🔒Filtro Bola Presa #18

Ontem o Danilo fez um ótimo post para vocês, assinantes, sobre como Stephen Curry é um jogador totalmente fora da curva em todos os aspectos que a gente enxerga o basquete. Desde o pessoal old school até quem usa estatísticas para criar o jogo de video game da NBA, ninguém consegue explicar o cara. Mas que tal um gráfico mostrando realmente como o seu ponto está fora da curva?

Ele mostra a evolução, ao longo de uma temporada, no total de bolas de 3 marcadas. Steph Curry quebrou o seu próprio recorde, de 286 na temporada passada a VINTE E QUATRO jogos do fim desta temporada. Veja como desde o começo do ano ele se descolou da média dessas outras grandes temporadas de arremessadores e simplesmente DESTRUIU o recorde: essa é a definição de ponto fora da curva. Com esse recorde garantido, Curry agora tem (prepare-se) quatro das seis melhores temporadas da história em total de bolas de 3!

3ptlist

Após a histórica bola de 3 pontos de Steph Curry do meio da quadra para derrotar o OKC Thunder, o Twitter do mundinho da NBA pirou. Dirk Nowitzki e LeBron James não resistiram e deixaram sua veneração:

E claro que a PRIMEIRA resposta para LeBron James veio de um hater da internet

O ódio a LeBron James é infinito e inexplicável, mas temos que admitir quando uma piada é engraçada. Que tal esse “Quando você finalmente joga com o melhor do mundo” para uma celebração de Varejão no Warriors?

E se você está engajado na luta de diminuir LeBron James na internet, parabéns. Aqui está mais um material para você usar na sua próxima discussão:

Tudo bem que LeBron tem bons números em quartos períodos, ou até em minutos decisivos em geral, mas veja só, nos ÚLTIMOS CINCO SEGUNDOS ele não é tão bom assim! Toma essa, LeBron Amarelão! O líder dessa lista, aliás, é Rudy Gay. Bora fazer uma troca, Cavs?

Ok, nem todos os números estão contra LeBron James nessa semana. Nos 100 minutos que a dupla Irving/Love jogou junto nesta temporada eles federam feio. Com LeBron? Um dos melhores trios da NBA.

Mas voltando a Curry… no jogo histórico contra o Thunder, ele não só quebrou o recorde de total de bolas de 3 em um jogo e o total de bolas de 3 em um jogo (12). Ele também se tornou o primeiro na história a ter dois jogos seguidos com mais de 10 arremessos de três convertidos. E novamente Dirk estava embasbacado…

Entendo a surpresa, Dirkão, mas a verdade é que deveríamos estar prontos para isso. Veja só o nível da coisa: Curry tem 11 jogos apenas NESSA TEMPORADA com 8 ou mais bolas de 3 pontos. Em toda sua carreira, Ray Allen conseguiu esse feito apenas 9 vezes.

RayAllen)))

Você está cansado de ler sobre Steph Curry? Talvez você seja mais uma das vítimas dos torcedores que foram obrigados a torcer contra ele e sofreram as consequências:


Pessoal chama o Damian Lillard de Steph Curry Light, mas tem dia que não tem nada de light…

E não, Damian Lillard não gosta da comparação


Bom, já falamos muito de coisas espetaculares. O fato é que a temporada chega cada vez mais perto do fim e temos que começar a pensar nos famosos Prêmios Alternativos do Bola Presa™! Lance Stephenson já chegou no Memphis Grizzlies nos oferecendo um fortíssimo candidato a Jogada Bola Presa do Ano™

Outro forte candidato é Rajon Rondo, que se recusou a segurar a bola dada pelo juiz na lateral DUAS VEZES e tomou uma advertência de atraso de jogo, que se transformou numa falta técnica. Ele queria organizar o time antes que começassem a contar os 5 segundos que ele tem para botar a redonda em jogo, mas não enganou ninguém.

O Prêmio Jogada Que Não Valeu™, que eu acabei de inventar, deveria nascer só para abrigar a candidatura de Mike Scott, do Atlanta Hawks

O prêmio Bruce Bowen de Jogada Suja do Ano™ ficou bem perto de ter o seu campeão nessa semana, mas o anjinho de DeMarcus Cousins falou mais alto que o diabinho que geralmente dá as ordens.

Já o lance de Patrick Beverley pode até ser sujo para algumas pessoas, mas eu acho essas provocações no fim dos jogos até divertidas. É babaca, não me entendam mal, mas não acho desleal.

