Aqui é um território SEGURO. Avisamos nossos amigos assinantes que ao adentrar este Filtro Bola Presa você não vai ler uma linha sequer sobre Lavar Ball. Por mais que a ESPN gringa tente fazer você acreditar no contrário, existe coisa muito melhor no mundo das quase-notícias do que o papai do Lonzo. Tá de acordo, Steve Kerr?
Steve Kerr sobre LaVar Ball:
"Ele se tornou a Kardashian da NBA." pic.twitter.com/lCw2vwbnkT
— Camisa 24 (@camisa_23) January 9, 2018
Nesta última semana tivemos o anúncio das primeiras parciais na votação do All-Star Game 2018. Para a nossa surpresa, o líder da Conferência Leste não é LeBron James, mas Giannis Antetokounmpo:
The #NBAAllStar Voting First Returns for Eastern Conference players!
VOTE NOW: https://t.co/UjbrNUQ7Vw pic.twitter.com/ltlmLAo6S9
— #NBAAllStar 2021 (@NBAAllStar) January 4, 2018
É mais impressionante se lembrarmos, como alertamos no ano passado, que muita gente deve votar errado por não ter ideia de como se soletra o nome do Alfabeto Humano. Afinal, além da página oficial de votação no site da NBA, é possível dar sua contribuição em qualquer rede social, basta colocar o NOME COMPLETO do jogador seguido da hashtag #NBAVote.
E aqui vem uma pegadinha interessante. Sabia que tem gente MANIPULANDO esse joguinho de hashtags para fazer você votar em quem não quer? Saca só:
Better All Around Player????? My Friend Really Think This A Debate🤦🏾♂️
RT- Lebron
Like- PaulㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤJohn Wall #NBAVote pic.twitter.com/SuaQ3egPgv
— La Dead (@TraeYoungGoat) January 2, 2018
O cara me puxa uma discussão dessas ridículas “quem é melhor” e pede retweet de quem acha que LeBron James é mais completo que Paul George, mas todos os que fazem isso estão votando no único nome completo da mensagem, o de John Wall. Melhor ainda é esse abaixo, que é todo elogios a LeBron James, “o melhor que já vimos”, mas o único nome inteiro da mensagem que celebra o título do Cavs de 2016 é o de Stephen Curry:
Happy Birthday to Bron. What he did to Stephen Curry and the Warriors in 2016 was unbelievable. Truly the best we’ve ever seen lace them up. #NBAVote
— Jordan Ramirez (@JRAM) December 30, 2017
Nada mais anos 2010 do que uma boa eleição manipulada pelas redes sociais!
O TIME DO MOMENTO
O Minnesota Timberwolves está longe de ser o Golden State Warriors ou o Cleveland Cavaliers em termos de palhaçadas públicas, brincadeiras nas redes sociais e gracinhas nos jogos, mas aonde interessa o time está bem. Ganharam 7 dos últimos 10 jogos, estão em 4º no Oeste e Jimmy Butler, semana após semana, atingiu o SEGUNDO LUGAR de toda a NBA em saldo de pontos (pontos feitos pelo time contra pontos sofridos quando ele está em quadra):
Jimmy Butler started off slow, ranking very low each of the first 4 weeks of the season, but he's been top 10 the last 7 weeks. pic.twitter.com/1GaNur0qfh
— Dean Oliver (@DeanO_Lytics) January 9, 2018
O ala está tão bem que ele é justamente o único vestígio de alegria no time mais sério da liga. Quem mais iria dar uma TROLLADA dessa para cima do próprio companheiro de time?
— Zach Harper (@talkhoops) January 3, 2018
O reserva Cole Aldrich comentou na foto de Butler “por que sua touca e você estão com a mesma expressão?” (O QUE É VERDADE! ÓTIMA PIADA, COLE), ao qual Butler, sem nenhum quentinho no coração, mandou: “porque estávamos pensando em maneiras de te colocar no jogo”. O pivô tem um total de VINTE minutos de quadra nesta temporada inteira.
