>Está chegando a temporada das trocas

>

Mais ou menos nessa mesma época do ano passado, o Gasol estava indo para o Lakers, o Kidd para o Dallas, Shaq para o Suns e aquela palhaçada toda de trocas que transformaram a temporada passada em provavelmente a com mais trocas de All-Stars na história da NBA.

Esse ano deve ser diferente em quantidade, não devemos ver tanta gente boa assim mudando de time, mas devemos ver sim algumas trocas. Os times não resistem e ao chegar a data-limite de trocas em fevereiro, alguns times insatisfeitos mexem algumas peças em busca de um elenco melhor para ir aos playoffs ou de espaço salarial nas próximas temporadas.

Boatos e suposições são a base da imprensa esportiva americana, então material pra gente ficar imaginando não falta. Vamos dar uma olhada no que dizem por lá pra ver o que deve acontecer, o que não deve, e o que deve acontecer mas não deveria.

Shawn Marion por Jermaine O’Neal

Engraçado dizer isso mas o que falta para o Heat ser hoje um time de primeira linha no Leste é o O’Neal. Não o bichado do Jermaine, mas o velho do Shaq! O Heat tem uma dupla boa na armação com Chalmers e o Wade fazendo temporada de MVP. Na ala tem o sempre sólido e jamais espetacular Haslem e o Marion, que está tão inconsistente quanto o Beasley. Se o Shaq estivesse em forma e motivado como está hoje no Suns, o Heat poderia usar um time com o Beasley de titular na posição 3, o Shaq de pivô e o Heat seria candidato a título do Leste.
Como o Suns não deve aceitar o Marion de volta pelo Shaq, uma solução é o outro O’Neal. O time ficaria melhor do que é hoje, sem dúvida, o Danilo já até falou sobre isso aqui no blog, citando o dia em que o Yao arrasou o Heat só porque ele é grande. Com o Jermaine lá o Heat teria alguém pra jogar de pivô. Mas será que o Jermaine ia durar quanto tempo até se machucar? E mesmo se não se machucar, iria jogar bem o bastante pra levar o Heat até onde? Será que faria o Heat ser mais do que é hoje, sexto no Leste? Acho que não.

Com ou sem Jermaine, o Heat é time pra perder na primeira rodada dos playoffs. Melhor seria manter o Marion, deixar ele sair como Free Agent no fim da temporada e usar o espaço salarial pra pegar alguém melhor. Ou ainda arranjar algum outro pivô que esteja dando sopa por aí.

Shawn Marion por Brad Miller ou Chris Kaman

Dizem que o Kings quer se livrar do Brad Miller enquanto ele tem algum valor para conseguir bons jogadores ou salários expirantes em troca. Eles tem o promissor Spencer Hawes no banco que é um clone em desenvolvimento do Brad Miller, então podem se dar ao luxo de trocar um pivô. O único problema é que no ano que vem o Marion dá o fora de lá e ninguém vai pegar o lugar dele no Kings, nem por um salário enorme.
Nenhum jogador de renome jamais expressou algum desejo de jogar no Kings. Cidade pequena é assim mesmo, acontece. É ou não é, Botucatu?

Já o Clippers está numa cidade grande, o que atraiu o Baron Davis e pode atrair outros trouxas que não sabem que jogar no Clippers pode causar câncer. Então, para eles, ter o salário expirante do Marion é uma boa, eles podem se livrar dele na temporada que vem e usar o espaço salarial para contratar jogadores para o banco de reservas, já que o time titular com Baron Davis, Eric Gordon, Thornton, Randolph e Camby é bem promissor.

O Clippers ainda tem o bônus de ter achado até um reserva para o Camby, o novato DeAndre Jordan. O pivete era bem cotado no draft mas depois de alguns testes desastrados caiu para a segunda rodada, aí nunca teve tempo de quadra e só conseguiu virar titular porque ele é o único pivô que não está de muletas. A experiência tem dado certo: ontem foram 20 rebotes contra você-sabe-quem, 23 pontos, 12 rebotes e 4 tocos contra o Lakers e 8 pontos, 10 rebotes e 6 tocos contra o Wolves.
Mas uma dica para o Clippers: se acabar sobrando dinheiro pra temporada que vem, contratem alguma equipe médica que não tenha se formado só jogando Operação da Estrela.

