>Respostas e Promoção

>

Dwight pagando de gatinho

Lembram desse post falando sobre os novos uniformes? A gente comentou dos novos materiais e modelos que são feitos pela adidas e usados nessa temporada. Nesse mesmo post deixamos um espaço para vocês mandarem questões para o Bruno, nosso parceiro lá na adidas, responder e vamos colocar a resposta nesse post. Demoramos porque depois daquele post tivemos que apressar os previews e na primeira semana da temporada tinham coisas demais para serem comentadas. Mas antes tarde do que nunca.

—————-
Celsinhu: bem que a adidas poderia fazer uma loja virtual pra venda de uniformes da NBA…pq as lojas aqui só vendem os padrões…nem a outlet da adidas na oscar freire escapa…e pedir no mercado livre é caro pra kct, pq eles metem a faca nos juros…=.=

adidas: Celso, hoje a adidas traz para o mercado brasileiro diversas opções de produtos. Sei que ainda estamos longe de possuir uma oferta parecida ao mercado americano, mas a cada temporada nós estamos oferecendo novos produtos e mais opções para o público brasileiro. Hoje em dia são mais de 70 produtos entre camisetas, mochilas, regatas e bonés. A minha dica é você pedir nos sites da Centauro ou Netshoes esses produtos, pois somente com a ajuda dos consumidores é que a linha NBA crescerá mais e mais aqui no Brasil.

Bola Presa: Experiência própria. Depois de pedir por guias de turismo do Chipre três vezes na Livraria Cultura eles compraram dois. Se ninguém nunca tivesse ido lá pentelhar eles não saberiam que a gente quer. Se 10 pessoas aparecerem na mesma loja pedindo camisetas do John Wall eles vão cobrar a adidas e dizer que a camiseta do Wall está sendo muito requisitada. E se você quer uma do Troy Murphy como eu, aí não tem jeito, vai ficar sem.

…..
Farinha: Aquele negócio que vende nas lojas como “protetor de dedo” é eficaz? Cansei de quebrar, luxar ou deslocar dedo jogando basquete….

adidas: Farinha, eu honestamente não tenho conhecimento técnico sobre esse protetor de dedo.

Bola Presa: Já conheci gente que usou e parece que é bom para evitar machucados, mas ao mesmo tempo você perde muito da sensibilidade com a bola. Parece desconfortável.

…..
Anônimo: A Adidas podia dar mais atenção ao Brasil, quase não encontra camisa de basquete, e no máximo swingman, authentic não acha, tênis de basquete só acho até tamanho 44 nas lojas, eu que calço 47 fico apenas desejando ter os tênis que algum jogador da NBA usa, até por que a NBA shop no site não enviam nada para cá, tive que gastar uma nota preta no tênis do Melo M6, então a Adidas deviam pensar melhor nos consumidores brasileiros e fazer ou uma loja virtual ou alguma física com bastantes artigos de basquete.

adidas: Anômino, a adidas traz apenas os modelos réplica e swingman, pois os preços de um modelo Authentic são completamente fora dos padrões (por volta de R$ 500,00) e isso impossibilita vender esse produto para os fãs de NBA. Em relação aos calçados, todos os modelos vão até o tamanho 48. Por isso peço para que você comente esse caso na loja que você frequentemente compra, pois disponibilidade de tamanhos existe.

…..
Thiago Escobar: Uma das melhores coisas do encontro bola presa foi poder comparar os uniformes antigos com os que serão usados, é realmente MUITO diferente! Valeu Bruno!!

adidas: Valeu, Thiago!

Bola Presa: O encontro em questão foi no ano passado, contado nesse post. 

……
Fábio Carvalho: Gostaria de poder comprar as camisas usadas nos treinos. Até na NBA Store é meio difícil achar. Além disso, já cheguei a ver na Europa alguns coletes reversíveis, tipo Celtics com lado preto e outro verde. Bem da hora, mas bem caro. Seria legal popularizar esse tipo de material que, teoricamente, seria mais barato e que, pelo menos no meu caso,seria usada com bem mais freqüencia do que uma réplica, por exemplo.

adidas: Fábio, teremos essa linha regata reversível a partir de fevereiro nas lojas Centauro. Essa linha é a mesma que é usada na liga Summer Run.

…..
Marcelo: aproveitando o espaço, vou precisar de um favor: tomei uma baita pancada no nariz hj, jogando futebol americano, e queria saber como chama aquela máscara protetora, que jogadores como o Rip Hamilton e o Ilyasova usam, pra proteger o nariz.

Bola Presa: Eu acho que chama “máscara protetora” e não tenho idéia de como conseguir. Peça para o seu médico!

……
Gustavo: essa do Clippers nova ta linda! Queria perguntar pro bruno pq eles ainda insistem em SÓ colocar nas lojas as malditas replicas?!?!?! Aquele troço e horrivel!!!! a mais bonitinha e a do heat preta msm assim acho feio,e as swingmans e dificil de achar…. e otra coisa, parem de vender só as camisas das estrelas… vendam camisas de outros jogadores pela internet,como vou fazer pra comprar minha camisa do Nate Robinson?? Impossivel!

adidas: Gustavo, as replicas são os modelos mais comerciais e com preço mais acessível.
As novas replicas tem novos materiais que mudarão bastante a sua percepção em relação a elas. Além disso, temos alguns modelos Swingman à venda. Conforme comentei acima, as authentics são completamente fora de cogitação, pois o preço seria o mais elevado de todos. Fique tranqüilo, pois aos poucos estamos trazendo camisas de jogadores mais diferentes.

