>
O Natal tem seu lado bom
O dia 24 de dezembro é uma das poucas noites durante a temporada regular que não tem nenhum jogo. David Stern esquenta um pouco seu coraçãozinho e deixa uma noite para os jogadores se encontrarem com suas mulheres, famílias, amigos ou putas de luxo favoritas.
Aí depois, no dia 25, é a grande rodada da temporada. Enquanto outros dias de jogos são escolhidos quase sempre por computador, o dia do Natal é montado com alguns duelos bastante esperados. Tirando o ano passado, quando se enfrentaram Lakers e Celtics, os últimos anos eram essencialmente o dia de Kobe e Shaq se enfrentarem. Também colocavam para se enfrentar times que tinham tido alguma boa série de playoff no ano anterior.
Nesse ano a rodada tem Heat x Knicks, Nuggets x Blazers, Suns x Clippers, Lakers x Cavs e Magic x Celtics.
Sinceramente eu acho a rodada de Natal mais fraca dos últimos anos. Ter o Heat é legal porque tem o Wade, eles tem feito alguns bons jogos contra o Knicks nos últimos anos, mas ter o Knicks que só quer perder numa rodada de Natal é ridículo. Nuggets e Blazers é um bom confronto mas sem histórico recente nenhum, esse era jogo pra jogar numa quinta-feira qualquer e pronto.
Os grandes jogos, porém, são os outros dois, os que vão passar na TV aberta dos EUA. Celtics x Magic é um revival da série de 7 jogos da semi-final do Leste do ano passado e Lakers x Cavs é só pelo confronto Kobe e LeBron.
Só que os confrontos de Kobe e LeBron não costumam ser muito bons. Geralmente eles se marcam por muito pouco tempo, nenhum nunca teve desempenho extraordinário contra o outro (o Lamar Odom foi a grande estrela do último jogo!) e eles se respeitam até demais, rivalidade passa longe desse duelo. Mas como criticar é fácil, coloco abaixo os cinco jogos que formariam a minha rodada de Natal ideal.
Cleveland Cavaliers x Orlando Magic
Nada de LeBron enfrentando o Kobe. Quero ver o LeBron ser perseguido pelo Mickael Pietrus como na final do Leste do ano passado! O Cavs ficou engasgado com aquela derrota de 4 a 2 em que o LeBron foi embora sem congratular seu adversário e gerou uma baita polêmica.
Embora não tenha sido 4 a 3 como a série contra o Celtics, a rivalidade ficou bem mais forte entre Cavs e Magic. O confronto ainda teria o bônus de ter o confronto entre Shaquille O’Neal e Dwight Howard. Os dois já se pegaram feio quando o Shaq estava no Suns e rolou um trash talk entre os dois, o confronto é ainda mais importante agora que dizem que o Cavs contratou o Shaq só para ter alguém pra segurar o Dwight. É Superman velho x Superman novo como se fosse uma história em quadrinho ruim.
Sacramento Kings x Milwuakee Bucks
Tá bom, não vou culpar a NBA por essa. Quem diria, dois meses atrás, que um jogo entre Bucks e Kings poderia ser bom? É mais fácil prever o fim do mundo baseado no calendário de uma civilização extinta.
Porém todo o
hype em torno do confronto entre os armadores
Tyreke Evans e
Brandon Jennings foi válido e
a partida disputada pelas duas equipes foi boa, disputada e decidida no último segundo. Se tivesse sido no Natal ninguém teria do que reclamar. E se as contusões não atrapalhassem poderíamos acompanhar também o duelo entre dois arremessadores esquecidos,
Kevin Martin e
Michael Redd correndo um atrás do outro como Hamilton e Ray Allen.
Só o israelense Omri Casspi do Kings que não ia entender porque todo esse auê em volta da rodada de Natal. Tá, um cara qualquer nasceu, e daí?
Miami Heat x Atlanta Hawks
Se a NBA quer colocar o Wade pra jogar no dia de Natal, não tem um adversário melhor que o Hawks. Ano passado os dois times se pegaram numa série de playoff muito boa de 7 jogos, decidida nos detalhes. O confronto de Wade com Joe Johnson rendeu bons momentos e os dois times são muito bons, não seria um confronto só de nome como é o com o Knicks, seria um bom jogo de basquete mesmo.
E não faria nenhum mal ter um jogo em rede nacional para todo mundo ver o Josh Smith mandar suas enterradas e tocos também. Quem sabe assim o número de votos do J-Smoove para o All-Star Game não cresce? Vocês viram o número de votos do T-Mac e do Iverson para o All-Star? O pessoal precisa aprender a ter novos ídolos…
Denver Nuggets x Dallas Mavericks
Ano passado Nuggets e Mavs fizeram uma série de playoff muito melhor do que o seu resultado indica. Aquele 4 a 1 final não mostra que a arbitragem foi decisiva para que o Mavs não empatasse a série em 2 a 2. Não que o Denver, melhor time, não merecesse a vitória, mas ficou um gostinho esquisito para o time do Mark Cuban.
Nada melhor do que uma revanche na rodada mais importante do ano pra tirar a nêga. Seria também o confronto entre os dois times que atualmente dividem a segunda posição no Oeste e devem brigar ferozmente por essa vaga até o fim da temporada regular.
Os duelos individuais dão o toque final: Billups e Kidd pra render discussão sobre os melhores armadores da década, Josh Howard e Shawn Marion se revezando para parar o cestinha da temporada Carmelo Anthony, o duelo de reservas entre JR Smith e Jason Terry e, claro, Dirk Nowitzki e Chris Andersen! Os dois se pegando nos playoffs do ano passado foi o mais próximo que já chegamos de luta livre na NBA desde a briga de Pistons e Pacers em 2004.
Los Angeles Lakers x Boston Celtics
Para o inferno com essa rivalidade inventada entre LeBron e Kobe. Quero ver o circo pegar fogo! Kobe e Ray Allen não se suportam, Gasol e KG se matam dentro do garrafão, as torcidas das duas equipes se odeiam demais e eles tem um histórico de rivalidade que supera qualquer outro em toda a NBA. E se tem rivalidade histórica, recente e os dois melhores times da NBA, por que não um jogo deles no Natal?
E daí que não se enfrentaram na final do ano passado? Duvido que uma partida entre essas duas equipes não teria o clima de playoff que essa rodada de Natal pede. Aquele jogo do 25 de dezembro do ano passado foi, sem dúvida alguma, a melhor partida da temporada regular, seguida de perto pelo outro jogo entre as duas equipes que foi para a prorrogação em Boston. Enquanto Lakers e Celtics tiverem times fortes, um confronto entre eles no Natal deveria ser obrigatório.
E já que citei a briga do Pistons com o Pacers em 2004, que tal o Lakers-Celtics agora ter como bônus Rasheed Wallace e Ron Artest? Não acredito que deixaram essa passar…
…
Feliz Natal pra quem acredita, feliz jantar forçado em família para quem não acredita (presente!) e boa rodada de NBA pra todo mundo!