Se você é novo assinante, seja bem vindo ao primeiro Filtro Bola Presa da temporada. Se você ainda não sabe do que raios eu estou falando, corre lá no Filtro da pré-temporada e entenda o CONCEITO deste nosso post semanal para nossos apoiadores.
A NBA começou há exatamente uma semana, na última terça-feira, e a internet estava empolgada demais com a sua chegada. Os sites gringos de esporte, desesperados pelos milhões de cliques que a temporada traz, passaram as últimas semanas preparando divertidas animações para celebrar o que nossa religião chama de Ano-Novo:
The NBA’s return is here 🔔pic.twitter.com/MMXZClHdYD
— Bleacher Report (@BleacherReport) October 16, 2018
The NBA season is back in full swing … and we're here for all. of. it. 🤝 pic.twitter.com/LOXmUaDysJ
— SportsNation (@SportsNation) October 17, 2018
Mas uma lição da rede mundial de computadores: às vezes as suas horas e horas de planejamento, edição e roteiro vão ser superados por uma montagem tosca. Alguma coisa que você viu neste ANO supera essa junção da risada robótica do Kawhi Leonard com a música de abertura das transmissões clássicas da NBA do canal NBC?
THE NBA IS BACK!
VIA @tole_cover
— Ballislife.com (@Ballislife) October 16, 2018
Ele tenta disfarçar que é um robô, mas às vezes dá pau no código e ele fica fazendo tudo igual sem parar. Constrangedor:
Kawhi giving three different Hornets defenders the same bucket pic.twitter.com/DLW1yx8pjV
— Rob Perez (@WorldWideWob) October 23, 2018
O primeiro dia prometia clima quente com duelo entre OKC Thunder e Golden State Warriors, mas a rivalidade foi broxada porque Russell Westbrook não jogou. A TV nem teve a decência de mostrar a cara dele quando Kevin Durant recebia o seu segundo anel de campeão, só para alimentar a picuinha. Foram mostrar Russ só quando ele estava ROUBANDO COMIDA no banco de reservas.
Voltando à cerimônia dos campeões, foi engraçado ver o Joe Lacob, um dos donos do Warriors, pedindo para o Durant reassinar com o time enquanto entregava a joia para o MVP das Finais. Não custa tentar apelar num momento de empolgação, né?
Didn’t catch this yesterday: Joe Lacob mimics a signature and says “Sign?” to Kevin Durant as he’s presenting him his title ring pic.twitter.com/5FNRXELx9g
— Anthony Slater (@anthonyVslater) October 18, 2018
Falando em anéis de campeão, vale ver a compilação com os últimos 30 entregues pelas equipes da NBA. Em comum todos têm o brilho, as pedras e o brega:
How have NBA championship rings changed over time? Here's every ring from the last 30 years so you can see for yourself: pic.twitter.com/thcKocukYp
— Alex Kennedy (@AlexKennedyNBA) October 17, 2018
CAMARADAGENS DA SEMANA
Uma vez companheiros de time, sempre companheiros. Uma trombada entre Jonas Jerebko e Donovan Mitchell, ao invés de render briga, rendeu abraço:
Old teammates Jonas Jerebko and Donovan Mitchell love the effort pic.twitter.com/Y6a2PUlLOY
— Matt Spendley (@mattspendley) October 20, 2018
Ah, e aprenda a falar o nome do ala sueco direito!
Foi também bonitinho ver Luka Doncic dando parabéns para Trae Young após sua excelente partida de 36 pontos e 11 assistências contra o Cleveland Cavaliers. Como um foi trocado pelo outro no dia do Draft ficamos com aquela impressão de rivalidade, de tentar saber que time vai se arrepender do negócio, mas na prática os novatos da mesma classe costumam ser parceiros.
Congrats bro!🙌🔥 https://t.co/PDZt60CBAG
— Luka Doncic (@luka7doncic) October 22, 2018
A situação dos pirralhos me lembra um pouco um intercâmbio: são pessoas diferentes que talvez não fossem amigas em outras situações, mas num intercâmbio é você sozinho em um ambiente desconhecido e intimidador, por instinto você já busca outros olhares perdidos na sala para abraçar. Aqui é a mesma coisa, os novatos estão ansiosos, inseguros, excitados, SOZINHOS e com medo tudo ao mesmo tempo, é natural que se apeguem àqueles que estão do seu lado passando pela mesma experiência.
