Ontem o Danilo fez um ótimo post para vocês, assinantes, sobre como Stephen Curry é um jogador totalmente fora da curva em todos os aspectos que a gente enxerga o basquete. Desde o pessoal old school até quem usa estatísticas para criar o jogo de video game da NBA, ninguém consegue explicar o cara. Mas que tal um gráfico mostrando realmente como o seu ponto está fora da curva?
Ele mostra a evolução, ao longo de uma temporada, no total de bolas de 3 marcadas. Steph Curry quebrou o seu próprio recorde, de 286 na temporada passada a VINTE E QUATRO jogos do fim desta temporada. Veja como desde o começo do ano ele se descolou da média dessas outras grandes temporadas de arremessadores e simplesmente DESTRUIU o recorde: essa é a definição de ponto fora da curva. Com esse recorde garantido, Curry agora tem (prepare-se) quatro das seis melhores temporadas da história em total de bolas de 3!
Após a histórica bola de 3 pontos de Steph Curry do meio da quadra para derrotar o OKC Thunder, o Twitter do mundinho da NBA pirou. Dirk Nowitzki e LeBron James não resistiram e deixaram sua veneração:
No way
— Dirk Nowitzki (@swish41) February 28, 2016
@StephenCurry30 needs to stop it man!! He's ridiculous man! Never before seen someone like him in the history of ball!
— LeBron James (@KingJames) February 28, 2016
E claro que a PRIMEIRA resposta para LeBron James veio de um hater da internet
@KingJames you would've air balled.
— ® (@NoHoesA) February 28, 2016
O ódio a LeBron James é infinito e inexplicável, mas temos que admitir quando uma piada é engraçada. Que tal esse “Quando você finalmente joga com o melhor do mundo” para uma celebração de Varejão no Warriors?
when you finally get to play with the best player in the world pic.twitter.com/u9iXs2RP2F
— julie (@juliephayer) February 26, 2016
E se você está engajado na luta de diminuir LeBron James na internet, parabéns. Aqui está mais um material para você usar na sua próxima discussão:
Tudo bem que LeBron tem bons números em quartos períodos, ou até em minutos decisivos em geral, mas veja só, nos ÚLTIMOS CINCO SEGUNDOS ele não é tão bom assim! Toma essa, LeBron Amarelão! O líder dessa lista, aliás, é Rudy Gay. Bora fazer uma troca, Cavs?
Ok, nem todos os números estão contra LeBron James nessa semana. Nos 100 minutos que a dupla Irving/Love jogou junto nesta temporada eles federam feio. Com LeBron? Um dos melhores trios da NBA.
In the 100 mins Kyrie Irving and Kevin Love have played without LeBron this season, they have a net efficiency of -14.9. With LeBron? +10.0.
— ESPN Stats & Info (@ESPNStatsInfo) February 28, 2016
Mas voltando a Curry… no jogo histórico contra o Thunder, ele não só quebrou o recorde de total de bolas de 3 em um jogo e o total de bolas de 3 em um jogo (12). Ele também se tornou o primeiro na história a ter dois jogos seguidos com mais de 10 arremessos de três convertidos. E novamente Dirk estava embasbacado…
Back to back game with 10 three's??!?????! Video game….
— Dirk Nowitzki (@swish41) February 28, 2016
Entendo a surpresa, Dirkão, mas a verdade é que deveríamos estar prontos para isso. Veja só o nível da coisa: Curry tem 11 jogos apenas NESSA TEMPORADA com 8 ou mais bolas de 3 pontos. Em toda sua carreira, Ray Allen conseguiu esse feito apenas 9 vezes.
Você está cansado de ler sobre Steph Curry? Talvez você seja mais uma das vítimas dos torcedores que foram obrigados a torcer contra ele e sofreram as consequências:
Montez with the standard non-Dubs fan Curry reaction face pic.twitter.com/yKmsEkR4wU
— julie (@juliephayer) November 20, 2015
@juliephayer can't even handle it. pic.twitter.com/NJag1Ho5JX
— Brad Friedman (@BradFriedman713) February 25, 2016
Pessoal chama o Damian Lillard de Steph Curry Light, mas tem dia que não tem nada de light…
E não, Damian Lillard não gosta da comparação
"I was being Damian Lillard." — @Dame_Lillard responding to a question about "playing like Stephen Curry" in the first quarter
— Casey Holdahl (@CHold) February 29, 2016
Bom, já falamos muito de coisas espetaculares. O fato é que a temporada chega cada vez mais perto do fim e temos que começar a pensar nos famosos Prêmios Alternativos do Bola Presa™! Lance Stephenson já chegou no Memphis Grizzlies nos oferecendo um fortíssimo candidato a Jogada Bola Presa do Ano™
Outro forte candidato é Rajon Rondo, que se recusou a segurar a bola dada pelo juiz na lateral DUAS VEZES e tomou uma advertência de atraso de jogo, que se transformou numa falta técnica. Ele queria organizar o time antes que começassem a contar os 5 segundos que ele tem para botar a redonda em jogo, mas não enganou ninguém.
