>Ninguém quer o Grizzlies

>

Alguma coisa tinha que valer a pena em Memphis (mas as do Heat são melhores)

Curto e grosso: Se você fosse um excelente e jovem jogador que estivesse prestes a entrar na NBA, você gostaria de jogar no Grizzlies? Mas pense que você é um ótimo jogador, você não é um mané que se tiver dois minutos em quadra estará feliz, você pode ser uma estrela. Ainda assim ia querer jogar no time de Mayo e Gay?
Se você disse sim, pelo jeito é uma exceção. Primeiro foi o Ricky Rubio, seu agente disse que não queria ver seu garoto no Grizzlies. Não sabemos se o Rubio pensa o mesmo, mas se pensa não foi a público desmentir o que seu agente colocou no ventilador pra todo mundo ouvir. Depois foi o Stephen Curry, que nem está cotado pra ser uma escolha tão alta (o Grizzlies tem a escolha número 2), que afirmou que não gostaria de jogar em Memphis.
Por fim, o Hasheem Thabeet, pivozão de de 2,22m que virou a nova escolha certeira do Grizzlies depois do depoimento do agente do Rubio, não foi treinar hoje com o time. A primeira história é que ele tinha tido um problema no ombro, a segunda história é que familiares iam visitá-lo em Nova York e ele não poderia ir para Memphis treinar. A terceira história, a que está fazendo mais sucesso, é a que esse foi o jeito do Thabeet mostrar que não quer jogar por lá.
O saldo do Grizzlies por enquanto é que eles não podem ter o Blake Griffin, que é certo no Clippers, o Rubio, o Curry e o Thabeet não querem jogar lá, e a outra opção entre os mais bem cotados, o James Harden, fez um treino péssimo para eles. Agora eles pegam os que não querem jogar lá ou o que jogou mal? Se eu fosse do time eu estaria pensando agora que o cara fedeu nos treinos só para se boicotar, tipo falar um monte de asneira para uma mulher feia que fica te dando mole só pra ela dar o fora.
Alguns agentes disseram que não querem que seus principais jogadores vão jogar no Grizzlies porque o time não tem dinheiro, ou seja, não vão gastar uma nota preta para assinar um contrato milionário depois que o contrato de novato acabar. Também porque com essa economia toda eles talvez não consigam nem manter os grandes jogadores bons que tem agora e então continuem com um time fedorento por muito tempo. Pra fechar o desastre com merda de ouro, a cidade é pequena e não tem nenhum apelo comercial. Camisetas do Grizzlies não vendem como as do Knicks nem se um dia ganharem um título.
Não é à toa que dizem que o time mais cotado a desaparecer na NBA é o Memphis. É bem possível que daqui uns anos a equipe seja comprada e mude para Seattle, para fazer renascer o Seattle Supersonics.
Eu sou um dos que torce para que isso ocorra. Nada contra o Grizzlies, muito pelo contrário, era minha Portuguesa/Ameriquinha da NBA uns anos atrás quando tinham jogadores que eu gostava como Shane Battier, Pau Gasol e Jason Williams. Mas pra ter um time que não tem dinheiro pra investir, não tem história e nem jogadores interessados em fazer história para o time, é melhor que os fãs que torcem para o Sonics há 40 anos voltem a ter uma equipe na cidade. Sem contar que um jogo entre Sonics e Thunder seria histórico!
Corrijo só uma coisa que disse. Na verdade o Grizzlies tem história sim, tem história no que diz respeito a jogadores fazendo de tudo para não jogar lá. O caso mais famosos desses de jogadores se recusarem a jogar em um time aconteceu quando o Grizz ainda estava em Vancouver, foi quando eles draftaram o Steve Francis e ele se recusou a atuar no time então canadense. Ele citou a distância de sua cidade-natal, alguma questão de impostos e até a “vontade divina”. Já teve gente apelando pra deus pra não jogar no Grizzlies!
Uma solução que o time tem pra isso é draftar o cara de qualquer jeito e dizer “você não manda em nada, pivete, joga e cala a boca”. Mas será que isso daria certo? O Bucks fez isso com o Yi Jianlian e com o Charlie Bell e nenhum dos dois rendeu nada por lá. E nem precisa ir tão longe, só lembrar do fim da passagem do Vince Carter pelo Raptors pra saber como acaba prejudicando o time ter um jogador que não quer estar lá.
Dada todas essas situações, o Grizzlies tem duas opções: a primeira é ignorar todos esses depoimentos, pegar quem eles acharem melhor e acreditar que mesmo preferindo outros lugares, o jogador escolhido não vai boicotar o time. A outra opção é a que eu faria, trocar a segunda escolha no draft por jogadores veteranos.
O time de agora já tem duas estrelas em potencial, Rudy Gay e OJ Mayo, e eles, mesmo que possam pensar diferente quando virarem Free Agents, nunca disseram nada sobre querer sair de Memphis. Tá bom que o OJ Mayo fez uma cara de cu antológica quando foi anunciado como jogador do Grizzlies, mas na quadra sempre jogou bem e sem fazer corpo mole. Então pra quê mais um pivete metido a estrela?
Não seria melhor ao invés de pegar um outro novato metido trocar essa valiosa escolha por jogadores veteranos de algum talento que possam dar alguma identidade e confiança para a equipe? Mesmo que Thabeet seja um pivô espetacular no futuro, o Grizzlies não fica sem nada porque tem Marc Gasol, e na armação eles não vão ter Rubio mas terão Mike Conley que fez um final de temporada ótimo. Falta um ala de força e banco de reservas, afinal o Marko Jaric-Lima como armador é só um grande galanteador mesmo.
A única resposta que o Memphis Grizzlies pode dar a esse bando de pivetes que não quer jogar lá é montar um time vencedor. Se daqui um ano, pouco antes do draft de 2010, estivermos falando do Grizzlies como um dos times que mais evoluiu na temporada anterior, com um futuro promissor nas mãos de Mayo, Gay e outros, provavelmente teremos menos rejeição ao que hoje é o time mais odiado pelos jogadores da NBA.
Mas, embora ache necessário que todo time deva fazer tudo o que for preciso para parecer um bom destino para futuros jogadores que não querem jogar suas carreiras no lixo, os jogadores tem que parar com essa frescurite de ficar anunciando que não jogam por tal lugar. Que joguem logo por onde forem escolhidos e se no fim das contas for ruim mesmo, que peçam uma troca.
Tem curiosidade de saber como é um treino para o draft? Tem um vídeo bem bacana do armador Tyreke Evans, que fez faculdade em Memphis, treinando no Grizzlies. Só um site (o da SportsIllustrated) coloca ele como sendo draftado pelo Grizzlies, mas vale pela curiosidade:

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.