>
A imprensa americana, como qualquer imprensa no mundo todo, adora uma rivalidade, uma provocação, para poder fazer um estardalhaço. Pra se ter uma idéia do ponto em que chegamos nesse mundo de meu deus, nessa semana eu vi, em destaque, uma notícia dizendo que um estilista tinha achado que uma bota, feita por outro estilista, estava muito cara. Falaram isso como se fosse algo fora do comum, provavelmente na esperança da outra biba ter ficado ofendida e começado uma discussão via imprensa, que é o auge para alguns meios de comunicação.
Mas estou trazendo esse tema porque ontem saiu um vídeo na internet do Shaquille O’Neal fazendo um rap freestyle em uma boate de Nova York. O “freestyle” nada mais é do que o improviso, tipo o que o Eminen faz junto dos negões no filme “8 mile”. Porém, o Shaq é o Shaq, ele não vai fazer um rap sobre a violência nas ruas ou sobre como ele tem diamantes cobrindo seu corpo, ele vai fazer piada, vai zoar os outros e vai criar polêmica!
O alvo dessa vez foi Kobe Bryant. Shaq, que já gravou seis álbuns de rap, ganhou dois discos de ouro e dois de platina, começou sua improvisação com “Você sabe como sou, semana passada o Kobe não conseguiu vencer sem mim”. Nisso a platéia já foi ao delírio, mas embora a notícia que esteja rolando seja tudo em cima do Kobe, ele não tirou uma com a cara do MVP não, ele aproveitou pra aloprar caras como o Patrick Ewing e o Kareen Abdul-Jabbar durante sua apresentação.
A apresentação dele está aqui:
Depois que esse vídeo começou a rodar em toda a internet e mídia americana, virou sucesso. Todo mundo já viu, já comentou e estão esperando ansiosamente o próximo confronto entre Phoenix Suns e Los Angeles Lakers pra ver os dois se pegando. Nisso já tem uns “Kobistas” que dizem que o Shaq está gordo, perdeu na primeira rodada e tem que ficar quieto e os “Shaquistas” que dizem que é tudo verdade, afinal o Kobe nunca venceu um título sem o Shaq mesmo.
Como fã do Lakers eu sou fã dos dois e agradeço a ambos por terem me dado muitas alegrias na NBA. Além disso, eu adoro gente com bom humor e por isso nunca vou criticar alguém por fazer algo tão bem humorado quanto o Shaq, se tem alguma coisa que a gente não precisa é de mais gente sendo sensata, comum, mediana e bege. Tem que ter bom humor mesmo, encarar essas rivalidades com bom humor, sem querer criar algo maior e mais tenso do que é, como alguns veículos da imprensa americana tentam com Kobe e Shaq, tentam com Deron Williams e Chris Paul e, uma que está meio fora de moda, entre LeBron James e Carmelo Anthony. O Shaq já se pronunciou a respeito da sua apresentação:
“Eu estava improvisando, só isso. Foi tudo na diversão, nada muito sério. É isso que os MCs fazem, eles improvisam quando são chamados ao palco. Eu estou tranquilo com o Kobe, não temos problema nenhum.”
“Todo mundo que conhece o Shaq sabe duas coisas sobre mim: uma que sou um rapper, outra que sou um comediante. Quando eu jogava com o Kobe, eu, ele, o Brian Shaw, o JR Rider, a gente fazia sessões de improviso o tempo todo, tudo na brincadeira e a gente já disse coisa pior do que disse dessa vez. Se magoei alguém, me desculpem.”
Não é a primeira vez que o Shaq faz polêmica com um rap. Em 2000 ele fez um em homenagem ao pivô Vlade Divac, que estava então no Sacramento Kings, grande rival do Lakers na época. Uma matéria com a história dessa rivalidade, com o vídeo do rap do Shaq e até uma tradução do que ele disse para o pivô sérvio pode ser vista nesse post do ótimo blog NBA Champions.
Eu vou fazer algo parecido agora, vou traduzir aqui a letra da música do Shaq, mas não vou só traduzir simplesmente, porque só isso não tem graça. Vou dar uma de Mano Brown, Ice Blue, KL Jay e Edi Rock e vou fazer minha própria versão, vou atrás de umas rimas firmeza pra vocês curti aí uma parada bem feita, tá ligado? Com isso, a tradução vai ficar um pouco errada, é verdade, ela vai levar um selo Zaza Pachulia de qualidade, mas vai ficar divertida.
Shaq x Kobe (Shaquille O’Neal)
tradução semi-livre: Denis
Sente o drama,
Cê sabe cara, eu sou assim
Semana passada o Kobe não venceu sem mim
Cê sabe cara, eu sou assim
Semana passada o Kobe não venceu sem mim
Eu me chamo de grande, mas não sou bom como o Biggie*
Eu me chamo de grande e sou vizinho do Diddy
Não, o Diddy que é meu vizinho,
e na minha quebrada ninguém fica no meu caminho!
Se o Biggie estivesse aqui, ele estaria lá,
numa ilha, de boa, descansanu
com a bunda sentada num bilhão e vários mano,
purque eu e meu muque compram tudo, pode acreditá!
Mas sério, sem o B-I-G ninguém é maior que eu!
É como um branquelo querer ser mais foda que eu!
É como um gato sem teto ter mais grana que eu!
É como o Patrick Ewing ter mais anéis que eu,
É como rappers terem mais carros melhores que eu,
É como você falar que é melhor que eu,
É como Kareen falar pra ele mesmo que é melhor que eu!
Agora pare, pense, não é que ninguém preste,
é que ninguém é tão bom como Shaq!
Essa é a diferença entre primeiro e último lugar…
Refrão:
Kobe, véio, qual é o gosto da minha bunda?
Ok, Kobe, me fale qual é o gosto da minha bunda
Vamo lá, todo mundo: kobe, me fale qual é o gosto da minha bunda!
Eu sou um cavalo, o Kobe me dedou
Por isso meu casamento acabou
Ele disse que o Shaq pagou por uma mais de mil,
mas eu não, eu sou o Shaquille…
Eu amo mulheres, eu não as abandono
E agora que fiz vasectomia,
Elas vão sentar no meu trono.
Paz.
*Biggie e B-I-G são referências ao falecido rapper The Notorious B-I-G. (N.T.)
Aqui tem outras músicas do Shaq rapper: