🔒Filtro Bola Presa #47

O Cleveland Cavaliers está numa sequência impecável de vitórias desde que LeBron James publicou a foto do punho fechado do personagem de desenho Arthur. É mais ou menos o que aconteceu com o Golden State Warriors após o caso da TORRADEIRA autografada por Klay Thompson. Ouso dizer então que o Filtro Bola Presa é mais do que só um apanhado de amenidades, causos e estatísticas, mas o grande fator decisivo da história da NBA.

E falando em vitórias do Cavs e Arthur, olha só os novos bonés do JR Smith:

Teamswish.com

A post shared by JR Smith (@teamswish) on

E claro que tocou a música do Arthur no ginásio do Cavs após a vitória do time na prorrogação sobre o LA Clippers:

Essa hora de BONANÇA em Cleveland é boa para a gente lembrar que:

Sim, LeBron James é um personagem de RPG que não envelhece e quanto mais joga mais desenvolve todas as suas habilidades. O limite para ele, portanto, é chegar no nível 99 daqui uns anos e travar a NBA.

A coisa só não está melhor em Cleveland porque Derrick Rose voltou a viver dramas com as lesões. Dessa vez nada gravíssimo, mas de novo está fora das quadras. Frustrado, o jogador começou a pensar em parar de jogar se afastou do time. A situação é triste, mas é legal ver que seus companheiros não viram a situação como uma “traição” por ele ter dado fora, a maioria reagiu com empatia:

Dwyane Wade fala, por experiência própria até, como é frustrante ter expectativas altas para si mesmo e não conseguir mais jogar no mesmo nível. E como isso, aos poucos, tira seu amor por jogar basquete. Channing Frye destaca que Rose não deve nada ao time, que dedicou a vida ao basquete e que merece ser feliz, seja lá como e onde for.


A gente até se preocupa em não falar demais do Joel Embiid aqui, mas não dá pra evitar. Ele está metade do tempo fazendo coisas espetaculares em quadra e a outra metade falando sobre elas nas redes sociais. Quem respira NBA agradece pelo entretenimento!

Nesta última semana ele nos divertiu com essa sequência onde ele dá um tocaço no novato Donovan Mitchell, do Utah Jazz, depois fala um monte de abobrinha para o rival e cava uma falta técnica. Embiid ainda fez questão de falar depois que forçou a sua própria queda –FLOPOU– só para que o menino fosse punido:

E a fase do pivô é tão boa que as coisas dão certo até quando ele tem CERTEZA que fez errado:

Não que a gente precise de mais provas, mas se a fase do Embiid fosse ruim, essa enterrada do Kyle Kuzma teria entrado. E teria tirado o Twitter do ar.

Nessa partida contra o LA Lakers, o pivô do Sixers se tornou apenas o 4º jogador a conseguir um jogo com ao menos 40 pontos, 10 rebotes, 5 rebotes e 5 assistências desde 1984-85. A companhia é boa:

E se fizermos o recorde diferente, deixando claro que ele conseguiu SETE assistências e SETE tocos, só vamos encontrar uma partida parecida lá em 1982, no próprio Sixers, com Julius Erving:

E teve trollada contra o Lonzo Ball com essa foto, claro.


Quem não está em grande fase no Sixers é Jahill Okafor, que não joga, não é trocado e está perdendo a sua juventude se arrastando por aí em bancos de reserva. Como protesto, o pai do jogador tem ido aos jogos com uma camiseta escrito “Free Jah”, e ele já conseguiu apoio de rivais que visitam o Sixers:

Esse jogo entre Warriors e Sixers, aliás, foi uma loucura. O time da casa marcou QUARENTA E SETE pontos no primeiro quarto, só para ver a liderança ir para o ralo quando os atuais campeões marcaram seus próprios QUARENTA E SETE no terceiro quarto. Foi a primeira vez que dois times marcaram tantos pontos em quartos separados desde 1990:

A vantagem de 32 pontos do terceiro período (47 a 15), foi a terceira maior da HISTÓRIA da NBA! Que. Surra.

