>Basquete Fantasia

>

Onde só os números importam, não há ninguém melhor que o rei

Antes de tudo, desculpem-me pela falta de posts meus na última semana. Acho que o Danilo até falou, mas foi um problema no meu computador que me fez ficar sem escrever aqui e sem minha coluna semanal no Basketbrasil, mas agora parece estar tudo resolvido e, felizmente, logo antes do Lakers enfrentar o Rockets do Danilo no jogo que eu chamo de “Bola Presa Classic” ou “Bola Presa Bowl”, e aposto que o Kobe chama o jogo do mesmo jeito.

Mas não estou aqui pra falar desse jogo, disso vamos falar amanhã, depois. Hoje é hora de falar de um jogo de mentirinha, um que não acontece exatamente nas quadras. Hora de falar de Fantasy Basketball.

No começo da temporada eu fiz uma enquete perguntando quem, entre os leitores do blog, tinha o hábito de jogar fantasy basketball. O resultado foi desanimador, algumas pessoas jogavam, um número um pouco maior não jogava e um maior ainda não sabia nem o que era. Então vou explicar o que é e fazer uma proposta para vocês depois.

Os jogos de Fantasy são uma febre nos EUA em todos os esportes, começou com o baseball muito tempo atrás e depois veio o basquete, então outros esportes e com a internet isso virou fênomeno; são inúmeros sites que oferecem os mais diferentes tipos de ligas. O princípio de todas elas, em todos os esportes, é o mesmo: você monta um time usando jogadores de diferenetes times, os junta e enfrenta outros times montados da mesma forma, ganha quem faz mais pontos e os pontos são definidos pela performance dos jogadores reais na quadra.

Por exemplo, você monta um time de Fantasy Basketball assim:
PG- Steve Blake
SG- Jamal Crawford
SF- Corey Maggette
PF- Ronny Turiaf
C- Dwight Howard

O time é montado via draft, que, dependendo de que site oferece, o draft pode ser via e-mail, ao vivo ou com listas pré-determinadas. E aí seus resultados virão dos resultados que esses cinco jogadores tiverem em seus respectivos jogos.

As estatísticas contadas variam de liga pra liga, o que é uma coisa legal porque dá pra agradar todo mundo. Pode-se contar pontos, rebotes, assistências, roubos, tocos, porcentagem de arremessos, bolas de 3, lances-livres, turnovers (como ponto negativo), faltas (também) e também há quem dê valores a cada item, então tocos podem valer mais do que pontos por serem mais raros. Ou seja, você escolhe as estatísticas que prefere e monta a liga do seu jeito.

O jeito que eu mais gosto é o mais simples possível, você simplesmente soma os pontos, rebotes, assistências, roubos e tocos. Então nosso time, na última rodada da NBA, seria assim:

PG- Steve Blake – 6pts, 3rebs, 7assts, 0roubos, 0tocos = 17 pontos de fantasy

SG- Jamal Crawford – 23pts, 3rebs, 5assts, 3robos, 1toco = 35 pontos de fantasy

SF- Corey Maggette – 24pts, 5 rebs, 3assts, 0roubos, 0tocos = 32 pontos de fantasy

PF – Ronny Turiaf – 1pt, 6rebs, 4assts, 0roubos, 0tocos = 11 pontos de fantasy

C – Dwight Howard – 18pts, 12rebs, 1asst, 0roubos, 3tocos = 34 pontos de fantasy

No tipo de liga que eu jogo, você somaria todos os pontos de fantasy de todos os cinco jogadores e teria os pontos de fantasy do time, que no caso seriam 129 pontos. Aí era só ver o que o time adversário fez e ver quem ganha. Antes da temporada começar se define quando os times irão se enfrentar e em geral existem ligas de 10 até 30 times.

Mas pode-se usar os números de outro jeito também, pode-se contar por categorias. Funciona assim: são definidas algumas categorias a serem consideradas e ganha quem teve mais categorias vencedoras. Por exemplo, escolhe-se sete categorias (é bom ser número ímpar para não dar empate), como pontos, rebotes, assistências, roubos, tocos, porcentagem de arremessos e turnovers, sendo que turnovers ganha quem tem menos. Então ao invés de somar todos os pontos, somam-se só os pontos, depois só as assistências e assim por diante, e depois é só comparar com os do time adversário. Quem fez mais pontos ganha um ponto, quem deu mais assistências ganha outro e assim por diante, até serem distribuídos os sete pontos das sete categorias.

Resumindo, existem infinitas formas de se jogar Fantasy Basketball, é só escolher e achar sua favorita e aí usar os jogadores adequados pra cada uma delas, o que é bem legal de fazer. Se você joga por categorias é bom escolher um especialista em tocos ou em roubos na hora de montar sua equipe; se for somente somando tudo, é importante pegar jogadores pontuadores, já que simples 15 pontos valem tanto quanto ótimos 15 rebotes. O que todas tem em comum é só o fato de todas usarem os resultados, as estatísticas do que acontece em quadra, para resolver os jogos virtuais.

O convite que eu queria fazer para vocês é para participar de uma liga de Fantasy do Bola Presa. Queremos fazer nossa própria liga, com nosso site, só entre leitores do Bola Presa. A idéia inicial é fazer uma liga simples, das que simplesmente se somam todos os números, mas isso pode ser discutido. Outra idéia é fazer algo que se chama “Keeper League“, que é um termo usado para quando você tem seu time e o utiliza por várias temporadas seguidas. Nos jogos normais, da maioria dos sites, quando você acaba sua temporada o time acaba também e na temporada seguinte você faz o draft de novo, em uma “keeper” você mantém seu time para a temporada seguinte, dando importância então para o ato de ter jogadores jovens no seu time.

Outra idéia é, para deixar a liga mais complexa, levar em consideração os salários dos jogadores. Então você terá que montar o seu time pensando no melhor resultado mas sem se descuidar do futuro da equipe, já que você a manterá por anos, e sem tirar o olho dos salários dos jogadores, para não ultrapassar o teto salarial da liga.

Quem estiver interessado em participar dessa liga que planejamos começar logo para a temporada que vem, utilizando essa intertemporada para montar o site, as equipes e discutir as regras, é só mandar um e-mail para o nosso email bolapresa@gmail.com com o assunto “Fantasy“. A idéia inicial é fazer uma liga que tenha entre 24 e 30 times, contando com o meu time e o do Danilo, claro. Se muita gente quiser participar faremos uma seleção, conversaremos com quem está interessado, se não, quem se inscrever está dentro. É só mandar o seu e-mail se dizendo interessado e começaremos a discutir tudo para que na temporada que vem o Bola Presa tenha uma liga de Fantasy Basketball.

Podem usar também os comentários ou o próprio e-mail para tirar dúvidas sobre Fantasy Basketball e sobre a liga. Espero ter ajudado quem não sabia o que era Fantasy. E participem!

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.