Ele foi mais legal com Andrew Wiggins ao checar seu pulso para ver se ainda estava vivo:
Jimmy Butler checked Andrew Wiggins pulse after he was fouled hard by IT 😂😂😂 pic.twitter.com/B1xde5Py00
— Def Pen Hoops (@DefPenHoops) January 9, 2018
Pior que a atitude de Butler fez sentido, já o Isaiah Thomas havia MESMO brincado de Mortal Kombat com o ala do Wolves:
IT gets ejected for this foul on Wiggins 😳 pic.twitter.com/wZQDVNKyS2
— Bleacher Report (@BleacherReport) January 9, 2018
Embora arrancar a cabeça do coleguinha seja muito errado, a frustração de Isaiah era compreensível. O jogo foi um massacre e marcou uma das maiores derrotas de LeBron James na carreira. O saldo de pontos dele em quadra foi de -39 (!!!) a PIOR MARCA da sua vida, seja em jogos de temporada regular ou Playoff:
LeBron James was a -39 tonight. That is his lowest +/- in a regular season or playoff game in his entire career. pic.twitter.com/0QVsUPROe4
— StatMuse (@statmuse) January 9, 2018
O jogo foi tão ruim para LeBron James que ele até perdeu uma batalha pessoal contra, vejam só, TYUS JONES! Tudo começou antes do jogo, quando o REI deu uma entrevista dizendo que o Wolves não é mais um time só de jovens, e que poucos jogadores da rotação eram ainda pouco rodados, como “TYLER Jones”:
LeBron at TC when asked about young Timberwolves: "Young team. They're not young anymore. No, they're not young anymore. Jimmy, Jamal, Taj, Aaron Brooks, Jeff Teague, they're not young anymore. Let's throw that narrative out." He said only young guys are Wiggins & "Tyler Jones"
— Jerry Zgoda (@JerryZgoda) January 8, 2018
Como se errar o nome não fosse humilhação o bastante, LeBron não demonstrou o menor respeito pelo armador do Wolves nesse contra-ataque aqui, marcando apenas Jimmy Butler para evitar a ponte aérea. Ele só foi pra cima do naninco no último segundo, deu o toco, mandou “Tyler” para o chão e deu aquela encarada:
LeBron James swats Tyus Jones to Canada, stares down his corpse pic.twitter.com/2OCAE5Jvor
— Rob Perez (@WorldWideWob) January 9, 2018
Em uma situação normal acabaríamos por aqui, mas, como dissemos, o dia não era de LeBron. Poucos minutos depois Tyus Jones teve a chance de se redimir e dessa vez não foi pra bandejinha coisa nenhuma:
THEN TYUS JONES BECAME A MAN. pic.twitter.com/jT0OkZIeUY
— Adam Joseph (@AdamJosephSport) January 9, 2018
Se eu fosse ele, cortaria o cabelo, mudaria o guarda-roupa e trocaria de carro. Uma vida nova começa.
JOGADA BOLA PRESA DA SEMANA
O conceito de Jogada Bola Presa é mesmo aberto e confuso, é de propósito. Geralmente envolvem decisões péssimas e execução pífia, mas às vezes até podem ser lances que dão muito certo. Ninguém melhor para provar esse ponto do que o incompreensível (e por isso fascinante) Lance Stephenson. O que ele pretendia com essa queda-pós-passe?!
Lance Stephenson threw a pass so hard he knocked himself down 😂 pic.twitter.com/SGzLuwm5OG
— Def Pen Hoops (@DefPenHoops) January 9, 2018
E essa reação ao seu próprio passe é digna de prêmio. Não sei exatamente qual prêmio, mas a um prêmio:
Lance Stephenson! 😂🔥 pic.twitter.com/9c2nxKTnNG
— Legion Hoops (@LegionHoops) January 9, 2018
Até eu que não sou totalmente contra bolas de 3 em contra-ataques (especialmente se acabarem com um disparo de Stephen Curry) devo admitir que isso aqui pareceu bem IDIOTA da parte de Draymond Green:
Kerr lets us know what he think of this bad decision pic.twitter.com/RV3kkI2thF
— BBALLBREAKDOWN (@bballbreakdown) January 9, 2018
Essa última semana foi prolífica em Jogadas Bola Presa. Só no jogo entre San Antonio Spurs e New York Knicks tivemos duas, primeiro com Michael Beasley e o arremesso mais indeciso da história:
Let’s count how many times it revolves around the rim pic.twitter.com/vnOET8IA6X
— BBALLBREAKDOWN (@bballbreakdown) January 3, 2018
Depois com um COMBO de Manu Ginóbili, o próprio Beasley e o TRIO de árbitros da partida. Um clássico instantâneo:
Even the refs couldn't believe this Manu pass went in the hoop 😂 pic.twitter.com/YGM1sSCeUL
— Bleacher Report (@BleacherReport) January 3, 2018
Primeiro Ginóbili dá um passe tão ruim que vira um arremesso perfeito, depois Beasley DÁ O MAIOR MIGUÉ DA TERRA e sai jogando como se nada tivesse acontecido, e então TODOS os juízes acreditam no jogador do Knicks e ignoram o fato de que acabamos de ver uma cesta. Como um juiz não vê que a bola entrou?! Como TRÊS não veem? Sensacional!
