>O ano dos futuros coadjuvantes

>

Príncipe Luc Richard Mbah a Moute lidera
os novatos em Força Nominal

Ainda não acabou a temporada regular, mas falta pouco. E faltando pouco já posso afirmar com alguma segurança que vimos nessa temporada uma das melhores safras de novatos dos últimos tempos. Sim, esse é um post sobre os novatos da temporada que estão insistentemente pedindo nos comentários há tanto tempo. Pronto, seus chatos, aqui está e espero que esteja bem diferente do que vocês imaginavam só pra ver se aprendem a se comportar.
Pensei em começar falando de um bust. Bust, pra quem não tá ligado na gíria mano joe da América do Norte, é aquela decepção, o cara que prometia ser muito e não foi nada. Exemplos clássicos de bust são o Kwame Brown, Michael Olowokandi, Adam Morrison e Darko Milicic. Mas então não consegui falar de um bust no draft de 2008! Talvez esperassem mais do Beasley, ok, mas dizer que foi um fracasso é demais. Talvez escolher o Joe Alexander na 8° escolha tenha sido demais, mas quando ele teve espaço mostrou ser um jogador decente. Escolha preciptada mas longe de ser um pecado capital.
Acho que um jeito legal de fazer uma análise geral de um novato é não só ver o que ele fez na atual temporada mas imaginar, de acordo com a evolução que ele teve ao longo do ano, o que ele será no futuro próximo. Dar prêmios para o desempenho nessa temporada é fácil, a NBA irá fazer em breve, mas prever o futuro com técnicas duvidosas é muito mais legal e é isso o que o Bola Presa fará.
Vou então colocar aqui uma classificação que eu criei para dividir os jogadores da NBA. É um método 100% científico que divide os jogadores em 7 categorias, desde as superestrelas até o lixo do lixo. Depois de explicar a divisão a gente fala dos pivetes, ok? Saca só, galera (adoro falar como se estivesse na Malhação):
1.Mega Estrelas: São aqueles jogadores que vão jogar bem todo dia, que vão liderar franquias, que vão vender doces, biscoitos, tênis e celulares com seu nome, serão entrevistados pela Angélica e vão participar de vários All-Star Games.
Exemplos: LeBron James, Kobe Bryant, Tim Duncan, Chris Paul.
2. Estrelas Light: Sem áçucar, a estrela de soja só é uma estrela dependendo do desempenho do time na temporada. O cara só é cotado para participar do All-Star Game se o time está bem. Geralmente esse atleta é mais discreto e não é unanimidade entre os fãs, apesar de serem excelentes.
Exemplos: Antawn Jamison, David West, Pau Gasol, Stephen Jackson.
3.Caolho em terra de cego: Caolho em terra de cego é rei, mas ainda é caolho e não pega mulher. Esse tipo de jogador é muito melhor que a maioria da NBA mas ainda não pode se achar tudo isso.
São os jogadores que obviamente tem muito talento mas que nunca vão ser cogitados para liderar um time a uma campanha vitoriosa como uma primeira opção, são aqueles caras que só funcionam sendo a terceira opção do time. Em geral são jogadores que sofrem um certo preconceito porque um dia acharam que eles seriam Estrelas Light, ou sofrem pressão porque são novos e acham que podem virar uma Mega Estrela.
Exemplos: Lamar Odom, Rajon Rondo, Josh Howard, Richard Jefferson, Jose Calderon.
4. Role Player Integral: Cheio de gordura mas sem ser o Zach Randolph são aqueles caras que têm um papel específico no time e que sempre fazem esse papel muito bem. Eles são os jogadores limitados mas que, o que sabem fazer, fazem com perfeição. Costumam ser o sexto-homem de um bom time.
Exemplos: Shane Battier, Eddie House, Travis Outlaw, James Posey, Roger Mason
5. Role Player Desnatado: Se não tiver integral vai desnatado mesmo. Têm a mesma função dos role players integrais mas são incompetentes demais para serem regulares e confiáveis. É o tipo de jogador que joga bem em casa e mal fora ou bem contra time ruim e mal contra time bom.
Exemplos: Sasha Vujacic, Jared Jeffries, DeSagana Diop, JJ Barea
6. Zé Alguém: São aqueles caras que você sabe que estão na NBA, que participam dos jogos, mas que em um jogo disputado e que vale alguma coisa nunca vão estar em quadra nos momentos finais a não ser que algo bizarro aconteça (muitas contusões, muitos jogadores eliminados por falta, chantagem atômica).
Exemplos: Hilton Armstrong, Ryan Hollins, Charlie Bell, Trenton Hassell
