Então é Natal. Ano-novo também. E pra NBA tanto faz porque as coisas continuam acontecendo loucamente todos os dias como se nada estivesse rolando no mundo ao redor. Mas o último Filtro Bola Presa de 2017 está aí para tentar colocar ordem no caos =)
Começamos com o próprio Natal e as suas boas ações: John Wall presenteou pobrezinhos com brinquedos singelos. E por pobrezinhos eu quero dizer “seus colegas também milionários de time” e por brinquedos singelos eu quero dizer “um relógio Rolex de US$ 40.000″:
Segundo o ‘Daily Mail’, o processo de compra começou um mês atrás e não foi tão fácil como parece porque a Rolex tem “políticas de exclusividade” que dificultam compras em larga escala. Ou seja, você chega lá dizendo que quer dar milhares de dólares para eles e os caras dizem que vão pensar. Mas João Paredão conseguiu e se tornou o melhor companheiro de time do ano. Fácil.
Já o Lonzo Ball foi o melhor FILHO. Primeiro por não reclamar das asneiras ditas pelo pai, depois por comprar um ROLLS ROYCE para o maluco:
Lonzo bought his parents a Rolls Royce for Christmas 👀 (via @ZO2_) pic.twitter.com/Fn1ZRXkTvn
— Bleacher Report (@BleacherReport) December 26, 2017
A melhor trollagem do Natal ficou por conta de Draymond Green, que foi enfrentar o Cleveland Cavaliers com um tênis personalizado com o Arthur, personagem que virou mascote do rival:
Mas não podemos esquecer que este é um feriado religioso. Então tire cinco minutinhos da sua vida para reverenciar o Klayteísmo:
AMOR NATALINO
Fim de ano é uma época da gente tentar se convencer de que ama, sim, as pessoas ao nosso lado. A NBA viu nessas últimas semanas algumas bonitas demonstrações de amor. Começamos pelo reencontro emocional dos Stache Brothers Enes Kanter e Steven Adams. Alguém já viu sorriso mais apaixonado do que esse do turco? Com direito a cabecinha no ombro e tudo #MaisAmorPorFavor
E que tal Jimmy Butler mostrando toda sua confiança no pequenino Tyus Jones? Só algumas sugestões do que ele poderia ter feito. Você consegue, menino!
Jimmy Butler 💀💀 pic.twitter.com/HDkxWgRCRy
— The Daily Dunk (@dailydunkfr) December 17, 2017
Lá em Washington vimos a bonita cena de Kelly Oubre Jr. decidindo FAZER FLEXÕES de braço ao invés de brigar com JR Smith:
Kelly Oubre hits the deck for some push-ups after being shoved by J.R. 😂 pic.twitter.com/1EJY3yBsaG
— Bleacher Report NBA (@BR_NBA) December 17, 2017
E seguindo o ensinamento de Pelé, Russell Westbrook não esqueceu das criancinhas:
Mas nem tudo é amor. Zach Randolph não se encantou com as provocações de DeMarcus Cousins e cravou: “Na minha área os bullies é que sofrem bullying”. Frase. Do. Ano.
I love Boogie but he don’t want no smoke with Randolph RT @DefPenHoops: Zach Randolph to DeMarcus Cousins:
"Where I'm from bullies get bullied…. In my hood bullies get bullied." pic.twitter.com/RXFbYO2cv1
— Shaad Teezy24 (@RashaadTaylor23) December 9, 2017
DICAS DE LEITURA
- No ano passado nós mostramos aqui no Filtro o Uncle Dirk, com os bastidores da visita anual que Dirk Nowitzki faz, sem alarde ou presença da imprensa (até aquela edição) a um hospital infantil de Dallas. Dessa vez o SportsDay reuniu histórias de sucesso e superação de pacientes visitados pelo Tio Dirk
- Em uma semana de exaltação a Kobe Bryant, que teve seus números 8 e 24 aposentados pelo Los Angeles Lakers, o Hollywood Reporter pede para não esquecermos da sua acusação de estupro em 2004
- A Ramona Shelburne da ESPN fez uma longa entrevista com Joel Embiid que vale ser lida em cada detalhe. A parte mais marcante é como ele tem noção do que é ser uma estrela famosa na NBA: “As pessoas te amam no começo, mas em algum momento vão começar a te odiar. LeBron. Westbrook. Todas as superestrelas. Até Steph! Ele é tão adorável, não faz nada de errado, mas algumas pessoas ainda o odeiam. É a natureza do negócio, eu já vi”.
