Mais um Filtro começando com o que de melhor, pior ou mais menos aconteceu na última semana e não virou e nem jamais iria virar um textão no Bola Presa. Para começar, que tal um jeito de fazer seu amigo(a) ou namorado(a) ficar por dentro da NBA?
Não estou falando da nossa Semana dos Novatos, estou falando de usar um grande clássico do cinema mundial para explicar a HISTORINHA por trás do jogo. Quem são os protagonistas, vilões e personagens mais interessantes dessa brincadeira? Este excelente e importante trabalho do BuzzFeed compara a NBA a ‘Meninas Malvadas’, o filme mais importante deste século.
Se você não assistiu esta obra-prima, não sabe que às quartas-feiras usamos rosa e nem entende o que se passa na internet todo dia 3 de Outubro. Então corra, porque vale a pena ver Kevin Durant como Cady Heron…
…o Golden State Warriors como as Plastics…
…e Russell Westbrook e Steven Adams como James Ian e Damian Leigh
Se não entenderem todo o DRAMA da decisão de Kevin Durant depois dessa, não sei mais o que pode ser feito!
Lembram da playlist de ‘Música de Menina’ que publicamos há alguns podcasts? Tem um jogador aí que até pode não concordar com a gente no amor aos mascotes, mas que tem bom gosto musical e sabe da importância de passar essa sabedoria bem no ouvido dos novatos:
.@Rolopez42 version of 'Party in the USA' > any other versions of 'Party in the USA' (which is not sung by Taylor Swift, turns out) pic.twitter.com/0Uf6Jk5iSB
— Chicago Bulls (@chicagobulls) October 30, 2016
Os Prêmios Alternativos do Bola Presa estão tão valorizados que vários jogadores já estão tentando alcançar o prêmio máximo, o da Jogada Bola Presa do Ano, desde cedo. Vejam o esforço de Sam Dekker para entrar na briga pela glória!
Mas então Brooklyn Nets e New York Knicks mostraram como o trabalho em equipe sempre supera as ações individuais:
Antes que você desista do basquete, pense que sempre existe a chance de você se deparar com lances assim também
Do yourself a favor and watch this whole fricking sequence. OMG pic.twitter.com/iKC81uK4lF
— BBALLBREAKDOWN (@bballbreakdown) November 14, 2016
Uma das coisas mais tristes que vi nesta última semana foi a entrevista que Greg Oden, a primeira escolha do Draft de 2007, deu para a ESPN. Ele lamentou a sequência de lesões que teve na carreira e disse que não tem dúvidas de que será lembrado como o maior fracasso da história da NBA.
O pivô, que foi selecionado antes de Kevin Durant naquele ano, disse ainda que só fica pior ao ver tudo o que KD segue fazendo de excepcional na sua carreira. Enquanto o ala se torna um dos maiores cestinhas de todos os tempos, o pivô voltou para estudar em Ohio State, a universidade que o revelou, para estudar e trabalhar como assistente técnico.
O que deu um quentinho no coração, porém, foi ver Durant sair em defesa do colega de Draft: “Isso não faz sentido. Você precisa jogar para poder ser um ‘bust’, ele não teve a chance. Ele não quis se machucar e jogou bem quando conseguiu”.
Eu lembro quando o Miami Heat veio jogar aqui no Brasil e eu e outros blogueiros fomos fazer cosplay de “NBA Writer” no treino do time, conversando com os jogadores. Falei com alguns deles sobre Shannon Brown, que tinha entrado para o elenco deles naquele ano, só porque sou torcedor do Lakers e ele foi campeão por lá. E achei engraçado como todo mundo o elogiava dizendo que ele trazia “championship experience“.
Isso é bem comum na NBA. Caras, por mais coadjuvantes que sejam, ganham moral quando já estiveram em um time campeão. O HoopsHype foi então lá longe para descobrir que times têm mais campeões no elenco. E não pararam na NBA, foram ver também medalhas de Olimpíada, NCAA, Copa do Mundo e Euroliga.
Bizarramente, apenas o ORLANDO MAGIC não tem NENHUM campeão em qualquer um dos maiores torneios do basquete:
FYI: Orlando is the only team without a single NBA, Olympic, World, Euroleague or NCAA champion on roster. https://t.co/l0GhIvvm1n
— HoopsHype (@hoopshype) November 3, 2016
O Anti-Magic, o único time que reúne vencedores de todos esses torneios é o San Antonio Spurs. Alguém está surpreso?