Hospedado em Los Angeles para enfrentar o Lakers, o técnico Gregg Popovich não conseguiu ignorar que havia um LeBron James gigante na vista do seu quarto:
Spurs coach Gregg Popovich on LeBron James & his Beats billboard in LA: “It was horrifying seeing LeBron’s face outside my hotel room… He’s already big and now he’s monstrous. I was scared to death.” pic.twitter.com/mzBEC0LXkl
— Ben Golliver (@BenGolliver) October 23, 2018
Foi assustador ver a cara do LeBron pela janela do quarto. O dia todo vendo ele colocando seu fone de ouvido. Ele já é grande, mas agora está monstruoso, estava com medo de olhar pela janela
Não foi a única frase curiosa vindo do Spurs nesta semana. Saca só o DeMar DeRozan contando que tentou, em vão, comprar uma camiseta sua para a mãe:
DeMar DeRozan discovered the downside of SA fans embracing him so quickly. “I tried to buy my mom a jersey last week and they were sold out. She didn’t believe me.”
— Mike Finger (@mikefinger) October 18, 2018
Eu tentei comprar uma camiseta para a minha mãe na semana passada e elas estavam esgotadas. Ela não acreditou em mim.
Se continuar jogando bem como está não vai sobrar camisa mesmo!
ESTAGIÁRIO DO MILHÃO
Nada de NCAA, G-League, Europa ou China: sem poder pular direto para a NBA, o jovem Darius Bazley vai ser ESTAGIÁRIO.
A princípio Bazley tinha decidido por jogar na Universidade de Syracuse, mas depois deu para trás dizendo que iria passar aquele ano obrigatório entre o colegial e a NBA jogando na G-League, que paga pouco dinheiro mas paga, ao contrário do basquete universitário. Deu para trás de novo e resolveu inovar: contratou o empresário Rich Paul (o mesmo de LeBron, Ben Simmons e Anthony Davis) e fechou um negócio com a New Balance.
Ele vai trabalhar três meses na firma como estagiário e vai passar o resto do tempo se preparando para o Draft 2019. Para isso ele fechou um contrato de QUATROZE MILHÕES de dólares! Um milhãozinho já está garantido aconteça o que acontecer, os outros treze dependem de condições, sendo uma delas, claro, entrar mesmo na NBA.
MOMENTO BOBAN DA SEMANA
Vocês não sabem a alegria que me dá quando eu chego aqui para fazer o Filtro e existe um grande momento do Boban Marjanovic para compartilhar! Já é o terceiro ano do Filtro e o terceiro dele na NBA, não dá para pensar em um sem o outro.
Nesta primeira semana o nosso gigante favorito conseguiu 18 pontos em 17 minutos contra o Denver Nuggets e no meio do caminho conseguiu enterrar sem tirar o pé do chão…
BOBAN throws down the FIERCE slam! 🔨#ClipperNation #KiaTipOff18 pic.twitter.com/NnQsDVci4t
— NBA (@NBA) October 18, 2018
…e forçar uma equipe de técnicos a entrar na quadra para fazer ajustes na tabela, que ficou TORTA depois da marretada:
Breaking: Boban broke the basket. Maintenance has to fix it. This is not a drill.
— Nick Kosmider (@NickKosmider) October 18, 2018
Se você não se impressiona mais com um cara desse tamanho, você deixou a criança que mora dentro de você morrer.
TRETA DA SEMANA
Há alguns podcasts eu e o Danilo comentamos como brigas na NBA são idiotas, agora cá estamos com a maior briga do ano justamente no Clássico Bola Presa entre LA Lakers e Houston Rockets. Irônico que parte da nossa conversa foi justamente sobre como a NBA não quer ser associada a violência e a briga acontece logo na primeira semana, na estreia de LeBron James em Los Angeles contra o time do atual MVP num jogo transmitido nacionalmente pela ESPN. Mais holofote impossível!