- Alguém aí lembra do Lorenzen Wright? Ele foi um bom pivô que jogou 13 anos na NBA até se aposentar em 2009. Pouco tempo depois, em Julho de 2010, ele foi misteriosamente encontrado morto. Nesta última semana a sua ex-mulher foi acusada pelo crime.
SINCRONIA DA SEMANA
Desde aquele vídeo impressionante dos jogadores do Phoenix Suns indo para o ataque de maneira sincronizada, o @World_Wide_Wob faz uma compilação de jogadores sincronizados na NBA. O Houston Rockets nos trouxe uma contribuição no Natal:
NBA SYNC returns and hits the houston bench 👀🕺 @World_Wide_Wob #NBAXmas #NBASYNC pic.twitter.com/2EFqMwx9Bi
— Luke Hardy (@LukeHardy91) December 26, 2017
A ESPN aproveitou a moda juntou todos em um vídeo só:
This compilation of synchronized NBA players is a mesmerizing gift. 👯
Unwrap the full episode of "Buckets" with @bycycle here: https://t.co/sFOUdP8Pfq pic.twitter.com/RLjDca3y1c
— NBA on ESPN (@ESPNNBA) December 25, 2017
Só ficou faltando essa aqui da dupla Tony Parker e Manu Ginóbili:
This is what happens when you play together for 15+ seasons. pic.twitter.com/Slwu0HRst5
— NBA on ESPN (@ESPNNBA) December 22, 2017
ESTATÍSTICAS DA SEMANA
Descobrimos nos últimos dias que o Dallas Mavericks consegue a façanha de ser o time mais apaixonante da NBA e, ao mesmo tempo, o mais DESINTERESSANTE da liga. Explico: o Mavs LIDERA os 30 times em completar a capacidade do seu próprio ginásio, mas quando joga fora enche só 86% das arquibancadas alheias. É a PIOR marca da NBA. Ou seja, os fãs de Dallas não deixam de ver o time, mas os rivais não gastam um trocado furado para ver seus próprios jogadores enfrentarem a turma de Harrison Barnes.
Mas aqui vale também um asterisco do calendário. O Mavs ainda não enfrentou, fora de casa, os líderes da NBA em público (Warriors, Bulls, Sixers, Heat…)
#Mavs haven't played ONE road game against a team with a top-10 home attendance rating! And on top of that, they've only played THREE road games against teams with top 13-ratings!
But yeah, @FiveThirtyEight, the #Mavs are the "least interesting" road team for home crowds. W/E.
— Zack Cunningham??? (@ZCunninghamNBA) December 12, 2017
Tema do nosso post de ontem, o Chicago Bulls se tornou o primeiro time da história da NBA a ter uma sequência de 10 derrotas seguidas imediatamente seguida de uma sequência de ao menos cinco vitórias:
The Bulls just became the first team in NBA history to follow up a 10-game losing streak or longer with a winning streak of 5 games or more, according to @EliasSports.
— Chris Herring (@Herring_NBA) December 16, 2017
Outro tema de post foram os tocos do Golden State Warriors. Pois bem, eles lideram a liga com 8,6 tocos por jogo, seguidos pelos 5,8 do San Antonio Spurs. Essa diferença de 2,8 é MAIOR do que a diferença do mesmo Spurs para o Detroit Pistons, que é o ÚLTIMO COLOCADO DE TODA A NBA em tocos por partida, 3.4.
No último Filtro a gente tinha destacado o PRIMEIRO arremesso de meio da quadra feito por um fã na HISTÓRIA do ginásio do Atlanta Hawks. Pois não é que já acertaram de novo? Foram ZERO acertos nos primeiros 835 jogos, agora 2 acertos em 7 partidas:
⚫️ First 835 games at Philips Arena: 0 fan-made half court shots
⚫️ Past 7 games at Philips Arena: 2 fan-made half court shots pic.twitter.com/axXUG8JgxC
— Atlanta Hawks (@ATLHawks) December 15, 2017
FASHION WEEK
O que o DeMarre Carroll estava tentando aqui? Não entendi, mas gostei.
