>Filtro Bola Presa – um resumo semanal

>

Não tente explicar, Varejão, só vai ficar pior

Outro dia eu descobri que tinha gente que não sabe o que (e não quem!) era Tessália. Na época isso correspondia a não assistir a Globo, não ter Twitter e não abrir nenhum dos grandes portais da internet brasileira! Considerando que existe gente assim tão mal informada, não custa explicar mais uma vez o que é o Filtro Bola Presa.

No Filtro, publicado toda segunda-feira, pegamos assuntos, vídeos, notícias, fotos ou qualquer outra coisa relacionada a NBA que foi assunto nos últimos 7 dias (ou, no caso, 14, já que segunda passada não teve Filtro por causa do resumão do All-Star Game) na NBA e acabou não sendo citado aqui no blog. São muitos assuntos, apenas um blog e apenas dois blogueiros, muitas coisas interessantes ficam de fora e essa coluna está aqui para reparar um pouco esse problema.

Vamos ao trabalho:

– Alguma dúvida de que o Shaq deveria estar em todos os All-Star Games até o fim de sua vida, nem que fosse só como convidado?
– Em algum lugar do nosso polvo internético (aqui, twitter, tumblr, Both Teams Played Hard) vi que o Greg Oden tinha pedido desculpas públicas aos torcedores do Blazers depois que vazaram algumas fotos suas pelado na internet. Não me dei ao trabalho de pesquisar para ver o teor das fotos, mas pelo jeito ele não é a Paris Hilton e ao invés de ganhar fama, pediu perdão. Achei bizarro mas deixei quieto, afinal o Greg Oden não joga basquete nunca, o tédio nos faz fazer umas idiotices.

Mas eis que semana passada aparece um outro pedido de desculpas. Dessa vez o George Hill se disse envergonhado por ter fotos suas pelado distribuídas na internet! Qual o problema com esses caras? Já é idiota para uma pessoa comum tirar fotos suas pelado na era da internet, para uma pessoa famosa é pior ainda. E se fez isso por diversão, pra que pedir desculpas depois? É só um pinto. Como bons negros eles deveriam se gabar e me humilhar, um pobre branquelo na média nacional.

– Algumas notícias conseguem ser importantes e inúteis ao mesmo tempo. Um exemplo? O anúncio da USA Basketball dos jogadores candidatos a disputarem o mundial da Turquia nesse ano. É importante porque é o elenco do melhor time do mundo, é inútil porque são 27 malditos nomes!!! Como vão tirar só 12 dessa lista, continuamos praticamente na mesma incógnita de antes do aviso.

O que será mais interessante nessa convocação será acompanhar o mercado dos Free Agents. Provavelmente caras como Amar’e, LeBron, Wade, Bosh, Boozer e David Lee só darão certeza se estarão na Turquia se já tiverem contrato assinado na NBA. No fim das contas até a seleção americana, além de uma outra dezena de times, depende desses benditos Free Agents para saber do seu futuro.

– Falando em Free Agents, achei muito legal a manobra do Toronto para manter o Bosh por lá. Eles tentaram, sem sucesso, porém, uma troca pensando em trazer para o time não um grande jogador, mas um amigão do Chris Bosh, o Josh Powell. Eles ofereceram Marcus Banks e o lixo do Patrick O’Bryant em troca de Powell e Sasha “The Machine” Vujacic.

Powell é brother camarada do Bosh e seria mais um artifício da equipe para criar o ambiente ideal para o ala em Toronto. Mesmo sem a troca ter sido fechada (por mais que o Lakers queira se livrar do Sasha, o Patrick O’Bryant vale o mesmo que um o.b. usado), o Bosh tem ficado mais convencido. Outro dia disse que se acha bom o bastante para atrair outro jogador para o seu time ao invés de precisar sair atrás de um novo.

– Viram o jogo do Nuggets contra o Cavs na última quinta-feira? Provavelmente o melhor jogo da temporada regular até agora. Carmelo Anthony fez uma partidaça e acertou o arremesso da vitória na cara do LeBron.