Tudo começou com Brandon Ingram empurrando James Harden por trás em um ato de pura frustração após a marcação de uma falta. Quando todos estavam separando o jovem do Lakers da muvuca, vimos Chris Paul enfiar o dedo na fuça de Rajon Rondo, que respondeu com um soco na cara do rival. Aí virou caos:
Replay Review (Game Crew): player altercation in Q4 of #HOUatLAL. Ruling: Fighting technical foul ejections assessed to Rondo and Paul, two technical fouls and ejection assessed to Ingram. pic.twitter.com/EKSguqcDnk
— NBA Official (@NBAOfficial) October 21, 2018
Com todos os envolvidos expulsos e o jogo encerrado, Chris Paul disse que a culpa foi de Rondo, que CUSPIU na sua cara. Como especialista em Craque Neto, sei que a atitude é imperdoável até para quem a cometeu. Mas onde aconteceu esse cuspe que ninguém viu?! Uma investigação pelo Rob Perez, conta de Twitter mais ativa da NBA, criou uma teoria fantástica de que a saliva na verdade tinha saído da boca de Carmelo Anthony, que até lambe os beiços DUAS VEZES imediatamente após CP3 fazer uma careta nojenta. Segue a investigação:
#SpitGate Part 2
WAS IT MELO???? pic.twitter.com/59wz1xVVef— Rob Perez (@WorldWideWob) October 21, 2018
Se eu fosse juiz, essa seria a versão que eu aceitaria: uma briga gigante entre estrelas da NBA começar por que alguém BABOU ao falar? É uma história boa demais para ser ofuscada pela verdade. Mas aí chegou esse vídeo em super slow 4K HD Mega Pix para provar que Rondo, sim, cometeu o pecado:
Here's the longer cut of the video the Rockets sent the league office – the close-ups on Rondo's mouth at the end address the spit issue. But the first minute of video is interesting in itself, especially if you, um, read lips. pic.twitter.com/sbkSKRhTzi
— Rachel Nichols (@Rachel__Nichols) October 21, 2018
No fim das contas, todos suspensos:
Ou seja: porrada: 2 jogos.
Porrada e cuspe: 3 jogos.
Porrada por trás e empurrão: quatro jogos.@bolapresa https://t.co/S7iPlNPp9t— Bruno de Souza (@bssgeo) October 21, 2018
Antes de encerrar o caso, recomendo que vocês todos leiam os comentários sobre essa foto que Brandon Ingram postou MESES atrás durante um treino seu… de boxe. E para os entusiastas do assunto, fica um vídeo de uma briga que rolou no UFC recentemente, mas com a narração do Malice at the Palace, a grande treta da NBA entre os jogadores do Detroit Pistons e do Indiana Pacers em 2004. Funciona num nível Pink Floyd e Mágico de Oz:
Khabib-McGregor x "Malice at the Palace" mashup (with commentary from Mike Breen and Bill Walton). #UFC229 pic.twitter.com/uKT12ZUFkW
— Jeff Eisenband (@JeffEisenband) October 7, 2018
DWYANE, DWANE, DYWANE, DUANE
Maior nome da história do Miami Heat, Dwyane Wade vai se aposentar ao fim desta temporada. Antes de começar sua turnê de despedida, o ídolo falou algumas palavras para a sua torcida apaixonada. Tudo enquanto o telão ainda escrevia o seu nome errado… tarde demais para aprender agora, acho.
APRESSADOS DA SEMANA
O Halloween é só no dia 31, mas o Portland Trail Blazers resolveu acelerar o calendário. No jogo desta segunda-feira contra o Washington Wizards eles decidiram que todos os jogadores iriam para o ginásio devidamente fantasiados. Damian Lillard foi como o lutador Stone Cold, Caleb Swanigan foi como um excelente Wally, Moe Harkless pegou um personagem de Dave Chapelle que é VICIADO EM CRACK e os novatos foram obrigados a irem como animais infláveis…
[ux_gallery name=”off”]27869,27870,27871,27872,27873,27874,27875,27876,27877,27878,27879,27880[/ux_gallery]
TORCEDORES DA SEMANA
Caso você seja muito iniciante e não saiba o que é uma jogada de efeito, fica um dica: sempre olhe para o banco de reservas, eles não disfarçam. Aqui os suplentes do Blazers vão ao delírio com um drible de CJ McCollum que quase derrubou Bryn Forbes:
C.J. McCollum puts his defender on skates. ⛸ pic.twitter.com/ZKcFdU2R1Q
— Blazers Nation (@BlazersNationCP) October 21, 2018
FOFURA DA SEMANA
Personagem já tradicional dos momentos pré-jogo da NBA, o filho de Isaiah Thomas agora está desfilando sua fofura em Denver. Papai ainda não estreou, mas já treina pesado com jogadas ensaiadas:
IT and his kiddo with a little pregame warmup ❤️
The dance at the end 😂
(via @nuggets)pic.twitter.com/12BynS3hBK
— Dunk Bait (@DunkBait) October 21, 2018
Ainda em Denver, que tal essa carinha de culpado do Gary Harris ao perceber que os juízes não viram o que ele fez? Safadenho!