Bola Presa: Quanto mais a gente conhece de NBA mais jogadores diferentes queremos ver nas camisetas, eu entendo. Mas pensando no negócio acho difícil mesmo trazer de muita gente, simplesmente não teriam compradores o bastante. O ideal é ter como opção tipo o site da NBA Store (que não manda para o Brasil) onde você escolhe o nome e número que vão nas costas. Quem sabe um dia!

……
R. Moss: Não sei se já temos por aqui, mas e aquelas faixinhas de cabeça?
Quando eu jogava basquete eu usava uma faixa da minha irmã. Nunca achei uma dessas de basquete mesmo. Se tivesse uma oficial eu iria trabalhar toda segunda-feira com uma delas.
Claro que não poderia custar mais de R$ 25.

adidas: Vocês são consumidores e amam o esporte. Somente com a ajuda de vocês pedindo aos lojistas, enviando email para essas lojas com as necessidades de vocês é que será possível aumentarmos a cada dia as opções de produtos de NBA no Brasil.

……
Pedro Julio: akele protetor de tornozelo do derrick rose, a adidas faz mo propaganda dele!!!
queria saber em que ele ajuda sei la, e akela camiseta q o dwight usa por baixo
do uniforme.

adidas: Pedro, aquela tornozeleira que o Derrick Rose usa ajuda bastante a evitar aquelas torções “bestas” quando algum atleta faz infiltrações no garrafão e cai (quase) sempre de maneira esquisita. Além das torções, minimiza também lesões e rupturas do ligamento do tornozelo que são bastante comuns nos jogadores de basquete. Sobre a camiseta que o Dwight Howard usa, o Bola Presa fez um texto mais extenso explicando como funciona:

…..
Essa camiseta bem apertada que os jogadores usam embaixo do uniforme é uma das maiores provas de como o esporte profissional se tornou algo absurdo de tão grande e competitivo. No começo cada um usava a roupa e o tênis que tinha, depois os tecidos foram se aperfeiçoando, depois os tênis ficaram melhores e hoje o que a gente vê é uma busca quase insana por qualquer tipo de melhora. Só lembrar do Gilbert Arenas treinando em um quarto que simulava altitude para ver o quanto fomos longe.

No basquete não há mudanças tão drásticas como novas raquetes no tênis ou dos super maiôs na natação que revolucionaram esses dois esportes, mas teve muita coisa importante. O mais próximo de parecer uma revolução foi um tênis da Athletic Labs que a NBA proibiu nessa temporada, que prometia fazer os jogadores pularem mais alto. Segundo a liga, está nas regras que nenhum jogador é autorizado a usar um tênis que dê uma vantagem competitiva durante o jogo.

O engraçado é que essas camisetas da adidas prometem uma melhora na performance, mas não são proibidas. Dá pra entender? Stern não explica.

Voltando à evolução dos materiais esportivos, a partir dos anos 90 os atletas começaram a perceber a necessidade de utilizar uma espécie de segunda pele embaixo do uniforme para manter a temperatura corporal e evitar lesões por estiramento muscular, mas isso era feito sem grandes estudos fisiológicos. Aí no começo da última década, diversos estudos mais aprofundados começaram a ser feitos pela adidas e pela under armour e a partir disso desenvolveram uma tecnologia de compressão chamada TECHFIT que é usada em diversos esportes desde bobsled até futebol e basquete. No basquete a maioria já deve ter visto, se não viram, tem uma foto do Dwight aí embaixo:

Existem 3 níveis de TECHFIT que são disponibilizados para os atletas: Um para preparação que é usada antes dos jogos e em treinos, que não tem nenhuma das faixas prateadas e compressão média. Um para ser usada durante os jogos, que tem compressão alta e as faixas; e uma de recuperação, que não tem as faixas e também é de alta compressão.

A compressão alta aumenta a circulação sanguínea do corpo, diminui a vibração muscular e, essa é a parte mais maluca, aumenta a conscientização corporal, dando maior equlíbrio. Pra mim isso soa meio como aquela pulseira mágica, mas com apoio real da ciência.

As faixas prateadas servem para aprimorar a postura, já que puxam de leve o ombro pra trás e contraem o abdômen. Também dão maios força e flexibilidade por melhorar a estabilidade muscular na parte inferior das costas, do tronco e do abdômen.

E qual é o resultado disso tudo em números? Os testes feitos pela adidas com o Departamento de Pesquisa da Universidade de Calgary indicam melhoras de 1,1% na velocidade, 5,3% na potência, 4% na impulsão e em 0,8% na resistência. Parece muito pouco, não parece? E na verdade é mesmo. Mas é o que eu estava dizendo antes, vivemos uma era em que o esporte virou um negócio (no sentido business) tão importante e grande que qualquer evolução mínima é celebrada e necessária. Coisa de doido que eu não sei se apoio, mas que impressiona.

Funciona, é legal pra cacete e parece coisa de filme futurista ruim, mas se é assim mesmo por que os malditos tênis que aumentam a impulsão não foram aprovados? A regra se aplica para tênis e não para o resto da aparelhagem? Acho isso muito estranho, mas acho que a marca dos tênis saltadores nem liga, ser proibida pela NBA acabou sendo a melhor ação de marketing que eles poderiam ter.

Eu, geek que sou, adoro essas coisas tecnológicas que melhoram o desempenho, mas será que ajuda tanto assim mesmo? Só usando. E um de nossos leitores irá descobrir, já que vamos fazer uma promoção para sortear o modelo TECHFIT All-Star Game igual ao da foto abaixo:

Para participar é só colocar seu nome e e-mail aí embaixo, o resultado sai no dia 28 de novembro!

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.