Quando a temporada regular terminou, fizemos nosso balanço: foram 172 dias de temporada e 139 posts no Bola Presa, com 91 posts abertos e 48 posts fechados para nossos apoiadores, incluindo 25 podcasts. Foi, sem nenhuma sombra de dúvidas, a temporada mais ativa do Bola Presa, resultado do apoio financeiro que recebemos e que tornou possível a cobertura que sempre sonhamos dar para uma temporada da NBA. Nos Playoffs, continuamos no mesmo ritmo, topando a insana tarefa de escrever um resumo de TODAS as rodadas da pós-temporada. Isso quer dizer, na prática, que o Bola Presa analisou TODOS OS JOGOS DOS PLAYOFFS, além dos previews para todas as séries disputadas. Ao todo foram 67 dias e 76 posts – uma média de mais de um post por dia!
Nesses 76 posts tivemos 49 “Resumos da Rodada”, em que diversas vezes ilustramos os esquemas táticos e as movimentações ofensivas e defensivas com vídeos selecionados e editados por nós mesmos, facilitando a visualização das jogadas destrinchadas diariamente. Além disso, tivemos 7 posts especiais para os nossos assinantes, com análises ainda mais minuciosas em vídeo, dois podcasts especiais, com debates mais aprofundados sobre os prêmios da temporada e o futuro dos pivôs, e nosso sorteio mensal de camisetas oficiais da NBA, que presentou nossos assinantes com camisetas de Zach Randolph, Kobe Bryant e Damian Lillard.
A temporada não foi inesquecível para o Bola Presa apenas pela quebra de recordes históricos, a melhor campanha de uma equipe na temporada regular, a mudança que o Warriors trouxe para o basquete, a história de superação que o Cavs ofereceu para o esporte – foi também inesquecível porque recebemos muito apoio de nossos assinantes, comentários carinhosos e agradecidos dos que não puderam assinar, e conseguimos manter um ritmo de postagens que antes julgávamos inalcançável. Nunca tivemos a oportunidade de nos debruçar com esse afinco em cima de uma temporada, e tentamos aproveitar a chance que vocês nos deram entregando o melhor conteúdo de basquete que conseguimos produzir.
É claro que produzindo tanto conteúdo (e vendo tantos jogos para isso) algumas coisas tiveram que ficar de lado, incluindo alguns projetos que havíamos nos programado para implementar durante essa temporada. Mas não tem problema, a temporada termina mas a NBA não para – e o Bola Presa não vai parar também. Muitas coisas que ficaram momentaneamente negligenciadas serão colocadas em prática agora, na offseason, o que significa que até outubro o Bola Presa estará em pleno vapor – e conta com a ajuda dos nossos apoiadores para isso, claro!
Nossos planos nesse intervalo até a temporada que vem incluem:
- análises de todas as escolhas do Draft da NBA (que acontece na quinta-feira, 23 de junho).
- os clássicos “Prêmios Alternativos do Bola Presa“, em que damos os prêmios realmente importantes da temporada, como a “Jogada Bola Presa do Ano”.
- cobertura do basquete nos Jogos Olímpicos.
- análise das principais contratações da offseason.
- balanço das Summer Leagues, as ligas de verão que precedem a pré-temporada.
- nosso livro sobre a NBA pós-Jordan, com trechos sendo liberados aos poucos para nossos assinantes.
- vídeos comentados (incluindo a dupla Bola Presa testando jogos de videogame clássicos de basquete).
- a volta em texto de nossa seção de perguntas e respostas, a “Both Teams Played Hard“.
- o começo de nossa catalogação coletiva de quadras públicas de basquete.
- análises de times e jogos clássicos.
- drafts antigos repensados e comentados.
- os primeiros contos de nossa saga do “Basquete de Clones” (sim, vai acontecer!).
- a tão aguardada volta das camisetas Bola Presa, com as estampas clássicas e algumas novas.
Para nossos apoiadores, continuam os mesmos benefícios: posts exclusivos, incluindo Filtros Bola Presa eventuais com os principais eventos que escaparem do radar na offseason, podcasts mensais especiais com debates mais aprofundados, sorteio mensal de camisetas oficiais da NBA, e mais espiadas em nosso livro em andamento e um futuro plano de descontos para a compra de nossas camisetas. Sem esquecer, claro, de nosso grupo exclusivo para os assinantes de 20 reais no Facebook, que virou um lugar sensacional para debater os jogos ao vivo, conversar sobre basquete, participar de um bolão (que rendeu camiseta do Cavs para o vencedor) e dar muita risada com um conjunto de pessoas legais demais que viu até membro sorteando camiseta por conta própria!
A temporada foi espetacular para o Bola Presa, a realização de um sonho, e a gente só tem a agradecer. Mas o que vem por aí será ainda melhor! Obrigado por nos acompanharem, alguns há quase uma década, outros recém-chegados. Esperamos que essa empreitada do Bola Presa tenha sido tão legal pra vocês quanto foi para nós. Em poucas semanas o Bola Presa completará 9 anos de vida, mas a sensação é de que a gente está só começando! 😉 Fica, vai ter bolo!