoop just told Matt Bonner that Matt Bonner was his secret weapon in NBA Live@SnoopDogg @mattbonner_15 pic.twitter.com/KuMMItG3fq
— Kirk Goldsberry (@kirkgoldsberry) November 4, 2019
E foi um dia movimentado para o Coyote, que tomou um CAPOTE na quadra que rendeu até tuíte de torcedor preocupado com a falta de veterinários no ginásio:
Can confirm. He’s ok. https://t.co/4mKjEM44KQ
— The Coyote | Spurs Maskcot (@SpursCoyote) November 4, 2019
Os 5 pontos vão TAMBÉM PARA O COYOTE porque ele se vestiu de Bela para o Halloween:
If we talked through the details, it doesn’t ring a Belle… #Halloween #GoSpursGo
.@spurs pic.twitter.com/U2ErRJSFJj— The Coyote | Spurs Maskcot (@SpursCoyote) October 30, 2019
RANKING
Coyote – 15
Benny e Rocky – 10
Clutch e Blaze – 5