Larry Hughes para o Wizards
Eu não gosto do Larry Hughes. Ele não sabe arremessar, se acha uma estrela e ganha um salário descomunal. Mas se tem um lugar onde ele realmente jogou bem foi no Wizards.
Com Hinrich e Gordon no time, o Bulls não precisa do Hughes, isso é óbvio. E em um time com Jamison, Butler e (um dia, um dia…) o Arenas, o Hughes pode se focar em defesa e infiltrações, não em arremessos, como ele teve que fazer no Cavs e agora no Bulls. Pra mim a troca não faz sentido só porque o Wizards não tem nada pra oferecer para o Chicago, mas se eles aceitaram uma Pringles, figurinhas repetidas do álbum do Paulistão e o coração fraco do Etan Thomas, seria uma boa para o Wizards deixar de ser o pior time da NBA e se tornar o segundo pior.
Pistons troca Allen Iverson ou Tayshaun Prince
Eu ficaria muito feliz se o Pistons trocasse o Iverson. Seria uma maneira deles admitirem que fizeram uma das piores trocas que um time poderia fazer! Falando sério, dá angústia ver esse Pistons jogar. Eles não sabem defender, atacam só na individualidade e não usam nenhuma das principais qualidades dos seus jogadores.
O Prince sempre foi um ótimo defensor porque ele era capaz de marcar qualquer um que joga na posição 2 ou 3. Ele é mais alto que praticamente todo mundo dessas posições mas não deixa a desejar em velocidade e agilidade. Agora com medinho de deixar uma estrela por muito tempo no banco, em inúmeras ocasiões o Prince joga na posição 4, marcando Nowitzkis, Duncans e Al Jeffersons da vida. Aí, ao invés dele ser um trunfo na defesa, vira um ponto fraco.
Pior é ver o Hamilton jogando 1-contra-1 como se ele fosse o rei do drible ou o Iverson driblando todos os adversários enquanto o resto do time fica parado assistindo. Esse time é um desastre que só vai ser arrumado com alguma troca. Eu não trocaria o Prince, o problema do time está no excesso de gente na armação. Ou melhor dizendo, excesso de jogadores bons mas que não combinam na armação. Stuckey, Iverson e Hamilton juntos é como um ataque com Romário, Edmundo e Sávio, bom no papel e terrível no campo.
Uma solução seria trocar o Iverson por um pivô, já que o Rasheed é ala de força e perde valor sendo improvisado na posição 5. As opções de novo seriam novamente Brad Miller, Jermaine O’Neal e Chris Kaman. Mas não há nenhum boato de que o Iverson deva sair em troca de um pivô, isso é só especulação minha mesmo. Mas ainda que não seja por um desses pivôs, o Iverson tem que sair de lá, ele não tem nada a acrescentar para o Pistons.
Stephon Marbury para o Celtics
A notícia de hoje é que o Marbury já tem um acordo verbal com o Celtics e que é só dar certo a sua saída do Knicks que ele vai para o time verde. O problema é esse “só dar certo” que já dura um tempão.
Para o Knicks, acho que o melhor seria acabar logo com isso. Mais cedo ou mais tarde, seja por salário ou por buyout, eles tem que pagar uma grana preta que tiraria muita empresa da crise para o bolso do Marbury. Então que paguem logo e que ele dê o fora de lá pra seguir sua vida.
Para o Marbury é perfeito. Ele sai de um lugar onde chegou como capitão do time de futebol que come a cheerleader e sai como um fracassado do clube de matemática (e que é ruim em matemática!) e vai para outro onde é amigo do capitão do time de futebol, o que quer dizer que ele não vai jogar mas que vai ser amigão de quem joga, vai pegar a amiga feia da gostosinha que o Garnett traçar.
Só é ruim para um dos lados: o do Celtics. Para que mexer no que está dando certo e colocar um cara conhecido por destruir elencos no time? Mesmo que ele seja um cara legal como foi com o Leandrinho em seus tempos de Suns, ele é o tipo de jogador que acaba com o time dentro da quadra. Ele não é um bom armador, ele não envolve seus companheiros e eu paro de ver NBA se ele ganhar um anel de campeão. O Celtics tem o Rondo que é muito mais útil para o time do que o Marbury jamais foi para Nets, Suns ou Knicks, e tem a máquina de três pontos do Eddie House no banco, além do Cassell que pode entrar nos playoffs se for preciso. Pra que Marbury?
Mike Miller trocado pelo Wolves
O Mike Miller foi peça fundamental na troca de OJ Mayo por Kevin Love. Foi dito abertamente por ambas as partes que se o Grizzlies não tivesse colocado o Miller na troca, hoje o Love estaria fazendo a dupla mais homossexual da liga com o Rudy Gay.
Mas o tempo passou e o Mike Miller não justificou a importância. Hoje ele concorre cabeça a cabeça com o Rip Hamilton e o Luol Deng como jogador que mais involuiu na temporada. São as piores médias da carreira em quase todos os quesitos, um desastre.
Alguns explicam essa queda devido a ele jogar no lixo do Wolves e que em uma situação melhor, em um time melhor, ele estaria mais motivado pra jogar, daí os rumores de troca. Para o Wolves não sei se é uma boa, já que o valor do Mike Miller está bem baixo, mas talvez dê pra conseguir uns bons pivetes pra reconstruir o time com trocas.
Esses são os caras mais falados, mas a verdade é que as trocas que acontecem são sempre as mais imprevistas, as que ninguém ficou mastigando antes na imprensa. Então esperem por trocas inusitadas no próximo mês. Provavelmente até envolvendo esses mesmos caras citados no post, mas com outros times, por outros jogadores.
Ok! Ok! Eu aumento mas não invento!
Dos gordinhos, quem foi para o Clippers foi o Zach Randolph, mas parece que foi o Eddy Curry. Ninguém na liga hoje é mais zicado que o pivô do Knicks.
1– Ele está machucado desde o começo da temporada. Voltou, jogou alguns minutos de um jogo, sofreu com as dores e está de volta à lista de contundidos.
2– Foi acusado por um motorista de limosine de assédio sexual.
3– Sua ex-namorada, mãe de seu filho de 9 meses, foi assassinada ontem.
Só falta ele não ser chamado para o All-Star Game agora…

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.