Acha que foi só isso que aconteceu nesse jogo? MAGINA! Teve ainda um torcedor acertando o arremesso de meio da quadra mais emocionante e CLUTCH da temporada. Depois de passar pela bandeja e pelo lance-livre, ele penou no arremesso de 3 pontos e com uma só chance e o tempo batendo na bunda, marcou o gol que Pelé não fez:

Além de garantir FRANGO FRITO para todo o ginásio, o torcedor Mike Shelly virou mini celebridade na Philadelphia. O Philly Voice contou a história do rapaz, que nos últimos anos conseguiu derrotar um tipo raro de câncer e viu o irmão morrer em um acidente de carro. Pela história de vida, pelo arremesso emocionante e pelo FRANGO, ele foi convidado a voltar no jogo seguinte, sentar na beira da quadra e conhecer alguns dos jogadores:


Frase da Semana

Perguntaram para o Jimmy Butler qual tinha sido a mensagem do técnico Tom Thibodeau no intervalo do jogo contra o Dallas Mavericks. Ele respondeu “quer a frase exata?”

“Façam a %$%$# do seu trabalho, joguem com %$#%$ de energia”

Outra boa frase veio de Mike D’Antoni, que tentava dar instruções para seu Houston Rockets quando um torcedor rival gritou “Senta aí, vocês estão ganhando por 40”. O técnico respondeu “25. Você não sabe contar”.


Dicas de Leitura


A NBA volta e meia faz homenagens a veteranos militares dos EUA, os agradecendo pelos serviços prestados, pela coragem e por salvar o mundo do MAL. Dá pra ser bem crítico a atuação militar americana no planeta, mas não dá pra ignorar o sacrifício pessoal que muitas pessoas fazem e os dramas familiares que a vida militar carrega em qualquer lugar. Nos focaremos nisso por hoje: há 14 anos, uma militar americana no Iraque participava de um programa onde ela trocava cartas com crianças que estavam nos EUA, uma forma de distração e de envolvimento com o povo ao qual jurou defender lá fora. Uns meses atrás ela resgatou essa mensagem aqui:

“Querida soldado,

A guerra já está acabando? Onde está o Saddam? Como você está? Eu estou bem. Obrigado por escrever de novo. Onde você está agora?

Você é boa jogando basquete? Eu também gosto do LA Lakers, eles estão ganhando a série contra o Timberwolves agora. Quem é seu jogador favorito? O meu é o Shaq. Quem você quer que selecione o LeBron James? Eu quero que ele vá para o Cavs porque meu pai jogou lá. O número dele está aposentado na Gund Arena.

Obrigado,

Larry Nance”

Bianca Campbell ficou surpresa de descobrir que o menino cresceu para também virar um jogador da NBA, como o pai, e justamente no Lakers citado na carta. Ela entrou em contato com Larry Nance Jr. pelo Twitter e ele a convidou para uma partida em Los Angeles:


Fofura da Semana

Marc Gasol dedicou parte do seu tempo de aquecimento para explicar aos pequenos fãs que Mike Conley vai ficar bem porque ele vai tomar conta dele. “Beat the Rockets!”


Jogada Bola Presa da Semana

Era um contra-ataque do Toronto Raptors contra o NY Knicks, e Tim Hardaway Jr. tinha duas opções:

  1. Defender Serge Ibaka
  2. Olhar para o juiz cair do chão e fazer o sinal de “salvo!” como num jogo de beisebol

Boa escolha, Tim!

Vale também guardar aqui o PITI que o Russell Westbrook deu quando Steven Adams não arremessou após um passe seu na vitória do OKC Thunder contra o Golden State Warriors. Ele estava a uma assistência de um triple-double e precisava daquele arremesso. Kevin Durant e Steph Curry perceberam e caíram na gargalhada no banco:

Temos também a Narração Bola Presa da Semana, com Stacey King em êxtase na cravada de Antonio Blakeney (quem?!) sobre Julius Randle: “Alguém sabe como postar vídeos no Facebook?!”


Estatísticas da Semana

Todos já sabemos como a defesa do Boston Celtics é incrível, mas esses números ajudam a mostrar um pouco mais disso. Vejam o desempenho das grandes estrelas da liga quando enfrentam a defesa verdinha:

É tanto tijolo que dá pra construir um prédio em Boston! Infelizmente tem tijolo do lado deles também. Marcus Smart está com a pior média de aproveitamento de arremessos de um jogador desde 1953-54!!!

