🔒Filtro Bola Presa #61

Bem amigos ASSINANTES, chegamos ao ÚLTIMO Filtro Bola Presa da temporada. Foi um ano cheio de boas histórias, de muito Klay Thompson, recordes de James Harden e Joel Embiid falando bobagens nas redes sociais. Hora de ver o que a liga aprontou na última semana, que recordes foram quebrados com o fim da temporada e que mascote irá sair da temporada como o grande campeão do nosso Power Ranking!

Começamos com uma das melhores e mais emocionantes histórias de toda a temporada, a estreia de Andre Ingram como profissional. Eu tinha separado essa história para o Filtro quando anunciaram que ele iria jogar. Foi assim, no estilo pegadinha, fingindo que era só uma daquelas entrevistas de fim de temporada da G-League:

Só por isso já valia. O cara está na Liga de Desenvolvimento da NBA há DEZ ANOS! Recusou propostas mais lucrativas do exterior diversas vezes porque realmente acreditava que estar na D-League (agora G-League) era estar mais próximo do sonho de jogar na NBA. Foram dez longas temporadas sem ganhar uma chance sequer. Para compensar o baixo salário da liga menor, ele dava (e ainda dá!) aulas de apoio de matemática, a sua “segunda paixão”. Ele ajuda alunos via Skype durante a temporada e ao vivo nas férias.

Para se ter uma ideia, ele ganhou 26 mil dólares por TODA A TEMPORADA no South Bay Lakers da G-League. E quanto ganhou por míseros DOIS JOGOS no LA Lakers? Metade disso.

Já aos 32 anos, quando muitos jogadores estão se aposentando da NBA, ele seguiu jogando na G-League e foi finalmente premiado. O Los Angeles Lakers, com vários caras lesionados no elenco, achou que seria um ótimo prêmio para sua carreira dar essa experiência, um jeito de homenagear alguém que simplesmente não desistiu mesmo que isso parecesse o mais lógico por tantas vezes. E lá foi ele com seus cabelos brancos:

De novo, já seria legal aqui, né? É, mas ele resolveu fazer 19 pontos e dar 3 tocos em sua estreia entre os profissionais… a torcida e a NBA toda FOI AO DELÍRIO! Até grito de “MVP” ele ouviu…

Ele acabou se tornando, com SOBRAS, o jogador mais velho a estrear com ao menos 15 pontos na NBA:

Por uma noite ele foi a estrela do Lakers, foi entrevistado na ESPN e na TNT, recebeu mensagens de todo o mundo do esporte e depois foi até dar o arremesso inicial em um jogo do LA Dodgers da MLB. Uma semana de sonho para quem achou, pouco antes, que estaria em casa dando aula de matemática para uns pirralhos com medo do vestibular:

Insistir, insistir, insistir e não desistir NÃO É garantia de sucesso. E é por isso que a história de Andre Ingram é espetacular.


TELEVISÃO DE QUALIDADE DA SEMANA

No jogo entre LA Lakers e San Antonio Spurs, que foi apertado e decidido na prorrogação, a grande estrela da partida foi, na verdade, o cara da ESPN que aperta o botão que manda o jogo para o intervalo. A transmissão americana CORTOU A POSSE DE BOLA FINAL, com o jogo empatado, no segundo exato em que Josh Hart poderia ter feito o game-winner. Foi tão preciso que parece que foi de propósito:

Alguma dúvida que isso viraria meme em segundos?


SINCRONIA DO ANO

Lembra daquela sincronia entre os jogadores do Phoenix Suns no começo do ano? Virou obsessão da internet buscar por elas e aqui está uma compilação das melhores do ano todo. É HIPNOTIZANTE:


FOTO DA SEMANA

A imagem da semana não é uma foto pronta, mas é ela SENDO FEITA. Um fã do Allen Iverson quis tirar uma foto com a lenda do basquete, mas só uma mãozinha no ombro não era o bastante, ele queria RECRIAR um dos grandes momentos da história da vida do ídolo: você seja você, eu serei o Tyronn Lue!


ESTATÍSTICAS DA SEMANA

Lembra como o DeMar DeRozan tava revolucionando o estilo de jogo dele ao finalmente aceitar que poderia arremessar de 3 pontos? Pois é, foi lindo durante boa parte da temporada, mas desde a parada do All-Star Game ele está com aproveitamento digno de Lonzo Ball: 25%! Irgh!