O Prêmio Jogada Que Não Valeu™, que eu acabei de inventar, deveria nascer só para abrigar a candidatura de Mike Scott, do Atlanta Hawks
O prêmio Bruce Bowen de Jogada Suja do Ano™ ficou bem perto de ter o seu campeão nessa semana, mas o anjinho de DeMarcus Cousins falou mais alto que o diabinho que geralmente dá as ordens.
Já o lance de Patrick Beverley pode até ser sujo para algumas pessoas, mas eu acho essas provocações no fim dos jogos até divertidas. É babaca, não me entendam mal, mas não acho desleal.
Se deu certo? Responda, Pat
Acho que iremos precisar de um prêmio novo, que tal o Prêmio Gilbert Arenas de Enterrada Usando Trampolim™? Porque primeiro tivemos o técnico do Boston Celtics, Brad Stevens, mostrando o seu talento…
Brad Stevens 2017 Dunk Contest??? 🤔🤔 pic.twitter.com/3xl1P9EbLU
— CELTICS NATION ☘️ (@CelticsNation5) February 28, 2016
…depois foi a vez de Steve Ballmer, DONO do LA Clippers, enterrar durante a apresentação do novo mascote do time, o Chuck, the Condor.
Com a chegada de Chuck, agora apenas quatro times não têm mascotes: LA Lakers, NY Knicks, Brooklyn Nets e Golden State Warriors. Será que existe alguma relação entre cidades grandes e mascotes? Até ontem, os 4 times das duas maiores cidades do país não tinham bichinhos peludos representando suas equipes. Vale um estudo.
Talvez o sucesso ou o fracasso de Chuck e seus tênis vermelhos, que viraram presentes para todos os presentes no STAPLES Center durante sua apresentação, ajudem a explicar essa teoria. Curiosos para saber mais sobre os detalhes deste Condor da Califórnia? Eu sei, você quer saber tudo! Aqui está o que o Clippers divulgou para a galera:
Sim, ele é patrocinado pela Converse, faz esportes radicais e tem a bandeira do estado da Califórnia em seu CAPACETE. Porque ele tem um capacete. Seu número, 213, representa o código telefônico da região do centro de Los Angeles. Em tempo, o tal do bicho é muito feio.
Minha estatística manipulada favorita da semana é essa aqui:
Points in career NBA games 86-91 with Bulls (@bball_ref):
Doug McDermott 94
Elton Brand 94
Michael Jordan 88
Derrick Rose 87
Jimmy Butler 84— Rob Anderson (@_robanderson) February 25, 2016
Doug McDermott, o nosso amado Dougie McBuckets, é o jogador com mais pontos na HISTÓRIA do Chicago Bulls… desde que a gente só conte entre os jogos de número 86 e 91 em suas carreiras com a franquia. Podem rir, mas vocês tem um período de cinco jogos melhor que Michael Jordan? Dougie tem.
Aqui no Bola Presa sempre chamamos os jogos entre Warriors e Wizards o “clássico RPG” da NBA, mas Klay Thompson aproveitou o jogo do time seu Warriors em Orlando para tirar uma folga e visitar o parque do Harry Potter na cidade e redefinir a relação entre os dois termos.
Nosso Leandrinho Barbosa, como todo bom brasileiro que junta uma grana, também estava lá visitando parques temáticos na Flórida.
O Momento Despedida do Kobe da Semana é muito, muito constrangedor. A ponto de ser difícil de assistir mais de uma vez, mas é também irresistível. Alguém dê um abraço nessa senhora, por favor, é o maior sorriso não correspondido que eu já vi na vida.
Tivemos James Harden pedindo para Dwight Howard ser trocado. E oward pedindo a saída de Harden. Também tivemos Donatas Motiejunas e Marcus Thornton trocados e depois sendo obrigados a voltar. Coloque também no mix um time sem líder, um técnico interino e uma temporada decepcionante. Como as revistas de negócios vão classificar o Houston Rockets na lista de Melhores Empresas Para Trabalhar 2016? Eu respondo em um Vine:
Mas vale dizer que o Houston Rockets VIROU esse jogo pra cima do Blazers e venceu! O que rendeu um tweet de resposta do time de Portland
good game @HoustonRockets pic.twitter.com/SHDoE1L8xy
— Portland Trail Blazers (@trailblazers) February 26, 2016
Os dois times têm história rica de bons confrontos. O clássico mais recente foi a vitória de Blazers nos Playoffs com Damian Lillard matando a série num arremesso sobre Chandler Parsons no último segundo. O jogador, hoje no Mavs, pelo menos não perdeu a piada quando visitou o Moda Center…
Essa semana descobri esse tal de Fightball. Por favor me ajudem a decidir se isso é a coisa mais legal do mundo ou só uma competição muito, muito idiota.
É um mano-a-mano de 8 minutos, em uma CASA NOTURNA, quadra inteira (embora menor que uma quadra oficial) e a pontuação é a seguinte: enterradas valem TRÊS PONTOS, arremessos do meio da quadra valem dois e outros arremessos valem um.