Se deu certo? Responda, Pat


Acho que iremos precisar de um prêmio novo, que tal o Prêmio Gilbert Arenas de Enterrada Usando Trampolim™? Porque primeiro tivemos o técnico do Boston Celtics, Brad Stevens, mostrando o seu talento…

…depois foi a vez de Steve Ballmer, DONO do LA Clippers, enterrar durante a apresentação do novo mascote do time, o Chuck, the Condor.


Com a chegada de Chuck, agora apenas quatro times não têm mascotes: LA Lakers, NY Knicks, Brooklyn Nets e Golden State Warriors. Será que existe alguma relação entre cidades grandes e mascotes? Até ontem, os 4 times das duas maiores cidades do país não tinham bichinhos peludos representando suas equipes. Vale um estudo.

Talvez o sucesso ou o fracasso de Chuck e seus tênis vermelhos, que viraram presentes para todos os presentes no STAPLES Center durante sua apresentação, ajudem a explicar essa teoria. Curiosos para saber mais sobre os detalhes deste Condor da Califórnia? Eu sei, você quer saber tudo! Aqui está o que o Clippers divulgou para a galera:

chuck-info

Sim, ele é patrocinado pela Converse, faz esportes radicais e tem a bandeira do estado da Califórnia em seu CAPACETE. Porque ele tem um capacete. Seu número, 213, representa o código telefônico da região do centro de Los Angeles. Em tempo, o tal do bicho é muito feio.


Minha estatística manipulada favorita da semana é essa aqui:

Doug McDermott, o nosso amado Dougie McBuckets, é o jogador com mais pontos na HISTÓRIA do Chicago Bulls… desde que a gente só conte entre os jogos de número 86 e 91 em suas carreiras com a franquia. Podem rir, mas vocês tem um período de cinco jogos melhor que Michael Jordan? Dougie tem.


Aqui no Bola Presa sempre chamamos os jogos entre Warriors e Wizards o “clássico RPG” da NBA, mas Klay Thompson aproveitou o jogo do time seu Warriors em Orlando para tirar uma folga e visitar o parque do Harry Potter na cidade e redefinir a relação entre os dois termos.

Nosso Leandrinho Barbosa, como todo bom brasileiro que junta uma grana, também estava lá visitando parques temáticos na Flórida.


O Momento Despedida do Kobe da Semana é muito, muito constrangedor. A ponto de ser difícil de assistir mais de uma vez, mas é também irresistível. Alguém dê um abraço nessa senhora, por favor, é o maior sorriso não correspondido que eu já vi na vida.


Tivemos James Harden pedindo para Dwight Howard ser trocado. E oward pedindo a saída de Harden. Também tivemos Donatas Motiejunas e Marcus Thornton trocados e depois sendo obrigados a voltar. Coloque também no mix um time sem líder, um técnico interino e uma temporada decepcionante. Como as revistas de negócios vão classificar o Houston Rockets na lista de Melhores Empresas Para Trabalhar 2016? Eu respondo em um Vine:

Mas vale dizer que o Houston Rockets VIROU esse jogo pra cima do Blazers e venceu! O que rendeu um tweet de resposta do time de Portland


Os dois times têm história rica de bons confrontos. O clássico mais recente foi a vitória de Blazers nos Playoffs com Damian Lillard matando a série num arremesso sobre Chandler Parsons no último segundo. O jogador, hoje no Mavs, pelo menos não perdeu a piada quando visitou o Moda Center…


Essa semana descobri esse tal de Fightball. Por favor me ajudem a decidir se isso é a coisa mais legal do mundo ou só uma competição muito, muito idiota.

É um mano-a-mano de 8 minutos, em uma CASA NOTURNA, quadra inteira (embora menor que uma quadra oficial) e a pontuação é a seguinte: enterradas valem TRÊS PONTOS, arremessos do meio da quadra valem dois e outros arremessos valem um.

Torcedor do Lakers e defensor de 87,4% das estatísticas.

Como funcionam as assinaturas do Bola Presa?

Como são os planos?

São dois tipos de planos MENSAIS para você assinar o Bola Presa:

R$ 14

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

R$ 20

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo: Textos, Filtro Bola Presa, Podcast BTPH, Podcast Especial, Podcast Clube do Livro, FilmRoom e Prancheta.

Acesso ao nosso conteúdo exclusivo + Grupo no Facebook + Pelada mensal em SP + Sorteios e Bolões.

Como funciona o pagamento?

As assinaturas são feitas no Sparkle, da Hotmart, e todo o conteúdo fica disponível imediatamente lá mesmo na plataforma.