ALÉM-MAR
Vamos para a Europa, mas não para a Lituânia. Na França, um herói do blog anda fazendo sucesso. Lembram de DJ Stephens o cara com as enterradas mais VIOLENTAS da D-League? Ele quase conseguiu espaço no Memphis Grizzlies do ano passado, mas acabou indo embora e hoje está na liga francesa. E não sei você, mas quando eu junto as palavras FRANÇA e ENTERRADA eu só consigo pensar nisso aqui:
Ainda é de arrepiar. Pois Stephens pensa como a gente, resgatou um bem-humorado (e mais velho) Frederic Weis, (que ostentou uma camiseta do seu nêmesis) e refez a obra-prima:
DICAS DE LEITURA
- O FiveThirtyEight fala sobre o gigantesco Boban Marjanovic e explica como o mais eficiente pontuador da história da NBA (ao menos nos números) é um mero reserva de ocasião no Detroit Pistons
- Este tópico no Reddit traz um cara tentando nos convencer de que seria melhor se os jogadores fizessem corta-luzes… DEITADOS.
- A ESPN gringa explica a complicada situação financeira do Cleveland Cavaliers para a próxima temporada
ESTATÍSTICAS DA SEMANA
Começamos com Devin Booker, que está com absurdos 25.2 pontos por jogo acompanhados de 4.5 rebotes e 4.3 assistências! É a primeira vez que um jogador tem números desse nível em um de seus três primeiros anos de NBA desde Derrick Rose em 2011, ano em que ele foi o mais jovem MVP da liga:
Devin Booker is averaging 25.2 PPG, 4.5 RPG, 4.3 APG in his third NBA season.
He is the first player to have those numbers in one of his first three seasons since Derrick Rose in his 2011 MVP year. pic.twitter.com/jfqyymMFLt
— StatMuse (@statmuse) January 3, 2018
Lembra que todo mundo falou que o Nick Young iria dar certo no Golden State Warriors porque sua única função seria arremessar? É só o que ele está fazendo. Ele joga no time que lidera COM FOLGA a liga em assistências por jogo, mas mesmo assim só dá 0.4 assistência por partida!!!
Nick Young gonna Nick Young 😂 pic.twitter.com/PivtjCRXZs
— StatMuse (@statmuse) January 3, 2018
Na vitória desta segunda contra o Chicago Bulls, o Houston Rockets ACERTOU mais arremessos de 3 do que de 2 pontos. Foi a terceira vez que o time conseguiu o feito, sempre com vitórias. Os outros times somados têm os mesmos 3 jogos com mais bolas de 3 feitas, mas sempre em DERROTAS.
Last night, @HoustonRockets made more 3-pt FGs (20) than 2-pt FGs (19), their 3rd such game this season (3-0 in those games).
The rest of the NBA has 3 such games combined and is 0-3.
More from Monday night from @EliasSports: https://t.co/RMURKW4LPN pic.twitter.com/yAgvM0SCEY
— ESPN Stats & Info (@ESPNStatsInfo) January 9, 2018
FRASE DA SEMANA
Perguntaram para Damian Lillard com qual jogador clássico do Portland Trail Blazers ele gostaria de ter jogado. A resposta foi a única possível e a única aprovada pelo Selo Both Teams Played Hard de qualidade:
Sheed https://t.co/23c6UvMfvz
— Damian Lillard (@Dame_Lillard) January 3, 2018
ESQUISITICES DA SEMANA
Por que raios Jaylen Brown está jogando basquete na neve? E se pega uma FRIAGEM minino?!?
