Há umas duas semanas o Washington Wizards passou por uma situação bizarra: perdeu 6 jogos seguidos por 4 pontos ou menos, nos dois jogos anteriores tinha vencido um por 4 pontos de diferença e o outro por 2.
Foram 8 jogos decididos nos detalhes, no último minuto do último período, 10% de uma temporada decidida em uma bola que roda no aro e não cai, em uma ou outra jogada de sorte. Esse caso do Wizards foi uma aberração, mas é estranho pensar que se o Wizards tivesse vencido todos esses jogos que teve chance de vencer estaria em 6º no Leste e não com a sexta pior campanha da NBA. Se tivesse dividido esses 6 jogos em 3 vitórias e 3 derrotas, algo já mais realista, estaria em 7º e indo para os playoffs.
O caso extremo do Wizards chama a atenção para a questão da importância de saber decidir esses jogos apertados. Afinal de contas, eles acontecem com frequência? Ter um jogador decisivo faz tanta diferença assim? Algum time teria algum recorde muito diferente se resolvesse melhor os jogos decididos por 3 pontos ou menos?
Começando pelo começo: até agora foram disputados 444 jogos na temporada regular da NBA. Destes, 69 (ou 15%) foram decididos por 3 pontos ou menos e 23 foram para a prorrogação. Em compensação, mais de 50% dos jogos da temporada, 256, foram decididos por 10 pontos ou mais.
Dá pra tirar como primeira conclusão que decidir jogos apertados não faz milagre. Ter um bom finalizador, um cara com sangue frio, não vai fazer o seu time pular de último para primeiro lugar. A maioria dos jogos são decididos por mais de 10 pontos e, assim, vencido por quem jogou melhor desde o primeiro minuto. Lógico, mas sempre bom ressaltar.
Como temos apenas os dois primeiros meses de temporada até agora, fui olhar para os números da temporada passada para ver se existe um padrão. No ano passado, nos 1.230 jogos da temporada regular, apenas 70 partidas (cerca de 5%) foram para a prorrogação, enquanto 171 (13%) foram decididas por 3 pontos ou menos de diferença.
Os números são parecidos com a temporada atual e parecem ser uma tendência na NBA. Porém, olhando os números da temporada passada vi um caso que mostra como essa pequena diferença causada pelos jogos decididos por pouco podem acabar fazendo alguma importante diferença.
Em quarto lugar, com mando de quadra, portanto, se classificou o Portland Trail Blazers, com 54 vitórias. Uma a mais do que o seu adversário sem mando de quadra, o Rockets, quatro vitórias na frente do Mavs, cinco na frente do Hornets e seis na frente do oitavo colocado, o Jazz. O Blazers teve 10 jogos decididos por 3 pontos ou menos e venceu 9 deles! Se tivesse tido 50% de aproveitamento, o que é bem comum na maioria dos times, teria quatro vitórias a menos e poderia até ter se classificado em 6º lugar, perdendo mando de quadra e pegando um adversário muito mais forte, o Spurs.
O pior time da temporada passada em decidir jogos foi o Kings. Dono também da pior campanha do ano passado, decidiu 16 jogos por 3 pontos ou menos e perdeu 14! Mas mesmo se tivesse vencido todos essas 14 partidas que perdeu por pouco teria acabado a temporada com 31 vitórias e ficado mais de 10 vitórias longe da zona de playoff. Por curiosidade, nesse ano, com Tyreke Evans comandando o time no fim dos jogos, o Kings decididu 5 jogos por pouco, venceu três e perdeu dois.
Juntando tudo isso acho que fica claro que saber decidir os jogos é aquela pitada final que um time bom precisa para virar ótimo. Um time ruim ainda é um time ruim mesmo se sabe jogar bem os últimos minutos, mas dentro da elite dos times bons, uma ou duas vitórias a mais fazem toda a diferença do mundo e para eles vale ter alguém que resolva a parada em jogos disputados.
Nessa temporada o time que mais teve jogos decididos por 3 pontos ou menos foi o Milwuakee Bucks, com 10. Destes o time do Brandon Jennings venceu apenas dois, mas mesmo assim ainda está dentro da zona de playoff. Será o preço de ter um novato com a bola na mão na hora de decisão? Outro time que confia num novato pra isso está melhor, o Kings. Como dissemos antes, tiveram 2 vitórias e 14 derrotas em jogos apertados no ano passado e nesse ano estão com as mesmas 2 vitórias mas apenas 3 derrotas.
Dos times com menos jogos decididos por pouco, dois são dos que tomam lavadas e um é o que os aplica. O Atlanta Hawks, o time com a segunda maior margem de pontos de média nas vitórias (8,5), decidiu apenas dois jogos por pouco, venceu um e perdeu um, recorde igual ao do Toronto Raptors. Já o Golden State Warriors, que ganha de muito quando as bolas caem e perde de muito quando não caem, decidiu dois jogos por pouco e não venceu nenhum.
Entre os times com poucos jogos decididos por pouco está o Indiana Pacers, com apenas 4 (duas vitórias, duas derrotas), o que é bem diferente da temporada passada, quando foi o time que mais decidiu jogos por 3 pontos ou menos. Foram 9 vitórias e 12 derrotas, somando 21 jogos (25% dos seus jogos na temporada) em jogos apertadíssimos.
Em prorrogações o líder é o Dallas Mavericks, com 5, três vitórias e duas derrotas. Atrás estão Lakers e Bucks, cada um disputando 4 prorrogações até agora, incluindo uma entre as duas equipes. O Lakers venceu as quatro que disputou e o Bucks venceu apenas uma. Nuggets, Suns, Wolves, Magic, Heat e Nets ainda não jogaram nenhum tempo extra na temporada.
Abaixo a lista do desempenho de todos os times até agora em jogos decididos por 3 pontos ou menos. Os times estão listados na ordem de classificação e tem o número de vitórias, seguido pelo de derrotas.
Conferência Leste
Celtics 4-2
Cavs 1-2
Magic 1-2
Hawks 1-1
Heat 3-1
Raptors 1-1
Bucks 2-8
Bobcats 2-4
——-
Bulls 4-3
Pistons 2-1
Knicks 0-4
Wizards 2-6
Pacers 2-2
76ers 4-4
Nets 1-4
Conferência Oeste
Lakers 5-0
Mavericks 5-0
Nuggets 3-1
Blazers 2-1
Suns 3-2
Spurs 1-2
Rockets 2-3
Jazz 3-1
————
Thunder 1-3
Hornets 3-1
Grizzlies 2-1
Kings 3-2
Clippers 4-1
Warriors 0-2
Wolves 2-4
É interessante perceber como quase todos os clichês tem algum fundamento. Os times mais experientes e com um bom finalizador, como Lakers, Celtics e Mavs, tem ótimos resultados em jogos disputados, ao contrário de times muito jovens como o Thunder, o Warriors e o Bucks.