Essa aqui é uma aberração: vocês sabiam que o PIVÔ (PIVÔ!) Nikola Jokic acabou a temporada com mais triple-doubles do que ENTERRADAS? Apertado placar de 9 a 8:

O Danilo já escreveu sobre o Utah Jazz nesta semana, mas que tal uma estatística legal para mostrar como esse time é legal de um jeito inesperado? Donovan Mitchell se tornou apenas o 5º novato a ter ao menos 20 pontos por jogo em um time que venceu 45 jogos ou mais numa temporada:

O Utah Jazz, aliás, se tornou só o 5º time desde 1983-84 a ir para os Playoffs sendo liderado em pontos por um novato:

Vamos ficar nos novatos: nos primeiros 14 jogos das DEZESSEIS vitórias seguidas do Philadelphia 76ers, Ben Simmons teve uma média de triple-double: 14.7 pontos, 10.1 rebotes e 10.9 assistências. Nunca, eu disse NUNCA, um jogador (e não só um novato) teve uma média de triple-double durante uma sequência de vitórias de 10 ou mais jogos.

E falando no assunto, um tal de Russell Westbrook acabou de se tornar primeiro jogador da história da NBA a terminar mais de uma temporada com média de triple-double. Por aqui a ficha ainda não caiu…

Querem mais estatísticas absurdas? Trazemos estatísticas absurdas. James Harden marcou sozinho mais pontos em jogadas de mano-a-mano do que qualquer outro TIME INTEIRO nesse tipo de jogada na temporada:

E o time de James Harden, o Houston Rockets, não só acabou com o maior número de vitórias em sua história. Eles fizeram isso sendo o PRIMEIRO TIME NA HISTÓRIA DA LIGA a acabar um ano arremessando mais bolas de 3 do que de 2 pontos:

Isso aqui não é recorde nada não, mas é só porque nunca tinha visto o Barba ficar tão encabulado assim:


FAKE HARDEN

Mas devo dizer que a coisa mais legal envolvendo o James Harden que eu vi nessa semana foi essa foto aqui:

O quanto é legal que um Fake Harden apareceu no ÚLTIMO JOGO da temporada? É uma referência clara e direita ao Fake Klay que iluminou o PRIMEIRO JOGO do ano, lembram?

Falando em coisas falsas, nessa última semana tivemos Jimmy Butler fingindo uma lesão só para MATAR DO CORAÇÃO todos os seis torcedores do Minnesota Timberwolves:


MÍDIA SOCIAL DA SEMANA

O New Orleans Pelicans tem um tweet para anunciar cada uma das vitórias do time. E não consigo imaginar outra maneira melhor de dizer que eles venceram. Quem disse mesmo que pelicanos não podem ser assustadores?

Mas nas redes sociais ninguém supera o Atlanta Hawks. Em alguma coisa eles tinham que ser os melhores, né? Na última rodada da temporada, quando todo mundo estava assistindo o confronto direto entre Minnesota Timberwolves e Denver Nuggets, o Hawks não só acompanhou a partida como anunciou torcida APAIXONADA pelo Wolves:

Eles não são loucos, apenas práticos: o Wolves tinha trocado a sua escolha de 1ª rodada do Draft de 2018 com o Hawks, mas a troca tinha uma proteção. Se ela ficasse da posição 1 até a 14, ficaria com o Wolves, se fosse depois disso, aí sim iria para o Hawks. Por isso a torcida para o Wolves vencer, ir para os Playoffs e ficar fora dessas 14 primeiras posições. Com a confirmação da vitória o Hawks ganhou mais uma escolha de 1ª rodada no Draft 2018:

E um detalhe interessante: esse jogo decisivo entre Nuggets e Wolves marcou apenas a SEXTA vez na HISTÓRIA da NBA que tivemos um confronto direto valendo vaga nos Playoffs na última rodada da temporada regular


TRETA DA SEMANA

A briga de palavras entre Ben Simmons e Donovan Mitchell sobre quem deveria ser o novato do ano não foi uma TRETA de verdade, mas foi uma divertida troca de cutucadas. Simmons acha que qualquer time preferiria ter ele no elenco, Mitchell acha que o rival não deveria sequer concorrer ao prêmio por ter sido draftado um ano antes, mesmo sem ter feito um jogo sequer em 2016-17. O divertido disso tudo é que o ala do Jazz deixou sua opinião bem clara até em suas roupas…

A blusa diz: “Rookie – Um atleta em sua primeira temporada como membro de um time profissional”

A NBA inteira curtiu o trash talk….

