>
Não tem assunto que rende mais discussão nesse draft do que o Ricky Rubio, certo? Salvo alguma troca surpresa envolvendo jogadores mega conhecidos, o grande nome da noite do draft será o espanhol.
Primeiro era certo que ele iria para o Grizzlies com a segunda escolha, mas aí o agente dele disse que não queria ver o Rubio em Memphis. Aí ele caiu para o Thunder, que primeiro disse que estava interessado, depois que não, e agora diz estar de novo. No meio do vai-não-vai do Thunder, o Rubio caiu para a quarta escolha, do Kings, mas alguns fofoqueiros/informantes disseram que o Kings estava mais a fim de escolher o armador Jonny Flynn, fazendo o Rubio cair para a quinta escolha, que agora é do Wolves.
Pra completar a confusão, dizem que o Knicks estaria disposto a trocar com qualquer time da segunda até a quinta escolha só para ter o Rubio. Ou seja, a opinião dos times sobre o Rubio é bem parecida com a dos especialistas e fãs: sem nenhum padrão.
Um olheiro de um time, que não quis se identificar em um entrevista para o site HoopsHype, já disse que o Rubio é o novo Pete Maravich, a lenda do basquete dos anos 70 que se você não conhece deve correr para o YouTube nesse exato segundo. Outro olheiro, no entanto, disse que Rubio é “um Steve Nash sem ataque”, o que é o mesmo que dizer que o Rubio é um pedaço de almôndega mal cozido e estragado.
A chegada do Rubio está me lembrando a do Yao Ming, quando ninguém sabia ao certo se o china era o novo Olajuwon ou o novo Shawn Bradley. No fim das contas eu prevejo uma carreira parecida para os dois. O Yao começou sofrendo enormes dificuldades, precisou ganhar físico, velocidade, ser muito bem treinado mas no fim das contas acabou sendo uma ótima escolha. O Rubio deve ter dificuldade no começo, deve precisar melhorar muito, mas duvido que ele seja um zé ninguém na NBA.
Os que são contra o espanhol dizem que ele não tem arremesso de longa distância e que fisicamente irá ser engolido vivo na NBA. Os que são a favor dizem que ele tem uma visão de jogo absurdamente acima da média e uma liderança e qualidade de passe que pouquíssimos jogadores com a sua idade tem.
Quem tem razão nisso a gente, óbvio, só vai saber com o tempo. Mas não custa dar o nosso pitaco pra quebrar a cara depois. Eu acho que ele vai ser um jogador fantástico e o draftaria sem pensar duas vezes! Ter um armador bom é um primeiro passo fantástico para ter um time vencedor, ajuda bem mais do que ter um cara da posição 3 ou 4. Claro que tem uns LeBrons e Duncans que são exceções, mas no geral se você tem um time limitado e quer levá-lo a seu limite, contrate um armador bom. Armadores bons conseguem fazer jogadores limitados parecerem espetaculares, principalmente se forem daqueles que pensam primeiro coletivamente e depois em fazer seus pontos, o que é o caso do Ricky Rubio.
Tudo o que os críticos dizem, eles dizem com base. Vendo ele jogar, mesmo naquela bela atuação nas Olimpíadas do ano passado, ele pareceu sem arremesso e com um físico limitado, mas isso, sinceramente, é o de menos. Bota o moleque na academia, manda ele puxar uns ferros, contrata um preparador físico só pra ele e manda o garoto chutar umas 800 bolas de 3 por dia. Pronto, na pior das hipóteses ele fica com um arremesso e um físico padrão na NBA.
Podemos usar como exemplo do caso do arremesso um outro armador espanhol, o Jose Calderon. Ele chegou na NBA sendo criticado por não ter arremesso. Então treinou, treinou, treinou e hoje é mortal na linha dos 3 e acabou de terminar a temporada com o melhor aproveitamento de lances livres da história da NBA! Foi ele mesmo quem disse que só se dedicou tanto ao arremesso depois que chegou nos EUA e percebeu que precisaria desenvolver isso para evoluir na liga. Já o crescimento físico é comum, todo pivete que vinha do colegial quando isso ainda era permitido chegava magricelo e depois de uma ou duas temporadas estava com “corpo de NBA”.
Então, repito, os críticos tem razão. E não estou aqui pra defender o Rubio dizendo que ele vai sair por aí enterrando na cabeça de pivô de 2,10m ou quebrando recordes de arremessos de 3. Mas é melhor draftar um cara com visão de jogo, liderança e bom passe e ensinar a melhorar arremesso e físico do que fazer aquilo que a maioria dos times faz, que é draftar aquele cara com um corpo perfeito, alto pra diabo, rápido, de ótima impulsão e que não tem noção de como se joga o basquete. Esses sim são difíceis de ver uma evolução, como Darius Miles, Stromile Swift, Gerald Green, Ndudi Ebi, Kwame Brown e tantos outros não podem negar.
Pensando no que tenho lido ultimamente, apostaria que se não acontecer nenhuma troca envolvendo as primeiras posições do draft, o Rubio vai, no pior dos casos, sair em quinto lugar no Wolves. Creio que se tiverem a chance vão pegar Rubio e o muito bom Tyreke Evans para ter uma dupla de armação novinha em folha pra jogar com Ryan Gomes, Kevin Love e Al Jefferson. Mas, como disse antes, o Knicks estaria pronto pra fazer uma troca e pegá-lo. Imagina o Rubio naquela correria? A crítica que fazem sobre ele defender mal ficaria irrelevante no Knicks.
Vamos descobrir tudo hoje à noite, às 21h, com acompanhamento ao vivo no chat do Bola Presa. E não deixem de ver também o nosso novo layout para o draft que o nosso glorioso Felipe fez, se ainda está com a imagem do Kobe aí em cima é só carregar no “atualizar” do seu navegador que você verá o novo trabalho.
E mande aí nos comentários o que você acha do Rubio. Prometemos que vamos ler e até dar um pouquinho de atenção. Aproveite o embalo no teclado e participe também da nossa promoção do Draft.