>Seattle Documenta

>

Passei o dia passeando por essa internet de meu deus procurando coisas interessantes para mostrar para vocês, queridos leitores que eu não conheço, não converso, não sei a cara e mesmo assim tento agradar. Depois de umas boas horas finalmente achei algo mais interessante do que o novato do Bulls James Johnson dançando break.
O que achei foi o trailer do documentário “Sonicsgate“. O nome é uma referência a Watergate, o caso que levou à renúncia do presidente dos EUA Richard Nixon nos anos 70. Desde esse episódio, inúmeros escândalos políticos ou processos receberam o sufixo “-gate”, virou moda. O hilário blog Basketbawful até hoje chama o processo de estupro do Kobe Bryant de Kobegate.
O nome original, Watergate, foi motivado unicamente pelo complexo de prédios com o mesmo nome onde boa parte do escândalo se desenrolou, mas agora que a moda pegou, já era. As línguas são vivas e não podemos fazer nada a respeito.
Se o sufixo precisou de uma explicação, o resto do nome não precisa. Apesar de já ter passado um ano desde sua morte, todos ainda lembram do Seattle Supersonics. O time, de 41 anos de idade na NBA, mudou de cidade há um ano e agora tem bem menos força nominal, virou o Thunder.
O caso da venda do Sonics para o empresário Clay Bennet e sua decisão de tirar o time de Seattle para Oklahoma City foi explicado nesse post há mais de um ano. Naquela época o caso já parecia mal explicado, muitas coisas indicavam que o Bennet tinha comprado o Sonics já pensando em mudar a franquia de cidade e passou o tempo todo mentindo para os torcedores dizendo que era só a cidade construir um ginásio novo que a equipe ficaria por lá. Há ainda os que dizem que o David Stern estava do lado de Bennet o tempo todo apoiando a mudança de cidade.
Acusações pra lá e pra cá e o documentarista e torcedor do Sonics Jason Reid resolveu fazer um documentário sobre o assunto. Ele acompanhou os julgamentos sobre a quebra de contrato com a KeyArena (ginásio que tinha contrato com o Sonics até 2010) e entrevistou muitos dos envolvidos, desde advogados que participaram do caso até torcedores da fundação Save Our Sonics. Em uma entrevista dada a uma rádio de Seattle, Reid diz que só não conseguiu falar com Clay Bennet ou David Stern, claro, que se recusaram a falar. Mas que conseguiu falar com um advogado do empresário dono do Thunder.
O documentário ainda não saiu, o vídeo é só do trailer, mas parece promissor. A estréia será no dia 12 de outubro pela internet. Entrando no site Sonicsgate.org a partir desse dia você poderá assistir ao documentário, é só saber inglês, claro. Se o produto final for bom, porém, até podemos preparar umas legendas depois, vamos ver.
Eu acho melhor esperar pra ver se é bom porque o documentário, apesar de apresentar um tema que merecia uma investigação, tem tudo para ser tendencioso. O diretor Jason Reid é torcedor assumido do Sonics e provavelmente saiu para documentar já com uma opinião formada, o que é bem perigoso na hora de fazer um documentário. Além disso, os principais envolvidos do outro lado da história não quiseram nem dar um depoimento, empobrecendo a discussão.
Mas vamos dar uma chance à obra, claro. Não é porque ela não teve a chance de falar com todos que ela obrigatoriamente é ruim ou não vale a pena assistir. Dia 12 estarei aqui na frente do computador com um pacote de Doritos, uma coca-cola trincando de gelada e uma namorada mal-humorada do lado pra assistir ao filme.
O trailer, finalmente, está logo abaixo. Achei empolgante, gostei da música da abertura, parece tudo bem feito e é um tema que deveria ter sido mais explorado pela mídia americana. Um time de 41 anos de história simplesmente sumiu depois de algumas compras suspeitas e ninguém foi a fundo investigar isso?
É uma história que merecia ser contada e o documentário Sonicsgate se dispôs a isso.

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.