Com o fim da temporada da NBA – que dessa vez foi mais curtinha, com as Finais durando apenas 4 jogos – é hora da gente fazer nosso tradicional balanço aqui no Bola Presa. Já se passou quase um ano desde o término da temporada 2016-17 (cujo final decretamos no dia 21 de junho de 2017) e desde então publicamos 226 posts! Foram 4,4 posts por semana, incluindo 60 posts exclusivos para nossos assinantes!
Aqueles que nos apoiam mensalmente para tornar o blog possível receberam 32 textos especiais, 19 “Filtros Bola Presa” e 9 podcasts exclusivos. Basta clicar aqui para ver uma lista com todo o conteúdo exclusivo que publicamos para nossos assinantes, com um resumo de todos os textos e podcasts especiais para fácil referência. Esse material soma-se ao que produzimos para os assinantes nos últimos 3 anos para formar um conjunto de 180 posts exclusivos, nossa maneira de agradecer a todos aqueles que ajudaram o Bola Presa a cobrir, com amor e dedicação, mais uma temporada da NBA.
E a cobertura foi realmente insana! Foram 49 podcasts abertos a todos os nossos ouvintes, fora os 4 podcasts extras gravados durante nossa viagem para os Estados Unidos acompanhando alguns jogos da temporada, um sonho realizado. Além disso, produzimos 13 vídeos em nosso canal no YouTube, dando uma nova abordagem para as análises táticas que sempre fizemos em texto por aqui. Foi uma nova empreitada que deu bastante trabalho, mas que pretendemos manter e, no futuro, explorar ainda mais possibilidades que o formato vídeo possa nos oferecer.
E nos Playoffs, claro, nossa cobertura foi ainda mais intensa: em apenas 8 semanas de pós-temporada tivemos 62 posts, mais um ano em que repetimos a média de MAIS DE UM POST POR DIA. Tudo isso graças aos 43 “Resumos da Rodada” em que analisamos TODOS os jogos dos Playoffs, relembrando a história das partidas e fazendo nossas análises táticas do que aconteceu nas quadras.
Foi uma temporada especial, não apenas porque tivemos a honra de poder nos dedicar a ela como sempre quisemos, mas também porque experimentamos com novas mídias, vimos jogos da NBA ao vivo (e entrevistamos o Nenê nos vestiários), encontramos nossos assinantes para jogar basquete (já foram três edições da “Pelada Bola Presa”) e recebemos, com grande alegria, uma quantidade enorme de carinho e de apoio de nossos leitores, ouvintes e assinantes. O Bola Presa é um sonho que já dura mais de uma década e isso só é possível graças a vocês, que nos ajudam nessa empreitada.
Mas não pensem que essa jornada vai tirar um cochilo com o término das Finais da NBA. Até a temporada regular recomeçar em outubro o Bola Presa diminui o ritmo, mas não freia jamais. Nosso calendário passa a ser formado por pelo menos um post aberto semanal, um post fechado semanal para os assinantes e um podcast aberto semanal, além de um podcast especial temático mensal e mais um outro podcast especial mensal só com perguntas e respostas (nosso “Both Teams Played Hard”) para os nossos assinantes. Isso mesmo: agora são dois podcasts especiais por mês para os assinantes, mesmo nas “férias”! Dentro desse cronograma, eis o que vocês podem esperar do Bola Presa até a próxima temporada começar:
- análises de todas as escolhas do Draft, com os tradicionais “selos” Bola Presa.
- uma retrospectiva com os principais textos do Bola Presa nos últimos 3 anos para comemorar nosso décimo primeiro aniversário (você pode conferir a primeira parte de nossa retrospectiva de 2007 a 2011 aqui, e a segunda parte de 2012 a 2018 aqui).
- mais detalhes do livro do Bola Presa, que agora já está na parte de produção visual (os assinantes podem ler um dos capítulos aqui).
- nossas memórias de viagem, contando detalhes de nosso passeio pela terra da NBA e compartilhando dicas para você realizar a sua própria viagem.
- nossa experimentação com outros formatos de vídeo lá no YouTube.
- análise de todas as trocas e contratações que acontecerem na offseason (e pelo jeito serão muitas!).
Em poucos dias já teremos o Draft acontecendo, a possibilidade de muitas trocas e polêmicas, e o Bola Presa orgulhosamente continuará se apresentando como um lugar para comentar, analisar e destrinchar tudo o que acontece dentro do mundo da NBA. O basquete não pode parar!
Mais uma vez, muito obrigado a todos por mais essa temporada – e pelos 3 anos de assinaturas, e pelos quase 11 anos de existência do blog. Esperamos conseguir refletir em tudo aquilo que produzimos não apenas nossa paixão pelo basquete, mas também a gratidão que temos pelo apoio que tanto recebemos de todos vocês.
Que venham muitas outras temporadas! Vida longa ao Bola Presa!