>Os melhores comerciais da NBA – EspecYao

>É isso, me rendi ao mundo dos trocadilhos. É o que a falta de basquete faz com a gente, faz um cara de princípios como eu me entregar ao submundo dos trocadilhos sem graça. Mas juro que parou no título, não resisti.

Para finalizar essa semana dos comerciais eu fiz uma seleção com os 10 melhores comerciais com o Yao Ming. O cara é uma lenda viva na China e no resto da Ásia e não faltam empresas pagando milhões para usar sua imagem de quase deus para vender produtos para os novos ricos vindos do leste. Simbora para mais um Top 10!
10- Lixo
Você tem um minuto e meio sobrando? Porque se não tiver pode começar a ler o post pelo número 9. Esse deve ser um dos piores comerciais de todos os tempos. O Yao Ming, nossa estrela, aparece só no final. Antes disso é só o Jackie Chan sendo idiota uma vez atrás da outra e sem o Chris Tucker do lado para salvá-lo. Um desastre. O sorriso do Jackie Chan no fim do vídeo pede um soco na fuça por ter me feito jogar um tempo precioso da minha vida no lixo; com um minuto e meio eu faço muita coisa na minha fazendinha do Facebook.
9 – Coca-Cola unindo povos
Para uma pessoa comum é um comercial divertido. Um LeBron e um Yao virtuais batalham usando seus símbolos nacionais até perceberem que duas culturas tão distintas tem em comum uma coisa: a Coca-Cola.
Divertido, bonitinho e a música gruda na cabeça. Mas vendo sob um prisma diferente essa peça pode ser vista no futuro como um símbolo da época em que as grandes corporações começaram a tomar o lugar das identidades nacionais. Sabiam que até antes da crise, 51 das 100 maiores economias do mundo eram grandes corporações e não países? Bola Presa também é conhecimento.
8- Gostinho de decepção
Yao Ming é um porco capitalista que joga para os dois times. Então já fez propaganda para a Pepsi também. Um sábio chinês, que não era o Yao, disse certa vez que “Pepsi tem sabor de decepção“, e não poderia ter mais razão. Pepsi não é ruim, longe disso, mas 90 em cada 100 pessoas só bebem quando não tem Coca-Cola como opção.
E honrando a fama da empresa, esse comercial é uma bela de uma decepção. Um lixo sem sentido onde o Yao Ming dribla (dribla!) e tem uma relação extracorporal com um DJ que arrota.
7- Propaganda abstrata
Vocês tem familiaridade com a indústria publicitária chinesa? Se vocês já assistiram muitos jogos pela internet usando aqueles links amarelos devem saber que as propagandas de lá estão fora do nosso alcance. Algumas nem tem textos em chinês, são só imagens, e mesmo assim não dá pra saber o que eles estão vendendo. Outras, ou melhor, a maioria, tem dragões, pessoas voando, magias, fogos e/ou super-humanos fazendo absurdos para conseguir algum produto. Ou seja, não espere muito sentido. Espere um “Tigre e o Dragão” sem um enredo e sem a Zhang Ziyi.
O vídeo abaixo exemplifica tudo isso. A história começa com gente jogando basquete sobre um trem-bala, depois eles estão num cânion correndo pelas paredes e acabam numa metrópole passando a bola para uma chinesinha magrela executiva. Dança contemporânea faz mais sentido.
6- Yao na terra do Ragnarok
O Ha-Seung Jin, também conhecido por aqui como “O Homem Mais Feio do Mundo“, foi o único coreano na NBA e, surpresa, não vingou. Por isso a indústria publicitária coreana teve que apelar para a vizinha China em busca de um ídolo, Yao Ming. Para os fãs da globalização temos aqui uma propaganda coreana estrelada por um chinês para promover uma empresa norte-americana. Para os não-fãs da globalização tem a satisfação da propaganda ser uma merda.
Espero que o McDonald’s nunca adote o cardápio-origami em coreano por aqui.
5- André Albertini
Não sei o que aconteceu nessa propaganda mas tudo o que posso dizer é que o Yao acabou de dar um anel de diamantes para um travesti muito gato. Te cuida, Ronaldo!
4- Baba, baby
Claro que uma propaganda sobre superação na China não poderia ter só uma música emocionante e um cara treinando. Tem que ter uma placenta gigante entre o Yao Ming e a cesta! E por que diabos ele baba tanto ao tomar um gole de Gatorade Chinês? Mas tudo bem, a estrela do comercial é o gritinho dublado que o Yao dá ao pular para a enterrada. Um clássico.
3- Circo
Finalmente de volta à propaganda ocidental da qual estamos tão acostumados a ser escravos. Nesse comercial o pessoal da Apple fez o que todos no mundo queriam fazer: colocar o Yao do lado de um anão famoso para podermos apontar e dar risada das aberrações.
2- Aristóteles
Nada de pensamento chinês que a gente não entende. Aqui a NBA usou do bom e velho (bem velho) pensamento grego para fazer um de seus vídeos mais bonitos.
“Excelência não é um ato, mas um hábito”
1- Yo!
O melhor comercial que o Yao Ming já participou e se não me engano foi o primeiro que ele gravou depois de sua chegada na NBA. É uma brincadeira simples com a falta de comunicação entre dois falantes de línguas diferentes e basta isso para ser uma obra-prima!

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.