>
Jamison vai encontrar os amiguinhos na enfermaria
Tem coisa que só acontece com o Botafogo.
Tem coisa que só acontece com a Portuguesa.
Tem coisa que só acontece com o Clippers.
E para entrar nessa lista dos times mais zicados do mundo da bola, apresento-lhes o Washington Wizards.
Tudo começou há três playoffs atrás, quando o Wizards estava enfrentando pela primeira vez na pós-temporada o Cleveland Cavaliers. Todos os jogos foram batalhas épicas, sempre uma dominada pelo LeBron James e a seguinte pelo Gilbert Arenas. Tudo cheirava a jogo 7 mas no final do jogo 6 o Arenas errou dois lances livres (depois de uma provocação básica do LeBron) e o Damon Jones selou a vitória com uma bola de 3.
Daí pra frente foi só decepção para esse time do Wizards que era tão promissor. No ano seguinte eles chegaram a liderar o Leste mas no fim da temporada perderam Arenas e Butler machucados e foram varridos nos playoffs.
Na temporada passada eles perderam seu reserva de pivô, Ethan Thomas, porque ele estava com problemas cardíacos! O Arenas continuou com seus problemas no joelho e o Caron Butler vivia perdendo um jogo aqui e outro lá por causa de contusões menores.
Nesse ano parecia que tudo ia bem. Mantiveram o Arenas e o Jamison no time, o Brendan Haywood havia tido a melhor temporada de sua carreira no ano anterior e até o Etan Thomas ia voltar pra dar uma força. Mas zica é zica e vice-versa.
O Arenas sentiu a contusão no joelho de novo e só volta no fim de dezembro ou até mesmo em janeiro, o Antawn Jamison saiu carregado do primeiro jogo da pré-temporada por causa do joelho e por fim o Haywood está com uma contusão no punho e precisará ser operado. Para o Jamison ainda que a notícia é boa, pelo jeito ele poderá voltar a tempo para a temporada, mas o joelho já começa a assustar. Já para o Haywood a notícia foi péssima, com a operação ele perderá de 4 a 6 meses se recuperando, praticamente a temporada toda.
Mas vocês precisam entender uma coisa, é diferente um time ruim e um time zicado. Um time ruim é o Ipatinga, o Vasco, o Grizzlies. Eles não têm um elenco bem montado, jogam mal e perdem. Zicado é um time que tem tudo pra dar certo mas na hora H alguma merda acontece e dá tudo errado. A soma das duas coisas é a Portuguesa.
Um exemplo claro foi ontem na pré-temporada. O Butler, provavelmente com um medo desgraçado de se machucar também, não jogou, até porque ele deve andar cheio de travesseiros amarrados em partes do corpo para não bater em nada e se contundir. O promissor e jovem (sem trocadilhos!) Nick Young também não jogou. Então o time titular foi:
Antonio Daniels
DeShawn Stevenson
Dominic McGuire
Andray Blatche
Etan Thonas
Um time digno de banco de reservas, mas titular. Um time que dependia dos pontos do Andray Blatche, a versão 2.0 do Stromile Swift e do Darius Miles, um daqueles caras que entra todo ano sendo apontado como a próxima grande estrela há uns 10 anos. E um time com um pivete com sobrenome de personagem da Hilary Duff e um pivô que acabou de voltar de operação cardíaca.
E mesmo assim eles foram capazes de vencer o Grizzlies, que só não tinha o gênio Darko Milicic. Está aí a diferença de um time ruim e um zicado.
Mas nem tudo são lamentações para o Wizards. Se tem uma coisa que deu certo no time ano passado foi o draft, já que o Nick Young parece que vai ser um ótimo jogador em um futuro próximo. E ontem quem jogou muito bem foi o cara que eles draftaram nesse ano, o JaVale McGee.
Eu sei que esse não é nome de superestrela, mas ontem o moleque fez uma estréia (quase) oficial digna de respeito. Ele acertou 8 dos 12 arremessos que tentou, foi 8 vezes para a linha dos lances livres, pegou 8 rebotes (3 ofensivos), deu 3 tocos e meteu 20 pontos. Tudo isso em 27 minutos de jogo.
Se ele fizer isso só de vez em quando, já vai ser de um valor gigantesco para o Wizards, ainda mais sem o Brendan Haywood. E já aviso, tudo o que eu falar aqui já vem com o comentário “mesmo sendo apenas mais um joguinho de pré-temporada” embutido. Pra não cobrarem de mim caso o McGee vire mais um lixo no banco do Wizards. Ou caso ele se machuque no próximo treino. Ou caso ele seja abduzido por aliens e não possa jogar. Ou caso o Wizards vá à falência por causa da crise da Bolsa. Sei lá, vai saber, zicado do jeito que estão, pode acontecer qualquer coisa.
Mas não é só isso!!!
Junto com a desgraça do Wizards o comprador da pré-temporada também ganha muito mais!
– Alguém aí viu o placar do primeiro quarto do jogo entre Magic e Bobcats ontem? O Magic sapecou um 40 a 9 na orelha dos Bobgatos! Alguém lembra de um placar mais humilhante? Não vale partidas de jogos escolares de Boiçucanga.
– Ontem o Knicks jogou e… perdeu. Mas foi um começo promissor. O ataque fez 111 pontos e os cestinhas foram David Lee e Zach Randolph. Tá bom que o Randolph fez do seu jeito, com 4 turnovers, mas ele também deu 5 assistências. Na temporada passada o seu máximo tinha sido 6.
– O Blazers, sem Roy, perdeu para o Warriors, mas pelo menos o “Calderon da costa Oeste” Sergio Rodriguez deu show com 10 assistências. E o Rudy Fernandez teve atuação completa, com 15 pontos, 7 assistências, 5 rebotes e 6 roubos de bola. Os seis turnovers a gente finge que não viu.
– E, por fim, o novato do Celtics Bill (sky)Walker fez isso: