>
Apesar do nome, não é um texto sobre a Deborah Secco trocando de namorado. É que está chegando a parte da temporada que todo mundo que não tem o que fazer (eu estou nessa) mais gosta: o dia limite para as trocas! Nessa temporada o dia é 22 de fevereiro e até lá muita gente pode ou não ser trocada, mas muita gente vai, com certeza, entrar em discussões, boatos e conversas sobre trocas.
Para acompanhar esses boatos o segredo é ter bom senso. Todos sabemos quem está mal nos times, quem quer ser trocado, quem os times querem trocar. Mas na NBA não é fácil trocar jogadores como no NBA Live, no NBA 2k8 ou nas ligas de fantasy. Lá tem jogadores dizendo o que querem e o que não querem, tem dono de equipe dizendo quem vende camiseta e quem chama público, tem o medo de perder o emprego depois de uma troca mal feita. Então sempre que ler uma notícia, leia ela com calma, porque muitas coisas são só idéias e suposições de jornalistas que estão brincando de ser fãs, como nós na caixinha de comentários dizendo “e se o Artest for pro Heat?”. No meio de um monte de idéias formuladas no meio do trânsito quando eles não tinham nada pra fazer, existem algumas notícias que são notícia de verdade, que são conseguidas com contatos dentro dos times.
Como daqui da minha casa não tenho lá muito contato com General Managers das equipes da NBA, vou apenas listar os jogadores que sabemos que estão envolvidos em discussões. E daremos uma olhada no que pode acontecer com eles, onde eles podem ir parar e que impacto causariam em cada time.
Mike Bibby: Esse tá em muita discussão e em muita lista de possíveis trocados até o dia 22. Mas eu acho que a troca dele só acontece se o Kings realmente estiver disposto a começar tudo do zero. Se eles quiserem mandar o Bibby para o Cavs (um boato que existe há pelo menos uns 3 anos), é bom que mandem também o Brad Miller pra algum lugar e o Artest também. Aí recomeçam tudo em volta do Kevin Martin, Beno Udrih e companhia. Mas no lugar deles eu não faria, não vejo motivo pra isso. Eles estão com um time bom, bem próximo do Top 10 do Oeste, e tudo isso passando boa parte da temporada sem o próprio Bibby, algum tempo sem o Kevin Martin e até sem o Artest. Dizem que o Heat quer o Bibby também, mas convenhamos que o Heat não anda com muito pra oferecer.
Ron Artest: Poderia repetir tudo o que disse sobre o Bibby e o Kings aqui, mas sobre o Artest tem uma pequena diferença. No final da temporada acaba o contrato dele e ele poderá ir para onde quiser. O Kings pode então conversar com ele sobre seu futuro, se o Artest quiser ficar no time, fica, se não quiser, é melhor trocar ele desde já e pelo menos receber algo em troca. O Heat e o Knicks, pra variar, estão nos boatos. Mas um não quer mandar o Haslem e o outro não quer mandar o David Lee. Aí fica difícil. Não tenho contatos próximos com o Knicks mas garanto que Artest por Jerome James não vai acontecer.
Acho que algo só acontece no Kings se o Artest pedir ou informar que dá o fora depois da temporada.
Houston Rockets: O time está em décimo no Oeste bem no ano em que achavam que eles iam finalmente lutar pelo título. E sabemos que maus resultados são sinônimo de pressão para trocas. O grande problema é que ninguém no Houston tem lá muita moral pra ser trocado por grande coisa hoje em dia. Quem vai querer o Mike James? E o Steve Francis? Alguém aí quer o Rafer Alston? Sinto que nada vai acontecer. Só se algum time desesperado quiser o T-Mac, que junto com o talento vem com problemas no joelho, nas costas e mais uma conta de 19 milhões de dólares.
Chicago Bulls: Dizem que é o maior candidato a pegar o T-Mac. Para igualar os salários (os times precisam trocar jogadores cujos salários sejam parecidos, já que quase todos os times estão no limite do teto salarial) eles tem Kirk Hinrich ganhando 11 mi, Ben Wallace ganhando um pouco mais e um monte de jogadores talentosos que o Houston se interessaria. Mas por que o Bulls iria mandar meio time por um cara machucado?
Por outro lado existe o segundo boato mais velho da NBA, perdendo só pro Bibby no Cavs, que é o Gasol no Bulls. Mas esse já não tem valor, o Gasol foi pro Lakers. E não sei se vocês perceberam, mas essa troca aconteceu sem nenhuma grande notícia, boato ou discussão antes. Nessa época é muito comum algumas trocas acontecerem do nada, antes de qualquer um na imprensa desconfiar.
