>Nos vemos em junho, Boston!

>

Gasol: Elvis sai de Memphis e vai para L.A.

Eu estava hoje mesmo preparando um texto sobre os jogadores que podem ser trocados nesse mês, já que o dia limite de trocas é no dia 22 desse mês. No texto ia dizer que o Grizzilies tinha interesse em trocar o Gasol porque o time do jeito que está não está dando certo, e parece que é hora de recomeçar com o time baseado no Rudy Gay, não no Gasol.

Mas o boato da troca do Gasol só existia quando se falava no fracasso do Bulls. A troca do Gasol para o Bulls é uma grande farsa, o boato mais chato e antigo desde a troca do Mike Bibby para o Cavs. A troca evidentemente não ia acontecer neste ano já que o Bulls não tinha conseguido extender o contrato do Gordon e do Deng. Com isso, os salários só conseguiriam ser igualados (o que é necessário já que quase todos os times estão no limite do teto salarial) se a troca envolvesse Ben Wallace ou Kirk Hinrich, com Conley e Lowry na armação Hinrich é desnecessário, e Ben Wallace ganha muito pra produzir pouco hoje em dia. A troca realmente não aconteceu.

O que aconteceu foi que meu Lakers está mais perto de um anel desde que Shaq saiu da equipe! A troca realizada foi:

O Lakers manda:
Kwame Brown, Javaris Critentton, Aaron McKie, os direitos de Marc Gasol e duas escolhas de primeira rodada de draft (2008 e 2010)
O Memphis manda: Pau Gasol e uma escolha de segundo round de 2008.

Quando eu li isso, comecei a correr pela casa! Na verdade, na casa da minha namorada. Estava lá e li a troca em uma mensagem de celular que o Danilo me mandou, nunca vou esquecer dessa mensagem. O Lakers está, de novo, pronto para lutar por títulos. Gasol libera o Odom da obrigação de fazer pontos e o deixa fazer o que sabe que é passar a bola, rebotear, ajudar os outros. E libera muito espaço para o Kobe arrmessar e até para o Bynum, quando ele voltar. É a peça que faltava para o Lakers entrar em todo jogo pra vencer e entrar nos playoffs pensando em ganhar título.

Para o Grizzlies, à primeira vista a troca parece ridícula, trocar pelo Kwame Brown sempre soa como uma piada de mal gosto, ainda mais por juntar ele com o Darko Milicic. Nunca ter uma primeira e uma segunda escolha de draft juntos foi tão ruim. A última vez que foi tão ruim foi quando o Bulls tinha Curry e Chandler, que só resolveram jogar quando sairam de Chicago.

Mas a troca não foi tão ruim assim não. Primeiro que Javaris Critentton é um puta jogador! Foi ótimo nas Summer Leagues e foi muito bem sempre que entrou nos jogos do Lakers, é até uma pena que ele vá embora porque ele e o Farmar tinham enorme sintonia em quadra, tipo Romário e Bebeto, saca? Ele pode ser um ótimo reserva em Memphis para o Mike Miller e até um bom titular num futuro próximo. Marc Gasol pode ser um bom reserva na NBA também, ele é bem desengonçado mas pelo menos as camisetas escrito “Gasol” nas costas vão poder continuar sendo vendidas na lojinha do ginásio.

Mas o que interessa mesmo são as duas escolhas de draft e o contrato expirante do McKie e do Kwame. Isso significa que no ano que vem o Grizzlies terá espaço de sobra para assinar qualquer Free Agent caro, e isso significa poder correr atrás de Andre Iguodala, Gilbert Arenas (apesar dele jurar que continua no Wizards), Luol Deng, Ben Gordon, Elton Brand e por aí vai. E eles ainda tem o atrativo de ter Rudy Gay e Mike Conley no elenco, quem for pra lá pode saber que não estará sozinho.

E quer saber, se eu fosse o Grizzlies até manteria o Kwame. Se ele topar um salário bem baixo, claro. Ele pode ser um bom reserva e sem a pressão de ser peça importante num time que tem que ganhar (como foi na época dele de Wizards com Jordan e de Lakers com Kobe), ele pode até render mais. Nunca vai render o que uma primeira escolha de draft deveria render, mas pelo menos um reserva bom ele pode ser. Mas posso estar dizendo isso só porque estou muito bem humorado e gostando mais do Kwame agora que ele não está no meu time.

Pensando já no futuro, com Fisher e Farmar dando conta da armação, Kobe como líder, Odom sem precisar ser segunda opção e um garrafão com Gasol e Bynum, não tem desculpas para não lutar para ir bem longe nos playoffs. Quem sabe não vemos uma final Lakers e Celtics como nos bons e velhos tempos?

Notas:

– Faltou só mandar o Navarro junto, que é brother e camarada do Gasol. Eu topava mandar o Vujacic por ele, não sei como o Memphis não topou essa, devem ser doidos.

– No campeonato de enterradas, primeiro o Dwight falou que podem aumentar a cesta pra ele enterrar, ao invés dos 3,05m tradicionais, poderiam deixar em 3,65m (12 feet). Rudy Gay respondeu que por ele pode deixar assim pra vez dele também. E agora foi a vez de Gerald Green responder que por ele pode até aumentar para 3,96m (13 feet). Green, com isso, quebraria o recorde mundial que é de 3,71m, de um cara chamado Wayne Clark.

– O Moon ainda não disse nada, mas de acordo com esse rebote, acho que ele pula um pouquinho também. Congelar o vídeo no segundo 24 chega a ser engraçado.

– A situação no Rockets tá tão feia que o T-Mac já está colocando a culpa nos aros do ginásio da equipe.

– O Cavs fica tão desesperado quando o LeBron não joga que na partida contra o Sonics o Donyell Marshall até esqueceu de colocar o uniforme!

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.