O time com mais campeões da NBA é, claro, o Cleveland Cavaliers, que acabou de ganhar e manteve o mesmo elenco. E somente oito times não tem nenhum campeão da NBA. Além do citado Magic, temos Sixers, Pelicans, Thunder, Kings, Celtics, Pacers e Nets.
Presidente Trump
Já estão acostumados com o isso? Espero que não. A NBA não ficou calada frente a essa bizarrice democraticamente eleita e deu seus pitacos.
Gregg Popovich lembrou que vive em um país onde metade das pessoas ignorou declarações racistas, misóginas e homofóbicas de um candidato:
Whoa – Gregg Popovich, coach of the San Antonio Spurs, calls out evangelical Trump voters. https://t.co/v10xVQuDpy pic.twitter.com/Jq1WIetA38
— Daniel Dale (@ddale8) November 12, 2016
Steve Kerr disse que é desconfortável entrar num vestiário depois da eleição e ver um lugar cheio de pessoas que já foram insultadas, de uma maneira ou de outra, pelo novo presidente:
Golden State Warriors Coach Steve Kerr shares his opinion on Donald Trump and this election. pic.twitter.com/kqW5zKJQfz
— Today'sLoop (@TodaysLoop) November 10, 2016
Stan Van Gundy foi mais longe: antes de um jogo contra o Phoenix Suns, no Arizona, estado onde Trump ganhou com 49% dos votos, ele disse que iria ter dificuldades de ir para o ginásio sabendo que a maioria das pessoas que está lá votou em alguém que é “abertamente racista”.
Pistons head coach Stan Van Gundy called Donald Trump "openly and brazenly racist." pic.twitter.com/jE9tjAmNUS
— Brad Galli (@BradGalli) November 10, 2016
Joel Embiid nos trouxe sua experiência em fracassos. Para ele, se os EUA resolveram ir para tanking e só resta acreditar no PROCESSO:
Well America is tanking!!! All we can do is Trust The Process…
— Joel “Do a 180” Embiid??? (@JoelEmbiid) November 9, 2016
Metta World Peace/Ron Artest, por fim, disse que se ele fosse presidente ele liberaria duas piada racistas por ano para cada etnia, sem risco de perder o emprego. Claro…
If I were president I would allow Everyone in the world 2 rascist jokes per ethnicity per year. No losing jobs . Btw, okc getting beat bad
— Metta World Peace (@MettaWorldPeace) November 4, 2016
Malandro é o Cleveland Cavaliers, que já foi fazer a tradicional visita do time campeão à Casa Branca enquanto Barack Obama ainda está por lá!
Não importa o que você fez nessa semana, que coisas você viu neste feriadão prolongado, nada te deixou tão impressionado quanto Iman Shumpert ao ver que o palanque de Obama poderia ser facilmente removido:
Iman Shumpert's face ?? pic.twitter.com/Z4j9b0zK7t
— The Sports Quotient (@SportsQuotient) November 11, 2016
Sabe uma coisa incrível? Postamos algo ridículo do BuzzFeed hoje, mas não foram eles que fizeram o clássico “como seria a NBA se ela fosse comprada pela Disney”. Essa foi culpa do Flagrant Flop.
No próximo dia 16 de Dezembro a cantora Sevyn Streeter irá cantar o hino americano antes do jogo entre Philadelphia 76ers e LA Lakers na Philadelphia. Desde quando quem canta o hino é notícia? Desde que essa mesma mulher foi BARRADA pelo Sixers antes de cantar o hino antes do primeiro jogo da temporada.
Ela planejava usar uma blusa com os dizeres “We Matter” ou “Nós Importamos”, em português, uma referência ao movimento “Black Lives Matter”, que critica a violência policial contra negros nos EUA. A franquia não gostou de ter um protesto durante o hino e a barrou. O legal é que parte da pressão para ela voltar veio de dentro da própria franquia, inclusive dos jogadores. Voltando atrás ganharam moral com o público e com seus jogadores.
Ainda não decidi se o tal do “Mannequin Challenge” é legal ou não, mas fiquei impressionado com o tamanho desse que o Los Angeles Clippers conseguiu organizar:
No do Golden State Warriors é SURREAL ver a posição que essas cheerleaders conseguem manter por tanto tempo, mas os jogadores se aquecendo no fundo quebram o clima. Vamos colaborar, pessoal!
E o quanto é legal o Allen Iverson ser INCAPAZ de perceber que ele deveria ficar parado?!?!?!
Obviamente o melhor desafio do manequim envolve mascotes. Alguns peludos da MLB fizeram essa quase excelente performance:
Isso nos leva ao….
