>Os números do jogo 1

>

Carmelo foi melhor. Kobe fez um ponto a mais.

Não sei se já deu pra perceber mas eu sempre fui fanático por números dentro do basquete. Fico buscando estatísticas estranhas, números que mostrem quem é bom, ruim, especialista, útil, decisivo, bonito. E uma das brincadeiras mais legais com números é pegar os números do jogo e tentar adivinhar quem ganhou.

Vamos fingir que você não sabe quem ganhou o jogo de ontem e tentaremos adivinhar o resultado. Os números estão sempre na ordem Nuggets/Lakers.

Turnovers: 15/15
Pontos de contra-ataque: 7/7
Maior liderança: 13/4
Pontos no garrafão: 46/40
Rebotes: 34/46
Assistências: 24/25
Lances-Livres cobrados: 35/24
Tocos: 8/9
Roubos: 9/7
Aproveitamento dos arremessos de quadra: 48%/41%

Com esses dados em mãos, você diria que quem venceu?
Eu apostaria todo meu dinheiro, minha casa, esposa e pé do Danilo no Nuggets. Números como turnovers, contra-ataques, assistências, tocos e roubos se anulam. O Denver teve uma liderança maior, cobrou muito mais lances livres e fez mais pontos no garrafão. O Lakers venceu a batalha dos rebotes, mas os arremessos a mais não parecem ter sido bem aproveitados com os 7% a menos de aproveitamento dos chutes.

Pois é, como sabemos não foi exatamento isso o que aconteceu. O Lakers arrancou na marra, no grito, na magia negra, uma vitória importantíssima. Mas os números dizem algumas boas verdades do jogo: o Denver jogou melhor, defendeu melhor e arremessou melhor. Estou pensando seriamente em pegar uma das reprises do jogo no League Pass pra saber como diabos o Lakers conseguiu sair com a vitória. Alguém errou no placar tipo naquele jogo do Brasil no Pan-Americano ?

Curiosamente, ontem eu iria fazer um preview do jogo dizendo o que eu achava que poderia decidir os jogos a favor dos dois times. Iria dizer que seria essencial o Fisher (ou o Vujacic) voltar a acertar as bolas de 3 para liberar um pouco o garrafão (Fisher acertou 3 bolas de 3, incluindo a da virada no quarto período), que seria congestionado, com os pivôs recebendo poucas bolas (Gasol e Bynum juntos chutaram 13 bolas). E iria dizer que o número-chave da série seriam os rebotes, quem vencesse os rebotes iria vencer a série (o único número que o Lakers venceu com sobra).

Mas diabos, eu não fiz esse post! Saí com o Danilo, ficamos jogando conversa fora, cheguei em casa na hora do sorteio do draft e não vim aqui falar tudo isso que realmente acabou acontecendo. Ainda ia falar que acreditava que o Phil Jackson iria colocar o Kobe para marcar o Billups. Era meu dia de consagração no mundo dos adivinhos e ia ficar aqui me gabando com uma cara de convencido pior que a do Kobe, mas não escrevi nada e fiquei como vidente com um dia de atraso. Go, Mãe Dinah!

De qualquer forma, não só ia comentar essa mudança do Phil Jackson porque achava ela possível, mas porque ela fazia muito sentido. O Fisher não consegue mais marcar ninguém e ninguém ele estaria marcando se ficasse encarregado do Danthay Jones, o Ariza ficaria no Carmelo e o Kobe usaria seu talento defensivo e tamanho para incomodar o Billups.

Só que não deu muito certo. O Carmelo comeu o Ariza com feijão e farofa e o Billups ameaçou colocar o Kobe em problemas de faltas algumas vezes. Os dois melhores defensores do Lakers não estavam funcionando nem um pouco. A solução veio só no segundo tempo, quando o Ariza foi marcar o Billups e o Kobe ficou encarregado do Melo.

O Ariza foi muito mais efetivo com seus longos braços atrapalhando os passes do Billups e foi o responsável pela jogada da partida ao roubar um passe de lateral no último minuto do jogo. O Kobe não conseguiu parar o Melo, ninguém iria conseguir ontem, mas pelo menos fez um melhor trabalho ao cortar as linhas de passe, fazendo o cestinha do Nuggets, que estava numa das melhores noites de sua carreira, receber bem menos bolas do que deveria. Se a bola chegasse nele era cesta na certa.

A defesa do Kobe culminou em algumas situações patéticas como o Anthony Carter e o Chris Andersen sendo responsáveis por ataques cruciais para a partida. Mesmo com Melo e o Mr.Big Shot no time, faltou para o Denver saber terminar o jogo, só isso. Os números estão lá para provar que o Denver foi um time mais completo, mas estão lá também para mostrar uma vitória por 4 pontos do Lakers no quarto período de um jogo decidido por 2.

Não é momento de desespero para o Nuggets. Pode parecer meio aterrorizante a sensação de ter jogado um jogo-chave no lixo mas eles tem que se focar no fato de que o time foi melhor no jogo 1 e que não há razão para não ser melhor mais vezes. Até porque ontem o Nuggets não contou com os pontos de seu terceiro cestinha, o JR Smith, que fez um jogo digno de Sasha Vujacic: 2 acertos em 7 chutes (5 da linha dos três) e só 8 pontos.

Aliás, o banco de reserva foi um ponto a favor do Lakers, 27 a 16. O Nuggets, por mais opções ofensivas que tenha, precisa do banco de reserva para pelo menos segurar as pontas quando os titulares estiverem descansando. A imensa liderança de 13 pontos do primeiro tempo virou farofa quando os reservas do Nuggets enfrentaram os reservas do Lakers.

Poderia passar mais um tempão falando do jogo de ontem que foi emocionante e cheio de pequenos detalhes decisivos, mas hoje uso um pouco do bom senso que me resta e paro por aqui. Fica pra quinta-feira quando teremos um jogaço de novo. Previsão feita antes da partida dessa vez!

Nota triste: DJ MBenga jogou exatos 22 segundos e tomou uma enterrada na cabeça. Agradecemos se alguém achar o vídeo. Valeu, Anônimo!

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.