👌🏾❄️ pic.twitter.com/on2e02ARjz
— Jaylen Brown (@FCHWPO) January 4, 2018
Sem o carinho do futuro MVP Kyle Kuzma, o novato Josh Hart precisou de um auto-high-five para não ficar no vácuo:
.@kylekuzma shows no love to @joshhart pic.twitter.com/W6OK1T3CSR
— Dork Nowitzki (@GotEm_Coach) January 8, 2018
Na aula de inglês da semana, os jogadores do Philadelphia 76ers –que irão jogar em Londres contra o Boston Celtics nesta semana– tentam adivinhar as diferenças entre palavras do inglês britânico e do americano:
Todos os méritos do mundo para Victor Oladipo, que sabe exatamente onde estão as câmeras. É lindo ver um MEME nascer:
#EuSinceramente toda manhã. 😴 (via: houseofhighlights / Instagram) #Pacers #Bucks pic.twitter.com/udEJp9I5Bx
— NBA Brasil (@NBABrasil) January 9, 2018
Por fim, mais um dia normal nas quadras da NBA:
— Old Grande (@6rande) January 7, 2018
BROMANCE DA SEMANA (DO MÊS, DO ANO)
O DeMar DeRozan apareceu essa semana com um MOLETOM PERSONALIZADO com uma montagem sua ao lado do parceiro Kyle Lowry:
Quando a amizade é sincera vira até estampa de casaco! Marque seu parceiro(a) que deveria fazer um desses… #WeTheNorth #nba #nbabrasil pic.twitter.com/L7uEAsx5IO
— NBA Brasil (@NBABrasil) January 9, 2018
Mas ele foi no podcast do Adrian Wojnarowski e nos revelou que durante o primeiro ano ao lado do armador eles não se falavam, não saiam juntos, não se sentavam na mesma mesa e nem tinham o número um do outro:
Sounds healthy pic.twitter.com/mN56ko74wK
— Nathaniel Friedman (@freedarko) January 8, 2018
Quer dizer, o Terrence Ross foi lá comentar que é mentira dele…
Looool Terrence Ross pic.twitter.com/QwY6k3UOyD
— Legs (@LegsEthan) January 8, 2018
HOMENAGEM DA SEMANA
Para quem perdeu, aqui está a cerimônia de aposentadoria do número 12 de Derek Harper no Dallas Mavericks:
Derek Harper Jersey Retirement https://t.co/kGLFUkj9jw
— NBA (@NBA) January 8, 2018
MASCOTES POWER RANKING
Nesta semana não tem para ninguém, os 10 pontos do primeiro lugar vão para o nosso dragão mágico favorito, o STUFF, do Orlando Magic. Poderia ter sido porque ele nos trouxe esse ótimo número de dança, só com passos clássicos do cinema:
Mas será principalmente porque ele ARRISCOU A VIDA só para nos entreter nessa obra-prima das piruetas de pelúcia:
Os 5 pontos do segundo lugar vão para o Grizz, que segue honrando a tradição de Memphis de idolatrar e seguir a novela do wrestling quase profissional:
. @Grizz and @DeAngeloRB get revenge on Jeff Jarrett @memgrizz Wrestling Night. pic.twitter.com/gChBVIxk3K
— Mark McCleskey (@MarkMcCleskey) January 6, 2018
Aliás, fica aqui a dica deste podcast da ESPN para quem quer entender melhor essa relação entre Memphis, o mascote Grizz e a cultura do wrestling na cidade.
CLASSIFICAÇÃO GERAL
Coyote – 25 pontos
Benny – 20 pontos
Grizz – 15 pontos
Stuff, Hooper, Hugo, Clutch, Boomer, Franklin e Bango – 10 pontos
Jazz Bear– 5 pontos
Já viu as novas camisetas do Bola Presa em parceria com a iTees?
Comece o ano com uma de nossas estampas exclusivas clicando aqui!
Nossos assinantes têm desconto, é só usar o cupom: BOLA5