>Os novatos nunca vencem

>

Daniel Gibson dando uma de Jordan

Eles venceram duas vezes, é verdade, uma na primeira vez que, ao invés de serem dois times de novatos, colocaram os jogadores de segundo ano na parada. Foi no ano 2000 em um jogo que foi até para a prorrogação e teve Elton Brand como MVP. A outra vitória dos novatos foi em 2002, com Jason Richardson como MVP. Essa classe de novatos de 2002, aliás, é a única a ganhar o jogo tanto no ano de novato como no seu segundo ano, e olha que em 2003 eles pegaram pela frente LeBron, Melo, Wade e companhia pela frente!

Mas o jogo de ontem era uma vitória certa dos sophomores, era só olhar o elenco e ver que os novatos não tinham chance. No time dos jogadores de segundo ano você tem um all-star em Brandon Roy e pelo menos mais 5 jogadores que serão votados no prêmio de jogador que mais evoluiu. São eles Rudy Gay, LaMarcus Aldridge, Jordan Farmar, Ronnie Brewer e Rajon Rondo.
Na nossa promoção acho que apenas uma ou no máximo duas pessoas votaram nos novatos, foi um risco que poderia lhes render o prêmio, mas a lógica prevaleceu. O jogo começou estranho, com os times tocando bastante a bola, marcando, jogando forte na defesa e até esperando faltar 5 segundos no relágio de posse de bola pra arremessar, mas depois o pessoal acalmou e o jogo solto imperou.

Que tal o MVP do jogo? Acho que só duas pessoas esperavam que o que aconteceu aconteceria mesmo: o LeBron James e nosso leitor Artur. Só ele colocou Daniel Gibson como MVP do jogo dos novatos e acertou em cheio. Saiu na frente na disputa e talvez isso sirva pra compensar o fato de que ele colocou Kobe Bryant como MVP do jogo de domingo, a notícia é que Kobe pode ficar de fora do jogo pelo motivo que o tirou da disputa dos 3 pontos, o dedinho da mão machucado.

A atuação de Daniel Gibson foi sem dúvida a que mais chamou a atenção. Meter 11 bolas de 3 em um jogo não é fácil nem em jogo de bricadeira! Tenta meter 11 de três no seu clube, parque ou escola na próxima vez em que você for jogar, não vai ser fácil. Ontem até ouvi algumas pessoas criticando a atuação dele, dizendo que ela não teria tanto valor assim devido às 20 tentativas de arremesso de 3 e devido também à fraca marcação. Mas o fato é que dessas 20 bolas, duas foram do meio da quadra no estouro do cronômetro de cada tempo e pelo menos outras duas foram de muito mais longe do que a linha de 3. Além disso, ele acertou sim alguns arremessos bem difíceis, como um no primeiro tempo em que pulou bem desequilibrado, e outro no segundo tempo com Jamario Moon pulando em cima dele pra tentar o toco. O prêmio de MVP foi merecido e foi muito divertido ver o LeBron todo empolgado com o seu companheiro de time!

Outras atuações além da de Gibson merecem destaque:

Rookies:

Kevin Durant – Foi um típico jogo de Seattle Sonics pra ele. Foi fominha, arremessou sempre que teve vontade, foi o cestinha do seu time, teve um aproveitamento baixo nas bolas de longe mas compensou sendo agressivo e mandando umas boas enterradas.

Al Horford – Também um jogo típico dele. Foi o reboteiro e usou sua força para conseguir seus pontos no garrafão. De longe é o melhor reboteiro entre todos que estavam na quadra, melhor até que Paul Millsap. Mas o ruim de Horford é que seu jogo é “só” eficiente, não tem a parte do show que a gente tanto gosta de ver nesses jogos.

Jamario Moon – Mandou umas enterradas que, apesar de não serem dignas de campeonatos de enterradas, já deram pra mostrar que o cara pula demais da conta! Também protagonizou um belo duelo com Daniel Gibson, tentando marcar ele e até arriscando bolas de três na cara do armador do Cleveland.