Aliás, o LeBron foi ridículo nesse jogo, quase patético. Tomou um monte de arremesso na cara, perdeu um jogo em casa e fez esses números: 43 pontos, 13 rebotes, 15 assistências, 2 roubos e 4 tocos. É muito óbvio que ele é só um produto da mídia, um queridinho dos juízes que só faz pontos por causa do seu físico.
Espero que entendam o sarcasmo, mas os odiadores do LeBron podem usar outro número a seu favor: LeBron errou seus últimos 4 arremessos nesse jogo decisivo e o Carmelo acertou 7 dos últimos 8.

– Nós fizemos um post uma vez com os melhores comerciais envolvendo jogadores da NBA. Uma pena que a lista foi feita meses antes do melhor comercial da história, estrelando Lamar Odom. E esse comercial me lembra de dar a dica para todo mundo assistir ao filme “Rebobine por favor” (Be kind rewind).



– O Danilo postou aqui sobre a insatisfação aparente do elenco do Cavs com a troca do amigão parceiraço Ilgauskas pelo rival Jamison. Acho que LeBron e companhia deveriam parar de reclamar e ouvir um pouco o Deron Williams, que parece muito, muito bravo com a decisão da equipe de trocar o Ronnie Brewer para o Memphis por dois panetones e um freio ABS.
Não dá pra culpar ele, o Jazz venceu 17 dos últimos 19 jogos, assumiu a terceira posição do Oeste, tem sido o melhor time de toda a NBA nas últimas semanas (eu achava que eles estavam acabados!) e agora perdeu uma peça importante por questões puramente financeiras. E a coisa fica pior, que motivação terá o Boozer para ficar em um time que troca um titular por nada só para economizar uns trocados?
– Ontem o Stephen Curry, novato do Warriors, deu mais um show em uma vitória de virada sobre o Hawks. Ele dominou o jogo com 32 pontos, roubos de bola e algumas assistências lindas (uma foi num contra-ataque, na corrida, com a mão esquerda. Mais Steve Nash, impossível). Só que em um determinado momento do jogo, o finalzinho pra ser mais exato, ele deu um passe ridículo na mão do Jamal Crawford, um erro infantil que poderia ter custado o jogo.
E é a única diferença entre o Curry (que já passou o Jennings na corrida de melhor novato do ano) e o Tyreke Evans: o novato do Kings não comete erros de novato.
Dêem uma olhada nesse drible do Tyreke sobre o Jared Jeffries na vitória do Kings sobre o Knicks. Tem coisa mais de veterano que isso?
– Aqui não falamos de NBB, Euroliga e basquete universitário porque é um blog sobre NBA. Mas não deu pra ignorar esse lance livre do Brady Morningstar (o nome mais gay da história da Terra) da universidade de Kansas.
– Enquanto o Jay-Z estava no All-Star Weekend, a sua digníssima senhora estava no Rio de Janeiro sendo gostosa. Mas ele conseguiu matar a saudade quando o Benny The Bull, o mascote do Chicago Bulls, dançou “Single Ladies” para ele no meio da quadra. A cara do Jay-Z após a dança diz mais do que eu poderia dizer aqui.
Atualização de fim da tarde
8 ou 80 – O cantinho atrasado das estatísticas
Antawn Jamison teve A pior estréia de todos os tempos na NBA. Com nenhum acerto em 12 tentativas de arremesso ele superou o antigo recorde de Corie Blount pelo Warriors em 2001 e Kevin McKenna em 1983, os dois erraram todos os arremessos em 10 tentativas.
– A atuação do LeBron que eu citei acima foi algo único na história da NBA. Nunca um mesmo jogador tinha conseguido tantos pontos, rebotes, assistências, roubos e tocos no mesmo jogo. E ignorando os roubos e tocos foi a primeira vez desde 1962 que um jogador conseguiu pelo menos 43 pontos, 15 assistências e 13 rebotes num mesmo jogo, naquele tempo o feito foi do Oscar Robertson.
– Outra curiosidade numérica sobre o Cavs: Com 28,4 pontos eles são os líderes da NBA em pontos no primeiro período. Porém são apenas o 11º em pontos no segundo período, 22º em pontos no terceiro período e 22º no último período. Quem tiver uma explicação plausível pode mandar.

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.