MASCOTES POWER RANKINGS
Com medo de ofender a família tradicional brasileira e torcendo para que menores de idade não vejam este post, sou obrigado a dar a vitória para esta performance AVASSALADORA do Grizz:
The Grizzlies are our spirit animal. (via @memgrizz) https://t.co/ZcoQsr6QdL pic.twitter.com/2dTNx67dWZ
— SB Nation (@SBNation) November 9, 2016
Os pontos do segundo lugar ficam com o Stuff, do Orlando Magic, que tirou uma do arsenal do próprio Grizz para uma pirueta de cima da escada para o combo enterrada + piscina. Não entendeu?
Introducing the:
"Behind the backboard swan dive ladder dunk into a shallow swimming pool dunk" pic.twitter.com/p4P2XIXsFo— STUFF – Orlando Magic Mascot (@STUFFMagic) November 7, 2016
O Ranking após a Semana 3 fica assim:
Raptor > 10
Moondog > 10
Grizz > 10
Rumble > 5
Clutch > 5
Stuff > 5
Vale a pena ouvir o podcast do Woj com o Joel Embiid. É impossível não se divertir ao ouvir o camaronês contar que, para lidar com o preconceito por ser da África, ele dizia na Universidade do Kansas que matou um leão aos 6 anos de idade. E ainda termina dizendo que a história “pode ser verdade ou não…”
Joel Embiid discussed the misconceptions Americans have about Africa on @TheVertical Pod w/ @WojVerticalNBA. https://t.co/jECv2aKyu8 pic.twitter.com/SGF9OvVtJI
— Dunk Bait (@DunkBait) November 11, 2016
Em uma bizarra estatística, o Sixers de Embiid conseguiu interromper uma sequência de QUARENTA E QUATRO derrotas em partidas disputadas em Outubro ou Novembro. São muitos anos de começos péssimos de temporada, meu deus!
76ers win on Friday snapped their 44-game October/November LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLosing streak
— ESPN Stats & Info (@ESPNStatsInfo) November 12, 2016
Ainda no campo dos números, que tal James Harden se tornando o PRIMEIRO jogador da história com seis jogos seguidos de ao menos 24 pontos e 12 assistências?
James Harden the first player in NBA history with at least 24 points, 12 assists in six-consecutive games, per Elias.
— Jonathan Feigen (@Jonathan_Feigen) November 13, 2016
Já Chris Paul chegou a seu 30º jogo na carreira de ao menos 10 assistências e NENHUM turnover!
it'll be the 30th time in Chris Paul's career that he has a 10+ assist and 0 turnover game. Third most all-time.nobody runs the guard
— Jamaican King 🇯🇲 (@_KarateChris) November 12, 2016
O armador do LA Clippers não é só bom no basquete como é FÃ de basquete. Vibra mesmo quando a enterrada sensacional não é de um jogador do seu time:
O jogador do Blazers que cravou essa maravilha foi Jake Layman, o KEVIN DURANT do garbage time. Ele jogou apenas 24 minutos na temporada, mas é o bastante para ele liderar a NBA em média pontos por 36 minutos NA CARREIRA. Chupa Jordan!
This is pretty awesome tongue-in-cheek analysis from the Blazers broadcast crew (from last night's Kings-Blazers game). pic.twitter.com/pHGImba8G9
— Zach Lowe (@ZachLowe_NBA) November 12, 2016
APERTO DE MÃO DA SEMANA
O novato Ron Baker, do NY Knicks, foi muito polido após salvar uma bola e trombar bom o ator Ben Stiler na primeira fileira do Madison Square Garden:
Perceberam que Klay Thompson, que começou a temporada muito frio nos seus arremessos, embalou nas últimas partidas? É a confiança que um TÍTULO traz! O técnico do Golden State Warriors, Steve Kerr, decidiu num dia da última semana que seus jogadores não iriam treinar. Ao invés disso haveria um torneio de PING PONG! Klay venceu e desde então acertou 12 dos 19 arremessos de 3 pontos que tentou. Coincidência?
Video of Klay en route to Warriors ping pong tourney championship! (🎥: Draymond's Snapchat, @IanClark's IG, Iguodala's IG stories) pic.twitter.com/pluwy4vMRn
— Let’s Go Warriors 💦💛💙 (@LetsGoWarriors) November 8, 2016
TATUAGEM DA SEMANA
Como não existem mais pessoas falando sobre o SUPER MARIO que Mike Muscala tem nas costas? É a versão da capa do Super Mario 3 do Nintendinho? Quero respostas!
Para encerrar: sabem por que não vendem bebidas alcoólicas em diversos estádios brasileiros? Dizem que é por causa da violência, mas na verdade é para evitar esse tipo de situação…