>Thunder não é só um nome ruim

>

Dou um carrinho de controle remoto pra quem
adivinhar quem venceu esse jogo

É um time ruim também.

Quarta-feira é o dia mais esperado do mês inteiro para os torcedores e jogadores do Oklahoma City Thunder. É nesse dia em que eles enfrentam o Memphis Grizzlies, provavelmente o único adversário até o ano que vem que eles tem chance de vencer.

Depois do jogo dessa segunda-feira contra o Warriors, posso afirmar que o Thunder, que já tinha mostrado que é obviamente o pior time, disparado, da NBA, é candidato forte a ter uma das piores campanhas da história da liga. O recorde negativo é do Philadelphia 76ers, que na temporada 72-73 conseguiu apenas 9 vitórias e 73 derrotas. Hoje o Thunder tem 2 vitórias e 20 derrotas, seguindo essa linha não é difícil imaginar eles acabando com umas 8 vitórias apenas e batendo o recorde.

Pelo menos um recorde eles estão longe de atingir, que é o de pior início de temporada. Aconteceu na temporada 93-94, com o Dallas Mavericks conseguindo 2 vitórias e 39 derrotas. O Thunder só consegue esse recorde se perder 20 jogos seguidos, mas se eles fizerem isso eles deveriam ser expulsos da NBA pagando multa e pedindo perdão em praça pública.

Mas falando um pouco mais sério, esse time é muito ruim mesmo. O único assunto que se pode tratar quando se fala dessa porcaria são recordes negativos e o draft do ano que vem. No site da revista Dime estavam perguntando se o Thunder já deveria desde já abandonar a temporada e pensar no draft do ano que vem. Mas o que acontecerá se eles abandonarem a temporada? Vão vencer só 2 em 22 jogos disputados? Não dá pra desistir se eles já fedem desse jeito jogando sério. E se eles começarem a entregar os jogos de graça, ninguém nem vai perceber também.

A última vez que eu lembro de ver um time tão ruim e sem problemas de contusão foi na temporada 2002-2003. Naquele ano Denver e Cavs competiram pau a pau pra ver quem era o pior. O Nuggets tinha como melhor jogador o James Posey, que foi trocado no meio da temporada. Sobraram então Camby, que se machucou e perdeu mais da metade da temporada, o novato Nenê e a estrela e cestinha do time no ano, Juwan Howard. Completando o elenco tinha caras como Chris Whitney, Shammond Williams, Vincent Yarbrough e Kenny Satterfield. Que tal?

Já o Cavs fez sua campanha para conseguir o LeBron com um time bem esquisito. O Ricky Davis era a estrela, o Boozer era um reserva com média de 10 pontos por jogo e o Ilgauskas é o único que sobrou até hoje. O time só conseguiu 17 vitórias naquela temporada, empatado com o Nuggets. Depois desses times eu só vi campanhas tão ruins em equipes que tinham problemas de contusão, como o Heat sem Wade do ano passado.

E é por isso que o Thunder me assusta tanto. Eles não tem o Ricky Davis ou o Juwan Howard como cestinhas, eles tem o Kevin Durant, que é um puta jogador. E na equipe tem um ótimo novato, o Westbrook, um armador decente, o Earl Watson, um jogador completo, o Jeff Green, e jogadores no mínimo decentes no garrafão como o Chris Wilcox e o Nick Collison. Isso não é time de playoff, mas deveria estar rendendo mais, no mínimo perdendo de menos.

Já tentaram colocar a culpa no técnico, mas o novo ganhou só um jogo em 9 disputados. Será que o time baixo, sem pivô de verdade, não consegue defender? Bom, eles tem hoje a oitava pior defesa da liga, mas o que incomoda mesmo é que eles tem o pior ataque. 92,5 pontos por jogo com 42,5% de aproveitamento nos arremessos e o quinto time que mais comete turnovers, 15 por jogo. A defesa é ruim, o ataque é o pior, difícil colocar a culpa só no fato do pivô ser baixo.

As duas únicas vitórias vieram sobre outros dois times ruins da liga, o Grizzlies e o Wolves. Como eu disse sobre o Wolves um tempo atrás, eles tem tido pelo menos jogos disputados contra bons times e o Al Jefferson é bom demais. O Grizzlies é ruim mas pelo menos OJ Mayo e Rudy Gay tem conseguido arranhar umas vitórias aqui e acolá com seu desempenho ofensivo espetacular.

O Thunder, em compensação, não ganha nem se isso valesse a vida da mãe deles. Nessa segunda pegaram o lixo de defesa do Warriors (aquele time que já tomou 37 pontos do David Lee e 25 do Andray Blatche) sem Stephen Jackson, Corey Maggette e, como desde o começo da temporada, sem Monta Ellis. Para ajudar, o Kevin Durant fez 41 pontos e pegou 10 rebotes. O resultado foi mais uma derrota, 112 a 102, e só não foi uma lavada maior porque o Thunder ameaçou uma reação no período final.

Falando muito sério, se eles não ganham do Warriors desfalcado, eles não ganham de ninguém. Assim como Mayo e Gay conseguem vitórias esporádicas para o Grizzlies, Durant e Green deveriam conseguir para o Thunder, mas isso não acontece nem nos melhores dias dos dois. A situação é realmente grave e os novos torcedores que estavam felizes demais em ter um time da NBA (esgotaram os ingressos para toda a temporada, os famosos season tickets) hoje já estão vaiando a equipe em diversas ocasiões.

Aquele Cavs e Nuggets que eu citei esperaram, perderam muito e no draft seguinte levaram para casa LeBron James e Carmelo Anthony. Depois aproveitaram o talento dos dois para atrair Free Agents e fizeram umas trocas. Pois eu acho que o Thunder não pode esperar mais nada. O Durant era pra ser esse cara pra eles, eles já perderam bastante e conseguiram uma escolha alta no draft. Não podem só ficar esperando mais uma primeira ou segunda escolha ano após ano, ainda mais com uma torcida nova para se conquistar. Devem usar o que resta de valor no Jeff Green, Chris Wilcox e Nick Collison e começar a armar trocas, devem pegar caras que jogam na liga de desenvolvimento e, principalmente, contratar um técnico de verdade.

Eu aproveitaria que o Eddie Jordan foi mandado embora do Wizards e faria uma proposta. Ele fez do Wizards um ótimo time ofensivo com sua Princeton Offense e levou a equipe aos playoffs mesmo sem força no garrafão, só usando bons jogadores de perímetro, exatamente o que o Thunder tem hoje. Não que ele vai fazer desse time uma equipe de playoff, mas se fizer virar um time que não passe vergonha já está mais que bom. Até porque um time se monta não só com draft, mas com trocas e Free Agents, e qual Free Agent vai querer ir para um time tão medíocre em uma época em que a moda é dizer que quer ir para um time que seja candidato ao título?

No começo eu estava me divertindo com o Sonic-roubado perdendo tudo, mas de um tempo pra cá começou a me dar desespero e resolvi vir aqui desabafar. Deixa de ser medícore, Thunder!

Em homenagem ao pior time da NBA, a abertura dos Thundercats.

Que o a espada justiceira dê visão além do alcance para o pobre Durant.

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.