Jason Kidd: Eu percebi que estava ficando chato só dizer que eu acho que as trocas não vão acontecer, então tratei de colocar o Kidd aqui. Ele eu acho que vai dar o fora mesmo. Dizem por aí (sinônimo de “foi outro jornalista idiota que disse”) que ele soltou a seguinte frase:
“Antigamente era só eu fazer um triple-double que o time ganhava. Agora as coisas mudaram e talvez seja a hora de mudar também”.
Pra mim isso é implorar por uma troca. Alguns caras da ESPN falaram de uma troca envolvendo três times que seria:
Dallas recebe: Jason Kidd
Nets recebe: Jerry Stackhouse, DeSagana Diop, Devean George, Jarret Jack, Channing Frye e Travis Outlaw.
Portland recebe: Devin Harris
Mas já falaram de outra versão em que o Darius Miles vai para o Dallas e o Dampier para o Nets. Ou seja, é uma confusão. Sabemos que as conversas existem mas o que vai realmente acontecer é um mistério. Só sabemos mesmo que o Kidd quer dar o fora e o Dallas acha que o o Kidd pode ser o que falta pra eles ganharem um título.
Jason Collins: Esse é um boato que parece mais real que os outros e deve se concretizar a qualquer momento. Dizem que é uma troca Jason Collins por Stromile Swift. Swift vai voltar ao Top 10 das semanas em pontes aéreas caso o Kidd continue por lá, mas essa é uma troca que não muda nada pra ninguém.
JJ Redick: O cara é um dos maiores fenômenos do basquete universitário de todos os tempos. Tem milhares de recordes da NCAA, da sua divisão, ACC e de Duke. Mas isso não o fez ser nada melhor do que a 14a escolha no draft de dois anos atrás. Diziam que o único talento dele pra NBA seria o de arremessar. Ué, ele está no Magic, não está? Não é o lugar certo pra só arremessar e ser um sucesso? Bom, não deu certo, o técnico não o coloca em quadra e nessa semana ele pediu uma troca. Será que o Suns corre atrás? Seria legal ele arremessando livre com os passes do Nash (essa é a parte em que quem escreve a coluna sugere uma troca sem nenhum embasamento).
Mas o Magic hoje mesmo disse que não pretende trocar o Redick porque tem medo de perder Evans, Arroyo e Dooling, todos Free Agents na próxima temporada.
Shaquille O’Neal: O Pat Riley diz que não quer trocar o nosso porteiro de boate favorito. E mesmo se quisesse, quem vai querer um cara decadente que se machuca uma vez por semana e ganha 20 milhões de dólares por temporada?
Sam Cassell: Esse eu tenho quase certeza de que vai dar o fora do Clippers. Ele quer disputar playoffs, ser importante, acertar arremessos decisivos, fazer o que ele sempre fez. Mas no Clippers não tá dando mais certo. A grande dúvida é se o Clippers vai achar uma troca ou se vai simplesmente dispensar o cara-de-ET pra ele decidir pra onde vai (dizem que para o Boston, mas não fui eu quem começou esse boato aqui!).
Seattle Sonics: O time está em clara e óbvia reconstrução e fica difícil saber quem está e quem não está nos planos futuros do time. Kevin Durant está, Jeff Green está. Mas e Wilcox? Petro? Ridnour? Watson? Wally? Desses todos, Earl Watson é o que deixou mais claro que se for pra ele sair, que seja agora.
Larry Hughes: O Cavs quer trocá-lo, mas vamos parar com a palhaçada, né? Nem a mãe dele o quer de volta.
Jamal Crawford: As notícias são de que ele disse que “não se importaria em ser trocado”. Ou seja: “Me troquem peloamordedeus!”, mas pelo menos ele é educado e não quer ficar mal junto à torcida. O problema de qualquer troca do Knicks é que, dizem, não tem um time que não quer levar o David Lee junto com as tralhas de que o Knicks quer se livrar.
É isso, pessoal! Acho que esses são os jogadores e times que mais vão aparecer nos noticiários nos próximos dias e semanas. E se você acha que eu esqueci de alguém ou quer sugerir alguma troca, essa é a hora. Esse é o post que não é para os jogadores frustrados comentarem, é para os General Managers frustrados. Mandem suas trocas aí!