>Orgulho Turco

>

Queria saber o que a SLAM turca fala do Eddy Curry

No texto em que falei sobre os salários, disse que o Rashard Lewis não era ruim, mas que estava longe de merecer um salário máximo como ele recebe. Uma das coisas que deixam claro que ele não é tudo isso é ver que hoje, só dentro do seu time, ele é apenas o terceiro melhor jogador.

O melhor obviamente é Dwight Howard. Ele evoluiu muito da temporada passada pra essa, tem dominado os jogos e lidera a liga em rebotes. Depois dele, o óbvio seria Rashard ser o melhor, mas na verdade é Hedo Turkoglu. Nos números é assustador ver como os dois são iguais. Em pontos Hedo vence por 1, nos rebotes por 1 e nas assistências por 2. Além disso, estão também praticamente empatados nos aproveitamento de 2 e de 3 pontos, além de nos lances livres.

Mas se estão empatados em tudo, você deve se perguntar, por que Turkoglu é melhor? E isso só dá pra perceber vendo eles em ação mesmo. No começo da temporada, em um dos jogos decididos nas posses de bolas finais, a bola foi parar na mão de Rashard Lewis. Ele pegou a bola, parou, chutou e deu uma air ball. Nunca mais Rashard decidiu um jogo, desde então quando a coisa aperta a bola vai para as mãos de Turkoglu e nas últimas semanas vimos do que ele é capaz.
Contra o Heat ele fez jogadas importantes e decidiu o jogo naquele arremesso de 3 do meio da rua nos segundos finais, e contra o Chicago ele acertou o arremesso da vitória na prorrogação em cima do Ben Wallace.

Não quero dizer com isso que o Rashard Lewis é um amarelão, deixe essa fama com Stojakovic e Dirk (embora eu não ache eles amarelões, fama disso é o que não falta pra eles). Acho apenas que Rashard é um jogador muito bom que complementa um time muito bem. Ele é um arremessador acima da média, e que vai se destacar em qualquer time que lhe dê chances de arremessar. Porém, na hora de defender ele já não é grande coisa, como reboteiro, para o seu tamanho e posição, é bem mais ou menos e, mais importante, ele não é bom em criar seu próprio arremesso. Ele até consegue, mas se exigirem isso dele muitas vezes seu aproveitamento cai muito. Por isso ele depende de um time que dê conta da armação e de abrir espaços para ele apenas se posicionar e fazer o que ele faz com um grande talento, arremessar.

Mas que fique claro, não tô chamando o Rashard Lewis de Kyle Korver mais moreninho, acho o Rashard acima da média até porque ele sabe se virar de outras formas, se posiciona bem para arremessos de curta e média distância e com certa frequência, mais ou menos umas cinco vezes por jogo, vai à linha de lance livre. Não é como o Dwyane Wade ou o Richard Jefferson mas dá pra garantir uns pontinhos mesmo nos dias em que as bolas não estão caindo.

Porém, ao contrário de Rashard, Turkoglu é muito bom criando seu próprio arremesso e isso é essencial em jogadas decisivas. Muitas vezes com a marcação forte nos minutos finais a coisa mais importante é ter alguém que saiba se virar sozinho quando uma jogada desenhada não dá certo. Além disso, a visão de jogo de Turkoglu é mais apurada e ele encontra os companheiros livres com melhor frequência. Rashard Lewis, portanto, toma muito proveito do talento do companheiro. Mas o que impressiona é que se você se lembra dos tempos dele de Kings, de Spurs e até dos seus primeiros anos em Orlando, o Turkoglu não era tão bom assim, ele era bom mas não chegava nem perto do que tem feito nesse ano. E acho que tenho uma resposta pra isso: Rashard Lewis.

Não que Rashard faça o jogo do Hedo melhor, mas acho que ele fez a água bater na bunda do turco. Certa vez um narrador de um jogo do Lakers disse que a melhor coisa que aconteceu com o Jordan Farmar foi o draft do Javaris Critentton. Isso mostrou que o Lakers estava insatisfeito com seus armadores e ficou mais claro ainda quando o Fisher foi contratado, o que fez o Farmar ficar com medo e desde então tem jogado muita bola.
Acho que no Magic aconteceu a mesma coisa, o Magic gastou uma grana preta com o Rashard e tinha dito com clareza que o plano era usar o Rashard de small forward titular e o Tony Battie de power forward titular, mandando o Hedo para o banco. Porém, como sabemos, isso não aconteceu e o Rashard joga de ala de força, fazendo a dupla de alas com Turkuglu. O que tem dado muito certo para os dois.

Como conclusão, algumas coisas simples: Rashard é melhor com Hedo ao seu lado, Hedo precisou da chegada de Rashard para acordar e a melhor coisa para o Magic nessa temporada foi a contusão do Tony Battie.

Notas:

– Ainda falando sobre o Magic, Arroyo tem jogado muito bem como titular e está dando um banho no Jameer Nelson. A água já bateu na bunda no Jameer faz tempo e tá chegando no pescoço, ele que não se tocou.

– Segunda derrota em cinco jogos do Bulls desde que o técnico novo chegou e foi a segunda derrota na prorrogação. Com o Scott Skiles nem na prorrogação eles chegavam, então acho que é uma evolução.

– Durante toda essa semana, Iverson não foi treinar. Mas antes de começarem a falar que ele é um preguiçoso que está de volta aos tempos de bad boy, ele já respondeu. Seu filho de 4 anos caiu de cara no chão, sangrou como um doido e precisa de cirurgia plástica. Iverson disse que seu filho estava com as mãos pra dentro da camiseta e por isso não conseguiu apoiá-las primeiro no chão antes de bater o rosto, e que por isso o rosto do garoto ficou zoado. Melhoras pra ele.

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.