>Mais um joelho que define a temporada

>

KG está rindo à toa por não jogar os playoffs

Dá para não relacionar os dois fatos? Primeiro o Doc Rivers, técnico do Celtics, diz que é bem possível que o Kevin Garnett não jogue os playoffs, depois o Danny Ainge, o General Manager da equipe, tem um ataque cardíaco.

Pelo o que eu li não foi um ataque cardíaco daqueles destruidores, foi um “minor heart attack” segundo os jornais de Boston, termo que eu não sei como é dito corretamente em português porque meu conhecimento médico se resume a assistir “House” e achar a Dra. Cameron bem gostosinha.
Os médicos do Celtics dizem que o Garnett poderá voltar em 6 semanas, o Doc Rivers não sabe se acredita nessa previsão e mesmo se acreditar, será que o Celtics ainda estará disputando alguma coisa daqui 6 semanas?
A defesa do Celtics, a segunda melhor da NBA ao fim da temporada regular, sofria em média 91 pontos por jogo nos primeiros meses da temporada. A partir de fevereiro, quando o Garnett começou a perder jogos para poupar o joelho, o time perdeu o rumo defensivo. Sofreram 95 pontos por jogo em fevereiro, 94,5 em março e 102,1 em abril.
No ataque o Celtics teve um mês um pouco pior em março, mas em abril e em fevereiro o time manteve os números parecidos com os dos meses em que o KG estava em quadra. Isso mostra perfeitamente o que ele significa para o Boston. Não é à toa que no ano passado ele foi eleito o melhor defensor da NBA.
É o Garnett quem lidera o time defensivamente, não só ao marcar o seu homem mas também ao comandar o time, berrando na quadra, organizando e, claro, agachando no chão, parecendo um animal faminto e assim assustando criancinhas e jogadores adversários.
No ataque é claro que ele é mil vezes melhor que o Ursinho Carinhoso Glen Davis, mas não só o Davis tem um confiável jumper de meia distância como o Paul Pierce, o Ray Allen e o Rajon Rondo dão conta de compensar o que o o time perde no ataque. É só colocar a bola nas mãos deles mais vezes que todos sabem o que fazer para conseguir os seus pontos. Se o Celtics for perder para alguém devido a ausência do Garnett, será na defesa, será tomando pontos demais, não fazendo pontos de menos.
Outro ponto em que o Garnett poderá fazer falta é na liderança do time dentro da quadra. O Doc Rivers na minha opinião fede muito como técnico mas é um bom motivador e sabe lidar com as emoções dos atletas fora de quadra, mas lá dentro é o Garnett que tá sempre na orelha de todo mundo pra dar bronca, pra incentivar, pra levantar quando o cara cai no chão e tudo mais. E como vimos naquela lavada da última semana contra o Cavs, quando o Ray Allen arranjou briga com o Varejão, o time ficou perdidinho em quadra quando as coisas começaram a dar errado. Faltou um Garnett pra ir lá na orelha deles e mandar todos se comportarem e jogarem como homens, porra.
Para essa primeira rodada acho que o Celtics até que deu sorte. O Bulls é um time forte, está jogando um basquete de alto nível nas últimas semanas, mas eles não têm nenhum grande jogador ofensivo de garrafão. Tyrus Thomas, Joakim Noah e Brad Miller são bons mas não são bons no 1-contra-1, isolados no garrafão, que seria a melhor maneira de se aproveitar da presença do Big Baby no garrafão ao invés do KG.
O ponto forte do Bulls está no trio Rose, Gordon e Salmons, mas estes três terão que enfrentar Rondo, Allen e Pierce, então acho que o Celtics sofre mas passa do Bulls. O problema é quando chegar na segunda rodada. Será que Perkins, Glenn Davis, Mikki Moore e Leon Powe seguram o Dwight Howard? Nah…
Se no ano passado muito torcedor do Lakers culpou o joelho do Bynum pela perda do título, talvez esse ano seja a vez dos torcedores do Celtics culparem o do Garnett.
Agora, se o Celtics sobrevive por um bom tempo e o Garnett volta, aí será como uma versão gigante do Paul Pierce voltando do vestiário depois de sair de cadeira de rodas nas finais do ano passado. O time vai ganhar uma moral tão grande que vai ser difícil de pará-los de novo.

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.