Sean Williams – Deu pra perceber que era o novato mais afim de jogo. Estava se divertindo e arriscando coisas que não pode fazer em jogos normais: puxou contra-ataque, driblou, deu crossover e pra terminar fez a melhor jogada do jogo, quando jogou a bola na tabela para ele mesmo e enterrou, no maior estilo T-Mac! Sobre a enterrada, depois do jogo ele disse “Eu nem lembro dessa jogada! Verdade, não lembro! Mas agora não vejo a hora de ver o replay!”. Será que ele parou com as drogas, mesmo?

Sophomores

Brandon Roy – Ele pegou leve. Não monopolizou o jogo na sua mão como poderia ter feito para se consagrar MVP. Arremessou pouco e mesmo assim fez 17 pontos e deu 7 assistências, incluindo um belo passe para uma ponte aérea com Rudy Gay.

Rudy Gay – Acertou 9 de 11 arremessos. Acertou as duas bolas de 3 que tentou e deu uma renca de enterradas. O que mais poderíamos pedir? Teria sido o MVP se Gibson estivesse numa noite mais fria.

LaMarcus Aldridge – Teve um jogo ótimo com 18 pontos e 9 rebotes, mas apareceu pouco porque seu estilo de jogo não é o de dar show. Pelo menos completou alguns bons passes com enterradas, que é o que esperamos de caras com o tamanho dele.

Jordan Farmar – É o que eu sempre digo, esses jogos de festa, em que queremos ver show vindo de jogadores que nunca jogaram juntos, dependem de um ótimo armador. E Farmar era o melhor armador em quadra ontem. Ele é melhor que Rondo, Gibson e Conley e não é só porque eu torço pro Lakers. Ontem ele mudou o jogo quando entrou, tudo fluiu mais facilmente e o show começou a sair. Suas 12 assistências traduzem bem o que eu quero dizer.

Ronnie Brewer – Tentou seis arremessos (arremessos? Enterradas!) e acertou todas, incluindo um windmill e algumas pontes aéreas. Basta isso pra ser um destaque nesses jogos.

Como destaques negativos vou colocar um jogador de cada time. Pelos novatos fiquei bem decepcionado com Mike Conley Jr, esperava que nesse jogo ele jogaria bem solto e seria o líder do time dos novatos. Mas ao contrário disso parecia nervoso, errou muitos passes, acabou o jogo com 5 turnovers e não deu o show esperado. Como disse acima, esses jogos precisam de bons armadores e os novatos não tiveram nenhum. Navarro jogou bem no final mas ele é um shooting guard com tamanho de armador principal, só isso.

Pelo lado dos sophomores, minha decepção foi Andrea Bargnani. Ele começou o jogo com uma inflitração terminada em enterrada, achei que ia ser a chance de vermos o italiano mostrar seu arsenal de jogo, poderíamos ver ele arriscar coisas novas que não conhecemos de seu jogo e que o fizeram ser uma primeira escolha. Mas ao contrário disso, depois da enterrada ele só ficou na linha de três arremessando e acertando pouco como já faz em Toronto. Uma decepção.
Também esperava mais velocidade e agressividade do Rajon Rondo, mas ele não foi ruim, foi só mediano, a decepção mesmo fica com Bargnani.

Os jogadores que eu não citei (Scola, Yi, Jeff Green e Millsap) simplesmente não apareceram muito no jogo. Jeff Green meteu umas enterradas legais mas nada de estourar os miolos, os outros simplesmente não têm jogo que se destaque na hora do espetáculo, apesar de serem bons e de merecerem o lugar no jogo. Mas pra quem não conhecia deu pra conhecer o suave, delicado e lindo arremesso de Yi Jianlian, já vi gente por aí dizer que só não é mas bonito que o arremesso do Ray Allen. Não sei não, e o Shawn Marion, onde é que fica?

Pra terminar o Top 10 de jogadas do jogo de ontem eleito pela NBA TV. Eu gostei da lista, só achei que a bola de 3 do Gibson que deveria aparecer é a em cima do Moon, não a que quebrou o recorde de bolas de 3 em um desafio dos novatos, que era de Kyle Korver.

Hoje a noite tem o esperado campeonato de enterradas!!! Não vejo a hora! Boa sorte para todos na promoção!

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.