>Playoffs!

>

Finalmente acabou a temporada regular! O negócio já estava arrastado há algum tempo e eu não aguentava mais! A briga entre o Bulls e o Raptors até pareceu interessante por um tempo, mas no fim era a briga entre dois times piores do que deveriam ser pra saber quem vai ser varrido pelo Cavs. E o ápice dessa briga, o duelo entre os dois times no último domingo, foi uma lavada tão humilhante do Bulls que nem o Galvão Bueno conseguiria fingir que o jogo estava interessante.

No Oeste a briga era uma briga de cegos. Todo mundo queria ganhar, melhorar sua posição, mas ninguém tinha certeza se isso era bom ou ruim. Era útil desgastar os seus jogadores ou descansá-los? Afinal todo os times estão em níveis muito próximos e os confrontos eram mais importantes do que a posição real, ou alguém duvida que foi melhor para o Suns ficar em terceiro e pegar o Blazers que pode jogar sem o Brandon Roy do que ganhar o segundo lugar do Mavs e ter que enfrentar (perder de novo para) o Spurs?

Outra coisa que vai ser bem legal de ver nesse começo de playoff, até para pensar sobre isso em outras temporadas, é quanto é importante a reta final da temporada regular. Podemos observar por exemplo como será o desempenho coletivo do Cavs, que não teve LeBron nos últimos jogos e que deve ter a votla do Shaquille O’Neal, será que o entrosamento vai estar perfeito? Eles tinham demorado meses até começar a se acertar na temporada. É possível que isso custe uma derrota ou duas nas primeiras rodadas?

Mas o caso mais interessante e emblemático desse questionamento é o embate entre o Boston Celtics e o Miami Heat. O Celtics tem o pior desempenho de todos os 16 classificados nas últimas 10 partidas da temporada, foram 3 vitórias e 7 derrotas, e só um desses jogos tiveram Paul Pierce, Ray Allen e Kevin Garnett no banco de reservas. Por outro lado o Heat é o time com melhor campanha nos últimos 10 jogos, 9 vitórias e só 1 derrota. Não à toa o time do Wade conseguiu fugir do oitavo lugar do Leste e voltou ao quinto, posição que mantinha no começo da temporada.

Nesses últimos 10 jogos o Heat tem o 4º lugar na NBA inteira em aproveitamento de arremessos (50,2%), é a segundo time que sofre menos pontos (94 pontos, apenas o Bobcats foi melhor), é o primeiro, empatado com o Magic, em permitir menos assistências do time adversário, o segundo em roubos de bola por partida e o segundo em aproveitamento de arremessos do adversário.
Não é difícil fazer a conta, né? Quarto lugar no seu aproveitamento e segundo em não permitir o acerto do adversário, pode-se dizer com tranquilidade que o Miami Heat foi o melhor time da NBA nas últimas 10 partidas da temporada regular.

O Celtics do Oeste é o Denver Nuggets. Aos poucos foi perdendo o posto que parecia certo de segunda força da conferência e acabou ficando em quarto lugar. Nem com a volta do Kenyon Martin, pilar defensivo do time, eles conseguiram voltar ao nível anterior. Como o Celtics, não é absurdo dizer que eles perdem na primeira rodada e nem que eles chegam na final de conferência. Por outro lado o Heat do Oeste é o Phoenix Suns, que venceu 8 dos seus últimos 10 jogos e conseguiu vitórias categóricas sobre adversários fortes, de playoff, como Thunder, Nuggets e Jazz. Se há algum tempo parecia que o Suns estava fadado a mais uma eliminação precoce, hoje chega voando à pós-temporada.

Esse post foi só pra falar de algumas coisas que estavam no ar e não conseguimos tratar antes. Essa semana tem sido corrida pra nós e pedimos desculpas pela falta de posts, mas estamos resolvendo tudo e os playoffs vão ter uma cobertura intensa! Hoje ou amanhã ainda deve ter um post do Danilo sobre o fim da temporada regular e teremos até sábado os Prêmios Alternativos do Bola Presa da Temporada (lembrem dos prêmios do último ano aqui), um preview (com palpite, para quebrarmos a cara!) de cada uma das oito séries de playoff de primeira rodada dos playoffs e a primeira das 4 promoções de playoff que nós e a adidas estamos organizando!

E para terminar, algumas coisas que deveriam estar no Filtro dessa semana se ele já não tivesse sido postado. É, está fora de lugar mas vocês não vão se arrepender:

Por que, Artest? Por que, Mbenga? Que diabo de aposta vocês perderam?!?!?!

Será que a Jogada Bola Presa do Ano veio na última semana da temporada? E ainda vai ser do nosso muso inspirador Rasheed Wallace? Perfeito!

E para terminar, deixamos para o último dia da temporada regular a resposta que todo mundo queria saber. A pergunta que nos recusamos a responder por anos e anos… quem é melhor, Kobe ou LeBron? A resposta está no vídeo abaixo.

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.