That face when you get away with murder. https://t.co/uzW3zL2yn7
— HoopsHype (@hoopshype) October 22, 2018
JOGADA BOLA PRESA DA SEMANA
Primeiro candidato a Jogada Bola Presa já chegou e claro que veio do Meme Team, o LA Lakers. Em um bonito momento de consciência histórica, Lance Stephenson resolveu homenagear o LEGADO de Nick Young na franquia:
To honor Nick Young, Lance Stephenson: pic.twitter.com/Mix2Wovyb7
— Lakers Nation (@LakersNation) October 21, 2018
TECNOLOGIA DA SEMANA
O LA Clippers anunciou, em parceria com a SecondSpectrum, uma novidade tecnológica que parece futurista demais para ser verdade. O Clippers Vision une dados computados em tempo real com as imagens de transmissão da partida, desenhando jogadas na quadra enquanto elas acontecem e mostrando a probabilidade dos arremessos de cada jogador na posição em que eles estão. É Dia da Mentira e isso é um daqueles produtos inventados pelo Google?
O próximo passo é ver robôs e clones em quadra, só pode.
DICAS DE LEITURA
- O site do Nuggets conta a história de Katy Winge, a primeira comentarista mulher da história da franquia
- Matt Moore tenta explicar com números o que está acontecendo para termos placares tão altos na 1ª semana
Lembram que na semana passada postamos aquele TOCAÇO do Jarrett Allen sobre o Blake Griffin em um jogo da pré-temporada? Pois Brooklyn Nets e Detroit Pistons se enfrentaram de novo e Griffin foi para sua revanche…
Jarrett Allen has a thing with Blake Griffin. pic.twitter.com/uoVymHGOMQ
— HoopsHype (@hoopshype) October 18, 2018
A vingança é um prato que se come MUITO frio pelo jeito, Blakão. Tem que esperar mais um pouco.
SAUDADE
Sabe como dizem que saudade é uma palavra que só existe em português e que é difícil de explicar seu significado para pessoas de outros lugares? Acabou de ficar mais fácil! É só mostrar esse vídeo do Kyle Lowry no corredor do vestiário, antes de entrar em quadra, fazendo SOZINHO o cumprimento que antes fazia com DeMar DeRozan….
Think Kyle is missing DeMar? He's still doing the handshake routine they used to do before a game pic.twitter.com/VcJv7yRVAn
— Yahoo Sports Canada (@YahooCASports) October 18, 2018
MASCOTE POWER RANKING
Começamos essa temporada com uma notícia chocante: o homem que dava vida ao Jazz Bear, mascote do Utah Jazz, foi DEMITIDO! Ele era o homem por trás da pelúcia há 24 anos e foi dispensado, segundo fontes do Salt Lake Tribune, por “disputas com a gerência da equipe”.
No maior estilo Dwane Casey/Toronto Raptors, Abney tinha acabado de ser premiado como Mascote do Ano na NBA Mascot Conference. Foi o seu QUINTO prêmio. O time está agora usando um ator temporário até decidir por uma nova alma definitiva para o Jazz Bear. #ForçaAbney
The new Jazz Bear is in the building golfing basketballs in the crowd. pic.twitter.com/xVsoOdGAWi
— Eric Woodyard (@E_Woodyard) October 20, 2018
Mas vamos ao que interessa, nosso POWER RANKING: os 10 pontos da primeira semana vão para o Coyote do San Antonio Spurs. O motivo? Não sei bem explicar, mas fiquei hipnotizado por esse vídeo de sua versão inflável dançando com um TUBARÃO e não consegui pensar em outro mascote para premiar:
Da FCK!? pic.twitter.com/DyLyS7xamO
— Ⓜ️arcusD ᴿᴵᴾ ᴹᵃʳᶜᵘˢᴰ² (@_MarcusD3_) October 18, 2018
Os 5 pontos do segundo lugar vão para Franklin, o cãozinho do Philadelphia 76ers. Para começar bem o ano nada como alimentar as tradições e trollar com Robin Lopez, inimigo número 1 da pelúcia:
They call me Da Vinci.
Franklin 1
🤡 (@rolopez42) 0 #HereTheyCome pic.twitter.com/lQZYs1PJdP— Fan’s Best Friend (@SixersFranklin) October 19, 2018
RANKING
Coyote – 10
Franklin e Bango – 5