Em New Orleans, as torres gêmeas do Pelicans caminham para se tornar a primeira dupla de um mesmo time a acabar uma temporada com médias de ao menos 25 pontos e 10 rebotes:

O número triste da semana é que o Chicago Bulls, em uma reconstrução dolorida, não vendeu todos os ingressos para um jogo pela primeira vez depois de 315 partidas!

Aliás, a fase é tão ruim para o Bulls que eles estão sofrendo bullying até de NOVATO. O Jordan Bell, do Golden State Warriors, fez SINAIS DE DINHEIRO e gritou “TRÊS PONTO CINCO” após uma cesta-e-falta:

No Draft deste ano, o Bulls VENDEU a escolha de segunda rodada onde Bell foi escolhido por US$3,5 milhões. Bell confirmou que essa tinha sido a razão da piada e ainda complementou “Queria saber como o dinheiro está jogando pra eles agora”. O ótimo pirralho do Warriors acabou o jogo com 7 pontos, 6 rebotes, 4 assistências e 6 tocos! 

Mas nem tudo é ruim em Chicago, vai…

E enquanto isso, lá no Oeste tem o Houston Rockets marcando NOVENTA PONTOS só no primeiro tempo (!!!) contra o pobre Phoenix Suns. O primeiro time a conseguir esse feito desde o próprio Rockets em 1991:

O Rockets também se destacou por ter Luc Mbah a Moute quebrando o recorde histórico de plus/minus (saldo de pontos) em um só jogo. O time bateu o Nuggets por +57 nos minutos em que o ala esteve quadra! SURREAL. Superou a marca que liderava a NBA neste ano de +44 que era dividida entre Steph Curry e… Raulzinho!

primeiro tempo de 90 pontos foi tão HUMILHANTE que até a conta oficial do Phoenix Suns teve que fazer piada pra não chorar. Quanto tá? 65 a MUITO:

Pausa nas estatísticas, aliás, para destacar outro time que tem feito maravilhas para deixar divertido esse trabalho ingrato de informar seus seguidores que seu time está perdendo mais uma vez. Veja como o Atlanta Hawks, sempre a melhor equipe de redes sociais da NBA, informou a derrota para o Toronto Raptors:

O placar do terceiro período foi dado assim:

E o melhor de todos é como eles divulgaram o placar final do jogo contra o San Antonio Spurs:

Quem não entendeu precisa ver o vídeo do Weather Channel filmando a demolição do Georgia Dome:

Haja criatividade para informar mais de 60 derrotas ao longo do ano…


Antes de terminarmos, um recado para a NBA.: CONTRATE. ESTE. RAPAZ

OBRIGADO.


Mascotes Power Ranking

Os 10 pontos dessa semana vão para o Hooper, do Detroit Pistons. Pedidos de casamento em jogos de basquete são até bem frequentes, mas não são todos que tem a DECÊNCIA MORAL de colocar o mascote como peça-chave do pedido. O cavalinho estará para sempre na história de vida deste casal:

Os 5 pontos desta semana vão para mais de um mascote porque… porque eu não consegui me decidir. O negócio é meu e distribuo os pontos para quantas pelúcias eu quiser! Acho que o Coyote merece ser premiado por essa bela apresentação sua perseguindo um peru para o Dia de Ação de Graças: renderia um curta-metragem de animação dos anos 1950…

O Franklin The Dog ganha pontos porque qualquer referência a Rocky Balboa na Philadelphia é MASSA:

E o Benny The Bull leva 5 pontinhos também por dois motivos: (1) se vestiu de Aladdin…

…e (2) publicou essa excelente compilação para lembrarmos que ele é o melhor de TODOS OS TEMPOS no que faz:

Classificação Geral:

Coyote – 20 pontos

Benny – 15 pontos

Grizz, Hooper e Bango – 10 pontos

Franklin – 5 pontos

Torcedor do Lakers e defensor de 87,4% das estatísticas.

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.