E Blake Griffin, que foi eleito Novato do Ano em 2011 após perder toda a temporada 2009-10, não perdeu a piada e entrou na defesa de Ben Simmons, ou melhor, na SUA PRÓPRIA defesa:


JOGO DA SEMANA

Você acha que acompanha a NBA de perto. Você acha que assiste todos os times da liga com alguma frequência. Você acha que é um especialista e que pode comentar qualquer equipe. Você acha tudo isso, até ver a escalação TITULAR do jogo entre Dallas Mavericks e Phoenix Suns na última semana da temporada…


FOFURA DA SEMANA

Antes do último jogo da temporada em casa, o Russell Westbrook foi agradecer à torcida pelo apoio ao longo do ano. Mas aí ele aproveitou a situação para pedir para a torcida por uma salva de palmas em homenagem ao Nick Collison, que está na franquia desde que essa mudou para Oklahoma City e que provavelmente vai se aposentar ao fim da temporada. Uma fofura merecida:


CAPITÃO DA SEMANA

O Nick Collison está para o OKC Thunder assim como o Udonis Haslem está para o Miami Heat. Os dois alas já foram muito importantes em quadra no passado, mas hoje estão contratados por serem aqueles que mostram para os outros, especialmente os mais jovens, como um jogador profissional deve agir.

E quer ver uma lição que Haslem deu em quadra? Em um jogo da última semana, a torcida do Atlanta Hawks queria porque queria pelo menos uma pequena vitória dentro da derrota para o Miami Heat: eles ganhariam lanches de graça se um adversário errasse dois lances-livres seguidos no último quarto.

Udonis Haslem errou o primeiro, mas não tremeu sob pressão, fez o segundo, vibrou e mandou a galera ficar quieta.

E ficou melhor, depois do jogo ele ainda passou no Chick-Fil-A, a rede que daria os lanches de graça, e disse que o lanche “tem um gosto melhor com a vitória”. Cruel. É assim que se faz, molecada:


XAVECO DA SEMANA

Quer conquistar uma garota? Olhe para ela como Markelle Fultz olha para a câmera:


JOGADA BOLA PRESA DA SEMANA

Nós estamos organizando peladas lá no grupo de assinantes de R$20 no Facebook. Quer saber como são os jogos? É mais ou menos assim, mas sem a enterrada no final:

Mas nossa pelada nunca aconteceu algo como esse lance entre Marc Gasol e Stanley Johnson. Se bem que pode acontecer: o clima é amistosos e nós somos desastrados…

O que nunca vai acontecer é uma jogada como essa abaixo. Nós não somos nem nunca seremos o Lance Stephenson. E sei que já disse essa frase umas CEM vezes, mas existe coisa mais Lance Stephenson do que essa jogada? É ser GÊNIO e logo um IMBECIL num intervalo de menos de 2 segundos…


MOMENTO BOBAN DA SEMANA

A melhor coisa da troca de Boban Marjanovic para o LA Clippers é como ele ficou muito mais à vontade em Los Angeles, longe do mal humor do Stan Van Gundy. Você acha que em Detroit ele iria, por exemplo, andar de KART?

Ou dançar Drake com seus amigos antes do jogo?

Mas o grande momento BOBAN da semana foi quando ele fez o Anthony Davis, aquele monumento gigantesco da natureza, parecer uma criança de 8 anos tentando pegar a bola do irmão mais velho:

Quando, daqui décadas, relembrarmos Boban Marjanovic e o colocarmos no Museu de Relevância Temporária do Bola Presa, é essa foto que vamos ver:

E para encerrar o Ano de Boban, um vídeo curto sobre sua amizade com Tobias Harris, que dedura o pivô e diz que ele é um ENORME fã da Ariana Grande. É nóis, Boban, música de menina é VIDA:


DICAS DE LEITURA


MASCOTES POWER RANKING

Nessa semana Pierre The Pelican leva 5 pontos por… AOMILHAR o Rumble, mascote do OKC Thunder. Explico: Primeiro o Pierre foi lá na conta de Instagram do Rumble tirar uma com a cara dele, aí a resposta até veio, mas ao invés de vir da conta do Rumble, veio da conta das CHEERLEADERS do OKC Thunder! O Pierre fez questão de responder mandando o estagiário lembrar de trocar as contas antes de comentar.

ATÉ AÍ TUDO BEM. Mas então o Pierre tirou print de tudo isso e espalhou pela internet, é claro. E é por isso que ele ganhou os pontos =)

Os 10 pontos vão para Franklin, mascote do Philadelphia 76ers, que mostrou que consegue jogar SOB PRESSÃO. Última partida da temporada, sua festa de aniversário, diversos outros mascotes ao seu lado e ele fez isso aqui:

CLASSIFICAÇÃO FINAL DA TEMPORADA:

Benny The Bull – 55 pontos

Franklin – 40 pontos

Stuff – 35 pontos

Coyote – 30 pontos

Rocky – 25 pontos

Grizz – 21 pontos

Bango – 20 pontos

Slamson – 15 pontos

Hooper, Hugo, Clutch, Harry the Hawk, Jazz Bear, Boomer e Blaze– 10 pontos

Crunch, Pierre e Rumble– 5 pontos

Parabéns ao campeão BENNY THE BULL!!!

Torcedor do Lakers e defensor de 87,4% das estatísticas.

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.