Aqui eu entendi o que o Damian Lillard quis fazer e já aviso: DEU CERTO. #sexy
Damian Lillard definitely just forgot to pack a dress shirt for the road trip to LA and played this off like a fashion statement pic.twitter.com/sM94b8tjE8
— Josh Billinson (@jbillinson) December 25, 2017
O nosso Neymar Ousadia e Alegria resolveu ostentar uma camisa do Kawhi Leonard em sua folga de fim de ano:
We see you, @neymarjr. pic.twitter.com/hw1FsWXKTZ
— San Antonio Spurs (@spurs) December 24, 2017
DANÇA DA VITÓRIA
Aqui não temos uma trollada de Joel Embiid ou um trash talk de Draymond Green, a dança da vitória das últimas semanas veio discretamente de um GENERAL MANAGER. Kevin Pritchard, responsável do Indiana Pacers pela troca de Paul George por Victor Oladipo e Domantas Sabonis, apareceu no Twitter para FAVORITAR algumas das críticas que ele recebeu na época da negociação.
Ele não respondeu, não bateu no peito e nem disse um “FALA AGORA, OTÁRIO”. Só foi lá e apertou o coraçãozinho.
Quem foi para a trollada TRADICIONAL foi o menininho visitado por LeBron James num hospital antes da partida entre Cleveland Cavaliers e Los Angeles Lakers: “você pode enterrar no Lonzo por mim?”
When LeBron & the @cavs visited @CLEClinic Children's yesterday, Andrew had a priceless request for @KingJames tonight against @ZO2_… pic.twitter.com/ZcU4pHYvfd
— FOX Sports Cincinnati (@FOXSportsCincy) December 14, 2017
Lá em Boston, Gordon Hayward tem passado o tempo de recuperação jogando vídeo game em público, algo conhecido pela meninada como STREAMING. Durante uma partida de Hearthstone perguntaram para ele: “A Terra é plana ou Kyrie está errado?”. Hayward, ainda bem, deu voz à razão:
lmaoo hayward using his rehab to shut down kyrie's flat earth theories while streaming hearthstone https://t.co/yW7qh4HdC9
— Jonathan Soveta (@eighteenyards) December 10, 2017
TIETE DA SEMANA
A minha subcelebridade favorita de 2017 foi o #SaltBae, aquele turco churrasqueiro marombado que joga o sal de uma maneira muito afetada na carne. O cara é FANTÁSTICO! Ele agora abriu uma filial do seu restaurante em Miami e recebeu a visita da galera do Portland Trail Blazers. Teve até carninha na boca do Damian Lillard:
@trailblazers x Salt Bae
(via @CJMcCollum snapchat) pic.twitter.com/9rxJ7TBR2G
— Honorable Mention (@HMHoopsNBA) December 13, 2017
JOGADAS BOLA PRESA DA SEMANA
A sequência de Brook Lopez em Cleveland foi uma para a história: quem, em poucos segundos, consegue dar airball em DOIS LANCES-LIVRES e logo depois errar uma enterrada fácil? E pior, Lopez acerta 71% dos seus lances-livres, não é um defeito do seu jogo. Foi só um apagão. Um à lá Mineirão-2014, mas um apagão:
The Force is apparently not with Brook Lopez… 😬😂#Shaqtin pic.twitter.com/jYJR7VVA8v
— Shaqtin' a Fool (@shaqtin) December 15, 2017
Brook Lopez adds to his Shaqtin submission, misses the jam pic.twitter.com/UezsoClLLY
— The Render (@TheRenderNBA) December 15, 2017
No outro time de Los Angeles temos o novato Sindarius Thomas mandando passes perfeitos… para o assistente técnico Sam Cassell. Ele acertaria esse arremesso há uns 15 anos, mas calma lá né:
Clippers rookie Sindarius Thornwell found assistant coach Sam Cassell with a perfect pass. In his defense, Cassell was on the court.