7. Pedaço de carne desforme e imprestável: É aquele tipo de jogador que entra ano, sai ano e por algum milagre divino o cara continua com contrato. Na prática é só um pedaço de carne desforme e imprestável que nunca entra em quadra, só esquenta banco, entrega gatorade, aplaude e depois da temporada arranja outro time pra fazer a mesma coisa. Eles estão na liga mas não jogam.
Exemplos: Sean Marks, Mark Madsen, Brian Cardinal, Lorenzen Wright
Só saberemos ao certo onde cada um dos novatos desse ano vai se encaixar daqui um tempo, mas eu como blogueiro isento da responsabilidade de falar coisa com coisa, posso dar meus palpites de como será o status dos jogadores draftados em 2008 daqui umas 5 temporadas baseado no que vi nessa de 2008-09.
1. Mega Estrelas: Derrick Rose e OJ Mayo
2. Estrelas Light: Brook Lopez, Michael Beasley, Russell Westbrook, DJ Augustin, Greg Oden
3. Caolhos em terra de cego: Kevin Love, Eric Gordon, Jason Thompson, Jerryd Bayless, Rudy Fernandez
4. Role Player integral: Danilo Gallinari, Courtney Lee, George Hill, Nicolas Batum, DeAndre Jordan, Mario Chalmers, Marc Gasol
5. Role Player desnatado: Brandon Rush, Mareese Speights, Roy Hibbert, JaValle McGee, Ryan Anderson, Darrell Arthur, Luc Mbah a Moute, Mike Taylor, Anthony Morrow
6. Zé Alguém: Joe Alexander, Robin Lopez, Anthony Randolph, Donte Greene, Chris Douglas-Roberts, Kyle Weaver
7. PCDI: Kosta Koufos, Goran Dragic
0. Estarão fora da NBA: Alex Ajinca, DJ White, JR Giddens,
Com só 2 All-Stars garantidos, parece que a classe desse ano nem foi grande coisa. Comparemos com os drafts mais famosos:
O de 1996 teve 10 All-Stars (Iverson, Kobe, Nash, Ray Allen, Rahim, Walker, Marbury, Stojakovic, Jermaine, Ilgauskas) e mais o Ben Wallace que não foi draftado mas que é novato daquele ano.
O draft de 2003 teve 7 até agora (LeBron, Carmelo, Wade, Bosh, David West, Josh Howard e Mo Williams)
O de 1984 teve 6 all-stars (Jordan, Hakeen, Barkley, Alvin Robertson, Kevin Willis, Otis Thorpe e Stockton)
Mas para dar uma forcinha pra pivetada, vamos imaginar que dos 5 jogadores que têm chance de ser All-Star, dois terão sucesso e serão consagrados com esse título. Serão então 4 All-Stars, a elite dos 34 ou 36 (depende se terão tontos ficando com o Koufos e Dragic) representantes dos novatos desse ano.
Os 4 jogadores top de linha são apenas uma indicação de um ano forte de novatos, mas imagino que esse draft ficará para a história de maneira um pouco diferente. Ao invés de ser um draft que marca pelo número absurdo de nomes fortes, será um draft que vencerá pela quantidade. O número de jogadores jovens e talentosos o bastante para durar na liga por muitos anos é imensa.
Por exemplo, eu vejo o Mbah a Moute, com toda sua força nominal e versatilidade, jogando nas posições 2 e 3, pegando rebotes, dando tocos, defendendo, durar na liga por anos e anos mesmo que de maneira discreta. O mesmo vale para os pivôs Robin Lopez, McGee e Hibbert e arremessadores como Brandon Rush e Ryan Anderson. São muitos e muitos que se não for por lesão ou azar têm tudo pra ficar na liga.
Que fique claro que não somente o número de jogadores impressiona, temos número parecido de jogadores de drafts recentes, como 34 jogadores ativos do draft de 2005 ou quase todo o primeiro round do draft de 2006, mas isso acontece porque esses jogadores ainda estão sob o contrato que assinaram na época em que foram draftados. Jogadores como Rashad McCants e Shelden Williams, por exemplo, devem dar adeus à liga em pouco tempo.
Minha aposta é que um número grande de novatos desse ano consiga se manter na liga mesmo quando seus atuais contratos virarem farofa. Que é o caso do draft de 2003, que tem 33 jogadores em atividade na liga mesmo com todos os contratos assinados na época já tendo sido expirados.
Por isso digo que acho o draft de 2003 o mais impressionante que eu já vi. Tem um pouco de lendas como o draft de 84, muitas estrelas como o draft de 96 e um infindável número de bons jogadores (de Luke Walton e Jason Kapono até Boris Diaw e Kendrick Perkins) como este draft de 2008.
E tenho uma outra idéia para um post sobre os novatos desse ano. Juro que posto em breve.

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.