Love the high-five from Rivers. #Shaqtin pic.twitter.com/HZkccrvp0u
— Chase Hughes (@ChaseHughesNBCS) December 16, 2017
O novato Jordan Bell fez uma bela de uma CAGADA ao dar passos demais nessa bandeja. Os juízes não marcaram, mas Bell mostrou que percebeu a cagada. Dez pontos pelo auto-conhecimento:
You know it’s ridiculous when even the guy making the move acknowledges it was a travel (no call) pic.twitter.com/K8pVzRAVEE
— BBALLBREAKDOWN (@bballbreakdown) December 23, 2017
A última jogada veio de uma FESTA DA FIRMA por aí. Sei lá onde isso rolou, mas foi cruel DEMAIS:
ESQUISITICES DA SEMANA
Nada foi mais estranho nos últimos dias do que descobrir que a casa do ex-jogador Charlie Villanueva foi invadida e que roubaram A SUA PRIVADA:
They stole my toilet…… I’m not making this shit up. Still waiting @DallasPD pic.twitter.com/Go9BP3itSB
— Charlie Villanueva alopecia (@CVBelieve) December 20, 2017
Não foi menos estranho ficar sabendo que o Dion Waiters precisou ir para o vestiário no meio de um jogo para VOMITAR. Estava doente? Não, só comeu muito ESPAGUETE antes do jogo…
Dion Waiters said he threw up in the locker room after Monday’s first quarter. Said he got ill from eating too much spaghetti.
— Ira Winderman (@IraHeatBeat) December 19, 2017
E que palavra usar para descrever a imitação de Chewbacca feita por Trevor Ariza?
“We need to appreciate just how bad Trevor Ariza’s Chewbacca is.”@World_Wide_Wob and @CassidyHubbarth hand out pass/fail grades in the first episode of “Buckets” with @bycycle. pic.twitter.com/FWmsQQTqiw
— NBA on ESPN (@ESPNNBA) December 20, 2017
Por fim, vamos só apreciar DeMarcus Cousins, Rajon Rondo e Dante Cunningham jogando cartas no chão do ginásio do Washington Wizards. Esse é o tal “reconhecimento de gramado”?
Rajon Rondo, DeMarcus Cousins and Dante Cunningham playing cards in the middle on #Wizards center court after #Pelicans shootaround pic.twitter.com/nLFn71J9Mw
— Candace Buckner (@CandaceDBuckner) December 19, 2017
FOTO DA SEMANA
Meu deus o GÊNIO que transformou essa foto do LeBron James caindo no meio da torcida em uma pintura! O mundo vai ser assim, cheio dessas coisas fantásticas, quando as máquinas estiverem trabalhando para nós e todos tivermos tempo de sobra. Deus abençoe o tempo livre!
Saw this dope photo taken by Tony Dejak of @KingJames falling into the seats and it looked like some sort of renaissance composition, I wanted to bring that to light 👑 23 pic.twitter.com/7svscmqEzg
— BossLogic (@Bosslogic) December 17, 2017
HISTÓRIA INSPIRADORA PARA CHORAR NO FIM DO ANO
O San Antonio Spurs compartilhou nas últimas semanas a história de Glen Erp, um dos seus mais apaixonados torcedores em toda a história da franquia. Erp comprava “season tickets” do time desde a primeira temporada do time em San Antonio e suas últimas palavras antes de morrer foram “o Spurs venceu ontem à noite?”:
Muitas vezes vemos histórias de amor familiar por um time como algo exclusivo do futebol. É legal ver que mesmo no mundo comercial de “franquias” do esporte americano existem torcedores apaixonados desse jeito, que usam o amor por um time como uma ferramenta para unir diferentes gerações.
MASCOTES POWER RANKINGS
Nesta semana não tem para ninguém. Vitória DUPLA do Clutch, mascote do Houston Rockets. Escolha o motivo para ele ser o vencedor. Você prefere o SOCO que ele tomou do lendário George Foreman…
…ou dele usando a FORÇA como Darth Clutch para derrubar pinos de boliche gigantes?
Os 5 pontos do segundo lugar vão para o Coyote, colega Texano do Clutch. Ele fez parte do Ballet de San Antonio e assumiu diferentes papéis no espetáculo “O Quebra-Nozes”. Inesquecível:
[ux_gallery name=”off”]25295,25296,25297,25298,25299,25300[/ux_gallery]
CLASSIFICAÇÃO GERAL
Coyote – 25 pontos
Benny – 15 pontos
Grizz, Hooper, Hugo, Clutch, Franklin e Bango – 10 pontos
Jazz Bear– 5 pontos